Opinião sobre curso programação

lol... não sejas mauzinho, o rapaz está a aprender !

Com muito gosto aprendo todos os dias ;)

Espertinhos apanha-se todos os dias... Com garganta também etc. Mas pronto, já percebi que é uma pessoa que ganha bastante e sabe muito :)

EDIT: Ando a aprender angular JS aos poucos, durante o meu tempo "morto" e pouco que tenho. E sim, é um pattern diferente, e estou a gostar.

Percebo o que dizes, mas ajudar a comunidade não é chamar de trolhas nem andar a dizer mal// criticar decerteza. É partilhar, é ajudar, e sim todos evoluimos. Qual é o problema disso? É isso apenas que estou a tentar dizer com este tópico!
 
Última edição:
@pedropcruz o @xilina é o nosso brincalhão cá do sitio, não o leves muito a sério :D
Mais a sério, a atitude é essa, todos aprendemos todos os dias, mas não queiras já saber tudo sobre tudo, define bem a tua área e foca-te para já nisso. Não te serve de nada estares a aprender sobre testes unitários para já se a tua área é front-end, dá-lhe forte no javascript/jquery que é um mercado bastante forte e com impacto.
Vai lendo e aprendendo bases de dados e o modelo relacional, um pouco de back end para perceberes o processo desde o browser do cliente até aos servidores, mas uma coisa de cada vez.
 
Última edição:
@pedropcruz o @xilina é o nosso brincalhão cá do sitio, não o leves muito a sério :D
Mais a sério, a atitude é essa, todos aprendemos todos os dias, mas não queiras já saber tudo sobre tudo, define bem a tua área e foca-te para já nisso. Não te serve de nada estares a aprender sobre testes unitários sem spara já se a tua área é front-end, dá-lhe forte no javascript/jquery que é um mercado bastante forte e com impacto.
Ao mesmo tempo vai lendo e aprendendo bases de dados e o modelo relacional, para perceberes o processo desde o browser do cliente até aos servidores, mas uma coisa de cada vez.

Já percebi que é "brincalhão".

E não quero saber sobre tudo, mas sim, o que rodeia neste mundo. Estou aprender um pouco de tudo (e não, não ao mesmo tempo e á parva) para perceber o que existe... Simples como isto.

Já programei C#, achei awesome, apesar de lixar bem a cabeça, C, Objetice-C, JAVA e claro, nada de projectos de Longaaaaa duração. Coisas básicas, sem dúvida.

Estou bem mais há vontade com JS e jQuery, sem dúvida. E não uso o $(document).ready para tudo, descansem! loool.

BD, comecei com LinQ, e aprendi SQL até agora.

Portanto, noções tenho. Agora é a prática e não parar de programar :)
 
opá onde estou não tem cá malta a fazer diarreia cerebral para os mais velhos tentarem descodificar... eu detesto de mexer em código todo mal estruturado e feito por juniors! Juniors podem fazer código a vontade mas tem que ser retificado pelo senior!
Andar a descodificar diarreia cerebral dos outros é exaustivo lol... existe assim muita empresa tem projetozitos e metem uns pimpolhos a programar, vais ver e o projeto ta todo torto...

frontend não precisa de testes unitarios, pois não, não mexes com dados importantes de clientes, e depende da complexidade tb! Mete 7 front-ends a fazerem coisas sem testes e vê no que dá... lol

o que eu ando a criticar é as empresas e a qualidade que elas tem, quando só contratam malta nova para matar um projeto logo no inicio...

Existem programações que só funcionam se perceberes o que estas a fazer, outras funcionam de uma maneira ou de outra...
 
opá onde estou não tem cá malta a fazer diarreia cerebral para os mais velhos tentarem descodificar... eu detesto de mexer em código todo mal estruturado e feito por juniors! Juniors podem fazer código a vontade mas tem que ser retificado pelo senior!
Andar a descodificar diarreia cerebral dos outros é exaustivo lol... existe assim muita empresa tem projetozitos e metem uns pimpolhos a programar, vais ver e o projeto ta todo torto...

frontend não precisa de testes unitarios, pois não, não mexes com dados importantes de clientes...

o que eu ando a criticar é as empresas e a qualidade que elas tem, quando só contratam malta nova para matar um projeto logo no inicio...

Lá está, são questões de gestão. Qual é a culpa do junior? E sim concordo com a diarreia cerebral, e tento fazer bom código, quando não sei, pergunto, e peço sempre pedir opinião dos mais velhos e aprender com eles... Sem dúvidas!

Mas também te digo, os mais velhos (seniors) muitos deles nem se tentam actualizar. Na minha atual empresa, quando eu cheguei, não sabiam o que era o bootstrap. Sabem muito de JS, até porque o nosso projeto é só em JS, com webservices json e digo-te... Coisa mais mal organizada que existe!

