VBox Smart

boy

Power Member
Boas,

Alguém tem informações sobre esta nova box que aparece no site da Vodafone?

Aparentemente, a diferença para a Play é o facto de não ter coluna.
 
@boy pelo que estive a pesquisar as diferenças para além de não possuir a coluna, são o armazenamento em que a Smart possui 16GB face aos 8 da TV Play e o CPU que parece ter um clock inferior, sendo o mesmo da MEO box V3. Parto do princípio que esta box seja a mesma que a box comercializada pela VDF na Espanha.
 
Heads up para quem está a pensar ter esta box, a porta ethernet é só 100 mbps em princípio.

https://www.gearrice.com/update/orange-offers-a-new-4k-tv-decoder-but-you-wont-get-it/

Esta box usa o mesmo chipset que a Vbox Smart e o artigo especifica que a porta lan é Ethernet RJ-45 10/100 mbps

Também só estou a alcançar essa velocidade com a box em casa. Amanha vou testar com um adaptador USB -> Gigabit LAN
Se a porta é de 100 mbps... vais aumentar com adaptador? Estranho....
 
Última edição:
As boxes só têm portas a 100Mbps porque não é preciso mais e não há vantagem nenhuma em ter mais. Mesmo que estejas a ver 2 canais em resolução 4K, os 100Mbps chegam e sobram. Teres uma porta no router a 100Mbps para a Box não prejudica o resto da rede de casa que pode funcionar a 1Gbps.
 
As boxes só têm portas a 100Mbps porque não é preciso mais e não há vantagem nenhuma em ter mais. Mesmo que estejas a ver 2 canais em resolução 4K, os 100Mbps chegam e sobram. Teres uma porta no router a 100Mbps para a Box não prejudica o resto da rede de casa que pode funcionar a 1Gbps.
Odeio como simplesmente assumes que não há casos para necessitar mais de 100 mbps...E para que conste, de todas as boxes da vodafone, a VBox Smart é a única que tem uma porta limitada a 100 mbps. (vbox pro 4k e tv play sao gigabit)

Para quem quer transmitir filmes 4k Blu ray com toda a sua qualidade original 100 mbps não são suficientes (os speed tests com ethernet na porta LAN da vbox smart só chegam a 90 mbps e ha filmes com bitrates médias de 100 mbps)

É ridículo em 2024 lançar um aparelho com uma porta limitada a 100 mbps, mas ainda bem que o adaptador funcionou.
 
Odeio como simplesmente assumes que não há casos para necessitar mais de 100 mbps...E para que conste, de todas as boxes da vodafone, a VBox Smart é a única que tem uma porta limitada a 100 mbps. (vbox pro 4k e tv play sao gigabit)

Para quem quer transmitir filmes 4k Blu ray com toda a sua qualidade original 100 mbps não são suficientes (os speed tests com ethernet na porta LAN da vbox smart só chegam a 90 mbps e ha filmes com bitrates médias de 100 mbps)

É ridículo em 2024 lançar um aparelho com uma porta limitada a 100 mbps, mas ainda bem que o adaptador funcionou.
Ridículo é o que estas dizer.
A minha Vbox Pro 4K é Fast Ethernet. Mas existe 2 versões deste modelo.
 
Última edição:
Se a vbox pro 4k (pelo menos uma versao segudno o que dizes) e a tv play têm Gigabit então o que disse de ridiculo? E quem é que decide o que é que é suficiente/necessário ou nao?
Eu tenho as 2 versões e elas apenas se ligam a 100Mbps
Ridículo é necessitares mais 100Mbps para uma STB.
 
Odeio como simplesmente assumes que não há casos para necessitar mais de 100 mbps...
Não queria ofender. Confirmo que a minha VBox Pro 4K tem porta Gigabit Ethernet. E concordo que Ethernet a 100Mbps nos dias de hoje é muito pouco.
A info da Netflix, diz que para 4K, bastam 15Mbps. A Disney+ recomenda 25 Mbps. A Vodafone põe num canal DVB-T (pouco mais de 30Mbps) 2 canais UHD 4K.
Mas não percebo porque um filme de um disco blue-ray há-de passar pela box da Vodafone. Acho que o lógico era ir por um cabo HDMI, onde se pode chegar a ter 48 Gbps.
Certamente que há muitas utilizações de streaming que hão-de exceder os cerca de 94Mbps, que é o máximo teórico que se consegue numa porta Ethernet de 100Mbps.
Só não percebo porque hão-de passar pela box da Vodafone...
 
Vi relatos que noutras boxes funciona, depende muito do chipset por isso não tou com muitas esperanças mas vale a pena tentar.

EDIT:

Acabei de experimentar este adaptador: https://www.amazon.es/dp/B00MYTSN18/ref=nosim?tag=zwame00-21

E tou a obter 270 mbps por cabo, dou o meu problema como resolvido.
Não inventes, nenhuma box funciona a mais de 100mbps. O que vês é o que o adaptador permite.
A velocidade REAL da box é de 100mbps.
Com esse adaptador nem 100mbps tens na box. Garanto-te que perturba a velocidade real que a box precisa.
E mais: alguns serviços que a box precisa estão comprometidos quando precisam de NET.
 
100 Mbps é suficiente para todos os serviços de TV e as APPs estão programadas para essa velocidade máxima por padrão. Portanto, não pensem que é por ligarem adaptares de 1 Gbps que vão ter "mais qualidade de imagem".

