Sideload de aplicações no iOS/iPadOS e serviços Apple no Android

Estás a ser ingénuo.
O objetivo é que os devs não fujam da exclusividade da App Store.
Se tiverem exclusivamente na app store, isto não se aplica.

Isto também só se aplica a apps que tenham mais de um milhão de instalações. Possivelmente, serão poucas. Mas se um deve com pouco dinheiro tem o "azar" de ter sucesso com um App grátis ou barata, pode ficar a dever a Apple muito dinheiro.

Estes valores só não andam pra a frente se a UE agir. Mas se isto for para tribunal, poderá demorar anos até ficar resolvido.
 
Última edição:
Se calhar tens razão...
Mas sideload deve ser como em Android, certo? Cada um instala a app por si, manualmente. Isso, para quem sabe um bocado mais do assunto, resolveri muitos problemas. Provavelmente em termos de segurança trará outros, para quem inventar demasiado e/ou não souber bem o que faz, mas isso é outra história.
 
Isto está a fazer-me lembrar aqueles vilões tipo Doctor Evil. Parece quase digno dum filme de comédia tipo Austin Powers, acho que é por isso que me está a custar a crer.
 
Se calhar tens razão...
Mas sideload deve ser como em Android, certo? Cada um instala a app por si, manualmente.
Não vai ser possível fazer sideload (ou seja, descarregar uma app de um site e instalar).

O que vai ser possível é instalar apps através de outras App Stores (ou MarketPlaces, como chama a Apple).
Essas apps tem de ser "notorizadas" pela Apple:
https://developer.apple.com/support/dma-and-apps-in-the-eu#ios-app-eu

Notarization will check for the following:
  • Accuracy - Apps are required to accurately represent the developer, capabilities, and costs to users.
  • Functionality - Binaries must be reviewable, free of serious bugs or crashes, and compatible with the current version of iOS. Software or hardware cannot be manipulated in ways that negatively impact the user experience.
  • Safety - Apps cannot promote physical harm of the user or public.
  • Security - Apps cannot enable distribution of malware, or suspicious or unwanted software. They also cannot download executable code, read outside of the container, or direct users to lower the security on their system or device. Apps also must provide transparency and allow user consent to enable access to the system or device, or to reconfigure the system or other software.
  • Privacy - Apps cannot collect or transmit private, sensitive data without a user's knowledge or in a manner contrary to the stated purpose of the software.
 
A questão é, atualmente desde que pagues 100€ por ano podes fazer side loading sem te chateares.

Isto não é uma questão de segurança, é uma questão de dinheiro.
 

Apple faces 'strong action' if App Store changes fall short, EU's Breton says

Asked about Apple's plans, EU industry chief Thierry Breton exclusively told Reuters: "The DMA will open the gates of the internet to competition so that digital markets are fair and open. Change is already happening. As from 7 March we will assess companies' proposals, with the feedback of third parties."

He added: "If the proposed solutions are not good enough, we will not hesitate to take strong action."
 
Isto não vai passar em branco.

Já ganhou tração suficiente para os reguladores pegarem nisto e até Março não acredito que vá avançar desta forma.
 
Se percebi bem, todas as apps que aderirem aos novos termos da União Europeia, ou seja, as que queiram vender cá, passam automaticamente a pagar 0,50€ por instalação após o primeiro milhão e depois esse valor é pago sempre por mês, seja na App Store ou em Stores alternativas.

Espero que a União Europeia não aceite esta solução e se a Apple se mostrar irredutível, avançar com a proibição de venda dos seus equipamentos, que rapidamente alteram os termos.

O que estamos a assistir é uma atitude 100% monopolista com a intenção de prejudicar o consumidor. O carácter da Apple ficou à mostra.
 
Acho bem que se possa fazer sideloading no iOS, como é no Android. Estas regras da Apple são uma parvoíce infantil da parte deles e não vai passar na UE.

Nós devemos usar os produtos e serviços Apple (iMessage, App Store, Apple Pay, etc) não por sermos reféns, mas por serem os nossos produtos preferidos, com as features mais porreiras (como a integração fantástica). Abrir o mercado desta forma que a UE quer, só vai obrigar a Apple a ser cada vez melhor.

Já no lado das mensagens vemos que o RCS vai ser adotado pela Apple e isso só pode ser positivo. Next stop é termos interoperabilidade com o WhatsApp, para que cada utilizador possa escolher a app que mais gosta para mandar mensagens e não estarmos dependentes de ter iMessage/Google Messages/Whatsapp etc. Depois o UXUI, as features extra que cada oferece etc é que devem ser o fator diferenciador. Eu, por exemplo, se puder apagar o WhatsApp, Telegram e afins e só usar o iMessage, serei bem mais feliz.
 
