Engenharia Informática

Estou no 11º ano, e estou a pensar seguir Engenharia Informática. Estou a pensar em comprar um mac. Mas já me disseram que na UM, ensinam maioritariamente código para windows, e que pode ser uma aventura tentar aprender com um mac.

Devo ou não comprar um mac?
 
Estou no 11º ano, e estou a pensar seguir Engenharia Informática. Estou a pensar em comprar um mac. Mas já me disseram que na UM, ensinam maioritariamente código para windows, e que pode ser uma aventura tentar aprender com um mac.

Devo ou não comprar um mac?
Código é código. Que é isso de código para Windows?

O meu professor deu me as aulas num Mac lol.

Compra tranquilo.
 
Estou no 11º ano, e estou a pensar seguir Engenharia Informática. Estou a pensar em comprar um mac. Mas já me disseram que na UM, ensinam maioritariamente código para windows, e que pode ser uma aventura tentar aprender com um mac.

Devo ou não comprar um mac?

Código para Windows?

Na UM o que se usa mais em LEI e LCC é linux até lol..
Em principio só tens uma cadeira onde tens mesmo de usar Windows que é computação gráfica.. E tive colegas meus com macs que instalaram lá o windows e se desenrascaram :P

Já agora não sei se já viste mas dá uma olhada ao plano de estudos de LCC(Ciências da Computação) também.
 
Olá, eu sou um aluno do 12º ano que estou bastante inclinado a escolher engenharia informática como curso, mas há várias universidades e é difícil perceber quais as mais conceituadas e com os melhores cursos/planos curriculares. Qual a vossa opinião?

Boas!
Sou estudante do segundo ano do Mestrado em Engenharia Informática na FCTUC (Coimbra).

Pá, durante a Licenciatura a coisa correu bem. Conta com muitos trabalhos, cada um maior que o outro e uma boa parte das vezes com niveís de dificuldade altos. Em suma, sais bem preparado da Licenciatura especialmente para resolver questões práticas.

Já em relação ao mestrado, tenho a dizer que não estou satisfeito por aí além. As cadeiras que temos são na maioria desinteressantes, havendo só 2 ou 3 de um leque de 11 que fiz e achei realmente interessantes. Mais a mais, há alguns professores que não me parecem muito preocupados com a qualidade de ensino. No entanto tens depois outros professores que são efectivamente excelentes (por exemplo Carlos M. Fonseca ou Luís Paquete entre outros). Julgo que problemas deste tipo há em todas as universidades, mas na minha opinião os ultimos dois anos aqui no DEI foram bastante negativos.
 
Pessoal, antes de mais perdoem-me o ligeiro off-topic.
Eu estou no primeiro ano de Engenharia Informática da UM e apesar de ter tido um percurso suave pelo ensino secundário, devido a algumas distrações e a uns problemas de saúde que me obrigaram a faltar a quase um mês inteiro de aulas, conto encerrar o semestre com uma média de 13,5 valores.

O que eu quero perguntar, é dado que deixaram de postar a média juntamente com a remuneração, qual é a importância desta aos olhos das empresas aqui em Portugal?
E Mestrado? O mestrado integrado na UM também apenas passa a fazer parte do curso para o ano, pelo que eu me indago todos os dias se o melhor não será terminar a licenciatura e dar de frosques para o mercado de trabalho o mais cedo possível a fim de adquirir experiência.

Outra coisa, projetos extra-curriculares? Correntemente, eu posto notícias no portal aqui do fórum, tento fazer o melhor que posso e contribuir, mas será esta uma atividade que me trará bonificações dada a minha área de estudo? Além disso, neste momento estou a aprender PHP a título pessoal a ver se consigo fazer projetos próprios nessa área, nomeadamente, estou a pensar virar-me para web development nesta primeira fase.

Por último, estou a pensar fazer um par de "cadeiras" no website Coursera, um deles a par com a matéria do próximo semestre (C#) e outro mais levezite, Python. Valem a pena dados os "Verified Certificates" ou correspondem somente a palha para encher um futuro currículo?

