Opinião Formato digital ou físico?

Qual preferes?


  • Total voters
    326
Isso é o que tu pensas "agora". Não quer dizer que vá ser sempre assim.
Eu, por exemplo, tenho milhares de jogos digitais, espalhados por vários serviços. Fui dos early adopters. Agora tenho uma opinião contrária (vou debruçar-me sobre isso mais abaixo).

Por isso, não digas não os voltarei a jogar. Não podes dar essa garantia a ninguém.
Se mudar de ideias cá estarei para o assumir. Espero que tenhas mobiliário confortável para a espera. :D

Muita desta discussão tende a ser polarizada, como se os dois formatos não pudessem coexistir.

A preferência pessoal de uns não tem que significar que defendam a extinção do formato que preterem, simplesmente têm - tal como vocês - outras preferências, sejam elas por enquanto ou até ao fim dos tempos.
 
Se mudar de ideias cá estarei para o assumir. Espero que tenhas mobiliário confortável para a espera. :D

Por acaso o que ele refere até acaba por ser outra vantagem do Digital.

Mesmo que tivesse realmente milhares de jogos digitais, uma simples pesquisa por um jogo na biblioteca e em poucos segundos estava a instalar o jogo.

Já se tivesse milhares de jogos físicos, além de ter de alugar um armazém para guardar caixotes com os jogos lá dentro, sempre que se lembrasse de jogar determinado jogo, ia perder mais tempo a procurar o mesmo do que a jogar :D
 
Obviamente que o digital é de longe a melhor opção! Motivo: Podemos gastar dinheiro em jogos à vontade sem que a mulher saiba e não fica amuada durante uns tempos 😂

Epá ganhaste :lol: :lol: :lol:

Um jogo removido é apenas por motivos de licensas. Além do mais, também nada te garante que um Bluray funcione daqui a 20 anos.

Tens vinis com 50 anos ou mais que ainda funcionam, desde que tenhas um gira discos.
E um bluray pode não funcionar daqui a 20 anos ?
Como é que chegas a essa conclusão ?

Se mudar de ideias cá estarei para o assumir. Espero que tenhas mobiliário confortável para a espera. :D

Muita desta discussão tende a ser polarizada, como se os dois formatos não pudessem coexistir.

A preferência pessoal de uns não tem que significar que defendam a extinção do formato que preterem, simplesmente têm - tal como vocês - outras preferências, sejam elas por enquanto ou até ao fim dos tempos.

Mas a questão é esta, tens aqui pessoal que por outras palavras diz que o digital vem para ficar e para substituir o fisico.
Eu como disse atrás, se o mercado ditar essa solução que a mesma aconteca de forma natural e não forçada.
Mas tens ai várias empresas/produtoras a querer forçar uma tendência de mercado.

Eu já o disse atrás não sou anti-digital, há mais de 2 anos que não compro jogos fisicos.
Mas quero ter a liberdade de escolha entre ambos os formatos.
 
Muita gente e acredito que seja a larga maioria não diz que algo vá acontecer porque gosta ou o deseja mas simplesmente porque está convencido que vai acontecer e acredita nesse cenário.
Às vezes até sem alegria nenhuma e com resignação.
 
E um bluray pode não funcionar daqui a 20 anos ?

Segundo os estudos existentes, um Blu-ray se for guardado nas condições perfeitas, ou seja, sem humidade, sem calor, sem raios UV, etc, poderá durar até 100 anos, altura em que as propriedades dos mesmo se começam a degradar.

Contudo, se for guardado em condições normais, deverá durar em media cerca de 20 anos. Claro que dependendo das condições que cada um guarde os seus, poderá durar bem menos, ou bem mais.

Tens vinis com 50 anos ou mais que ainda funcionam, desde que tenhas um gira discos.

A vantagem é que compras um gira discos novinho em folha hoje e vai correr discos com 50 anos.

Se comprares uma consola nova em folha hoje, não é garantido que corra jogos com 20 anos, como tal, além dos discos/cartuchos, poderás ser obrigado a ter também o hardware que terá a mesma idade.

Ainda tenho mais jogos fisicos que digitais, também estou a dizer que quero liberdade de escolha.

Temos sempre liberdade de escolha, quanto mais não seja, para não comprar nada.

Ninguém nos obriga a nada, a nossa decisão é sempre a ultima, como tal a liberdade está sempre garantida.
 
Muita gente e acredito que seja a larga maioria não diz que algo vá acontecer porque gosta ou o deseja mas simplesmente porque está convencido que vai acontecer e acredita nesse cenário.
Às vezes até sem alegria nenhuma e com resignação.


Mas é isso que algum pessoal aqui não percebe.

