i5 6600k Overclock

Experimentei com uma ATI tb, não deve ser disso. Sim, diz para instalar no 1 slot, mas os 2 primeiros são iguais, o ultimo é que é mais "lento" acho eu

Estranho, testei mais que uma vez e não arrancava o pc.
Mas se funcionar já me fizeste ganhar o dia! Obrigado =)

O 1o tem 16x pistas pcie, o 2o só têm 8x pistas pcie (e o 1o fica tb com 8x quado usas o 2o) e o ultimo pode ter no maximo 4x (desligando alguns dos x1).


Quando ligas o XMP, ele aumenta o LLC em auto e o Vcore real fica muito maior que a voltagem que puseste na bios.

Se tinhas o XMP ligado com 4.7GHz e 1.35V na bios, a voltagem real era superior.
Se desligares o XMP ele vai deixar de conseguir fazer os 4.7 com o 1.35V, pq a voltagem real é 1.35V.

1.35 era o valor máximo que aparecia no HWmonitor a 100% load no OCCT.
Mas achas melhor desligar o XMP e colocar os valores todos das memórias à mão?
Tenho de começar do inicio porque quando me actualizou a BIOS perdeu as definições todas e ficou com alguns comportamentos estranhos como demorar 5-8 segs a dar o beep do POST e também alguns BSOD aleatórios que também pode ser culpa do W10.
 
É uma questão de experimentares de novo! Eu experimentei porque quando estava a montar o PC, não troquei o cabo HDMI da motherboard para a gráfica, então pensei que fosse do slot.. Afinal não era dos slots, era só mesmo burrice... Porque ao ligar a GTX 970 a porta HDMI da mobo deixava de passar imagem [emoji14]
Fui experimentar com a ATI do meu cunhado, ligando lá o cabo DVI e já dava.. Lol. Experimenta meter no slot 2 a gráfica, quase de certeza que funciona!
 
O que fiz no meu foi:

- backup do windows

- vai à bios
- bios factory default
- ventoinhas, baixei a temperatura da velocidade maxima de 70C para 60C.

- Ai overclock tunner = escolher a opção 1 ou 2
opção 1: Se tiveres rams XMP e se tiveres a certeza que o perfil XMP da ram é estável, poes o perfil XMP com a velocidade da tua ram.
opção 2: Se nao quiseres testar com OC à ram pq pode acrescentar outro factor de instabilidade, ou se nao tiveres rams XMP, deves escolher manual ou auto.
- CPU core ratio = sync all cores
- Core ratio limit = 43 (para 4.3GHz depois vou aumentar isto)
- CPU core/cache voltage = adaptive
- Turbo mode CPU core voltage = 1.35V (o ideal é usar o valor mais baixo possivel, encontrei um doc da asus que recomenda o maximo 1.35V com bom cooler a ar (*)).

External digi+:
- CPU power phase conttrol = extreme
- CPU load line calibration = 5 (atenção pq a voltagem real sobe acima do valor escolhido na bios)
(LLC=5 é ideal para a asus M8H, para outras mb devem ser outros valores de LLC)
-Exit and save bios


Fazer este ciclo de teste:
- No windows, testes de estabilidade, com o Prime95, OCCT, intel burn test, etc.. (atenção às temperaturas)
O mais exigente de todos é o prime95 V28.7build1, BLEND test (nas opções->advanced-> ligar o error checking e o round off checking).
- No asus aisuite ou no hwinfo, ver o Vcore real e a temperatura (enquanto faço o teste de estabilidade para nao fritar o cpu).
- Se está estavel, no asus aisuite ou na bios aumento o multiplicador do cpu
(se usar o aisuite, é no "CPU Frequency RATIO", tem de se selecionar a check box "all cores group tunning" e fazer apply)
- Repetir o ciclo de teste ate que deixe de estar estavel.

- Escolher o multiplicador anterior estavel ou subir a voltagem caso a temperatura em carga seja baixa (nao podemos ter a temperatura em carga demasiado alta).
- Depois de escolherem qual o OC estavel que vao usar, devem tentar baixar a voltagem o maximo possivel para esse OC testando a estabilidade.
- Jogar BF4 para ver se ficou mesmo estavel.
- Depois de estar estavel, ir à bios, atualizar os valores do multiplicador e voltagem, gravar um perfil nas tools e gravar as alteraçoes na bios.

Nota:
Ao fazer OC à ram e ao CPU em simultaneo, introduz-se 2 factores de instabilidade, sendo dificil saber se a instabilidade vem da ram ou do cpu.
Por isso será prudente testar/validar a estabilidade do perfil xmp, sem OC no cpu.

