Fontes de alimentação - Guia na primeira página

Boas pessoal,

Tenho 2 desktops HP OMEN (1 amd 5600x e 1 intel i7 11700) ambos com RTX 3060ti. Estão a dar problemas e desconfio da fonte uma Coolermaster 80 plus bronze de 550w anunciados.

Não queria gastar muito, mas sou exigente (o meu PC velho tem uma Prime Titanium 750w, por exemplo). Esse nunca deu chatices com oc, com uma GTX 1080 porque as peças foram escolhidas.

Qual preferem:

Seasonic Prime Titanium 600w (1ª geração, acho) ou Seasonic Focus GX 750 (gold) atx 3.0?

O meu receio é que caso não seja no mínimo atx 3.0 depois não possa usar gráficas mais poderosas e recentes.

Não encontrei nada decente por 80€ (rated 50ºc, caps japoneses 105ºc, modular ou semi e no minimo gold) anda tudo muito perto, para isso mais vale Seasonic logo por muito que custe...
 
Última edição:
@DiogoAntunes Obrigado pela sugestão. Ontem vi essa hipótese, mas esgotou desde o dia 5 de Dezembro, sensivelmente.

Há uma alternativa mais cara que é a Seasonic Focus GX 750w ATX 3.0 ou a Prime GX 650w, ambas gold (gx) por ~120€.

A questão é: compravam algo que não fosse ATX 3.0, a esta altura do campeonato, por o valor em questão?

Também há a Corsair RM750e Gold ATX 3.0 (2023) por 115€.

Estou a ter azar porque parece não haver muito stock e os preços andam esticados. Fontes de <60€ agora estão a 80€, por exemplo.

As fontes quero mesmo trocar. Só a ligar o cabo de alimentação no plug, já dá uma faísca azul e faz um barulho de estática.

Edit: Um eu sei que é da PSU. O outro pode não ser. Pode ser a MB ou mau contacto da ram porque liga e não dá post, (mas tudo liga). Como a fonte é fraca, vai para o lixo já.

Eu percebo de hardware a nível médio alto, na teoria, mas não posso montar pcs por questões de acessibilidade.
 
Última edição:
Queria só dar um muito pequeno feedback:

Acabei ontem por comprar 2 Seasonic Focus GX (gold) 750w ATX 3.0. Apesar de ter verificado que a excelente sugestão do @DiogoAntunes se encontra novamente em stock por ~91€ e que é a melhor fonte até à data de hoje (29.12.2023) por esse valor, segundo a minha (breve) análise e conhecimento (limitado).

Então, porque optei por pagar mais ~29€ pelo sku com ATX 3.0?

Bem, não foi por estar preocupado com os spikes de corrente de não sei quantos milissegundos que podem fazer o PC desligar-se. Uma fonte de 750w (que na realidade, ainda debita mais do que 750w, num pico, se necessário) aguenta muito bem com um spike de ms de uma gráfica média alta como são as xx60ti, xx70, xx80, xx70ti, xx80ti da Nvidia, por exemplo (é só exemplo, malta).


A questão dos spikes, põe-se quando são fontes que debitam a potência que anunciam, sem grande folga e além disso, o spike dobra o consumo (ou perto disso) durante aqueles ms e a máquina desliga. E isso aconteceu várias vezes com a fonte de 550w bronze da Cooler Master.

Depois, segundo li, o padrão ATX 3.0 também melhora a eficiência energética do pc em idle e em cargas muito baixas em que a eficiência típica das fontes que não são ATX 3.0 ronda os ~70%. Embora, se possa dizer que, por serem valores de consumo muito baixos, acaba por não fazer a diferença.

Em termos práticos, qualquer fonte com potência suficiente pode levar com uma RTX 4090 (exemplo), no máximo pode ser necessário um adaptador, caso não venha incluído com a gráfica.

Portanto, foi uma decisão pessoal dar mais ~29€, prefiro ter a mais do que a menos e excluir o pensamento do "e se…"
 
Última edição:
Estou a reformar o meu já jurássico PC e contava comprar um determinado setup. No entanto, acabei em mãos com um 5950X ao qual adicionarei, mais lá para a frente, uma 3070 ou 3080, dependendo dos preços, o que me fez ter de reformular a escolha da fonte para uma 750w, estando ainda indeciso entre a Seasonic Focus GX750 e a Corsair RM750x.


Não sei se te percebi bem aqui
(...)

Bem, não foi por estar preocupado com os spikes de corrente de não sei quantos milissegundos que podem fazer o PC desligar-se. Uma fonte de 750w (que na realidade, ainda debita mais do que 750w, num pico, se necessário) aguenta muito bem com um spike de ms de uma gráfica média alta como são as xx60ti, xx70, xx80, xx70ti, xx80ti da Nvidia, por exemplo (é só exemplo, malta).