Antes de mais, obrigado pela atenção.
 
Qualquer aluno que faça os 3 anos completos de um Mestrado integrado fica com o titulo de licenciado em "xpto".

Agora se sai licenciado em ciências de engenharia como por exemplo quem anda em Civil e que não pode assinar projetos, ou se sai como licenciado em Eng.Informática ou coisa parecida, já depende do que sair no despacho. Na "nossa área" (a minha é um bocado diferente) não deve haver problema pois não há ordem, nem há leis que regulem qualquer uma das profissões que possas vir a exercer.

Em relação ao php aposta em orientado a objetos, frameworks com MVC, também frameworks para html como o bootstrap.

Quanto à média para o teu curso não deve estar nada mal, podes ver aqui estatísticas de quem acaba o curso: http://infocursos.mec.pt/
(52% -> 12; 28% -> 13; 8% -> 14)
Além disso, apesar de se ver muitos anúncios a dizer média superior a "x", sempre me foi aconselhado por quem trabalha nos R.H. das empresas a se estiver interessado a enviar o CV na mesma. A média acaba por ser um filtro, acaba por na maior parte das vezes por ser o que te distingue dos outros 50 que acabaram o curso no mesmo ano, mas não é muito importante.

Não sabia que Eng.Informática ia passar a ser finalmente M.I. já falavam disso há imenso tempo, mas pelo que sei a maioria dos professores não queria. Sinceramente não sei se é bom ou mau para os alunos.
 
É mau porque vai existir casos em que disciplinas de 4º ano (Mestrado) com alunos que não têm as competências básicas (na prática não passaram) a algumas que eram requisitos para essas. No meu caso ter Computação Paralela e Distribuída e não ter Arquitecturas de Computadores ou Sistemas de Computação. Eu não acho que seja benéfica esta mudança, talvez para diluir esses casos de X anos para acabar porque agora tem 5.
 
Qualquer aluno que faça os 3 anos completos de um Mestrado integrado fica com o titulo de licenciado em "xpto".

Agora se sai licenciado em ciências de engenharia como por exemplo quem anda em Civil e que não pode assinar projetos, ou se sai como licenciado em Eng.Informática ou coisa parecida, já depende do que sair no despacho. Na "nossa área" (a minha é um bocado diferente) não deve haver problema pois não há ordem, nem há leis que regulem qualquer uma das profissões que possas vir a exercer.

Em relação ao php aposta em orientado a objetos, frameworks com MVC, também frameworks para html como o bootstrap.

Quanto à média para o teu curso não deve estar nada mal, podes ver aqui estatísticas de quem acaba o curso: http://infocursos.mec.pt/
(52% -> 12; 28% -> 13; 8% -> 14)
Além disso, apesar de se ver muitos anúncios a dizer média superior a "x", sempre me foi aconselhado por quem trabalha nos R.H. das empresas a se estiver interessado a enviar o CV na mesma. A média acaba por ser um filtro, acaba por na maior parte das vezes por ser o que te distingue dos outros 50 que acabaram o curso no mesmo ano, mas não é muito importante.

Não sabia que Eng.Informática ia passar a ser finalmente M.I. já falavam disso há imenso tempo, mas pelo que sei a maioria dos professores não queria. Sinceramente não sei se é bom ou mau para os alunos.
Pois, quanto a mestrado ou não, já me indaguei muitas vezes, especialmente porque vejo algumas pessoas a falar da falta de relevância de algumas cadeiras, podendo então ser mais benéfico para mim ingressar precocemente no mercado de trabalho. Não sei, felizmente essa é uma questão, que dada a distância ainda não me afeta muito.

Quanto à média, fico feliz por estar num bom percentil, mas mesmo assim conto subir agora no segundo semestre ainda a ver se consigo acabar o ano com um 14,5. Queria mesmo livrar a minha cabeça destas questões das médias a ver se consigo trabalhar mais calmamente em projetos extra-curriculares e coisas que tal.

