Problemas com quadro ITA

Nesta bela tarde de domingo decidi meter-me em aventuras.

Aqui no quadro ITA de casa tenho dois cabos, que vêm diretamente do router da Vodafone, que vão ligar às respetivas divisões no DCC secundário do quadro ITA.

Imagens do quadro

Isto tem funcionado às mil maravilhas. Mas hoje quis ver se conseguia ligar mais uma divisão e deparei-me com alguns problemas.

Se eu ligar um conector de uma divisão para a outra no DCC secundário, deixo de ter internet em ambas as divisões. E após alguma pesquisa, a única coisa de anormal que reparei com o meu setup foi que as ligações pelo visto deveriam ser feitas através do DCC primário para as divisões no secundário. No entanto, não estou a entender de onde o DCC primário receberia alguma ligação no quadro, visto que não dá nem nunca deu sinal de vida.

Alguém poderia iluminar aqui a situação?
 
Nesta bela tarde de domingo decidi meter-me em aventuras.

Aqui no quadro ITA de casa tenho dois cabos, que vêm diretamente do router da Vodafone, que vão ligar às respetivas divisões no DCC secundário do quadro ITA.

Imagens do quadro

Isto tem funcionado às mil maravilhas. Mas hoje quis ver se conseguia ligar mais uma divisão e deparei-me com alguns problemas.

Se eu ligar um conector de uma divisão para a outra no DCC secundário, deixo de ter internet em ambas as divisões. E após alguma pesquisa, a única coisa de anormal que reparei com o meu setup foi que as ligações pelo visto deveriam ser feitas através do DCC primário para as divisões no secundário. No entanto, não estou a entender de onde o DCC primário receberia alguma ligação no quadro, visto que não dá nem nunca deu sinal de vida.

Alguém poderia iluminar aqui a situação?
Não percebo muito do assunto, mas se não tens nenhum switch no quadro isso não funciona. Penso que terás de colocar um switch ligado a um cabo que vem da rede e depois do switch é que ligas às tomadas de rede.

Ligar um switch ao cabo roxo e depois do switch saiam as outras ligações para as portas de rede no quadro
 
Não percebo muito do assunto, mas se não tens nenhum switch no quadro isso não funciona. Penso que terás de colocar um switch ligado a um cabo que vem da rede e depois do switch é que ligas às tomadas de rede.

Ligar um switch ao cabo roxo e depois do switch saiam as outras ligações para as portas de rede no quadro
A minha dúvida aí seria para que é que serve ter duas conexões RJ45 por divisão no quadro se não é para interligar as divisões. Mas lá está, também não percebo muito da matéria
 
Viva.
Pelas fotos, foi um grande trabalho de um electricista.
Cada cabo de 4 pares, dividiu-os por 2 tomadas RJ45. Assim duplicou as tomadas disponíveis. Cada cabo UTP "alimenta" duas tomadas por divisões da casa.
Arranja alguém que perceba do assunto e que vá lá a casa.
E como já aqui foi referido, sem switch só podes ter 4 tomadas activas, tens de ligar 4 cabos de rede das portas RJ45 do router ao Ited.
 
Viva.
Pelas fotos, foi um grande trabalho de um electricista.
Cada cabo de 4 pares, dividiu-os por 2 tomadas RJ45. Assim duplicou as tomadas disponíveis. Cada cabo UTP "alimenta" duas tomadas por divisões da casa.
Arranja alguém que perceba do assunto e que vá lá a casa.
E como já aqui foi referido, sem switch só podes ter 4 tomadas activas, tens de ligar 4 cabos de rede das portas RJ45 do router ao Ited.
Em defesa do eletricista, tudo parece estar de acordo com as especificações que vinham escondidas no painel xD

Imagem do manual

Mas ya parece que vou ter de adquirir um switch para não ter de continuar a passar cabos do router para o painel
 
Em defesa do eletricista, tudo parece estar de acordo com as especificações que vinham escondidas no painel xD

Imagem do manual

Mas ya parece que vou ter de adquirir um switch para não ter de continuar a passar cabos do router para o painel
Viva.
O homem na sua sabedoria foi ao manual, e fez os que os desenhos indicavam. Pelo menos não inventou. Eu, numa obra mandava refazer as ligações todas. Esse tipo de solução era "aceitável" há 20 e tal anos, com ligações a 100mb e sem equipamentos POEs generalizados.
O switch é a solução indicada.
 
Nesta bela tarde de domingo decidi meter-me em aventuras.

Aqui no quadro ITA de casa tenho dois cabos, que vêm diretamente do router da Vodafone, que vão ligar às respetivas divisões no DCC secundário do quadro ITA.

Imagens do quadro

Isto tem funcionado às mil maravilhas. Mas hoje quis ver se conseguia ligar mais uma divisão e deparei-me com alguns problemas.

Se eu ligar um conector de uma divisão para a outra no DCC secundário, deixo de ter internet em ambas as divisões. E após alguma pesquisa, a única coisa de anormal que reparei com o meu setup foi que as ligações pelo visto deveriam ser feitas através do DCC primário para as divisões no secundário. No entanto, não estou a entender de onde o DCC primário receberia alguma ligação no quadro, visto que não dá nem nunca deu sinal de vida.

Alguém poderia iluminar aqui a situação?

Este tipo de ATI, foi feito antes se pensar em rede estruturadas em casas, as versões para ITED V2, V3 e V4 já vêm melhor preparadas para isso.
Assim este tipo de ATI vinha pensado para ter uns pequenos cabos entre as fichas de modo a permitir ter o sinal de voz disponível em todas as tomadas, uma vez que ficariam todas ligadas em paralelo, por terem duas tomadas (uma permita o sinal entrar e a outra para o sinal sair para a próxima tomada), assim para converter para rede, basta retirar todos os pequenos cabos (que já não tens) das tomadas e coloca-los apenas 1 por conjunto de 2 tomdas num switch, assim ficará com rede informática em todas as portas que ficarem ligadas.

Há vários tópicos com a mesma situação que reportas.

Este é dos mais completos, pois junta muitas questões e soluções --> https://forum.zwame.pt/threads/duvida-quadro-ited-ati.1043661/
Este é quase igual --> https://forum.zwame.pt/threads/ligar-ddc-painel-router.998952/

Mais um --> https://forum.zwame.pt/threads/mudar-router-de-sala-para-ati.1068789/
 
Back
Topo