Novidades a nível de canais

este é daqueles serviços que nunca percebi as contas.
O artigo fala em utilizadores mas vou assumir que são casas (visto que uma subscrição normalmente está associado ao serviço fixo)
Sport tv (promo): 19.99€
BTV (promo):10.50€
DZAN (promo): 13.99€
total: 44.48€

809.000 subscritores (o artigo não diz que estes utilizadores subscrevem tudo. muitos provavelmente até tinham só o pack motores), mas assumindo que sim dá ~36M/mês. (depois existe a receita extra dos cafés e restaurantes que pagam mais caro, mas o pack motores eram só 5€ pelo que deve ser isto mais ou menos).

todos sabemos que existe uma forte componente pirata que retira receitas nestes serviços mas que mostra que as pessoas estão dispostas a pagar. eu diria que 75% do adultos em Portugal veem desporto de forma regular. mas vamos assumir 50%.
existe cerca de 5M de acessos em residência em Portugal.
se vender por 20€ a 2.5M de residências dá uma faturação de 50M/mês.

é certo que os custos de distribuição escalam mas o aumento de subscritores também trás mais receitas (ex. publicidade) e ao final do ano eram mais 168M faturados.

nunca percebi a lógica de vender caro a pouco quando podiam vender mais barato a muitos. e não digo como crítica. é mesmo não perceber o motivo de não maximizar a faturação.
 
este é daqueles serviços que nunca percebi as contas.
O artigo fala em utilizadores mas vou assumir que são casas (visto que uma subscrição normalmente está associado ao serviço fixo)
Sport tv (promo): 19.99€
BTV (promo):10.50€
DZAN (promo): 13.99€
total: 44.48€

809.000 subscritores (o artigo não diz que estes utilizadores subscrevem tudo. muitos provavelmente até tinham só o pack motores), mas assumindo que sim dá ~36M/mês. (depois existe a receita extra dos cafés e restaurantes que pagam mais caro, mas o pack motores eram só 5€ pelo que deve ser isto mais ou menos).

todos sabemos que existe uma forte componente pirata que retira receitas nestes serviços mas que mostra que as pessoas estão dispostas a pagar. eu diria que 75% do adultos em Portugal veem desporto de forma regular. mas vamos assumir 50%.
existe cerca de 5M de acessos em residência em Portugal.
se vender por 20€ a 2.5M de residências dá uma faturação de 50M/mês.

é certo que os custos de distribuição escalam mas o aumento de subscritores também trás mais receitas (ex. publicidade) e ao final do ano eram mais 168M faturados.

nunca percebi a lógica de vender caro a pouco quando podiam vender mais barato a muitos. e não digo como crítica. é mesmo não perceber o motivo de não maximizar a faturação.
Porque a relação de baixar preço = obter mais utilizadores não é linear.

Quem é pirata continuaria na pirataria porque é impossível combater esses preços.
 
@nipnip não é linear mas é previsível.
a pirataria é possível de combater, basta ver os serviços de Streaming que praticamente acabaram com pirataria de video.
agora com aumentos de preços estamos a assistir ao movimento contrário. Mas é difícil fragmentar os serviços de Streaming e produzir qualidade em quantidade suficiente para oferecer. Mas em desporto para já não sofre desse mal.

praticamente todos os produtos que tem potencialidade de volume são mantidos a preços baixo para fomentar a faturação. Não faz sentido criar o McDonald´s para fazer "50" hamburgers por minuto e depois vender a 40€/cada. O futebol não é premium.. o futebol é um desporto de massas e como tal tem que ter preço para as massas.
é a minha forma de ver as coisas… Não entendo a vantagem de tornar caro uma coisa que só dá lucro se vender muito..
 
Última edição:
Nem mais , a Sport TV , a Eleven Dazn e a BTV são produtos caros para a realidade do mercado português. Se baixassem os preços destes três canais teriam muitos mais assinantes e menos pirataria. O preço em si não explica a pirataria toda mas sim uma grande maioria.
 
O problema não é a pirataria (sempre existiu e sempre existirá), o problema é o preço.

A eleven teve bastante sucesso enquanto esteve a 9,99€ com champions, la liga, f1, etc.
Prometeram que não subiriam e não cumpriram.