Para a Apple sideload sim, a 50c por install acima de um milhão ano o que pode invalidar qualquer proposta free ou fremium fora da App Store.
 
Apple faces mounting regulatory scrutiny that threatens over $85 billion in annual services revenue. An antitrust trial against Google in the U.S. revealed multi-billion dollar payments to Apple to be the iPhone's default search engine. A plaintiff victory may halt the payments, estimated at one-quarter of Apple's services income. Meanwhile, Apple's App Store dominance draws Biden administration and EU oversight, with the EU enforcing changes. The landmark Google case and actions across Apple's two biggest markets represent growing legal and regulatory headwinds challenging the company's services growth strategy. FT adds:In the EU, Apple is preparing to allow "sideloading," which enables iPhone users to bypass its store and download apps from elsewhere. This will breach, for the first time, the walled-off ecosystem that the company has protected since Steve Jobs unveiled the iPhone in 2007. Apple has dragged its feet on this issue, since it maintains the practice will create security risks to its system.

Espero que a EU não perdoe e logo em Março se isto sair realmente como eles querem lançar, multem logo a primeira vez para servir de exemplo.

Quem não quiser usar não usa, quem quiser usar que use.

Eles têm que perceber isso.

Abrir o iMessage a todos já acho isso parvo, mas eles com o side loading estão a ser completamente ridículos.
 
Acho bem que se possa fazer sideloading no iOS, como é no Android. Estas regras da Apple são uma parvoíce infantil da parte deles e não vai passar na UE.
Atenção que este sideload não é como no Android (onde se pode descarregar a app de um simples website sem qualquer tipo de controlo por parte da Google).

Aqui as apps têm de ainda assim ter uma "inspeção" por parte da Apple e serem distribuídas por uma App Store de terceiros. E continuam sujeitas a fees por parte da Apple.
 
Última edição:
Acho bem que se possa fazer sideloading no iOS, como é no Android. Estas regras da Apple são uma parvoíce infantil da parte deles e não vai passar na UE.

Pode-se fazer sideload no iOS, mas não como no android. Até acho bem porque caso contrário é muito fácil para scammers e afins aproveitarem-se
 
Xbox joins Spotify and Epic in criticizing Apple

Apple released its plans on how it will comply with the Digital Markets Act (DMA) in March, and major companies quickly voiced their concerns the implementation will hurt competitors more than help them.

Epic Games CEO Tim Sweeney called the plan "hot garbage," Spotify CEO Danel Ek called it "extortion," and today, Xbox President Sarah Bond joined the criticism, saying the new policy is a step in the wrong direction.


Apple agreed to allow third-party app stores on its mobile devices sold in the EU, but they will have to be approved with a human review process. Commissions are reduced to 17% for apps sold out of the App Store, but developers will still have to pay €0.50 at the first install (after 1 million installs).

Daniel Ek claimed Apple is forcing developers to stay with the status quo as what it offers is no real alternative. Sarah Bond added that constructive conversations drive change and progress towards open platforms and greater competition.

The European Commission will weigh in after the review process of Apple's steps begins on March 7. The US company is facing "strong action" if it doesn't comply with requirements, meaning the battle for an open app market is far from over.
 
Não vai ser possível fazer sideload (ou seja, descarregar uma app de um site e instalar).
Já é possível fazer sideload (descarregar um IPA e instalar) com developer certificate desde o iOS 2.0 (2008). Se não quiseres gastar dinheiro, podes utilizar a AltStore e instalar até 3 aplicações.

Acho que 90% das pessoas que têm dispositivos Apple desconhecem isto por completo e desconhecem igualmente que dá para desbloquear o modo de programação no iPhone, permitindo instalar aplicações desde sempre praticamente.

A única novidade aqui é que a funcionalidade passará a estar desbloqueada/gratuita para todos.

A mim é-me igual ao litro. Uso E-sign para instalar o que quero no iPad e iPhone e o meu certificado lifetime custou-me apenas 20 euros na altura (já lá vão anos).

Confesso que me faz um pouco de confusão tanto desconhecimento acerca do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis por parte dos seus consumidores. Só conhecem a ponta do iceberg. Provavelmente nem sabem que com recurso ao sideloading podem correr macos/linux/windows (até ao windows 11!) num iPhone ou iPad com a aplicação UTM (com JIT ou Virtualization Hypervisor).
 
Última edição:
Back
Topo