[Home Cinema] Receiver

há muita banha da cobra neste meio, é um facto.

E encontra-se de tudo na internet. Argumentos para um lado e para o outro...

O melhor, havendo possibilidade, é comparar em condições iguais, e tirar conclusões.

Obviamente, um cabo destes nao se revela num DAC de 20 euros com umas colunas de entrada de gama...
 
Os cabos USB são irrelevantes porque transmitem sinal digital e não há bits melhores que outros. Desde que transmita o sinal (ou seja, que não esteja destruído), qualquer cabo USB faz exatamente o mesmo que qualquer outro.
Secalhar sou eu que tenho ouvidos de ouro ,mas nos cabos (coluna ,RCA ,power ,usb )num sistema razoável ,eu noto bem a mudança dos cabos .
 
Pegando nesse exemplo de um cabo Furutech GT-2 (que acabei de ver na Amazon UK a mais de 40 GBP por 0,6 m), não há qualquer motivo técnico para o comprar em vez de um cabo AmazonBasics maior que vai custar à roda de 5 GBP. Claro que poderá haver quem o prefira por ter uma textura bonita ou se sentir mais confiante quanto à sua durabilidade.

Respeito que algumas pessoas possam discordar do que acabei de escrever mas quero na mesma deixar este ponto de vista para quem vier a este tópico à procura de informação.

QUOTE]
EU também era um pouco cético no que toca a cabos ,especialmente nos Digitais ,mas depois de ouvir as diferenças tive de dar o braço a torcer .Mas atenção ,essas diferenças só começam a ser mais notadas em sistemas media gama.Mas como é logico também respeito que ache o contrário ,e gostava que eles tivessem razão ,para não gastarmos tanto em cabos :D
 
@solrac611
Que DAC recomendarias tu para PC ou MAC ? ( para ouvir com HeadPhones )

Já fui convidado a fazer um teste com os IFI, nunca ouvi nada com eles, falaram que um de 300 euros já noto diferenças.
Quero entrar de férias para retirar essas duvidas.
 
Secalhar sou eu que tenho ouvidos de ouro ,mas nos cabos (coluna ,RCA ,power ,usb )num sistema razoável ,eu noto bem a mudança dos cabos .

Será possível que seja um efeito de expectativa (https://en.wikipedia.org/wiki/Observer-expectancy_effect)?

Faço a pergunta porque, na prática, o cabo USB está a passar um sinal digital. Poderia ser música, um filme ou as obras completas de José Saramago em HTML. A não ser que haja aqui algo muito peculiar que eu simplesmente desconheça (o que, sendo improvável, não é impossível), simplesmente não faz sentido que um cabo USB a funcionar corretamente possa ter uma performance diferente de outro, independentemente de estar ligado num sistema de 100 € ou de 100.000 €.

Que o DAC e cabos analógicos façam alguma diferença, aceito perfeitamente (ainda que, a partir de certo ponto, essa diferença seja sobrevalorizada). Porém, até chegar ao DAC, o conteúdo vem em formato digital. Presumindo que tudo está a funcionar corretamente, a informação que chega ao DAC é, bit a bit, rigorosamente igual à que entra no cabo do lado do computador. Aceitar o contrário seria como pensar que o backup de um computador para um disco externo não terá a informação igual à de origem a não ser que o cabo seja caro.

Nota: Eu sei que a comunicação USB tem classes diferentes, como Audio e HID, mas entre computador e DAC não há motivo para abdicar de controlo CRC – aliás, o normal é usarem comunicação assíncrona precisamente para que o relógio do DAC não seja limitado pelo do computador, o que torna a questão do cabo cem por cento irrelevante. No limite, com um cabo efetivamente defeituoso, haveria silêncios na música, não qualidade/tonalidade/clareza/etc. diferentes. Certos cabos podem fazer isolamento melhor em relação à corrente elétrica no computador mas um bom DAC não vai receber alimentação vinda do computador e deverá ter o seu próprio sistema para eliminar esse tipo de ruído, ou seja, não é nem faz sentido que seja responsabilidade do cabo.