Eu falo por mim, dou completamente indiferente se o físico existe ou não existe, não consumo esse formato... Aliás tive mais uma experiência de porcaria este fim de semana quando me ofereceram uma pré reserva do infinite wealth e a Worten fez cagada.

Devolvi e comprei digital a melhor versão a metade do que se gastou.

Para mim nada bate o digital, mas isto sou eu, de longe querer que o formato físico acabe. Se me perguntarem se acho que vai acabar brevemente, a minha resposta é sim com base no que vou vendo, mas não peço nem forço nada disso. Quero é jogar.
 
@DarthSidious

Duvido que volte outra vez a optar daqui a uns anos para o físico, a verdade é que mudei, tenho a minha coleção digital já bem composta e era um erro da minha parte voltar só para o físico. Basicamente era a mesma coisa que deitar o dinheiro que investi ao lixo. Sobre os jogos físicos foi como já disseram estão lá na estante mas raramente os utilizo.
 
Vejo-me a dar preferência ao digital nos próximos tempos, mas há excepções e no meu caso serão bons negócios/promoções ou edições de coleccionador que me despertem a cobiça. :D
 
Há uma coisa a propósito do físico que nunca vejo a ser referida.

Com o físico o jogo é nosso, é verdade, mas é a versão 1.0 (ou a versão que foi colocada no disco). No tal cenário a longo prazo em que os serviços já não existem, a pessoa que tem a versão física não conseguirá aceder aos Updates que muitas vezes (cada vez mais) mudam completamente o jogo para melhor.

O que eu quero dizer é que os problemas do digital inevitavelmente também afetam o físico onde longe vão os tempos em que a versão que temos é a melhor do jogo.

A ida para o digital é uma tendência natural da industria e a culpa não é de uma única empresa (como da Microsoft como já li em alguns momentos a propósito das mudanças ou rumores a propósito da Xbox). No inicio desta geração tivemos as edições de Colecionador a vir com uma Steelbook vazia pois o jogo vem em formato digital, e há muitos anos que tivemos a conversão ao digital no PC. Acho que era importante continuar a existir a opção do físico, mas a verdade é que no Ease of Use e mesmo o espaço ocupado (eu bem que o diga) o digital tem enormes vantagens.
 
Escrever errado sem acrescentar mais nada é sempre engraçado…até porque errado estás tu.

Mesmo que te avisem com antecedência e te deixem descarregar os jogos, dado ao tamanho deles duvido que haja algum m2 com capacidade para armazenar uma biblioteca generosa de aquisições durante 7/8 anos.

Eu pouco compro digital na PS e neste momento não devia conseguir colocar toda a biblioteca em 4tb, quanto mais alguém que vá full digital.
 
Última edição:
O futuro passará pelo digital, será uma tendência. Eu, que tenho 4 jogos que me tocaram de forma diferente, fiz questão de os comprar juntamente com stellbooks e ter a sua versão física. De resto o digital será muito mais cómodo.

Exemplo: tenho uma Portal. Se estiver longe e quiser jogar mais do que um jogo só o posso fazer se os jogos estiverem em formato digital.

Outro problema do conteúdo físico é que, mesmo tendo os discos, cada vez mais se vê ligação a determinada conta ou a ligação de internet para jogar. Isto de forma obrigatória, o que não me deixa com total confiança de no futuro poder jogar esses títulos mesmo tendo o formato físico.

Os dois podem coexistir sim e espero que o continuem a fazer. No meu caso, jogos que me marquem verdadeiramente tentarei ter em físico, caso contrário digital
 
Há uma coisa a propósito do físico que nunca vejo a ser referida.

Com o físico o jogo é nosso, é verdade, mas é a versão 1.0 (ou a versão que foi colocada no disco). No tal cenário a longo prazo em que os serviços já não existem, a pessoa que tem a versão física não conseguirá aceder aos Updates que muitas vezes (cada vez mais) mudam completamente o jogo para melhor.

O que eu quero dizer é que os problemas do digital inevitavelmente também afetam o físico onde longe vão os tempos em que a versão que temos é a melhor do jogo.

A ida para o digital é uma tendência natural da industria e a culpa não é de uma única empresa (como da Microsoft como já li em alguns momentos a propósito das mudanças ou rumores a propósito da Xbox). No inicio desta geração tivemos as edições de Colecionador a vir com uma Steelbook vazia pois o jogo vem em formato digital, e há muitos anos que tivemos a conversão ao digital no PC. Acho que era importante continuar a existir a opção do físico, mas a verdade é que no Ease of Use e mesmo o espaço ocupado (eu bem que o diga) o digital tem enormes vantagens.

