Gráfica nVidia Maxwell (GTX750/GTX970 e GTX980 Series)

Poupa se na fonte a diferença de preço.

Nem por isso.
As fontes mais baratas (decentes) que se arranjam hoje em dia são de 400W.
Isso dá à vontade para um qualquer CPU de ~100W mais uma placa de 150W TDP como a R9 270, que custa praticamente o mesmo e tem muito melhor performance.

O argumento até podia ser que consome muito menos, mas ninguém joga 24/7. Mesmo um gamer assíduo que jogue 4 horas/dia todos os dias (28 horas semanais), estamos a falar mais ou menos de uma diferença de 60W efectivos entre as duas placas.
60W * 4 horas * 31 dias * 12 meses dá 89,2 kW.h.

Ora, a um preço de 12,1 cêntimos por kW.h, estamos a falar de uma diferença de 89,2*0,121 = 10,8€.

Uma diferença de 10,8€ entre usar uma R9 270 ou uma GTX 750 Ti, ao fim de um ano. Para quem joga 28 horas por semana (duvido que a maioria das pessoas chegue sequer a metade deste valor).


Se pusermos as coisas em perspectiva, acho que dá para ver que as novas placas têm um posicionamento bastante fraco, mesmo tendo em conta as poupanças de energia.

As placas são pouco apelativas, mas o chip GM107 é realmente uma boa surpresa. A nVidia bem vai precisar deste chip nos portáteis quando sairem os Broadwell que à partida vão tornar as placas com GK107 obsoletas.
 
De facto este GPU é um excelente aperitivo para o que vão ser os GPUs de próxima geração.
E acho que com esses a visão da Valve para as Steam Machines se torna muito mais alcançável!

Estou curioso para ver esta arquitectura em 20nm e produtos mais poderosos. Assim como para ver a futura arquitectura da AMD para sabermos se trás tantos ganhos como a Nvidia.
 
Para mim só há uma coisa que me dá que pensar... Se vão reduzir para 20nm, isso não implica um maior aquecimento do hardware? Com Haswell, foi isso que se verificou.
 
Pelo que li, os Haswell vinham com pouca qualidade de construção e por isso é que aqueciam mais, muitas pessoas faziam delidding e resolvia, sempre que se reduz o tamanho normalmente significa menos calor gerado.

Mas estes lançamentos mesmo não sendo 20nm são bastante frescos e silenciosos, tens ai reviews de 750ti com bons coolers que só produzem uma diferença 2 dbA em full load comparado com idle, ou seja a ventoinha nem precisa de se mexer para dissipar o calor.
 
Última edição:
Nem por isso.
As fontes mais baratas (decentes) que se arranjam hoje em dia são de 400W.
Isso dá à vontade para um qualquer CPU de ~100W mais uma placa de 150W TDP como a R9 270, que custa praticamente o mesmo e tem muito melhor performance.

O argumento até podia ser que consome muito menos, mas ninguém joga 24/7. Mesmo um gamer assíduo que jogue 4 horas/dia todos os dias (28 horas semanais), estamos a falar mais ou menos de uma diferença de 60W efectivos entre as duas placas.
60W * 4 horas * 31 dias * 12 meses dá 89,2 kW.h.

Ora, a um preço de 12,1 cêntimos por kW.h, estamos a falar de uma diferença de 89,2*0,121 = 10,8€.

Uma diferença de 10,8€ entre usar uma R9 270 ou uma GTX 750 Ti, ao fim de um ano. Para quem joga 28 horas por semana (duvido que a maioria das pessoas chegue sequer a metade deste valor).


Se pusermos as coisas em perspectiva, acho que dá para ver que as novas placas têm um posicionamento bastante fraco, mesmo tendo em conta as poupanças de energia.

As placas são pouco apelativas, mas o chip GM107 é realmente uma boa surpresa. A nVidia bem vai precisar deste chip nos portáteis quando sairem os Broadwell que à partida vão tornar as placas com GK107 obsoletas.

eu percebo o que queres dizer, e tens razão em certa parte.