A questão dos spikes, põe-se quando são fontes que debitam a potência que anunciam, sem grande folga e além disso, o spike dobra o consumo (ou perto disso) durante aqueles ms e a máquina desliga. E isso aconteceu várias vezes com a fonte de 550w bronze da Cooler Master.

(...)

mas do que li, as "quebras" com as placas da Nvidia parecem também ter acontecido em sistemas suficientemente folgados, precisamente com essas fontes (embora pense que as versões atualmente à venda já foram revistas).


Não encontro a versão que referem aí a 91€, pelo que a meu dilema acaba por estar entre a Seasonic Focus GX-750W 80+ Gold ATX 3.0 (119,90€) e a Corsair RM750x 80 Plus Gold (127,06€).
Se alguém quiser mandar uma posta de pescada, estejam à vontade, a ver se me decido ainda hoje.
 
Entre essas 2, a minha opinião está implícita na compra que fiz. E mesmo entre a Focus GX vs Focus GX ATX 3.0, são fontes diferentes por dentro. A Seasonic redesenhou o projeto (interno), mas por fora, são iguais, ou quase iguais.


São fontes suficientemente folgadas, em teoria. Por exemplo, a Cooler Master bronze 550w que estava no HP, devia ser suficiente para aguentar a RTX 3060 ti com tdp de ~200w.

Mas se vier um pico de milissegundos em que a gráfica peça à fonte 350w, mais o resto e a fonte não tiver margem, o PC desliga.

Isto é um problema no segmento extreme, RTX 4090 e equiparadas, uma vez que são as gráficas que consomem mais.

Uma RTX 3060 Ti, RTX 4060 Ti, nunca será um problema para uma focus de 750w, mesmo com esses picos em que a gráfica pede muito mais do que seria suposto pedir da fonte.
 
Última edição:
Entre essas 2, a minha opinião está implícita na compra que fiz. E mesmo entre a Focus GX vs Focus GX ATX 3.0, são fontes diferentes por dentro. A Seasonic redesenhou o projeto (interno), mas por fora, são iguais, ou quase iguais.

(...)
E foi exatamente a minha escolha também.
Visto que ainda não há reviews, acho que vamos fazer parte do grupo dos test drivers.
 
Neste caso, acho que não são precisas reviews. Pelas specs, está implícito que, só pode ter qualidade. Eles não iam 'atravessar-se' com 10 anos de garantia se a fonte fosse fraca... Além disso, a Seasonic posiciona-se no mercado como uma marca de qualidade, e por isso esta fonte não pode ser pior do que a antecessora que substitui por causa da imagem, porque custa um premium e a anterior já era muito boa.

O que distingue esta fonte das prime, é a eficiência gold, a ventoinha de 120 mm vs 140 mm, a garantia de 10 vs 12 anos e o branding.

Mas também em relação à prime TX 750w, poupa-se quanto...?
 
Última edição:
Estou de olho em fontes de alimentação, mas queria adquirir uma já certificada para ATX 3.1. Já alguém encontrou boas fontes já com esta especificação à venda? Imagino que as marcas e lojas ainda queiram escoar o stock de ATX 3.0 que devem ter em quantidade...
 
Vou fazer upgrade na gráfica para uma gtx 1660 super ou uma rx6600

O meu pc atualmente tem;
Cpu ryzen 5 3600,
Ram 16gb
Diacos nvme 500gb + 1tb hdd
Board B450 a pro max
Fonte corsair cx400w.

O sistema aguenta com a fonte ou é melhor trocar, ela já tem cerca de 10anos.
 
Última edição:
Vou fazer upgrade na gráfica para uma gtx 1660 super ou uma rx6600

O meu pc atualmente tem;
Cpu ryzen 5 3600,
Ram 16gb
Diacos nvme 500gb + 1tb hdd
Board B450 a pro max
Fonte corsair cx400w.

O sistema aguenta com a fonte ou é melhor trocar, ela já tem cerca de 10anos.
Essa fonte, gama CX, com 10 anos, é para trocar já.
 
No limite dos 400w nao esta, mas como disseram e uma PSU mt antiga, compra algo recente de qualidade.

MSI MAG A650BN 650W 80 Plus Bronze +- 57 , nao e um fonte mt boa, e decente e ja da para um futuro upgrade desde que nao te estiques mt no consumo do que comprares no futuro.

Review
 
Última edição:
Ou uma Kolink Enclave 80+ Gold 700W, eucomprei por 80€ em loja física, online deves encontrar mais barato, e já ouvi falar bem enquanto uma fonte budget.

Por falar nisso, tive anteontem um relâmpago a cair me em casa. Estourou-me a televisão, não liga sequer. Agora quando ligo o PC começa a apitar e cheira-me que não passa da BIOS da motherboard (quando carrego no botão power desliga-se automaticamente, não consigo ver o que se passa no PC porque a tlevisão queimou.) Acham que isto poderá ter danificado a PSU também? Está bonito, mesmo que ainda arranque tenho receio que a durabilidade tenha sido comprometida.
 
Back
Topo