NOS TV - Android TV

@pedrolte Só de olhar para o video que postaste na CNN notei logo que começou a 25fps na passagem dos dizeres em baixo, o chamado rodapé das notícias, se estiver em 25fps os dizeres passam quase aos soluços e depois quando a stream passa a 50fps os soluços desaparecem e os rodapés passam suavemente. De qualquer maneira na Shield até é onde menos se nota por causa do AI upscaling fazer um upscale razoalvemente bom da stream logo de início. Metam isso na mi stick 4k e vejam o desastre. Mas é como disse, há pessoal que nem nota. Por isso é que a NOS não se mexe e ainda hoje existe/existia pessoal com a powerbox sem se queixar.

@Marcos_DGD Tens razão e não vale a pena, tu consegues verificar o problema e eu também. Vai sempre existir pessoal que não. A única coisa que tens a fazer é cancelares o serviço ou ligares para lá a explicares, eles não vão perceber nada mas fica gravado e alguém vai ouvir um dia.
 
Última edição:
eu quando tinha a mi box s com essa app, a melhor resolucao era a 1080i50hz, mas mesmo com essa resolucao, notava-se um salto suave(nem toda a gente da por ela, mas eu dava) de x em x segundos e era mais notorio em canais de noticias na barra do fundo

do que percebi é mesmo da app, porque a netflix da sem problema, e do que falaram na altura tinha a ver com o player embutido que app usava, ate falaram na altura que se a app usasse o exo player ja nao teria problemas, mas isso teria de ser a NOS a mudar
 
@pedrolte Só de olhar para o video que postaste na CNN notei logo que começou a 25fps na passagem dos dizeres em baixo, o chamado rodapé das notícias, se estiver em 25fps os dizeres passam quase aos soluços e depois quando a stream passa a 50fps os soluços desaparecem e os rodapés passam suavemente. De qualquer maneira na Shield até é onde menos se nota por causa do AI upscaling fazer um upscale razoalvemente bom da stream logo de início. Metam isso na mi stick 4k e vejam o desastre. Mas é como disse, há pessoal que nem nota. Por isso é que a NOS não se mexe e ainda hoje existe/existia pessoal com a powerbox sem se queixar.

@Marcos_DGD Tens razão e não vale a pena, tu consegues verificar o problema e eu também. Vai sempre existir pessoal que não. A única coisa que tens a fazer é cancelares o serviço ou ligares para lá a explicares, eles não vão perceber nada mas fica gravado e alguém vai ouvir um dia.
A questão é como é que uma empresa destas, se dá ao luxo de ter das melhores boxes do mercado possível e apresentar este tipo de serviço, enquanto a MEO com boxes da treta não apresenta nenhum problema destes. (Claro, têm outros problemas, mas é relacionado à falta de potência das boxes, e não da transmissão da app).

Estou a ver que o melhor mesmo é ter de mudar para a apple tv mas vou acabar por não conseguir meter stremios nem kodis nem afins 😤
 
@cristiarentim Eu noto sempre esse salto suave como lhe chamas. Há pessoal que não nota ou está-se borrifando e às vezes só para chatear/contrariar dizem que estamos tótós lol Eu já desisti há muito tempo destas discussões, apenas venho aqui dizer que também noto para vocês não pensarem que estão a alucinar.

@Marcos_DGD Isso é um bom argumento para te darem o aluguer da appletv de borla ou vais de vela. lol Quanto a "afins" o que não faltam são boxes/sticks para esse fim e muito mais.
 
os frames arranca a 25 fps mas não é 10s, é quase imediato a actualização, óbvio que isso se nota nos rodapés, aliás isso até vezes acontece no RF.

o que entendi da queixa que começou este debate é que no zapping o canal arrancava sempre com má resolução, isso não acontece, existe sim é um mudança nos FPS mas que nem de longe chega aos 10.
 
@pedrolte Sim, não são 10 segundos certos, mas também não é de imediato, talvez entre os 3 e os 10 segundos porque em alguns casos demora mais, não sei porquê. Aqui a queixa não tem nada a ver com RF, tem a ver com a concorrência e na appletv começar sempre a 50fps, logo é sempre suave até no zapping rápido. Podíamos aqui entrar em debate técnico e o porquê da app NOS TV ter este problema, mas são tantas coisas que nem vale a pena. Aliás para se fazer uma boa app deste género (não lhe vou chamar de iptv porque já o catalogaram à pirataria) é necessário uma equipa com bastantes conhecimentos de programação em android, entre outras coisas e parece-me que a app está feita às 3 pancadas, ou seja, a equipa de programadores dedicados da NOS a existir existe é para iOS e depois alguém "converte" à pressa para androidtv e mais não digo.
 
@Marcos_DGD A solução mais fácil é mesmo pedires para te meterem antes a AppleTV. Vais notar uma melhoria significativa na qualidade de serviço.
Para além disso muitas outras apps também estão melhor desenvolvidas para tvOS. Não é algo exclusivo da NOS.
Quanto a essas apps específicas, um dia compras um chromecast with GoogleTV por 50/60€ e ficas com isso resolvido.
Se bem que muito em breve vais poder instalar apps de outros markets que não a AppStore e é provável que o Kodi fique disponível na AppleTV.
 
@Eleleth69 já tive app Android TV para MEO, NOS e Vodafone e a app da NOS de longe é a com melhor qualidade de imagem. Tem é esses problemas que referes e tem muito a ver também com a largura de banda exigida. Na app da NOS precisas de 8 Mbps mínimo, na app da MEO e Vodafone o testes que fiz davam 4-5 Mbps.

