Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Quem começou com essa excelente ideia foi a TVI...

Depois o vírus passou para a RTP (na altura do Dança Comigo) e agora com o Nuno Santos na SIC, afectou a SIC e de que maneira (quase 24 horas com second-DOG ou programme-DOG, como eu lhes gosto de chamar). Já fiz inúmeras queixas para o Provedor da RTP, mas não vale a pena. Continua tudo na mesma.

Fiquem Bem.
 
Mas a TVI até só a usa para Estreias e isso.
Agora SIC e RTP1 é para todos os programas

A tvi chega ao ridículo de meter no lado direito em grande a dizer estreia, para depois meter debaixo do símbolo deles também a dizer estreia...
Faz-me lembrar um episódio do herman enciclopedia onde gozaram com isso, meteram DOGs por tudo e mais alguma coisa (stereo, teletexto e mais coisas inventadas)

Como curiosidade como está a ser transmitido no analogico os canais 16:9?
Duvido que seja pal plus, mas ao menos uma tv 16:9 "percebe" que vem nesse formato?
(o fox não é o melhor exemplo.. já que na zon não é transmitido em analogico)
 
A tvi chega ao ridículo de meter no lado direito em grande a dizer estreia, para depois meter debaixo do símbolo deles também a dizer estreia...
Faz-me lembrar um episódio do herman enciclopedia onde gozaram com isso, meteram DOGs por tudo e mais alguma coisa (stereo, teletexto e mais coisas inventadas)

Como curiosidade como está a ser transmitido no analogico os canais 16:9?
Duvido que seja pal plus, mas ao menos uma tv 16:9 "percebe" que vem nesse formato?
(o fox não é o melhor exemplo.. já que na zon não é transmitido em analogico)

Ou leva Pan and Scan, ou leva WSS. O mais provável é ser a primeira.

Fica Bem.
 
A tvi chega ao ridículo de meter no lado direito em grande a dizer estreia, para depois meter debaixo do símbolo deles também a dizer estreia...
Faz-me lembrar um episódio do herman enciclopedia onde gozaram com isso, meteram DOGs por tudo e mais alguma coisa (stereo, teletexto e mais coisas inventadas)

Como curiosidade como está a ser transmitido no analogico os canais 16:9?
Duvido que seja pal plus, mas ao menos uma tv 16:9 "percebe" que vem nesse formato?
(o fox não é o melhor exemplo.. já que na zon não é transmitido em analogico)

Ainda não está definido, mas os canais SD 16:9 em princípio vão em letterbox para o analógico. Ainda está por decidir.
 
A FOX ja tinha o 16:9 planeado, mas no entanto toda a sua imagem On-Air está em 4:3, nao percebo isto.

Também confirmo

Recebo a fox através da cabovisão digital ontem o canal fox estava em 16:9, apesar da imagem ainda não ser das melhores e hoje está em 4:3

ainda devem estar em testes
 
Também confirmo

Recebo a fox através da cabovisão digital ontem o canal fox estava em 16:9, apesar da imagem ainda não ser das melhores e hoje está em 4:3

ainda devem estar em testes

Também confirmo. Na ZON o FOX só dá na box e é transmitido neste momento em 16:9, com crop em 4:3 se esse é o formato original, mas ás vezes aquilo passa-se todo (não é da box porque já vi a acontecer o mesmo na MEO) e começa a dar um video 16:9 dentro do 4:3 dentro 16:9.
:lol:
Enfim........
 
DOG - até podem manter as cores garridas e a opacidade, mas pelo menos comecem a mudar o símbolo de lugar a cada x segundos, e/ou tornem os símbolos com forma e cor dinâmicas.

E se há quem critique os canais nacionais, então o que dizer das aberrações dos símbolos da TVCine com os seus verde-quase-fluorescente, lilás claro, vermelho garrido e azul ciano? Até nos televisores normais chateia!

Mas não são só os símbolos, os rodapés dos noticiários, para além de terem atingido proporções por vezes ridículas, também não são nada agradáveis, quer ao telespectador quer aos televisores mais sensíveis.

16:9 - o único problema é mesmo o facto da maioria dos televisores em Portugal continuarem a ser CRT 4:3, bem pequeninos e sem qualquer opção de visualização para além do 4:3 standard. tendo isto em conta, faz sentido manter os 4 generalistas nacionais em 4:3 até ao fecho das emissões analógicas em Portugal. Nos restantes fazem sentido ambos os canais em simultâneo: HD-16:9 e SD-4:3. Até porque nem todos os que já têm sistemas HD-16:9 puderam actualizar todos os televisores.
 
DOG - até podem manter as cores garridas e a opacidade, mas pelo menos comecem a mudar o símbolo de lugar a cada x segundos, e/ou tornem os símbolos com forma e cor dinâmicas.

Mudar a posição dos DOGs de x em x segundos não é correcto, a regra é baixar a opacidade e colocar cor branca/cinzenta com versões específicas para emissão.
 
Quanto a mim o ideal é o logo transparente da NBC que fica sempre em safe-zone e não chateia ninguém.
Mas a coisa já esteve pior: os DOGs animados parecem estar a sair de moda :-)
 
Back
Topo