Errado,
Podes fazer backup dos updates (em conjunto com o resto do jogo) nos settings da consola, podes fazer um backup completo de sistema ou passar os jogos com updates para um disco externo. Isto tantas vezes quanto quiseres diga-se de passagem. A licença de jogos fisicos está no disco e é essa que serve para jogar o jogo, os updates não requerem qualquer ligação online, apenas o jogo base se for digital.

Mais, podes passar esses updates para outra consola e basta a outra pessoa ter o disco fisico do jogo e consegue usar sem ligar online.
Ou seja, mesmo que não tenhas o update basta alguem no mundo ter feito esse update para conseguires passar para outra consola (não estou a falar de consolas desbloqueadas, estou mesmo a falar nos settings da consola que muita gente não percebe).
Apenas quem tem a versão digital vai precisar de ligar-se online para jogar se os servidores fecharem.
Eu fiz backup do Cyberpunk 2077 com o último update no disco externo, basta ter esse update e restaurar no sistema da consola, sei que nunca mais me vou ter de ligar online para o usar.

Mas mesmo que fosse verdade é melhor ter o 1.0 do que nada...
Do largo numero de jogos que testei 99% dos jogos offline estão completamente jogáveis com a versão 1.0, sega com poucos ou muitos bugs (muito raro estes casos).
 
Última edição:
Porque é que tanta gente tem necessidade de responder aos outros a dizer que estão errados de forma garrafal e geralmente isso é sempre em casos que não é nada claro que estejam errados?

Têm assim tão pouca empatia e percepção que não percebem que começar uma resposta assim só faz a outra pessoa querer mandar alguém para um sítio que rima com carvalho?
 
Escrever errado sem acrescentar mais nada é sempre engraçado…até porque errado estás tu.

Mesmo que te avisem com antecedência e te deixem descarregar os jogos, dado ao tamanho deles duvido que haja algum m2 com capacidade para armazenar uma biblioteca generosa de aquisições durante 7/8 anos.

Eu pouco compro digital na PS e neste momento não devia conseguir colocar toda a biblioteca em 4tb, quanto mais alguém que vá full digital.

O mesmo aplica-se quando se fala do que não se sabe.
Como nem sequer te deste ao trabalho de fazer trabalho de pesquisa, a minha resposta foi de encontro ao tipo de afirmação que fizeste. Preguiçosa.

Mas como "apontas o dedo", eu dou-te um cheirinho do outro lado da moeda.

Falas em espaço de armazenamento, no caso do digital, e no físico o problema não é igual? Ou todos nós temos arrecadações ou T3's para meter lá a "tralha"? Se o problema no digital é encontrar armazenamento para compras de 7/8 anos, no físico o problema também não é semelhante?

Ou o problema é eu ficar sem a possibilidade de os descarregar? Se for, mais uma vez pergunto, no físico também não há esse problema? Ou o cliente comum encontra facilmente um leitor VHS, para ver o Rei Leão, na Worten ali ao lado? Ou então, agora que me está a dar nostalgia, vou arranjar um leitor de disquetes porque apetece-me jogar o Elifoot 98.

O que parece difícil, para algumas pessoas, ou neste caso a ti, é aceitarem que o digital é mais uma forma de distribuição. Os dois podem existir facilmente. Mas há sempre que "tentar puxar a sardinha à sua brasa" para descascar no que não me convêm.

Por isso, mantenho o que te disse. O que disseste está errado. Ponto.
Informa-te mais, perde um tempinho para pesquisares e aceita os números.

Porque é que tanta gente tem necessidade de responder aos outros a dizer que estão errados de forma garrafal e geralmente isso é sempre em casos que não é nada claro que estejam errados?

Não se trata de necessidade.
A resposta é quase que obvia. Estás num fórum. Especificamente num tópico com 123 páginas. Com várias opiniões, alguns bitaites, alguns factos e apesar disso tudo ainda se continua a debitar informação errada sobre o digital ou o físico.

EDIT: O @DarthSidious Até me fez lembrar de outra coisa. Falam que não existem m2 para poder guardar 4TB de jogos...
Mas é preciso 1 disco m2 de 4TB? Não posso usar 2 ou 3 de 1TB?
Ou outra forma de armazenamento? Emulação ou Cloud, por exemplo? Então no físico não há problema ter 100 caixas de plástico mas no digital já há problemas se não houver 1 disco de 4TB?!

Aqui está um perfeito exemplo que o Digital e o Físico podem coexistir facilmente. Aliás, a GOG até disponibiliza uma lista gigantesca de ROM's emulados de jogos e é perfeitamente legal.
 
Última edição:
Back
Topo