Microsoft will show DirectX 12 at GDC

E já que estamos numa "onda de rumores" pelo fórum, fica mais um que tem surgido volta e meia em alguns fóruns estrangeiros

ab19ie.png

http://www.overclock.net/t/1548144/...ed-with-awesome-improvements/40#post_23721191

em relação à origem e credibilidade do mesmo, a minha opinião é tão boa como outra qualquer, bom mas pelo menos a "fonte" não é o WCCfqqcoisa.
 
Em relação ao DX12, foram publicados 2 artigos sobre a apresentação da AMD na GDC, acerca do Asynchronous Shaders.

- AMD Details Asynchronous Shaders In DirectX 12, Promises Performance Gains

2vudf7m.png


In DirectX 12, however, a new merging method called Asynchronous Shaders is available, which is basically asynchronous multi-threaded graphics with pre-emption and prioritization. What happens here is that the ACEs (Asynchronous Compute Engines) on AMD's GCN-based GPUs will interleave the tasks, filling the gaps in one queue with tasks from another, kind of like merging onto a highway where nobody moves to the side for you. Despite that, it can still move the main command queue to the side to let priority tasks pass by when necessary. It probably goes without saying that this leads to a performance gain.
http://www.tomshardware.com/news/amd-dx12-asynchronous-shaders-gcn,28844.html


- GDC: D3D12: AMD parle des gains GPU

250v5tl.jpg

2qtbhjo.jpg

118hunq.jpg


Et ça tombe bien, Direct3D 12, l'autorise. L'API de Microsoft semble reprendre exactement la base de Mantle sur ce point et prévoit 3 types de files d'attentes, également appelées "moteurs", dont les tâches peuvent être traitées en concomitance : Graphics, Compute et Copy. Au niveau des fonctionnalités prises en charge, Graphics est un superset de Compute qui est un superset de Copy. Cela veut dire que par défaut seul le moteur Graphics peut être exploité, puisqu'il est polyvalent. Il revient aux développeurs de spécifier l'utilisation des autres moteurs pour potentiellement optimiser les performances.

Il faut noter que ce type d'optimisation permet d'exploiter les ACE (Asynchronous Compute Engines) des GPU Radeon de la génération GCN. Pour rappel, AMD a implémenté ces processeurs de commandes secondaires justement pour pouvoir exécuter efficacement des tâches de type Compute en même temps que des tâches de type Graphics. D'autres GPU ne disposent pas de files d'attentes spécifiques au niveau matériel pour tous ces types de tâches et doivent alors les traiter de manière classique, en série.
http://www.hardware.fr/news/14133/gdc-d3d12-amd-parle-gains-gpu.html

O artigo do hardware.fr é bem mais completo que o artigo do tomshardware, mas está em francês :P.

Mas o mais interessante no artigo é a conclusão final:
En résumé :

HD 7000 & Rx 240/250/270/280 : processeur de commandes x1 queue + 2 ACE x1 queue + 2 DMA engines
->Graphics/Compute/Copy avec limitations

HD 7790 & R7 260 : processeur de commandes x1 queue + 2 ACE x8 queues + 2 DMA engines
->Graphics/Compute/Copy

R9 285/290 : processeur de commandes x1 queue + 8 ACE x8 queues + 2 DMA engines
->Graphics/Compute/Copy

GTX 400/500/600/700 : processeur de commandes x1 queue + 1 DMA engine
->Pas de support

GTX 750/780/Titan : processeur de commandes x32 queues (limité) + 1 DMA engine
->Compute/Compute

GTX 900/Titan X : processeur de commandes x32 queues + 2 DMA engines
->Graphics/Compute/Copy


Isto vai de encontro àquilo que a tabela que coloquei no post anterior diz acerca do Async DMA e Compute.