Quanto ao PHP, neste momento ainda estou naquela fase inicial de ver os vídeos do NB (engonham bastante), aprender os básicos da linguagem que até agora estão a parecer acessíveis, para depois começar a deitar as mãos na massa. No entanto, sinto falta de mais recursos para aprender e sinceramente não sei para onde me virar...
 
Eu não sei como é o curso de LEI, mas tenho-o como um curso complicado, principalmente (pelo que oiço) muitas matemáticas, físicas, e cadeiras como algoritmia e complexidade onde os profs não são pessoas... agradáveis digamos assim.

Não faço ideia se vocês têm muito tempo livre ou não, mas dou-te um conselho:

Não penses muito na média, vai dando o teu melhor ao longo do curso, começa a ver aquilo que gostas mais, começa a pensar no que gostarias de fazer, se tiveres tempo, e quando digo tempo, é mesmo tempo em que se está em casa a coçar os ditos, não é tempo que tiras de estares com os teus colegas a descontrair, faz então um ou outro projeto.

Mas tira tempo para ti, para descansares, para conviveres, porque senão acontece-te como já aconteceu a alguns, que fritam a pipoca e nunca mais são os mesmo, deitando tudo por terra!!!

Quanto à situação do mestrado, eu passei pelo mesmo, quando estava no 3º ano o curso passou para MI, e tive que fazer uma escolha... Acabei por continuar (o que não estava nos meus planos), no dia de hoje ainda não sei se foi uma boa escolha, é certo que tive uc's que simplesmente não me deram nada, mas tive outras que aprendi bastante, e acho que estou mais preparado do que estava com 3 anos.

Mas como estás no 1º, deixa rular isso, e vai vendo, não te preocupes muito que depois de acabares LEI só ficas no desemprego se quiseres trabalhar à porta de casa.
 
Trabalhar à porta de caso é um tema um algo sensível. Se com isso quiseres dizer sair da cidade, problemas com isso 0. Se for para sair do país tenho que ter cuidado, dado que tenho uma doença crónica que é insustentável em termos financeiros em alguns países (falo de EUA, Alemanha e outros país que não tenham um SNS muito afável).
 
Última edição:
Na nossa área, felizmente o desemprego não é problema. Não precisas de sair do país.

Na minha opinião:

- Em Braga pode ser díficil de arranjar, mas com alguma sorte ainda se pode conseguir numa F3M, Primavera, WeDo... São boas empresas para se trabalhar em Braga.
- No Porto é mais fácil que em Braga, mas mesmo assim não é fácil, pelo que parece o recrutamento é apertado, mas há imensas empresas, tipo Ano, Optimizer, Blip, etc...
- Lisboa é provavelmente o sitio mais "fácil" de arranjar, isto pela quantidade de empresas que lá há, mas é preciso ter cuidado porque a vida também é mais cara.

Resumindo, com alguma paciência encontra-se trabalho na área.
 
Uma cena porreira é tentares entrar num projecto de investigação. Para além de ser algo que podes por no curriculo (não sei que tipo de impacto possa ter), tens a possibilidade de ter o teu nome em publicações cientificas, ganhar algum dinheiro se entretanto tiveres acesso a uma bolsa da FCT, e mesmo que não tenhas bolsa da FCT pode ser que ainda tenhas a oportunidade de fazer uma ou duas viagens pagas para ir a empresas/conferencias.

Desvantagens: tens de dedicar algum tempo precioso à causa. No entanto os profs que tenho apanhado são super compreensivos e se dizes que tiveste uma semana apertada e não deu para fazer nada, é na boa.
 
Boas pessoal,
Sou recém-licenciado em Gestão. E estou decidido a tirar mestrado integrado de engenharia e gestão sistemas de informação (UM). Já tenho algumas equivalências. Se possível gostaria de um "feedback" de alguém que frequenta o curso ou que já frequentou.
O que acham?

Cumprimentos para todos
 
Isto foi uma PM que mandei a outro user há um ano atrás sobre o curso. No tópico do ensino superior deve ter mais uns post's meus sobre o curso em geral.