Os fabricantes de cabos andam a sacar dinheiro aos audiófilos há décadas e, com a passagem para formatos digitais, conseguiram aproveitar algum desconhecimento das pessoas para continuar a sacar dinheiro, agora com cabos HDMI, USB, ópticos, Ethernet e outros "especiais" que são rigorosamente (mesmo, mesmo totalmente, não apenas quase) irrelevantes para a questão.
 
Já presenciei um episódio numa exposição de áudio em que o promotor estava freneticamente a trocar cabos em prata para ver qual deles tocava melhor. Eu claro está que não notava qualquer diferença. No entanto num contexto de high-end compreendo quem não queira colocar cabos baratos (seja para sinal digital ou analógico).
 
Já presenciei um episódio numa exposição de áudio em que o promotor estava freneticamente a trocar cabos em prata para ver qual deles tocava melhor. Eu claro está que não notava qualquer diferença. No entanto num contexto de high-end compreendo quem não queira colocar cabos baratos (seja para sinal digital ou analógico).

Tinham de ser em prata com carbono adicionado para se notar a diferença. :-D
 
A minha experiencia como profissional e acima de tudo, como consumidor neste tema (ja tao badalado....) é que a nivel de cabos analogicos (admito que nos digitais a experiencia é muito reduzida), sejam cabos de coluna, interconnects rca´s ou mesmo cabos de corrente, TODO o cabo altera o som!
Ok, nao é a um nivel drastico e muitas vezes gosta se mais do som de um cabo de 100€ do que de 200€ (tenho sempre o exemplo de comprar um cabo de corrente da supra para experimentar com um audio analogue que tinha na epoca, e passados 2 dias te -lo vendido pois preferia o cabo stock!), mas a mudança de um cabo, afecta o resultado final.
A minha experiencia é essa e nao precisa ser em contextos high end, pois nunca tive sistemas high end mas medianos e quando entramos no high end, outras premissas entram em conta que nao tem nada a ver com o som em si.....!
:)
 
imaginem que num cabo USB barato , cada bit vai sentado num banco de plástico , sem encosto pras costas, e com varios bits encostados uns aos outros.. Tipo metro em Londres ou Paris em hora de ponta...

No cabo USB "audiófilo" cada bit vai sentado numa poltrona confortavel e tem uma hospedeira a distribuir bebidas e canapés a todos os bits...

Claro que os últimos bits vão chegar mais bem dispostos e relaxados. :D

é uma analogia humorística, mas se realmente se nota diferença ao ouvido, e a teoria não confirma, algo está errado...
Ou a teoria é omissa, ou "nós" nao a descubrimos toda, ainda.. ou o ouvinte quer é placebo.

eu ainda não dei 100 euros por um cabo USB, nem 300 por um cabo RCA.
Mas nao tenho problema nenhum em dar, se tiver disponibilidade para isso, e se a audição me convencer.
Podem ter a certeza que, se há coisa que eu não vou é em conversa de vendedor. Ou gosto do que vou comprar, ou não gosto.

@Phoo, sobre o DAC...
Eu gosto bastante do meu. É um TEAC.
Os iFi tem tido boas críticas, mas nunca os ouvi.

pela descrição que fazes, deves gostar do som mais frio (mais agudo) e portanto devias tentar ouvir vários.
Isto do audio é sempre relativo... O que é pra uns, não é pra outros.

Já agora, os fones tem muita (a maior) influência na sonoridade. Deves ser mais a onda AKG :)
 
@Phoo, sobre o DAC...
Eu gosto bastante do meu. É um TEAC.
Os iFi tem tido boas críticas, mas nunca os ouvi.

pela descrição que fazes, deves gostar do som mais frio (mais agudo) e portanto devias tentar ouvir vários.
Isto do audio é sempre relativo... O que é pra uns, não é pra outros.

Já agora, os fones tem muita (a maior) influência na sonoridade. Deves ser mais a onda AKG :)[/QUOTE]


Já fiz uma pesquisa e o teu DAC é realmente de outro nível, temos que sentir diferenças e sim chegaste lá , eu gosto mais de um som bem frio que deixe passar tudo, muito agudo sim e é nisso que as PSB me convencem.
Já em relação aos HeadPhones gosto mesmo é da Marshall os monitores, os primeiros que comprei foram o modelo major, mas depois partiram-se por defeito de fabrico e então fiz um upgrade e comprei os topo de gama, AKG testei e não achei maus.
O que eu gosto na Marshall é a sua acustica, a delicadeza em que eles deixam passar a musica, resumindo, quando ouvimos musica neles não ficamos com a sensação que temos phones nos ouvidos, o som vem de trás, parece que estamos numa sala onde o som não tem distúrbios e se formos passar para ver filmes ou séries que vejo bastante com eles, para não incomodar a mulher e o filho são magnificos.
 