EDIT: artigo da Anandtech

- AMD Dives Deep On Asynchronous Shading


k2y8w0.png

30keo9x.png


On a side note, part of the reason for AMD's presentation is to explain their architectural advantages over NVIDIA, so we checked with NVIDIA on queues. Fermi/Kepler/Maxwell 1 can only use a single graphics queue or their complement of compute queues, but not both at once – early implementations of HyperQ cannot be used in conjunction with graphics. Meanwhile Maxwell 2 has 32 queues, composed of 1 graphics queue and 31 compute queues (or 32 compute queues total in pure compute mode). So pre-Maxwell 2 GPUs have to either execute in serial or pre-empt to move tasks ahead of each other, which would indeed give AMD an advantage.
http://anandtech.com/show/9124/amd-dives-deep-on-asynchronous-shading
 
Última edição:
Muito disto já tinha sido evidenciado há mais de um ano... mas caía-se sempre na intenção de iludir e criar hype, por parte da AMD (nomeadamente do Huddy) do Johan Andersson da Frostbite e dos companheiros da Oxide.

Quando o DX12 foi literalmente apresentado na GDC14 por quem desenvolveu e implementou o Mantle.

Mas depois a NVIDIA veio dizer que estavam a trabalhar no DX12 há 4 anos, apesar de não apresentarem nada a nível técnico na GDC14... só tiveram no palco a correr o Forza com uma Titan a uns vergonhosos 60fps a 1080p, e disseram que estava a correr com DX12...até podia ser uma devbox a correr o jogo (como a MS apresentou os jogos da Xbox One em 2013, em PCs), mas a NVIDIA estava num palco a mostrar um jogo com uma Titan... e tudo o que foi dito pela AMD e parceiros tornou-se mentira ou dúbio, "because NVIDIA"... quando na realidade estar num palco e ter atenção dos media é tudo uma questão de dinheiro.

Aliás a apresentação técnica, para developers, do DX12 da NVIDIA foi feita por um parceiro da AMD: a Oxide.

Quem viu, e acompanhou, e participou em discussões, sabe bem do que estou a falar.

Portanto nada disto espanta, só posso dizer: we told you so.
 
Convém realçar que as Maxwell já dispõem dos asynchronous shaders já desde o lançamento.
Isto não é algo exclusivo à AMD, porém os resultados em Dx12 tem dado vantagem à AMD.
Já para não falar que todas as GCN suportam minimamente essas funcionalides, já as nvidias não maxwell infelizmente não suportam, o que é um ponto mauzito para a nvidia a meu ver.
 
Última edição:
Yap , acho normal que tenham para já alguma vantagem visto q já tinham drivers para suporte de api low lvl

According to AMD Asynchronous shaders will deliver a performance increase up-to 46% in a demo shown with their LiquidVR-SDK dev kit. How big of a difference this is going to be for your 'normal' gaming experience, remains to be seen of course. But every little bump in perf is welcomed of course. BTW if you are wondering, yes Asynchronous time warp is also a capability of NVIDIA’s Maxwell-based GPU and was already detailed ever since the GTX 980 launch.
That's it for this small update. Once DX12 is out and software can and will make use of this feature in addition to the reduced DX API overhead, we can really check out and see how well the new technologies will benefit you as an end consumer. But as it looks right now, DX12 seems to become a free virtual graphics card upgrade for the most of you.

http://www.guru3d.com/articles-pages/amd-asynchronous-shaders-in-gcn-handy-with-directx-12,1.html
 
Acho que vai ser desta que iremos ter optimização nas drivers, sinceramente sempre me perguntei o porquê de a Nvidia conseguir optimizar as drivers e a AMD não. Algo estava a impedir a AMD de fazer o seu trabalho com o directx 11. Agora com o directx 12 tudo é diferente ainda nem foi lançado oficialmente olhem o trabalho já mostrado... hummm dá que pensar.
 
O trabalho já mostrado também se deve a terem anunciado e trabalhado no Mantle e de este ser a fundação tanto do Vulkan como do DX12. Com isso deram um salto temporal no suporte a esses APIs enquanto que a Nvidia só agora começará a trabalhar neles.
Foi uma boa estratégia que lhes permitiu poupar tempo e dinheiro (que é coisa que escasseia na AMD).
 