Mas há sempre uma grande fatia de pessoas que têm sistemas pré-feitos com fonte de 300W que nem um conector de 6pinos têm para uma gráfica nova. Uma gráfica destas vai ser possível meter com alguma segurança, enquanto até aqui não era possível.

E quanto mais subirmos na escala, maior é a diferença. Ainda está na gama baixa a 28nm.
Quando estivermos nas 870-880 e se a diferença for de 150W já começa a importar, tanto a nível de fonte, como de consumo, como principalmente de ruído e form-factor.

O futuro vão ser steambox e itx. Os lançamentos de caixas, os SSD's e tudo se encaminha nesse sentido.
E eu até gosto dessa perspectiva!

Obvio que no lançamento a nvidia volta a ficar com pior realção qualidade/preço.
 
Para mim só há uma coisa que me dá que pensar... Se vão reduzir para 20nm, isso não implica um maior aquecimento do hardware? Com Haswell, foi isso que se verificou.

Depende da arquitectura...
A Intel lançou os Core 2 Duo a 65nm, com que lançou tambem os Pentium D 900 series.
A nVidia lançou a GTX480 (Fermi) e no mesmo processo de fabrico fez uma revisão à arquitectura que lhes permitiu criar a GTX580 bem superior à 480 e sem os problemas de aquecimento.
 
São placas interessantes daqui a 2/3 meses quando o preço estabilizar.
E nota-se bem a descida dos consumos no geral e a descida na necessidade de fontes mais potentes.

Melhor de tudo, é que com um cpu de 100€ e uma gráfica de pouco mais de 100€, já se joga quase tudo a 1080p. fantastico :)
 
O 1080p vai começar e continuar a ser mais e mais barato sustentar. Para justificarem as compras de gráficas de 500€ têm de puxar os 3 monitores, o 4k, os 120hz etc etc. Os jogos andam ao sabor das consolas.

Daqui a uma/duas gerações uma gráfica como a GTX770/HD7970 serão mid, provavelmente com um price point de 200€. Agora imaginem esse tipo de GPU para 1080p...
 
Última edição:
Daqui a uma/duas gerações uma gráfica como a GTX770/HD7970 serão mid, provavelmente com um price point de 200€. Agora imaginem esse tipo de GPU para 1080p...

Houve umas gerações assim... HD4870 (HD4890 era uma HD4870 com OC) era a top da serie HD4000 e na geração seguinte foi transformada em HD5770. Se tudo correr bem no fabrico e no R&D será sempre assim.
 
Espero que no futuro comecem a apostar em gráficas deste género..baixo consumo e formato slim.
Andava a rondar as R9 270..mas nenhuma cabe na minha caixa. :(
 
Houve umas gerações assim... HD4870 (HD4890 era uma HD4870 com OC) era a top da serie HD4000 e na geração seguinte foi transformada em HD5770. Se tudo correr bem no fabrico e no R&D será sempre assim.

A 4890 não era só uma 4870 com OC, mas muita gente pensa isso tbm.
A 4890 tinha em media +15 ou 17% de performance, é muita performance para um simples aumento de clocks (+100 na GPU e +75 na mem). A 4890 Toxic tinha mais que isso, 110 mhz na GPU e os mesmos 75 na mem e era "apenas" 8~10% mais rápida. Na geração seguinte, a 5770 equivalia à 4870, a 4890 continuava a ser uns 15% mais rápida (e mais gulosa
o dobro).

A GPU da 4890 foi um refresh da 4870, levou alguns melhoramentos. A performance 3D aumentou em alguns jogos cerca de 20% (noutros nem 10%), os clocks foram aumentados sim, no entanto a 4890 consumia menos em idle e aquecia menos do que a 4870, mas o TDP tbm aumentou dos 150 para os 190W.

Alías a própria nomenclatura era diferente, o GPU da 4870 era o RV770 e o da 4890 era o RV790, que tinha mais 3 milhões de transístores.



Back on topic,

Daqui a poucos meses, as 750 e 750 ti terão preços mais baixos e aí ficarão em ponto de rebuçado.

