Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin)

Desde o 10.10. O 11.04 só era algo de jeito no modo clássico, porque por acaso ainda usavam o Unity por cima de GNOME 2.32 e não GNOME 3.x.
Faz mais de "jeito" a comunidade de KDE (Kubuntu) e Xfce (Xubuntu) (e mesmo de LXDE (Lubuntu)) do que a equipa mãe do Ubuntu. Mas veremos... o Unity 5.0 parece estar melhor, se estiver mesmo muito melhor pode ser que leve o "seal of approval".
 
Por alguma razao o Ubuntu está a perder utilizadores para o Mint... No entanto como o Ubuntu tem suporte da Canonical por trás, sempre será algo mais bem apoiado que o Mint. Isto além de ter serviços muito mais interessantes como o Ubuntu One, o Software Center, etc.
O problema são essas divagações idiotas e limitar os utilizadores artificialmente forçando-os a usarem DEs alternativos...
 
Nunol, faço votos que tenhas razão e que o mundo do hardware com software impingido esteja a acabar, mas não acredito que a razão supere o cifrão.
Espero que muitos equipamentos venham a ser vendidos com software livre e dessa forma as pessoas só paguem o equipamento.
Os barões do dinheiro vão arranjar forma de proibir isso.
 
Desde o 10.10. O 11.04 só era algo de jeito no modo clássico, porque por acaso ainda usavam o Unity por cima de GNOME 2.32 e não GNOME 3.x.
Faz mais de "jeito" a comunidade de KDE (Kubuntu) e Xfce (Xubuntu) (e mesmo de LXDE (Lubuntu)) do que a equipa mãe do Ubuntu. Mas veremos... o Unity 5.0 parece estar melhor, se estiver mesmo muito melhor pode ser que leve o "seal of approval".

Pois, eu usei o modo clássico... nem cheguei a abrir o Unity do 11.04.
 
Sinceramente não vejo nada de especial para dar-me ao trabalho de voltar para um Ubuntu com Unity.
Prefiro ver o meu 10.10 a desactualizar-se (o 10.04 não se dá bem com a gráfica do meu portátil na dissipação de calor e "interfere" com a regulação de brilho), mas pelo menos continuo com um sistema rápido e capaz de gerir à minha maneira, sem ser comprometido em prol do design (sim, onde é que agora posso adicionar aquelas mini-apps que se podiam adicionar à barra horizontal superior? pois!)
Minimalismo é bom desde que não deixe de ser funcional.

A ver vamos como será a versão beta e depois a versão final.
 
Penso que em vez de compiz querias dizer ccsm. Se estiver tão rápido como o 11.04 no classic desktop vou tentá-lo. Penso que vão conseguir fazer isso se tentarem.
 
O Ubuntu pode agora estar a perder popularidade para o Mint mas pretende recuperar assim que começar a vender equipamentos com o Ubuntu 12.04 LTS (portateis, tablets, TV's, etc):
http://distrowatch.com/dwres.php?resource=popularity

Quando sair o Ubuntu 12.04, passado pouco tempo deve sair o Mint com o Cinnamon. O Mint vai-se apresentar assim como sendo uma variante com um DE que segue o paradigma clássico (que no fundo a massa dos users prefere) mas ao mesmo tempo moderno e actualizado, o que vai conquistar ainda mais users.
 
Basta começar a aparecer mais e melhores equipamentos com o Ubuntu no mercado para o crescimento do Mint não ser suficente para acompanhar o do Ubuntu. A maioria dos utilizadores de computadores, tablets e telemoveis não muda o sistema operativo.
 
Basta começar a aparecer mais e melhores equipamentos com o Ubuntu no mercado para o crescimento do Mint não ser suficente para acompanhar o do Ubuntu. A maioria dos utilizadores de computadores, tablets e telemoveis não muda o sistema operativo.

Exactamente. E o Ubuntu tem um ecosistema superior ao Mint que é basicamente só o OS. Enquanto que Ubuntu tem vários serviços também que garantem financiamento.
 
Errado. Não quer dizer que deixe de ser oficial. O Xubuntu, Lubuntu e Edubuntu também são oficiais. Deixa é de ser financiado directamente com dinheiro. Mas continua a ser da família oficial Ubuntu e continuam a fornecer servers e infraestrutura. Não entra é dinheiro. Além do Ubuntu só mesmo o Kubuntu tinha estas "regalias" porque no início era tipo a Ubuntu --> GNOME e Kubuntu --> KDE e queriam ver qual pegava mais. Pegou MUITO mais o Ubuntu e como tal ao fim de 7 anos já não vale a pena investir dinheiro no Kubuntu como produto "comercial".

Se é pena? É... mas duvido que dê cabo do Kubuntu. O Xubuntu, por exemplo, vive bem sem ser financiado directamente pela Canonical. Mas também, em último caso (para quem precise/goste de KDE) existe sempre o Linux Mint KDE Edition.
 
Back
Topo