No geral é um bom curso, com muitas saídas, quase toda a gente que acabou o curso e que eu conheço está a trabalhar na área. As tecnologias de informação são uma área vasta, e não se limita unicamente à tecnologia em si, mas também às pessoas e à gestão. Por isso é que vais ter uma data de cadeiras da área das economias/gestão. Sinceramente eu não gosto muito dessa parte, sou mais dado à parte das tecnologias e fui para o curso sem qualquer background dessa área, mas mesmo assim safei-me à vontade.

O curso não é difícil, mas podes contar com muito trabalho fora de aulas, principalmente trabalhos de grupo. No 3º ano se houver 2 cadeiras sem trabalhos de grupo é muito. É algo que vai aumentando de ano para ano, sendo que no 2º ano tens uma cadeira (Desenvolvimento de Aplicações Informáticas - DAI) em que o projeto é feito por um grupo de 16 pessoas. Para quem não se dá muito bem em trabalhos de equipa, é bem complicado fazer este curso.

Quanto às programações, o nosso curso não é LEI, em LEI a programação é rei, e quem faz o curso tem obrigação de saber programar bem mais do que nós, o que não quer dizer que nós não saibamos programar, pelo contrário, tens que saber se te queres safar no mercado, mas é algo mais soft.

Programar a sério tens FPC no 1º ano em que dás Scheme, que é uma linguagem que basicamente não é usada, mas muito importante para teres noções e aprenderes conceitos importantíssimos para as outras cadeiras de programação Infelizmente e para teu azar, o professor que costuma dar esta cadeira está a tirar um ano de sabática ou está de licença de paternidade, pois é sem dúvida um dos melhores professores do nosso departamento e daqueles que dá gosto de ouvir e aprender. Em LEI a linguagem de entrada é C

Depois tens Paradigmas de Programação, onde vais aprender JAVA, que é talvez a linguagem mais usada no mundo empresarial. Em LEI não tenho a certeza se dão JAVA ou C#, seja como for, são duas linguagens que utilizam o mesmo paradigma (Orientada a Objetos) e muito muito semelhantes. Basicamente aprendendo uma, aprendes a outra também.

A seguir tens PW (programação WEB) onde aprendes HTML, PHP, CSS, Java-Script, AJAX, e tudo o que há na Web lool Aqui depende um bocado do que queres experimentar e o quão longe queres ir. Podes usar mais ou menos coisas, sendo que o HTML, PHP, CSS e Java-Script são basicamente obrigatórios de usar. Sinceramente não sei se em LEI eles dão isto, mas penso que sim. Para fazer sites "à mão" é isto que se usa.

Em SD (Sistemas distribuidos) e Redes também vais ter que programar em JAVA, mas vais ter que usar os conhecimentos adquiridos em PP. Por isso aconselho-te a aprenderes bem JAVA em PP.

Depois tens SBC (Sistemas baseados em conhecimento) onde aprendes PROLOG, é uma programação diferente... Sinceramente eu não gostei muito, nem da cadeira nem do prof, mas foi algo que se fez com relativa facilidade. Em LEI também se dá PROLOG.

E em termos de programação é isto, depois tens outras cadeiras que podes ou não programar, dependendo dos teus projetos e daquilo que queres fazer, como em Tecnologias de Suporte à Gestão (TSG) e em Implementação de Sistemas Integrados (ISI)

Tudo isto que te falei é até ao 3º ano. Eu como estou no 4º não posso falar de mais.

Qualquer coisa apita.

Agora coisas mais especificas que perguntas:

Professores:

Temos de tudo, temos bons profs e profs assim assim... Como deves imaginar alguns profs vão mudando, por isso podes muito bem não apanhar os mesmos que eu. Diria que no geral estamos bem servidos e eles mostram-se bastante disponíveis para ajudar. Além disso temos professores que estão bem colocados no mundo das Tecnologias de Informação o que é sempre bom para quem quiser fazer investigação, publicar em conferências e afins. Obviamente que acabas sempre por apanhar professores menos bons, ou se calhar com mais dificuldade de transmitir o que sabem e motivar os alunos. Mas penso que nas uc's principais estamos bem servidos. Professores como o Filipe Sá Soares e Delfina Sá Soares, Ricardo Machado, Dinis, Maribel, Bruno, Varajão são professores que eu considero bastante bons no que fazem. E outros poderiam estar aqui.