EDIT:
(*) 1.35V é um limite conservador a ar, ha outros factores como o valor do LLC, que podem fazer subir o Vcore acima do que pomos na bios. O Vcore max que podemos usar tb depende da capacidade do cooler que temos.
O modo adaptive foi concebido para OC e para adicionar Vcore, dizem que nao funciona correctamente se pusermos um Vcore inferior ao VID (Vcore de fabrica) do nosso cpu.
Qual o Vcore que vem de fabrica:
https://forum.zwame.pt/threads/skylake-6700k-voltagens.954613/#post-13705493
 
Última edição:
Fiz um pouco diferente do normal, em vez de subir a voltagem e o OC aos poucos, decidi por logo a voltagem maxima que quero usar e procurar o OC maximo possivel para essa voltagem.
Acho que é mais rapido, pq assim só lidamos com 1 parametro nesta fase: subir o multiplicador até encontrar o OC maximo.

Depois de saber o OC maximo possivel, só falta afinar a voltagem, já la fui acrescentar isto:
- Depois de escolherem qual o OC estavel que vao usar, devem tentar baixar a voltagem o maximo possivel para esse OC.
 
Última edição:
Fiz um pouco diferente do normal, em vez de subir a voltagem e o OC aos poucos, decidi por logo a voltagem maxima que quero usar e procurar o OC maximo possivel para essa voltagem.
Acho que é mais rapido, pq assim só lidamos com 1 parametro nesta fase: subir o multiplicador até encontrar o OC maximo.

Depois de saber o OC maximo possivel, só falta afinar a voltagem, já la fui acrescentar isto:
- Depois de escolherem qual o OC estavel que vao usar, devem tentar baixar a voltagem o maximo possivel para esse OC.
Mas qual é a voltagem que consideras aceitável para dia a dia
 
Só a titulo de curiosidade corri tds os programas que fazem leitura da voltagem ao CPU e não cheguei a conclusão nenhuma :biglaugh:

image.jpg
 
Estranho, testei mais que uma vez e não arrancava o pc.
Mas se funcionar já me fizeste ganhar o dia! Obrigado =)

Ainda a respeito disto que tavamos a falar ontem, eles no site anunciam o seguinte:

"2 x PCIe 3.0/2.0 x16 (x16 ou dual x8)
1 x PCIe 3.0/2.0 x16 (max at x4 mode) *1

*1: A ranhura PCIe x16_3 partilha largura de banda SATA6G_56. A ranhura PCIe x16_3 vem por omissão no modo x2."

Edit - https://www.asus.com/pt/Motherboards/Z170-A/specifications/
 
Mas qual é a voltagem que consideras aceitável para dia a dia

A asus tem boas dicas no doc no fim do meu post.
Obviamente depende se têm cooler a ar ou agua e das temperaturas do cpu em carga.
Com um bom cooler a ar, acho que o ideal é não usar mais de 1.35V na bios, com LLC=5 fica +-1.37V real.

1.35V até 1.37V na bios parece-me aceitável para testes onde monitorizamos as temperaturas (com LLC=5 fica 1.37V ate 1.39V), contudo editei o meu post anterior para 1.35V, pq é o valor mais conservador e tb é a recomendação para colers a ar da asus.

No meu caso ando a usar 4.7GHz 24/7 e tem estado 100% estavel.
Consigo ter este CPU estavel (rams XMP=3.2GHz; sem vdroop c/ LLC=5):
4.7GHz, LLC=5, bios=1.36V, Vmax aisuite CPU monitor=1.376V, cinebench15=788
4.6GHz, LLC=5, bios=1.29V, Vmax aisuite CPU monitor=1.312V, cinebench15=771
4.5GHz, LLC=5, bios=1.23V, Vmax aisuite CPU monitor=1.248V, cinebench15=759
EDIT: Não está estável no prime95 (carregue aqui para ler).

Pesoalmente nao quero OC extremo nem cpu quente. Só ganho +-2% de performance em cada 100Mhz que aumento.

Neste doc da asus acho que encontras a resposta da asus à tua pergunta:
https://drive.google.com/file/d/0Bz2VRRbLPrZnMXBnOXRWeVlHcHM/view?usp=sharing
"If using water-cooling with a dual or triple radiator, set an adaptive Vcore of 1.40V and a CPU core ratio of 47X. If using good air cooling, set a core ratio of 45X with a Vcore of 1.35V."

Esta recomendação parece ser para o 6700K, que aquece mais que o 6600k, por isso deve dar ainda alguma margem ao 6600k.

Só a titulo de curiosidade corri tds os programas que fazem leitura da voltagem ao CPU e não cheguei a conclusão nenhuma :biglaugh:

O asus ai suite e o hwinfo (na parte da mb, no campo Vcore) batem certo.
 
Última edição:
Só a titulo de curiosidade corri tds os programas que fazem leitura da voltagem ao CPU e não cheguei a conclusão nenhuma :biglaugh:

image.jpg

Correr vários SW deste género ao mesmo tempo não é aconselhado, o melhor é só usar o HWInfo (sempre a ultima versão beta). Além de que estas a ver o VID não o VCORE..

Quais os testes que estão a usar para considerar o OC estável?

Cumpts
 
Última edição:
Eu costumo sempre usar e correr varias horas destes 3:
OCCT (com este cpu o OCCT detetava rapidamente erros onde IBT demorava muito)
intel burn test (max mem)
BF4

Alem disso tb usei estes, mas já nao deram erros nenhuns:
prime95 (options-> ligar o error checking e o round off checking)
x264 Stability Test (nunca tinha experimentado)
RealBench (nunca tinha experimentado)
memtest86+

O doc da asus diz bem deste teste da google, mas nunca exp:
stressapptest

Nota: cuidado com as temperaturas
 
Creio que esse teste da Google é para testar apenas a RAM e dizem que é muito bom.

Eu costumo usar o x264 para testar o OC, mas dizem que o Prime95 é o melhor para descobrir se é estável ou não.

Cumpts
 
Creio que esse teste da Google é para testar apenas a RAM e dizem que é muito bom.

Eu costumo usar o x264 para testar o OC, mas dizem que o Prime95 é o melhor para descobrir se é estável ou não.

Cumpts

Antes pelo contrario, o prime95 só se deve usar, quanto muito, para ver a temperatura que o cpu atinge, e mesmo assim, o RealBench será uma opção mais realista.
 
Eu também não corro o Prime95.. isso é mesmo só pra rebentar com o CPU :004:

IntelBurn Test
RealBench
x264 Stability Test
memtest86

são os que uso :D
 
Rebentar não rebenta, se estiveres com atenção as tuas temperaturas....e se passares o teste todo do Prime Blend certamente estará 100% estável, pelo menos é o que leio no overclock.net.

Cumpts
 
Uma atualização na estabilidade do meu OC a 4.7GHz.

Como disse corri varias horas (deixei de um dia para o outro estes testes):
intel burn test (max mem)
x264 Stability Test (nunca tinha experimentado)
RealBench (nunca tinha experimentado)

Corri mais de 2 horas estes testes:
OCCT
BF4 (gosto de correr este teste sempre que posso :)

Algum minutos de prime95 small fft, como nao tinha tempo para olhar para as temperaturas, nao corri isto mais tempo.

Não deram nenhum erro, nem tive nenhum problema no PC.

Hoje com mais tempo, depois de ler que o BLEND era mais exigente, fui correr o prime95 V28.7build1 BLEND (options-> ligar o error checking e o round off checking).
Ao fim de 15 minutos 1 core deu erro, ao fim de 19 minutos outro core deu erro, os outros 2 cores continuaram por 2 horas sem erros.

Obviamente que isto nao vai ficar assim, vou continuar a testar até o prime95 tb ficar estavel.
 
Com estas voltagens, passa mais de 6 horas em todos os testes, exepto no prime95 blend test:
4.7GHz, LLC=5, Vbios=1.36V, Vreal=1.376V, cinebench15=788
4.6GHz, LLC=5, Vbios=1.29V, Vreal=1.312V, cinebench15=771
4.5GHz, LLC=5, Vbios=1.23V, Vreal=1.248V, cinebench15=759

Com estas voltagens, passa mais de 10 horas no prime95 V28.7build1 BLEND test sem erros (options-> ligar o error checking e o round off checking):
4.7GHz, LLC=5, Vbios=1.370V, Vreal=1.392V , Dá erro ao fim de 15min no prime95, nao quero aumentar mais a voltagem para usar 24/7.
4.6GHz, LLC=5, Vbios=1.325V, Vreal=1.344V, Tmax(prime)=72;75;75;70, cinebench15=771 (vai ficar a 4.6GHz 24/7)
4.5GHz, LLC=5, Vbios=1.250V, Vreal=1.264V, Tmax(prime)=66;69;68;64, cinebench15=759

Nota: O VID do meu CPU é 1.25V (Vbios default sem OC).

EDIT:
Adicionei as temperaturas maximas registadas durante as 10 horas de prime95 blend test.
Tenho um Noctua NH-D14 e pasta Arctic Silver 5.
 
Última edição:
O VID do meu é 1.25V, não sei qual o VID da geração anterior?

A voltagem vai depender do cpu em questão e do OC que queres fazer.
O meu para fazer 4.5GHz só precisa de 0.014V acima do default, o que é um aumento pequeno.
Agora para fazer 4.6GHz estável, ja precisa de quase 0.1V acima do default o que já me parece bastante.
Contudo a temperatura max só aumenta 7C (como meu dissipador) o que não é muito para 0.1V de aumento.
Alem disso 1.344V para o skylake a ar é normal e as temperaturas estão aceitáveis.

Aqui tens um grafico com varias entradas de OC e respetiva voltagem.
Nem todos foram exigentes na estabilidade e muitos não usam o prime95 como teste.
http://www.overclock.net/t/1570313/skylake-overclocking-guide-with-statistics
 
Back
Topo