Microsoft will show DirectX 12 at GDC

Tens que levar em atenção duas coisas. Por um lado o starswarm foi feito para forçar o worst case scenario do DX11. Por norma os jogos optimizam as draw calls para evitar serem estrangulados pelo CPU (claro que nem sempre funciona bem como por exemplo no AC Unity onde estavam a fazer 500k de draw calls por frame). Em situações "normais" a diferença deverá ser de grandeza próxima do que, por exemplo, já se tem hoje com o Mantle da AMD.

Por outro lado o caso da XBONE é mais complexo pois as API's das consolas sempre foram muito optimizadas e com muito pouco overhead. Quero com isto dizer que as diferenças serão poucas para o que já actualmente se faz nas consolas ;)


http://www.eurogamer.net/articles/d...its-really-like-to-make-a-multi-platform-game

Se formos pelo que este diz, o DX 11.2 que a One usa é downgrade(ou usando o termo dele,um fail) face ao paradigma do DX12.
 
Os drivers já suportam o dx12?

encontrei esta resposta

"For DX12, right now the drivers support Kepler and Maxwell-based NVIDIA cards, GCN-based AMD cards and APUs and Haswell-based Intel iGPUs. However, this may change - DX12 API and drivers are still very beta."

dx12 só para W10 build 10041 ou mais recente e mantle só para hardware suportado , claro
 
3DMark API Overhead Feature Test - Early DX12 Performance

Para os que se sentirem tentados em comparar resultados nVIDIA vs AMD cuidado com isto:

dx12-960.png


(...)

Now, clearly we do not and will never expect the in-game performance of the GTX 980 and GTX 960 to be within a margin of 2%, even with the latter heavily overclocked. No game available today shows that kind of difference - in fact we would expect the GTX 960 to be about 60-70% slower than the GTX 980 in average frame rates. Exactly why we see this scale so high with the overclocked GPU is still an unknown - we have asked Microsoft and Futuremark for some insight. What it does prove is that the API Overhead Feature Test should not be used to compare the performance of a GeForce and Radeon GPUs to any degree; if the differences in performance inside NVIDIA's own GPU stack can't match up with real-world performance, then it is very unlikely that competing architectures will fare better.
 
Última edição:
Assim de repente a unica conclusão que parece que dá para tirar é que o dx12 é bem vindo, e que não faz sentido fazer qualquer tipo de extrapolação AMD vs NVIDEA para já a esse nível. Aqueles gráficos não comparam perfomrance GPU.
 
Novamente tudo aquilo que disse esta aqui como prova.
Pena que fui passado literalmente a ferro na altura quando o disse. Mas a amd tem um overhead enorme em dx11. Já havia muita gente a dizer que era o star swarm que limitava o performance dx11 nas amd para dar relevancia ao mantle.. Mais uma vez ca esta a prova do contrario. A amd e o dx11 simplesmente tem um overhead tao grande que quando temos um cpu menos bom a grafica fica extremamente capada. Quanto mais depressa sair o dx12 e mais depressa houver adopçao do mesmo mais depressa a amd foge com o cu à seringa e os utilizadores ficaram satisfeitos.

Mas em dx12 por agora parecen estar muito boas e ate ver superiores à nvidia
 
Última edição:
A 960 em OC consegue quase tantas Draw calls por segundo como uma 980? What?
Acredito que no estado atual o cpu e as drivers atuais da nvidia podem estar no redline.

De relembrar que o overhead provocado pelos draw calls ataca muito mais o cpu e o overhead das drivers do que propriamente a grafica em si.
 
Os gráficos num jogo não é só draw calls.
O que está exemplificado nesse benchmark é um caso completamente extremo, para comparar APIs.

Não comparem GPUs entre eles.

A meu ver a Futuremark não devia ter anunciado já esse benchmark e te-lo tornado publico. Os drivers são beta, a api também (dx12), o windows é beta.
Tudo bom para tirar conclusões erradas.
 
Lê a parte que destaquei. Este teste é brutalmente direcionado para apenas draw calls e nada mais o que torna o teste inútil para comparar entre placas diferentes (mas útil para comparar API's)

EDIT: Tal como referido pelo @Nemesis11

Eu sei disso e não é inútil testar os draw calls, até porque é algo que tem crescido exponencialmente nos jogos.
Se a AMD consegue processar mais draw calls é obvio que se vai sentir mais à vontade nessa vertente, é obvio que falta muitas outras coisas para testar, como disseram e bem, os jogos não são feitos meramente de draw calls.

No entanto os draw calls são importantes, pois à custa do baixo performance de draw calls por parte da AMD em DX11, que esta sofre muitos problemas de performance em muitos jogos, principalmente em CPUs menos avantajados, a diferença é notoriamente melhor quando é usada uma nvidia em DX11 nesses mesmos jogos e sistemas

Mas o que me faz alguma confusão é que todos aplaudem de pé, inclusive eu a vantagem de draw calls por parte da nvidia em DX11, no entanto quando a AMD saca melhores resultados neste tipo de testes, desvalorizam a marca e a utilidade dos draw calls nos jogos.

Eu sinceramente fiquei bastante feliz com este resultado porque a AMD anteriormente nunca foi boa nesta vertente e agora temos aqui pelo menos algo jeitoso nesse aspeto, embora que ainda longe do resultado final, pois tanto a AMD como a nvidia ainda podem melhorar.
 
Os GPU's são algo extremamente complexo portanto, apesar de ser importante a eficiencia dos draw calls, é uma análise extremamente redutora olhar para um aspeto apenas.

Imagina que a rapariga A tem uns olhos ligeiramente mais lindos que a rapariga B - no entanto a rapariga B tem um sorriso melhor e um copa mais avantajada. Eu iria para a rapariga B. (Peço desculpa pela comparação ligeiramente machista)

Este teste apenas analisa vomitar geometria para o ecrã e se calhar se estiveres mais coisas a acontecer ao mesmo tempo (tesselation, vertex shaders, etc) a eficiência não se mantém a mesma. É claro que é positivo a diferença para DX12 mas repara a diferença relativa entre o DX11 e DX12 com a diferença entre a AMD e nVIDIA que é francamente mais diminuta.

Enquanto não houver jogos a sério a usar as novas API's qualquer comparação entre AMD e nVIDIA é puramente académica pois ninguém joga 3dmarks ;)
 
Back
Topo