Na empresa onde estou, cerca de 80% dos programadoresvem tudo do C... Agora pensa como é o código neles aos nossos olhos lool. Maior parte faz funções numa única linha, e quando vais ler vês variáveis m, l, j, i e cenas do género (minified por assim dizer) que eles póprios fizeram! Tenho de andar com o caderno para não me esquecer o que cada variável faz praticamente loool

Logo, meu caro, pode haver culpa dos juniores. Mas não é total :)
 
lá está... agora vê este cenário:
Quando tentas mudar para uma empresa com mais calibre, e que paga melhor e que os projetos são para clientes conhecidos a nível internacional, sabes qual é a diferença na hora de escolherem o candidato?
Testes unitarios, agile, blablabla... angular js, etc... BBD, TDD...

Por isso procura uma empresa que faça isso... vais ver que dá-te um bump bom na carreira do que continuar em empresas que não fazem isso...
 
Última edição:
lá está... agora vê este cenário:
Quando tentas mudar para uma empresa com mais calibre, e que paga melhor e que os projetos são para clientes conhecidos a nível internacional, sabes qual é a diferença na hora de escolherem o candidato?
Testes unitarios, agile, blablabla... angular js, etc... BBD, TDD...

Por isso procura uma empresa que faça isso... vais ver que dá-te um bump bom na carreira do que continuar em empresas que não fazem isso...

Vou seguir esse mesmo conselho, até porque, é isso mesmo que procuro: Inovação e Cumpridores // Resiliência.

Quanto ao link, já conhecia, e agradeço a partilha!

E sim o stackoverflow ajuda bastante, já fui é banido por não explicar bem as minhas dúvidas ahah

Abraço!
 
É pena esta formação não ser de boa qualidade, pois teoricamente tem potencial. A ideia nem é nova pois existem cursos semelhantes em outros países, mas é pena o único cá ser assim.

Na minha opinião saber programar não é só escrever código, e um bom curso universitário oferece uma boa base. No entanto discordo que aprender por fora é assim tão mau, e depende muito do esforço e do percurso de cada um.

E sobre uma empresa oferecer curso grátis por dizer que está a lutar pelo país... Isto soa a conversa de managers que queixam porque é que os programadores não trabalham de graça. :P
 
@pedropcruz, parabéns pelo esforço e pelo percurso. :) Embora a Alphappl não ofereceu formação decente, a tua determinação é de admirar e são pessoas determinadas que conseguem chegar mais longe.
 
É pena esta formação não ser de boa qualidade, pois teoricamente tem potencial. A ideia nem é nova pois existem cursos semelhantes em outros países, mas é pena o único cá ser assim.

Na minha opinião saber programar não é só escrever código, e um bom curso universitário oferece uma boa base. No entanto discordo que aprender por fora é assim tão mau, e depende muito do esforço e do percurso de cada um.

E sobre uma empresa oferecer curso grátis por dizer que está a lutar pelo país... Isto soa a conversa de managers que queixam porque é que os programadores não trabalham de graça. :P

Existem cursos semelhantes, sim, e bem antes de chegar a Portugal, mas quem implementou foi mesmo a Alphappl.

É uma grande ideia, sem dúvida nenhuma. Poderia e pode ainda ajudar muita gente, mas no meu ver, é preciso muito "estofo" e claro, a coragem de mudar e a capacidade de ser auto didata... E muito!

O ínicio é sem dúvida bastante complicado! Falo por mim, que vinha como Técnico de Hardware // Designer Gráfico. Já tinha conhecido na faculdade JAVA, e pensava que não era de todo para mim...

No futuro, via muitas propostas, e quando aprendi o mais simples pelo W3C Schools (HTML/CSS que nem programação é) achei piada, e queria aprender mais! Só que sozinho não conseguia, e daí ter investido neste curso.

Se gastei muito? Sim. Mas compensou, é assim que vejo ;) e não vejo o seu lado menos positivo.

Obrigado @aries23 pelas palavras, a minha ideia é mesmo chegar longe! :)
 
Meus caros. A Alphappl no meu tempo era mesmo uma empresa de extorsão. Apenas aprendi a fazer search no google e a ver videos. Coisa que podia ter feito em casa e de borla. E fartei-me de lhes pedir que me ensinassem. Mas o suposto "formador" nao ensinava nada e passava o tempo a fumar ganzas à porta da Alphappl e a tocar viola dentro da sala onde estavamos a tentar aprender sozinhos.
 
Meus caros. A Alphappl no meu tempo era mesmo uma empresa de extorsão. Apenas aprendi a fazer search no google e a ver videos. Coisa que podia ter feito em casa e de borla. E fartei-me de lhes pedir que me ensinassem. Mas o suposto "formador" nao ensinava nada e passava o tempo a fumar ganzas à porta da Alphappl e a tocar viola dentro da sala onde estavamos a tentar aprender sozinhos.
e rabanadas?
 
Boas,

Queria aproveitar para dar o meu humilde contributo a esta discussão... Mas vem aí um long thread, pois quero escrever aqui o que não encontrei quando quis encontrar.