Jà sabemos que as diferenças nos consumos entre placas gráficas, processadores ou mesmo eficiência das fontes de alimentação, geralmente ou muitas xs não fazem grande mossa na factura eléctrica nem compensam pagar um preço superior na expectativa de que com o tempo o extra será amortizado ou até compensado, mas isso não é desculpa para não se achar que é um bom produto.

O preço pode sempre mudar e ficar mto mais apelativo até num curto espaço de tempo, agora a performance per watt, isso é permanente, está carimbado do produto e neste caso é excepcional a todos os níveis.

Não sei o que isto vos diz, mas qto a mim, gosto imenso de ver isto num gráfico:

perfwatt_1920.gif


...sobretudo com o actual dilema do aquecimento global, é bom vermos as empresas ter consciência deste problema e dar especial atenção a este "detalhe" e não apenas no preço/performance e nos lucros (para muitos é só isso que importa).

Os meus parabéns à Nvidia.
 
Última edição:
Os melhoramentos do RV790 em relação ao 770 andaram à volta do isolamento de ruído e distribuição de energia no core, para facilitar o aumento, substancial, de clock. Não houve refinamento nenhum da arquitectura, por isso, sim, a 4890 é essencialmente uma 4870 overclockada. E a vantagem que tem sobre a 5770 deve-se apenas aos 50% de largura de banda que tem a mais.

Quanto ao Maxwell, acredito que isso vá ser bomba em portáteis e nos futuros gpu's de gamas superiores. Se a AMD não conseguir paridade neste aspecto pode ficar em maus lençois, porque a performance/Watt do gpu é, de facto, impressionante.
JÁ as placas agora lançadas, nem por isso. Acredito que encaixem muito bem em certos nichos, mas pessoalmente, não vou pagar o mesmo ou mais à cabeça, para ter pior performance e poupar 15€ por ano em electricidade. E não acho que o mundo vá ficar mais quente por isso. ;)
 
Provavelmente não é o aspeto que mais interessará à maioria da malta daqui, mas o Tomshardware testou a capacidade de hashing destas placas e conseguiram valores semelhantes à 260X. Com o baixo consumo esta placa torna-se interessante para minning mas mais importante do que isso, levanta o véu do que poderão vir a ser os topos de gama Maxwell neste aspeto. Vê-se potencial para destronar a AMD no que a minning diz respeito e, quer queiramos quer não, este aspeto afeta-nos a todos (minners, gamers, etc), pois interfere diretamente na relação procura/oferta, logo, nos preços. :)
 
Provavelmente não é o aspeto que mais interessará à maioria da malta daqui, mas o Tomshardware testou a capacidade de hashing destas placas e conseguiram valores semelhantes à 260X. Com o baixo consumo esta placa torna-se interessante para minning mas mais importante do que isso, levanta o véu do que poderão vir a ser os topos de gama Maxwell neste aspeto. Vê-se potencial para destronar a AMD no que a minning diz respeito e, quer queiramos quer não, este aspeto afeta-nos a todos (minners, gamers, etc), pois interfere diretamente na relação procura/oferta, logo, nos preços. :)

Era óbvio que a Nvidia não podia deixar a AMD dominar esse campo de forma tão esmagadora.
 
Tendo em conta o consumo de energia tão baixo, a 750 Ti é das melhores gráficas para minning.
O problema é que tem pouco desempenho, mas pode-se juntar muitas para compensar.
 
Era óbvio que a Nvidia não podia deixar a AMD dominar esse campo de forma tão esmagadora.

Dado que as arquiteturas são desenhadas com pelo menos 2 anos de antecedência duvido que a nVidia tenha feito algo especificamente para contrariar o dominio da AMD no minning. Creio que foi um reflexo normal da evolução da arquitetura e não surpreende pelo investimento da nVidia no CUDA e GPGPU em geral.

Mais do que a capacidade da 750Ti, é a promessa de performance/watt das Maxwell mais potentes. Esta 750Ti quase parece uma ASIC para scrypt de entrada de gama. :P
 
Back
Topo