E se existe conteúdo que precisa mais de 100 Mbps então é de certeza de alguma APP com má otimização. Todas as APPs conhecidas estão devidamente otimizadas para a velocidade MÁXIMA de 100 Mbps.
 
Podem fazer uma pesquisa simples no google sobre a bitrate maxima de um Bluray 4k
Não inventes, nenhuma box funciona a mais de 100mbps. O que vês é o que o adaptador permite.
A velocidade REAL da box é de 100mbps.
Com esse adaptador nem 100mbps tens na box. Garanto-te que perturba a velocidade real que a box precisa.
E mais: alguns serviços que a box precisa estão comprometidos quando precisam de NET.
Se eu fiz download de ficheiros de teste com bitrates de 200 mbps para testar o adaptador e funciona agora mas não funcionava antes então parece-me que tenho mais de 100 mbps.

Eu tive uma TV Play e tenho a certeza que a porta é gigabit, a Vbox smart foi lançada depois pela vodafone.

Para quem quer saber estou a usar o Jellyfin para ver 4K Blurays, mas sim muitas apps estão limitadas a 100 mbps (não esta) e sim óbvio que comprar um adaptador destes não foi na esperança que a imagem magicamente ficasse melhor, foi exclusivamente para este caso especifico de ver Blurays 4k. Estou a ver blu rays na STB porque ainda não consegui gastar centenas de euros num player e nos discos como é obvio, e a box é o único dispositivo que tenho em casa com HDMI > 1.4
 
Última edição:
Podem fazer uma pesquisa simples no google sobre a bitrate maxima de um Bluray 4k

Se eu fiz download de ficheiros de teste com bitrates de 200 mbps para testar o adaptador e funciona agora mas não funcionava antes então parece-me que tenho mais de 100 mbps.

Eu tive uma TV Play e tenho a certeza que a porta é gigabit, a Vbox smart foi lançada depois pela vodafone.

Para quem quer saber estou a usar o Jellyfin para ver 4K Blurays, mas sim muitas apps estão limitadas a 100 mbps (não esta) e sim óbvio que comprar um adaptador destes não foi na esperança que a imagem magicamente ficasse melhor, foi exclusivamente para este caso especifico de ver Blurays 4k. Estou a ver blu rays na STB porque ainda não consegui gastar centenas de euros num player e nos discos como é obvio, e a box é o único dispositivo que tenho em casa com HDMI > 1.4
Uma coisa é um adaptador para ligar ao PC e outra é ligar à box.
NÂO existem bitrates de 200mbps, está a confundir com a velocidade da NET.
O que estás a sugerir é CHIPAR a velocidade da BOX... é impossível.
As Boxes são todas de 100mbps.
Mais... upscaling de vídeo e transcode de áudio... são soluções que nunca se devem escolher. Fica a dica.
On topic.
 
Uma coisa é um adaptador para ligar ao PC e outra é ligar à box.
NÂO existem bitrates de 200mbps, está a confundir com a velocidade da NET.
O que estás a sugerir é CHIPAR a velocidade da BOX... é impossível.
As Boxes são todas de 100mbps.
Mais... upscaling de vídeo e transcode de áudio... são soluções que nunca se devem escolher. Fica a dica.
On topic.
Ele está a referir-se a bitrates de ficheiros de video alojados num nas por exemplo.

Podem existir bitrates superiores a 100mbps (se nos ficheiros que se encontram essa bitrate tem alguma utilidade é outro assunto).

Com um adaptador USB - ethernet pode conseguir de facto velocidade de acesso à rede superiores a 100mbps (que é o limite do interface ethernet nativo da box).
 
Ele está a referir-se a bitrates de ficheiros de video alojados num nas por exemplo.

Podem existir bitrates superiores a 100mbps (se nos ficheiros que se encontram essa bitrate tem alguma utilidade é outro assunto).

Com um adaptador USB - ethernet pode conseguir de facto velocidade de acesso à rede superiores a 100mbps (que é o limite do interface ethernet nativo da box).
Obrigado, os ficheiros de teste que estava a falar eram estes:

https://www.larmoire.info/jellyfish/

E para dar um exemplo de um filme com bitrates altas, ontem vi o Trainspotting (1996) (4K) na Vbox, a average bitrate do filme é 101 mbps, não teria conseguido ver sem o adaptador que comprei.

xI82qup.png



Nunca falei em transcode nem upscaling, vejo os BluRays na sua qualidade original, sem upscale nem encodes, e óbvio que existe utilidade para usar 100 mbps nestes ficheiros senão o formato não existia. Para quem tem uma boa TV 4K e sistema de som, ver um filme por streaming e ver em bluray é uma diferença notável.

@Pixel Lord Ainda não percebi porque estás a ir contra tudo o que digo sinceramente. Primeiro dizes que não tenho mais do que 100 mbps com o adaptador quando tu não testaste nada disso e eu tou aqui a olhar pra minha box e tenho a certeza que está a funcionar. Segundo, dizes com certeza que nenhuma box é gigabit quando eu tive uma TV play que era e foi-me confirmado pelo técnico da vodafone que a tv play é gigabit. Terceiro, dizes que bitrates de 200 mbps não existem e que estou a confundir com velocidade de net. Essa fez tão pouco sentido que nem comento.
 
Última edição:
Back
Topo