Pergunta de nabo: é expectável que com o DX12 uma AMD menos recente (no meu caso tenho uma HD 7770) tenha algum ganho de performance significativo ou nem por isso?
 
Se os jogos começarem a usar asynchrobçnous shaders como é o caso do thief em mantle. sim terás. Porem se tens a versão 1gb a tua grafica vai morrer por falta de vram
 
lá vai o tempo em que um gajo tinha que mudar de grafica por causa de nova versão do DX. ainda bem! acho que a minha 7950 3GB vai aguentar mais uns anos.
 
DirectX 12 Multiadapter: Lighting up dormant silicon and making it work for you

Are you one of the millions of PC users with a laptop or a desktop system with an integrated GPU as well as a discrete GPU? Before Windows 10 and DirectX 12, all the performance potential from the second GPU goes unused. With DirectX 12 and Windows 10, application developers can use every GPU on the system simultaneously!

Are you an elite power gamer with multiple graphics cards? Well, by giving the applications direct control over all of the hardware on the system, applications can optimize more effectively for the ultra-high end, squeezing even more performance out of the most powerful systems available today and in the future.

We’re calling this DX12 feature “Multiadapter”, and applications can use it to unlock all that silicon that would otherwise be sitting dormant doing nothing.
http://blogs.msdn.com/b/directx/arc...rmant-silicon-and-making-it-work-for-you.aspx
 
provavelmente até houve jogada de bastidores mas o Mantle foi um autêntico brinde para a Microsoft vender o Windows 10 e a API gráfica
 
A nVIDIA já disse oficialmente que vai suportar a partir das fermis (série 400). A AMD já disse também as que vão suportar mas não me lembro quais.
 
Existe é rumores que Full Feature só mesmo as GTX 9xx
Parcial support é para cima das GTX 400 como disseste e bem MuddyMind
Já do lado da AMD só suporta das HD 7000 pra cima, só que todas full Features.

Pelo menos é os rumores que tem havido.
 
Existe é rumores que Full Feature só mesmo as GTX 9xx
Parcial support é para cima das GTX 400 como disseste e bem MuddyMind
Já do lado da AMD só suporta das HD 7000 pra cima, só que todas full Features.

Pelo menos é os rumores que tem havido.

A partir do momento que a nvidia ja disse que as 9xx suportam na totalidade, deixou de ser rumor

Quanto as amd , do que me lembro as primeiras gcn 7000 nao suportam na totalidade mas se tiveres info oficial disso deixa aí

edt: aliás , do que me lembro só as 9xx é que presentemente suportam na totalidade
 
http://www.guru3d.com/news-story/amd-released-list-of-compatible-directx-12-cards.html

AMD releases list of compatible DirectX 12 graphics cards & APUs

AMD posted a thing or two on its blog about the DX12 API. The blog entry also lists a handy overview of what cards are actually DX12 compatible.

Now very little is new to the list, other then the fact that AMD is confirming DX12 compatibility with products based on the GPU/IGPs below. Presuming you’ve installed Windows 10 Technical Preview Build 10041 (or later) and obtained the latest driver from Windows Update, here’s the list of DirectX 12-ready AMD components.

  • AMD Radeon R9 Series graphics
  • AMD Radeon R7 Series graphics
  • AMD Radeon R5 240 graphics
  • AMD Radeon HD 8000 Series graphics for OEM systems (HD 8570 and up)
  • AMD Radeon HD 8000M Series graphics for notebooks
  • AMD Radeon HD 7000 Series graphics (HD 7730 and up)
  • AMD Radeon HD 7000M Series graphics for notebooks (HD 7730M and up)
  • AMD A4/A6/A8/A10-7000 Series APUs (codenamed “Kaveri”)
  • AMD A6/A8/A10 PRO-7000 Series APUs (codenamed “Kaveri”)
  • AMD E1/A4/A10 Micro-6000 Series APUs (codenamed “Mullins”)
  • AMD E1/E2/A4/A6/A8-6000 Series APUs (codenamed “Beema”)
 
Back
Topo