Também eu estive a um passo de entrar na Alphappl. Pelo que leio agora, creio que não ter optado por isso, foi uma das melhores decisões da minha vida.

Um pequeno enquadramento, primeiro.

Embora não esteja desempregado, considerei no final do ano passado, frequentar o programa Alphappl. Porquê? Same as everyone. Emprego mal pago e sem perspectivas de evolução. Sempre apreciei Informática, mas licenciei-me outra área. No final do ano passado, para ver se "tinha jeito para a coisa" peguei nos conteúdos edX e fiz o 6.00 MIT. Ensina os skills básicos de programação/algoritmia/Big O, usando Python. Gostei e até me saí bem, tendo em conta que fiz exactamente o mesmo que um aluno Ivy League faria.

Após esta etapa, comecei a ver que hipóteses teria de ingressar neste meio, por intermédio de formações. Há que reconhecer que o mercado é fraquinho nesta área e rapidamente dei de caras com a Alphappl. Bom, pensei eu, até têm a chancela Microsoft pelo programa Activar Portugal. Deve ser algo credível, pensei eu.

Fiz alguma investigação na net e curiosamente não encontrava feedback nenhum. Estranho, mas poderia ser por o programa ainda ser recente.

Inscrevi-me numa sessão de esclarecimentos e lá fui eu. No geral, apresentaram correctamente ao programa, mas, nas partes cruciais (aulas, emprego, etc) fiquei claramente com a impressão que nos escondiam algo e respondiam evasivamente. Depois, pequenas coisas, como as instalações, expressão facial de alguns "recrutas" com que me cruzei, deixaram-me de pé atrás. Mas nestas coisas, sabe-se como é. Quer-se acreditar.

Deixei passar mais uns tempos e fui passado mais uns meses pessoalmente, tirar mais esclarecimentos e fazer os "testes de acesso". Mais uma vez, pequenos pormenores confirmaram a minha suspeita. Mais, fiquei completamente esclarecido que eles são uma agência de colocação e não uma agência de formação. E tendo em conta o meu perfil, deixo o meu obrigado a uma das pessoas da Alphappl que me atendeu, pois deu-me a entender que embora estivesse aceite, possivelmente não seria bem sucedido. Há que saber ler nas entrelinhas e esta pessoa foi simpática.

A minha experiência com eles terminou aqui.

Se usarem o linkedin e perderem umas horas, vão perceber que muitos dos recrutas que realizam o programa, não evoluíram. Ou voltaram à área onde trabalhavam ou continuam desempregados.. Os que foram colocados pela Alphappl em algum lado (sim, algum lado, não vamos tecer considerações sobre a reputação do empregador...), ou já tinham experiência na área ou têm formação em eng. informática ou são pura e simplesmente "campeões de entrevista" e vendem-se muito bem. Ou todos estes atributos (winner!). Pode haver um ou outro outlier, mas... É um outlier.

Atenção, este programa poderá funcionar para alguns e pelos vistos funcionou. Convêm é não ser como a Alphappl e abrir o jogo. Certamente terão um ou mais dos atributos que mencionei.

Agora percebo que a falta de feedback na net é por questões contratuais que o impedem como que uma mordaça. Assim percebo claramente que o contrato que iria assinar é venenoso.

Como acredito no valor de uma formação sólida e na ideia de que o mais fácil não é conseguir o emprego, é mantê-lo e evoluir nele, resolvi apostar no ensino superior e assim o farei este ano. Estarei certo? Não sei. Tenho a certeza que pela Alphappl não ia a lado nenhum.

Sim, os softskills são importantes, assim como a atitude. No entanto, lamento, mas não acho que isso seja suficiente para superar uma boa formação técnica, logo numa área como esta. E se assim for, digam-me para considerar já outra carreira. The new geek, my a**...

E pelos vistos, a Alphappl já mudou de mãos. Foi vendida. Sem comentários.
 
Última edição:
alguns ja conseguiam fazer umas coisas ou percebem rapido... nao e qualquer cepo que so por andar na alphappl vai arranjar emprego...
programar e conseguires fazer codigo... juntar o puzzle... nao e fazer copy paste da internet e nao perceber o que faz... e para resolveres precisas ja muita genica cerebral...
 
Última edição:
Põe genica mental nisso. Entrei este ano em eng informática, nunca tive nada de programação na vida e até ando de lado. Não fosse o - infelizmente - muito tempo livre e já tinha desistido da cadeira. Ainda não consigo raciocinar como é preciso. Ando a dar c e a quantidade de horas que passo de volta disto é qualquer coisa... :(
 
Já não tenho idade para andar a perder cadeiras... Se não conseguir, acho que desistir é o passo seguinte lol

Tenho várias formações superiores e nunca passei tanto tempo de volta de algo. Acho não nasci mesmo para isto. Não sei 'programês'
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo