Opinião sobre curso programação

Já não tenho idade para andar a perder cadeiras... Se não conseguir, acho que desistir é o passo seguinte lol

Tenho várias formações superiores e nunca passei tanto tempo de volta de algo. Acho não nasci mesmo para isto. Não sei 'programês'

O truque é não desistir e aprender a apanhar o gosto, a meu ver.

Foi o que achei quando cheguei há faculdade. Aprender Java, não perceber patavina (porque antes nunca tinha tido qualquer contacto com este mundo) até cheguei ao ponto de comprar os livros "Aprender a programar em 21 dias Java!"

Meus caros. A Alphappl no meu tempo era mesmo uma empresa de extorsão. Apenas aprendi a fazer search no google e a ver videos. Coisa que podia ter feito em casa e de borla. E fartei-me de lhes pedir que me ensinassem. Mas o suposto "formador" nao ensinava nada e passava o tempo a fumar ganzas à porta da Alphappl e a tocar viola dentro da sala onde estavamos a tentar aprender sozinhos.

Sim, isto é verdade. Infelizmente, mas com a 1ª turma não acontecia tanto. Apercebi-me naqueles dias em que ia visitar a Alphappl quando vocês andavam. Se a gente foi massacrada, então vocês com o espaço... Meu deus, passavam mal.

Se usarem o linkedin e perderem umas horas, vão perceber que muitos dos recrutas que realizam o programa, não evoluíram. Ou voltaram à área onde trabalhavam ou continuam desempregados.. Os que foram colocados pela Alphappl em algum lado (sim, algum lado, não vamos tecer considerações sobre a reputação do empregador...), ou já tinham experiência na área ou têm formação em eng. informática ou são pura e simplesmente "campeões de entrevista" e vendem-se muito bem. Ou todos estes atributos (winner!). Pode haver um ou outro outlier, mas... É um outlier.

Em parto, considero que tenhas razão, mas não tem a haver com a questão de serem óptimos vendedores... Trabalharam MESMO para isso.
Eu, admito mesmo, fiz uma aplicação com bugs, o JogoDo24, que está e tudo há mostra no meu LinkedIn Para WP8.1, e foi algo que me fazia vender. Também fiz sites bonitos e responsives (na altura, fiz 2) e também achavam engraçado.
Mas acredita, aprendi muito sozinho, foram noites agarrado ao computador, muitas directas para perceber as coisas... Cheguei a tar 4 dias sem dormir e agarrado ao PC... Tava a ver era se dava uma travadinha.
E quanto ao ter ou não experiência em Engenharia Informática e afins, eu tive em EI, mas não completei nem tinha feito nenhuma cadeira de programação. Tinha as bases bem esquecidas, como os if's, for's, while's e afins.
E se eram colocados ou não pela Alphappl... Isso era sempre meu caro, lol obviamente. Ao inicio mesmo era bastante complicado ter credibilidade de em 3 meses ser minimamente produtivo.
 
Última edição:
O truque é não desistir e aprender a apanhar o gosto, a meu ver.

Em parto, considero que tenhas razão, mas não tem a haver com a questão de serem óptimos vendedores... Trabalharam MESMO para isso.
Eu, admito mesmo, fiz uma aplicação com bugs, o JogoDo24, que está e tudo há mostra no meu LinkedIn Para WP8.1, e foi algo que me fazia vender. Também fiz sites bonitos e responsives (na altura, fiz 2) e também achavam engraçado.
Mas acredita, aprendi muito sozinho, foram noites agarrado ao computador, muitas directas para perceber as coisas... Cheguei a tar 4 dias sem dormir e agarrado ao PC... Tava a ver era se dava uma travadinha.
E quanto ao ter ou não experiência em Engenharia Informática e afins, eu tive em EI, mas não completei nem tinha feito nenhuma cadeira de programação. Tinha as bases bem esquecidas, como os if's, for's, while's e afins.
E se eram colocados ou não pela Alphappl... Isso era sempre meu caro, lol obviamente. Ao inicio mesmo era bastante complicado ter credibilidade de em 3 meses ser minimamente produtivo.

Vamos lá ver, eu sei que é a Alphappl que vos tenta colocar num cliente. Claro que sim. Não estaria à espera que após um bootcamp de 3 meses com umas semanas de educação física pelo meio, alguém fosse suficientemente credível só por ter frequentado o programa, para ir bater sozinho às portas das empresas IT da zona. Claro que precisam da ajuda deles! Se não precisassem, então para que raio eles serviriam?

Ao início, verifiquei que até faziam books de cada pelotão para consulta no site. Depois desapareceram. Mais uma evidência que as coisas poderiam não ser tão cor-de-rosa, como pintavam.

Também tenho de reconhecer que serás certamente um dos "outliers" de que falei e alcançaste-o com todo o mérito.

Mais, eu também não acho que não se possa aprender a teoria básica e intermediária de Comp Sci sozinho, garantida a vontade e alguma preparação escolar mínima. Eu próprio já o comecei a fazer e o meu único arrependimento é ter começado só agora ;) Foi difícil ao início? Foi. Mas já percebi que o é para quase toda a gente, faz parte do processo. Eu vejo isto desta forma: o nosso cérebro é uma linguagem high level e programar é low level. Temos de aprender a decompor uma tarefa em tarefas mais pequenas e a expressar-te em forma mais simples. Quando aprendemos isto, é como andar de bicicleta. E dá um gozo do caraças. A partir daí, é só ir aumentando o problema :)

Agora, casos como os teus, serão certamente poucos, mas ainda bem que os há.

Só não gostei da forma como a Alphappl lidou com o problema. À medida que o tempo passava, ainda fui ficando mais reticente, pois verifiquei que estavam a dar mais ênfase ao "superficial" do que ao core, que supostamente seria formar juniores competentes. Dava a ideia que apreciavam e fomentavam mais a bazófia do que a competência. E isso para mim, é inaceitável num programa destes que visa formar Profissionais, mesmo que em fase embrionária.
 
Só não gostei da forma como a Alphappl lidou com o problema. À medida que o tempo passava, ainda fui ficando mais reticente, pois verifiquei que estavam a dar mais ênfase ao "superficial" do que ao core, que supostamente seria formar juniores competentes. Dava a ideia que apreciavam e fomentavam mais a bazófia do que a competência. E isso para mim, é inaceitável num programa destes que visa formar Profissionais, mesmo que em fase embrionária.

Sem dúvida que isso transpareceu depois, nem digo o contrário do que acabas de dizer.

A mim, ensinou-me muita coisa. E não fui sozinho a perceber, foi com ajuda do programa Alphappl, e agora percebo de como existe sucesso, e como existe muitas coisas boas. Agora, é preciso trabalhar por elas!

A nível de Gestão (o que é sem dúvida uma coisa menos positiva), ensinam nos a ter uma gestão de tempo/pessoal e é algo que eles próprios eram desorganizados a meu ver. É o que eu aponto.

Existe mais "outliers" como eu, que se queixavam e provavelm ente dizem muitas das coisas que eu próprio digo, mas preferiram não ser birrinhas e dizer "bem, da maneira como entrei, vou sair". E assim foi, pelo menos da minha parte.

Mas obrigado pela tua opinião. Existe mais cursos agora também, e nesses podem apostar. Como a academia de código da Startup Lisboa. Força, avançem, sem medos. Invistam o vosso tempo e esforço. Lutem por um sonho.

Obrigado.
 
Back
Topo