Dúvida Quadro ITED/ATI

@bigslb

Não se trata de problema nenhum das operadoras, simplesmente é a ordem natural das coisas, as instalações ITED são regulamentadas, logo, não são construídas como dá jeito, o router do operador cumpre dentro dos requisitos, agora, existe outras condicionantes que ninguém consegue controlar, não é por pensares que meter o equipamento ao centro da casa vai melhorar a distribuição do sinal, as redes não wifi não são assim tão lineares sobretudo nos 5Ghz, o mesh é sem duvida nenhuma uma excelente opção, mas ainda assim, tens outras opções que podes ligar ao cabo ethernet como acess points espalhados pela casa.
 
Simpl
Boas a todos!
Antes de mais obrigado por tudo o que já foi explicado aqui no fórum sobre redes cabos e afins, já ajudou bastante.
Para contextualizar, comprei um apartamento em construção e estou na fase de projetar o ITED!! O que me queriam vender eram 5 ou 6 cabos de rede pela casa e estava feito com uma caixita na parede. Nunca dá para as minhas ideia, assim vou ter um Bastidor 19'' com 13/15 u's (começo por aceitar opiniões de marcas e ou modelos) onde vai levar tudo o necessário e obrigatório para o ITED e para alimentar a zap uma cloud uns hubs e mais o que for preciso, vai ter espaço.
Depois falamos da minha rede, o objetivo passa, para ja, por ter 24 portas de rede, 7 POE para 3 AP (aceito sugestões embora ainda possa sair muita coisa ate lá) e 4 câmaras (estas a instalar mais tarde, mas quero deixar já os cabos no teto e varandas)
Todos os outros cabos são para as caixas espalhadas pelos apartamento para ligar Tv's box's PS5 PC's etc, já tenho idealizado onde as quero.

Posto isto preciso de decidir que cabo usar, depois do que por aqui li deixei de parte a ideia do Cat6a e passei a pensar no Cat7 S/FTP, supostamente não é um "cat oficial" mas não é isso que me importa, as questões são as seguintes:

Que cabo usar dos bastidores até as caixas? Vou pedir para usarem tubo 32 já por causa das coisas e ter a certeza que passa tudo!
Ainda não sei quantidade mas cabo para dentro das paredes Cat7? É a melhor escolha? Qual? Tanta marca e característica que não consigo escolher o melhor. Tem de ser 100% cobre, dar para POE+/++ e future prof.

O cabo que vou usar dentro das paredes (supostamente Cat7 S/FTP) pode ser usado nas ligações dentro do bastidor e ligações a aparelhos ou é melhor ser outro mais fácil de dobrar? Caso seja melhor outro qual? Cat6a U/UTP? Não se perde nada na mudança?

3 espelhos de tomada RJ45 simples
7 espelhos de tomada RJ45 Duplos
Aqui, alguma marca mais recomendada? Alguma exigência no tipo de conector para não ter problemas com o cabo ou perder estabilidade? Aconselham fichas já completas ou vazias e comprar os keystones a parte? Quais para o cabo Cat7?

7 Ligações macho para Ligar os 3 AP e as 4 Câmaras? Alguma exigência dado o S/FTP: SHIELDED WITH FOILED TWISTED PAIRS? Aqui vou ligar os wireless de todo o apartamento, só quero o melhor possível.

24 Pontas (keystones) para o painel do do bastidor. Se usar caixas vazias uso os mesmos ou são melhores outros? Quais?

100 machos para as pontas dos cabos pequenos que vão fazer as ligações dentro do bastidor e nos aparelhos pela casa. Quaisquer um servem ou tenho de ter em atenção mais uma vez o cabo? Caso passe para Cat6a muda alguma coisa? Quais?

Não sei se me falta alguma coisa para completar as ligações que preciso, mas agradecia ajuda caso falte alguma coisa que não escrevi e que me aconselhassem que materiais usar, prefiro gastar mais um pouco agora do que me chatear depois.



Estava a pensar usar o bastidor quiterios RAQUITED 19'' MURAL PRETO 13U com o painel para cumprir o ited e o resto da rede esta por minha conta, pra meio do próximo ano penso nos switch e por ai, neste momento preciso de dar características da rede ao eletricista.
Tenho reunião na 3ª feira.
Obrigado a todos e desculpem o testamento.

Desculpa a citação mas gostei sempre das tuas explicações. Dás ai uma ideia do que digo ao eletricista?
Simplificando a minha dúvida neste tópico. (contudo se alguém conseguir dar uma vista de olhos e ajudar agradecia.

É possível que o bastidor substitua o ATI certo?
Para uma casa em construção utilizar cabo de rede Cat7 é a melhor opção?
Acham que faz sentido usar tubo 32, acho que que é esse tamanho a seguir ao 25, para estar mais "descansado" ?
 
Eu preocupava-me mais para que as curvas dos tubos sejam feitas com raios maiores do que estar a investir em tubo 32, que é um pouco overkill. Em tubo 25 já consegues passar muitos cabos à vontade.
 
Simplificando a minha dúvida neste tópico. (contudo se alguém conseguir dar uma vista de olhos e ajudar agradecia.

É possível que o bastidor substitua o ATI certo?

---> sim desde que assegures o espaço necessário


Para uma casa em construção utilizar cabo de rede Cat7 é a melhor opção?

---> pessoalmente acho demasiado, o cat6a chega e sobra, tendo em conta que possivelmente a distância máxima deve rondar os 30mts entre equipamento e ATI, com um switch 10Gbs ainda consegues a ligação


Acham que faz sentido usar tubo 32, acho que que é esse tamanho a seguir ao 25, para estar mais "descansado" ?

---> tubo de 25mm, desde que bem colocado (parede ou chão), sem curvas demasiado vincadas, levam bem 4 a 5 cabos de rede, tenho em alguns tubos de 25, 1cabo coaxial + 2 cabos de rede cat6, na boa.

MODO DE INSTALAÇÃO A EVITAR: APENAS 1 TUBO PARA 2 OU 3 CAIXAS (é usual alguns letcistas fazerem isso para "poupar" Eros) depois o cliente é que se trama, ainda à pouco tempo, vi numa casa, para o ZAP um tubo de 25 para 2 caixas e noutros pontos onde o dono queria a tv, um tubo de 20 para duas caixas (pc+coax) vão no mesmo tubo e a terminação, um cabo liga numa caixa e o outro liga noutra.

Pessoalmente prefiro TUDO com tubos independentes e tubos no mínimo de 25mm, pouca coisa de tomadas mistas no início, tubos e caixas de plástico não são caros, é sempre preferível haver a mais vazias e preenche-las mais tarde, assim como migrar para tomadas de rede duplas ou tomadas mistas mais tarde.
 
Última edição:
Simpl

Simplificando a minha dúvida neste tópico. (contudo se alguém conseguir dar uma vista de olhos e ajudar agradecia.

É possível que o bastidor substitua o ATI certo?
Para uma casa em construção utilizar cabo de rede Cat7 é a melhor opção?
Acham que faz sentido usar tubo 32, acho que que é esse tamanho a seguir ao 25, para estar mais "descansado" ?

Viva.
Eu no meu caso, ao pedido de conselho de um amigo, num apartamento novo, em vez do bastidor em que pensaste e bem, aconselhei pedir ao eletricista para deixar 2m de cabo UPT em cada ligação a mais por de traz do painel do ited. E ao lado do quadro ited, ficou um armário para "arumos" bem grande vazio.
Mal a vistoria foi realizada, furou de lado assim passou toda a cablagem e alimentação para o armário ao lado. Tem la a fibra, switch, etc. Como tem painéis de madeira tanto no ited bem como no armário ao lado, nem se nota o que la esta. So se nota uma linha de pequenos furos na base e no topo do painel de madeira no armário para ventilacao.
 
Tinha aqui uma ligação limitada a 100 Mbps. Como andava a passar cabo ia aproveitar e mudar o cabo dessa ligação.
Acontece que não consegui descravá-lo no ATI e tive receio de forçar. Há alguma técnica?
 
Tinha aqui uma ligação limitada a 100 Mbps. Como andava a passar cabo ia aproveitar e mudar o cabo dessa ligação.
Acontece que não consegui descravá-lo no ATI e tive receio de forçar. Há alguma técnica?
Viva.
Depende como está cravado. Umas são cravadas por uma patilha que fecha e tranca os fios. Outras foram cravadas com ferramenta krone. Eu utilizo um alicate de pontas fino e puxo um fio de cada vez, nunca o cabo.
 
@Gustave foram cravadas com krone. Acabei por cortar o cabo e usei outro slot livre para cravar o novo cabo.

As fichas não ganham folga com a troca de cabos?
 
As fichas não ganham folga com a troca de cabos?
Viva.
Fazer a remoção dos fios uma vx não deverá ser crítico, na dúvida antes de cravar o novo elemento, com a ponta dum x-ato, apertas os bornos de latão pro centro onde se dividem muito suavemente, ao leve. Mas só vendo, em algumas tomadas é muito difícil fazer isso.
 
Boas. Tenho 2 questões de quem não percebe nada da poda:
1) Quero ligar o meu pc no escritório por Ethernet(andar de cima, ponta oposta da casa em relação ao ATI). Para isso preciso de um switch, correcto?
2) Se quiser usar um sistema Mesh que não o dos operadores, como faço? Gostava de ter o principal na sala e um secundário no andar de cima, penso que esses 2 são suficientes para cobrir toda a casa.

A imagem do ATI que tenho é a seguinte:


E na sala:
 
Boas. Tenho 2 questões de quem não percebe nada da poda:
1) Quero ligar o meu pc no escritório por Ethernet(andar de cima, ponta oposta da casa em relação ao ATI). Para isso preciso de um switch, correcto?
2) Se quiser usar um sistema Mesh que não o dos operadores, como faço? Gostava de ter o principal na sala e um secundário no andar de cima, penso que esses 2 são suficientes para cobrir toda a casa.

A imagem do ATI que tenho é a seguinte:


E na sala:
Viva.
1. Como o router da operadora não está no ATI, só mesmo com switch. Ligas o cabo que vem do router ao switch, e do switch alimentas X portas do ATI que alimentam as dif divisões da casa.
2. Não uso mesh. Mas nos tópicos sobre mesh tens lá muita info.
 
Viva.
1. Como o router da operadora não está no ATI, só mesmo com switch. Ligas o cabo que vem do router ao switch, e do switch alimentas X portas do ATI que alimentam as dif divisões da casa.
2. Não uso mesh. Mas nos tópicos sobre mesh tens lá muita info.

1) Por router, referes-te ao da operadora ou aquele branco que está colado com fita-cola a uma caixa mais pequena dentro da ATI?
2) Ok, vou perguntar por lá então! Obrigado
 
1) Por router, referes-te ao da operadora ou aquele branco que está colado com fita-cola a uma caixa mais pequena dentro da ATI?
2) Ok, vou perguntar por lá então! Obrigado
Viva.
Qual o operador ? MEO, Nos, vdf ?
Qual esse equipamento preto da 2 foto ? É o router da operadora ?
 
É NOS. Sim, o equipamento preto é o router da operadora. Tenho ideia que o técnico que fez a instalação me disse que a outra caixa branca (é da Xiaomi) também seria um router, para ter net nos quartos.
 
É NOS. Sim, o equipamento preto é o router da operadora. Tenho ideia que o técnico que fez a instalação me disse que a outra caixa branca (é da Xiaomi) também seria um router, para ter net nos quartos.
Viva.
Coisa estranha esse Xiaomi.
A instalação correcta era cabo de rede do router da Nos até ao ATI, e dentro do ATI ficava o switch ligado ao router da Nos. E do switch para as diferentes divisões da casa.
Tenta fotos desse Xiaomi mais de perto.

Ps. esquece.. Agora no pc já deu para ampliar. Isso nao é um xiaomi, é o ont fibra da huawei.
Um cabo de rede desse huawei vai até ao router da nos, o preto.
Mantém-se o que disse, do router da nos tens de ligar por cabo na volta para o ATI ao switch. Mas como já tens um cabo de rede do ont da huawei até ao router... e nao deves ter mais tomada de rede ai junto ao router preto, nao sei como vais fazer sem furar paredes e passar outro cabo. Ou pode tentar por no ati o router preto ligado ao huawei.

Na 2 foto, até me parece que tens ai mais uma tomada de rede. Ligas um cabo de rede no router preto da nos a essa tomada que vai até ao ati, e no ati ligas ao switch que ficaria no ati.
 
Última edição:


Enganei-me na marca, é Huawei e não Xiaomi!
Essa é a parte de trás do tal aparelho. O cabo de fibra da rua liga a caixa pequena, que depois liga a caixa da Huawei, que depois liga a ficha RJ45 que vai dar a sala para o router da marca.

Ok, então seria de voltar do router da NOS para a ATI e depois usar o switch, percebi! Obrigado!
 
O que têns no ATI é tipo um ONT (da Huawei) e a caixa mais pequena é apenas para passar de fibra que vem de fora para essa fibra mais fina, o ONT converte sinal da fibra, para cabo coaxial) e para cabo de rede, sendo que o router está apenas na sala (o tal equipamento da NOS preto).
 
Back
Topo