Por outro lado, tens a app para Apple TV da NOS, que é o topo dos topos da boxes em Portugal em resolução e qualidade de imagem, mas tens de ter o motion enhancer da TV ligado porque sem isso é muito boa mas não está ao nível de um Netflix em fluidez. Há ali uma ligeira diferença que às vezes me incomoda.
 
Com a opção “igualar frames do conteúdo” ativa, a AppleTV faz essa gestão de forma exímia. Fluidez total em qualquer app.
Eu uso com essa função ativa. Mesmo com essa opção ativa, na minha opinião ainda deixa a desejar face ao Netflix ou mesmo à box UMA. Mas isto sou eu que sou um bocado picuinhas. Filmes de ação prefiro ver na box
 
Ok então pelo que entendi o problema é relativo à app ser android. Este comportamento vai acontecer em qualquer box android sendo assim correto? O melhor que tenho mesmo a fazer é trocar pela apple tv. :(

Era uma coisa que não queria pois tinha interesse em ter kodi e stremio na box.
Eu uso no Firestick 4K Max e não tenho, em geral, essa questão.
Mas no fundo a base a Android TV 🤔

Posso ser eu que nem noto.

HFC 500/100 Mbps.
 
Com a opção “igualar frames do conteúdo” ativa, a AppleTV faz essa gestão de forma exímia. Fluidez total em qualquer app.
Concordo com esta afirmação. Em relação à fluidez, rodapés, etc, a Apple bate qualquer android tv/fireOS. A outra situação, a da resolução baixa nos instantes iniciais quando se muda de canal, não depende da box, ou apenas da box.
 
@RRJoao Tens alguma razão e sei do que estás a falar, já que se estiveres a ver um filme/série na netflix estás aver com o fps com o qual foi feito e a apple muda o resfresh rate a condizer. Na app NOS vês filmes a 50fps, filmes que foram gravados a 24fps, aí está o teu problema. Ver um filme no Tvcine a 50fps é diferente de ver o mesmo filme com 23,976/24fps no refresh rate correto. No entanto o motion enhancer apenas te dá uma percepção de smooth, mas se notares bem terás double frames e outras coisas arrepiantes provenientes desses motion enhancers. Tenho isso sempre desligado. Nos eventos desportivos que sejam 50fps a appletv a 50HZ deve ser do melhor, já que a própria nvidia shield e até mesmo uma mi stick 4k conseguem uma fluidez idêntica se estiverem em 50HZ e o conteúdo for 50fps e sempre com motion enhancers desligados. No entanto e onde costumo ligar motion enhancers é nas apps do Android tv que vem embutido nas tvs, dado que a resolução está sempre nos 4k60HZ e para o conteúdo 50fps ser mais suave é necessário ligar esses motions, mas é só mesmo porque não dá mesmo para meter em 4k50HZ. Em qualquer box/stick dá para meter em 1080p50HZ ou 4k50HZ e na appeltv ela faz isso sozinha.
 
Última edição:
@RRJoao Tens alguma razão e sei do que estás a falar, já que se estiveres a ver um filme/série na netflix estás aver com o fps com o qual foi feito e a apple muda o resfresh rate a condizer. Na app NOS vês filmes a 50fps, filmes que foram gravados a 24fps, aí está o teu problema. Ver um filme no Tvcine a 50fps é diferente de ver o mesmo filme com 23,976/24fps no refresh rate correto. No entanto o motion enhancer apenas te dá uma percepção de smooth, mas se notares bem terás double frames e outras coisas arrepiantes provenientes desses motion enhancers. Tenho isso sempre desligado. Nos eventos desportivos que sejam 50fps a appletv a 50HZ deve ser do melhor, já que a própria nvidia shield e até mesmo uma mi stick 4k conseguem uma fluidez idêntica se estiverem em 50HZ e o conteúdo for 50fps e sempre com motion enhancers desligados. No entanto e onde costumo ligar motion enhancers é nas apps do Android tv que vem embutido nas tvs, dado que a resolução está sempre nos 4k60HZ e para o conteúdo 50fps ser mais suave é necessário ligar esses motions, mas é só mesmo porque não dá mesmo para meter em 4k50HZ. Em qualquer box/stick dá para meter em 1080p50HZ ou 4k50HZ e na appeltv ela faz isso sozinha.
Também é possível ter 4K50Hz com TVs com AndroidTV embutido. A app Tivimate é um exemplo disso.
Está apenas dependente dos desenvolvedores das apps, que ignoram isso por completo.
 
@Marques93 Para isso acontecer em teoria a tv teria de ter como resolução nativa o 4k50HZ, mas a maioria tem como nativo 4k60HZ, se és um dos premiados com tv 4k50HZ então parabéns e não é inédito, aliás na Europa continua-se a vender Tvs onde a resolução nativa é 4k50HZ por causa da velha história do PALvsNTSC, mas como agora compramos tvs ca em Portugal vindas de qualquer lado a maioria das vezes ficamos com tvs 4k60HZ de resolução nativa e depois com os tais "motion enhancers" disfarçam. Mas não é o tivimate ou os seus desenvolvedores que descobriram a pólvora LOL Não há maneira de no android embutido usar outra resolução que não a nativa, seja o que for que reproduzas em qualquer app, em qualquer resolução, em qualquer fps, esse conteúdo é sempre reproduzido na resolução nativa da tv que é 4k60HZ e no casa da tv que usas será os 4k50HZ.
 
Back
Topo