exigência do curso em si:

O curso é muito exigente no trabalho fora de aulas. Eu não diria que o curso é muito difícil, diria que tens que te aplicar e trabalhar muito fora de aulas. Com excepção do 1º semestre do 1º ano, vais ter sempre no mínimo um ou dois projetos semestrais, sempre feitos em grupo, o que faz com que seja essencial ter bons grupos se queres ter boas notas. E quando falo de grupos, falo de grupos grandes, 5 a 6 elementos é normal... No minimo 3, há uma uc em que tem grupos de 15 a 17 pessoas.

das parcerias com empresas:

Não sei bem ao que te referes aqui, temos algumas uc's em que usamos software (ERP) em que vêem algumas empresas da região dar uma aula explicando o software. Depois disso temos o núcleo de estudantes que organiza todos os anos o Tsi2Market onde durante 3 dias temos vários workshops, apresentações de empresas, recrutamento e outras atividades. O mesmo nucleo costuma receber algumas propostas de emprego que depois divulga aos seus alunos. No ano passado foi possivel organizar um mini estagio de verão de 2 semanas em 2 empresas da zona de braga. Acho que é algo que tem sido trabalhado pelo núcleo. O nucleo em si (oficializado) tem 1 ano, mas há 2 anos para cá que tem sido feito um grande esforço para a criação de parcerias com várias empresas, mas é um trabalho complicado.

da taxa de empregabilidade

A taxa de desemprego segundo as fontes oficiais, situa-se nos 5%, o que é bastante bom. Diria que arranjar trabalho não é algo muito dificil principalmente na zona de Lisboa. Fora do país idem, no norte a coisa complica-se mais um bocado, mas felizmente na nossa área ainda não fomos afetados pela "crise". A utilização do Linkedin é algo muito muito util. Eu prorpio já fui contactado para uma entrevista pelo site.

se te prepara para o mercado de trabalho.

Isto é algo complicado de te responder pois eu ainda não trabalho na área. Mas acho que sais bem preparado, sais a conhecer imensa tecnologia, imensas áreas de negócio onde te podes especializar se gostares, ou simplesmente te valer desse conhecimento para te destacares dos outros, mas tudo também depende daquilo que tu fazes durante o curso. Há quem saia bem preparado e há quem saia mal preparado. Por exemplo no 2º ano tens programação para a web onde dás os basicos do php, html, css, javascript. Mas cá fora pouca gente utiliza isso assim... Usa-se muito frameworks tanto no php com a zend, a laravel, a codeigniter como no htlm com o bootstrap e outras. Mesmo no javascript usam-se as librarias como o Jquery. Por acaso no 4º ano tive uma UC em que no projeto que o meu grupo escolheu (fazer uma plataforma web) usamos essas "tecnologias" todas, e sinto que fiquei melhor preparado do que se não tivesse tido esse projeto.


Não sei se tens mais alguma dúvida, se tiveres é só perguntar.

Já agora, sendo tu recem licenciado em gestão, já deste uma olhadela para o Mestrado em Sistemas de Informação? É um mestrado orientado para pessoas que vêem de Eng.Informática ou de Gestão e querem complementar a sua formação com algo na área dos Sistemas de informação.

Sobre esse mestrado não te posso dar muitas informações, pois não estou dentro do assunto, sei que temos algumas uc's em comum e pouco mais.
 
Isto foi uma PM que mandei a outro user há um ano atrás sobre o curso. No tópico do ensino superior deve ter mais uns post's meus sobre o curso em geral.



Agora coisas mais especificas que perguntas:

Professores:

Temos de tudo, temos bons profs e profs assim assim... Como deves imaginar alguns profs vão mudando, por isso podes muito bem não apanhar os mesmos que eu. Diria que no geral estamos bem servidos e eles mostram-se bastante disponíveis para ajudar. Além disso temos professores que estão bem colocados no mundo das Tecnologias de Informação o que é sempre bom para quem quiser fazer investigação, publicar em conferências e afins. Obviamente que acabas sempre por apanhar professores menos bons, ou se calhar com mais dificuldade de transmitir o que sabem e motivar os alunos. Mas penso que nas uc's principais estamos bem servidos. Professores como o Filipe Sá Soares e Delfina Sá Soares, Ricardo Machado, Dinis, Maribel, Bruno, Varajão são professores que eu considero bastante bons no que fazem. E outros poderiam estar aqui.

exigência do curso em si:

O curso é muito exigente no trabalho fora de aulas. Eu não diria que o curso é muito difícil, diria que tens que te aplicar e trabalhar muito fora de aulas. Com excepção do 1º semestre do 1º ano, vais ter sempre no mínimo um ou dois projetos semestrais, sempre feitos em grupo, o que faz com que seja essencial ter bons grupos se queres ter boas notas. E quando falo de grupos, falo de grupos grandes, 5 a 6 elementos é normal... No minimo 3, há uma uc em que tem grupos de 15 a 17 pessoas.

das parcerias com empresas:

Não sei bem ao que te referes aqui, temos algumas uc's em que usamos software (ERP) em que vêem algumas empresas da região dar uma aula explicando o software. Depois disso temos o núcleo de estudantes que organiza todos os anos o Tsi2Market onde durante 3 dias temos vários workshops, apresentações de empresas, recrutamento e outras atividades. O mesmo nucleo costuma receber algumas propostas de emprego que depois divulga aos seus alunos. No ano passado foi possivel organizar um mini estagio de verão de 2 semanas em 2 empresas da zona de braga. Acho que é algo que tem sido trabalhado pelo núcleo. O nucleo em si (oficializado) tem 1 ano, mas há 2 anos para cá que tem sido feito um grande esforço para a criação de parcerias com várias empresas, mas é um trabalho complicado.

da taxa de empregabilidade

A taxa de desemprego segundo as fontes oficiais, situa-se nos 5%, o que é bastante bom. Diria que arranjar trabalho não é algo muito dificil principalmente na zona de Lisboa. Fora do país idem, no norte a coisa complica-se mais um bocado, mas felizmente na nossa área ainda não fomos afetados pela "crise". A utilização do Linkedin é algo muito muito util. Eu prorpio já fui contactado para uma entrevista pelo site.

se te prepara para o mercado de trabalho.

Isto é algo complicado de te responder pois eu ainda não trabalho na área. Mas acho que sais bem preparado, sais a conhecer imensa tecnologia, imensas áreas de negócio onde te podes especializar se gostares, ou simplesmente te valer desse conhecimento para te destacares dos outros, mas tudo também depende daquilo que tu fazes durante o curso. Há quem saia bem preparado e há quem saia mal preparado. Por exemplo no 2º ano tens programação para a web onde dás os basicos do php, html, css, javascript. Mas cá fora pouca gente utiliza isso assim... Usa-se muito frameworks tanto no php com a zend, a laravel, a codeigniter como no htlm com o bootstrap e outras. Mesmo no javascript usam-se as librarias como o Jquery. Por acaso no 4º ano tive uma UC em que no projeto que o meu grupo escolheu (fazer uma plataforma web) usamos essas "tecnologias" todas, e sinto que fiquei melhor preparado do que se não tivesse tido esse projeto.


Não sei se tens mais alguma dúvida, se tiveres é só perguntar.

Já agora, sendo tu recem licenciado em gestão, já deste uma olhadela para o Mestrado em Sistemas de Informação? É um mestrado orientado para pessoas que vêem de Eng.Informática ou de Gestão e querem complementar a sua formação com algo na área dos Sistemas de informação.

Sobre esse mestrado não te posso dar muitas informações, pois não estou dentro do assunto, sei que temos algumas uc's em comum e pouco mais.

Muito obrigado pelas informações!

Já estive a ver esse o Mestrado em Sistemas de Informação mas penso que o Integrado cria uma melhor base de conhecimentos para o meu futuro.

Com os melhores cumprimentos, KingR
 
Back
Topo