Com o aumento do custo de vida as pessoas teem de cortar em algum lado e hoje em dia há tanta oferta de entrenimento que (falo por experiencia propria) já não há paciencia para estar 2 horas a ver um jogo de futebol... Depois há tantos canais de desporto, canais que fazem o relato, que mostram os golos/melhores momentos logo a seguir ao jogo, nas redes sociais temos videos dos golos pouco depois de acontecerem.
O preço não compensa o investimento.

Por um preço acessível as pessoas até subscrevem, mas não é algo indispensável como era há uns anos atrás.
 
O problema não é a pirataria (sempre existiu e sempre existirá), o problema é o preço.

A eleven teve bastante sucesso enquanto esteve a 9,99€ com champions, la liga, f1, etc.
Prometeram que não subiriam e não cumpriram.

Com o aumento do custo de vida as pessoas teem de cortar em algum lado e hoje em dia há tanta oferta de entrenimento que (falo por experiencia propria) já não há paciencia para estar 2 horas a ver um jogo de futebol... Depois há tantos canais de desporto, canais que fazem o relato, que mostram os golos/melhores momentos logo a seguir ao jogo, nas redes sociais temos videos dos golos pouco depois de acontecerem.
O preço não compensa o investimento.

Por um preço acessível as pessoas até subscrevem, mas não é algo indispensável como era há uns anos atrás.
Mas por um preço acessível (como a Eleven ilustra) não é possível combater pelo direitos que são extremamente caros.
 
Acho que muito em breve os direitos de transmissão do desporto vão passar para as gigantes do streaming. A Amazon já tem feito isso com o Prime em vários países, a Apple também já o faz nos EUA e havia rumores de que iria começar em UK...
Em maio a "HBOMax" vai passar a "Max" em Portugal e noutros países europeus, e com isso traz também a componente do desporto em direto, coisa que já faz na América do Sul.
O futuro vai passar por aí, uma vez que estas gigantes conseguem dissolver o investimento na mensalidade que milhões de clientes pagam no mundo inteiro. Enquanto que a SportTV tem que fazer render aquela meia dúzia de clientes que ainda pagam, uma Amazon compraria os direitos da Liga Portuguesa sem grande esforço. Aliás, fica-lhes mais barato que muitas séries que já produzem.
 
Até 2028 o futebol de 1° e 2° Ligas continua na Sport TV e BTV. A partir dai com a centralização dos direitos televisivos vamos ver o que a Liga vai fazer, vende a players tradicionais ou passa a vender a operadorores com plataformas de streaming.

BTV hoje em sinal "aberto" dia da gala Cosme Damião.
Todos os anos abre por causa dessa gala.
 
Acho que muito em breve os direitos de transmissão do desporto vão passar para as gigantes do streaming. A Amazon já tem feito isso com o Prime em vários países, a Apple também já o faz nos EUA e havia rumores de que iria começar em UK...
Em maio a "HBOMax" vai passar a "Max" em Portugal e noutros países europeus, e com isso traz também a componente do desporto em direto, coisa que já faz na América do Sul.
O futuro vai passar por aí, uma vez que estas gigantes conseguem dissolver o investimento na mensalidade que milhões de clientes pagam no mundo inteiro. Enquanto que a SportTV tem que fazer render aquela meia dúzia de clientes que ainda pagam, uma Amazon compraria os direitos da Liga Portuguesa sem grande esforço. Aliás, fica-lhes mais barato que muitas séries que já produzem.
A Amazon já tem os direitos da nfl para os EUA.
 
Como foi o canal que acabou ainda pensei que viesse o BBC First ou o BBC Brit.
Uma pena não termos acesso a nenhum canal de entretenimento do UK.
O canal Bbc entertainment acabou mesmo. Não foi por decisão das operadoras de tv por cabo, mas sim por decisão do canal BBC, como mostra este vídeo de 30 segundos, em que aparece a mensagem a dizer: Adeus, a BBC Entertainment vai fechar as suas emissões no dia 31 de Março de 2024. Obrigado por assistirem.

Não é só em Portugal, foi em tudo o mundo.
https://www.broadcastprome.com/news/bbc-entertainment-announces-global-closure-in-march/
 
Última edição:
Back
Topo