A minha experiencia como profissional e acima de tudo, como consumidor neste tema (ja tao badalado....) é que a nivel de cabos analogicos (admito que nos digitais a experiencia é muito reduzida), sejam cabos de coluna, interconnects rca´s ou mesmo cabos de corrente, TODO o cabo altera o som!
Ok, nao é a um nivel drastico e muitas vezes gosta se mais do som de um cabo de 100€ do que de 200€ (tenho sempre o exemplo de comprar um cabo de corrente da supra para experimentar com um audio analogue que tinha na epoca, e passados 2 dias te -lo vendido pois preferia o cabo stock!), mas a mudança de um cabo, afecta o resultado final.
A minha experiencia é essa e nao precisa ser em contextos high end, pois nunca tive sistemas high end mas medianos e quando entramos no high end, outras premissas entram em conta que nao tem nada a ver com o som em si.....!
:)
Falei high-end para dar o exemplo mais evidente (a nível de orçamentos) mas não ponho em causa que se aplique o mesmo em gamas intermédias já que a exigência é bastante grande nesta área.
 
No high end paga se muito mais do que o som em si, mas isso acontece em qq mercado de luxo, seja nos relogios ou nos automoveis por ex....!
Nesse nivel nao falo pois nunca comparei a com b a niveis absurdos (€€), mas a niveis mais "mundanos" a minha experiencia é que qq cabo muda sempre o som, embora o mais caro nao tenha que ser o que se goste mais.
 
Ainda não fiz as audições que quero fazer, mas no entretanto tenho andado a analisar receivers, sabemos todos que a decisão é da responsabilidade de cada um, mas uma opinião é sempre bem vinda.

1 - Quem representa em Portugal a Yamha os produtos como amplificadores e Receivers ?
Se existir em Lisboa ou arredores melhor. (Visto que habito em Lisboa).
É que não consigo encontrar na net o representante.

2 - http://europe.yamaha.com/en/product...s-amps/aventage-series/rx-a1050_g/?mode=model

Qual a vossa opinião sobre esta máquina ! Seria suficiente para aguentar as PSB Image X2T ?
Acho que está completo com as novas tecnologias, ou falta lhe ainda alguma coisa que seja realmente importante ?
Gostava de ter a opinião de quem está mais por dentro desta matéria.
 
A yamaha é representada pela propria yamaha....
A serie Avantage da yamaha é excelente, portanto nao se trata de aguentar ou nao, mas o mesmo esta em condiçoes de as alimentar, agora se gostas ou nao, é outra questao.....
Sobre as "novas tecnologias", tu é que tens que ver o que necessitas.
Sem ter uma certeza, acho que 90% das lojas hifi de Lisboa terao yamaha, podem é nao ter esse modelo.
 
A yamaha é representada pela propria yamaha....
A serie Avantage da yamaha é excelente, portanto nao se trata de aguentar ou nao, mas o mesmo esta em condiçoes de as alimentar, agora se gostas ou nao, é outra questao.....
Sobre as "novas tecnologias", tu é que tens que ver o que necessitas.
Sem ter uma certeza, acho que 90% das lojas hifi de Lisboa terao yamaha, podem é nao ter esse modelo.

Obrigado, vou ver os preços que se praticam. Isto é uma guerra, só precisamos de saber os sítios certos onde comprar com as melhores condições.
Nesse caso, uma vez que todos ou quase todos vendem Yamaha, facilita bastante.
 
@shiseido

Que diferença de preço esse RXA-2040, embora seja um modelo descontinuado.
Confesso que tenho sempre medo de comprar este tipo de coisas pela net e se não conhecer ou souber de alguém próximo que já tenha feito compras lá, assusta-me .
Mas agora ainda fiquei mais curioso para saber os preços aqui, em Lisboa. Amanhã já vou pesquisar.
 
Back
Topo