RRAM , o sucessor da nand Flash, o futuro do armazenamento

A panasonic vai lançar "computadores" destinados a sistemas de incendio, sensores ambientais, sistemas automaticos, etc e vão usar RRAM para armazenamento.

Mas discos para para computadores em principio só em 2016 (com alguma sorte pode ser que venha um pouco mais cedo)
 
Última edição pelo moderador:
Pessoal, RAM refere-se apenas ao tipo de acesso com que a memória trabalha, apresar de o que nós chamamos ram no contexto de um pc ser memória volátil, não quer dizer que toda o seja.

Parece um produto muito interessante, sinceramente não sei como é que não se lembraram disto mais cedo x)
 
Eles lembraram-se , o problema era conseguir ficar com ela não volatil e acima de tudo que fosse algo facil de fazer. Tem havido outros tipos de RAM não volatil (como a MRAM, mas nunca levantaram devido á sua complexidade .
 
Não!

Todos os SSD's actualmente guardam informação em módulos NAND FLASH e o que aqui é proposto é usar uma outra tecnologia que é a RRAM.
 
Melhor mais barato e com um consumo energético melhor parece ótimo :D
E esta história do consumo energético baixo e resistência a condições adversas parece ótimo para mobile devices...

Fiquei com aquilo dos 17MB/s de leitura atravessados. É typo ou é mesmo o calcanhar de Aquiles desta tecnologia?
 
Última edição:
RAM? SSD? HDD? Não, MRAM!

Agora que os SSD's se começam a cimentar nos nossos PC's, e o DDR4 está para ser lançado...MRAM

A MRAM é uma tecnologia que promete 10 vezes mais largura de banda, 10 vezes maior densidade e consumo de 1/3 da energia, face às unidades NAND atuais. Há mais de 20 empresas americanas e japonesas a apoiar esta tecnologia, segundo o DailyTech.

Esta poderá ser a forma de evitar ter de se dividir o computador em memória volátil e não volátil, como se faz desde sempre. A MRAM pode ser a solução para substituir definitivamente os discos rígidos tradicionais, que apresentam uma boa densidade e uma boa relação preço por GB.

Por outro lado, a MRAM substitui também os SSD, que têm a vantagem de um baixo consumo energético e velocidades de escrita e leitura mais elevadas, e as típicas memórias DRAM.

http://www.gamevicio.com/i/noticias...-das-mram-esta-pronta-para-comecar/index.html
 
A EverSpin Technologies já está a comercializar uma unidade de 64 Mb (8 MB) ST-MRAM, com desempenho como as memórias DDR3. Este chip, embora com capacidade reduzida, já vai ser integrado nas unidades Buffalo SS6 Series, SATA III, SSD, noticia o DailyTech.

Estes dispositivos são ainda caros, destinam-se ao segmento empresarial e para evitar perda de dados em casod de quebra no fornecimento elétrico.

Um chip de ST-MRAM custa 50 vezes mais a produzir do que um chip Flash, explicou a EverSpin.

Também parágrafos pertinentes.
 
50x por chip, sendo que cada chip tem 10x a capacidade fica apenas 5x mais caro por GB..

Ainda assim não é barato , deve-se ao facto de ser dificil de "criar"
everspin.jpg


A meu ver RRAM continua a melhor , pois aparenta ter todas as mesmas vantagens e mais barata (pois a sua contrução é muito facil)
 
Ok, não tinha considerado isso, mas ainda assim, se multiplicares por 5 o custo actual de uma drive SSD... Jasus né? De qualquer forma, vamos a ver se conseguem criar um processo mais barato para tornar isto competitivo. Era interessante remover por completo a limitação que o disco é VS o resto do sistema. Os SSD melhoraram isto brutalmente, agora com algo ainda mais rápido...
 
Back
Topo