Windows 8

Ficaram mal habituados com o tempo de lançamento entre o XP e o Vista que foi uma eternidade.
Acho correcto um ciclo de lançamento de SO de 2/3 anos e não 5 anos como foi o caso do XP.

Também acho,
depois acontece o que aconteceu do XP para o Vista
O hardware não acompanhou e o pessoal ficou à nora e culpou o vista.
 
lol....

Daqui a uns anos ainda vao começar a lançar um SO todos os meses...

enfim Tio Bill :P

O Bill dos Portões já não manda nada :P

Ficaram mal habituados com o tempo de lançamento entre o XP e o Vista que foi uma eternidade.
Acho correcto um ciclo de lançamento de SO de 2/3 anos e não 5 anos como foi o caso do XP.

Correcção: o XP ainda é amplamente usado (há 9 anos)

exacto! a sorte deles foi o lançamento de netbooks e dps a microsoft fez um "vista" mais leve (seven) ;)

Tendo em conta que o Seven é "XP-Based", essa afirmação só terá o mínimo de veracidade se estiveres a falar a nível de aparência. O Windows 7 está uns furos valentes acima do Vista.

PS: Deixo aqui um link, tem um vídeo de como será :D

http://windows8center.com/
 
Última edição:
Tendo em conta que o Seven é "XP-Based", essa afirmação só terá o mínimo de veracidade se estiveres a falar a nível de aparência.

Essa é boa. O 7 é mais vista based do que XP based de certeza.

Até o próprio número da versão o diz. 6.0, 6.1 .

E aquilo é mais facelift de que outra coisa, optimizaram o código (foi onde se notou mais a diferença), porque de resto a interface, visual, aplicações é tudo muito idêntico ao vista, senão igual.

Correcção: o XP ainda é amplamente usado (há 9 anos)

E achas isso bem? Por mim saía (senão paga-se obviamente) um todos os anos. (como em linux) Há que aproveitar o novo hardware e mesmo software ao máximo. (não descurando o hardware mais velho, que foi o que o vista fez)
 
Última edição:
Essa é boa. O 7 é mais vista based do que XP based de certeza.

Até o próprio número da versão o diz. 6.0, 6.1 .

E aquilo é mais facelift de que outra coisa, optimizaram o código (foi onde se notou mais a diferença), porque de resto a interface, visual, aplicações é tudo muito idêntico ao vista, senão igual.

Parte do Kernel é o do Vista, mas muita coisa é do XP. Não foi apenas um "facelift", e houve muita coisa que o 7 herdou do XP e não do vista. Então a nível de compatibilidades e estabilidade..
 
Parte do Kernel é o do Vista, mas muita coisa é do XP. Não foi apenas um "facelift", e houve muita coisa que o 7 herdou do XP e não do vista. Então a nível de compatibilidades e estabilidade..

E fonte para isso não há? (não que não goste de ouvir outra opiniões, mas gosto de ter a certeza que são fundamentadas e não atiradas para o ar) Compatibilidades segundo o que sei, espetaram-lhe uma maquina virtual que emula o xp. Ora isso posso eu fazer em qualquer SO, até em mac os. Drivers e etc foi tudo do vista. Do xp sinceramente vejo pouca coisa, a não ser partes do kernel, que já vem desde outros remotos nts (como 2000 e 4.0)
 
E fonte para isso não há? (não que não goste de ouvir outra opiniões, mas gosto de ter a certeza que são fundamentadas e não atiradas para o ar) Compatibilidades segundo o que sei, espetaram-lhe uma maquina virtual que emula o xp. Ora isso posso eu fazer em qualquer SO, até em mac os. Drivers e etc foi tudo do vista. Do xp sinceramente vejo pouca coisa, a não ser partes do kernel, que já vem desde outros remotos nts (como 2000 e 4.0)

As poucas coisas que dizes, são o que fazem a grande diferença. Além do que disse anteriormente, a nível de performance também está muito melhor que o Vista.

Posso dizer-te que tenho uma câmara digital que desde o XP-32 que não a conseguia ligar (já é antiga). Xp-64, Vistas, nada. Cheguei ao 7 e funcionou :)

Também a trabalhar em rede, numa empresa, mostra que a "compatibilidade" com o XP está bem melhor que a que existia no Vista. Pequenos detalhes que mostram a grande diferença.

Mas o tópico é sobre o Windows 8, e já estamos a divagar na maionese.
 
Isso são tudo questões de optimização e não de bocados de código que foram fazer copy past do xp. (sim, essa da drive da máquina é tudo menos um facto para isto)

Por isso, isso de o 7 ser xp based não é todo correcto.

Quanto a rede, têm alguns aspectos melhores que o vista, mas continuo a achar mais difícil de configurar que o xp. (pelo menos alguns aspectos)
 
Última edição:
Isso são tudo questões de optimização e não de bocados de código que foram fazer copy past do xp. (sim, essa da drive da máquina é tudo menos um facto para isto)

Por isso, isso de o 7 ser xp based não é todo correcto.

Quanto a rede, têm alguns aspectos melhores que o vista, mas continuo a achar mais difícil de configurar que o xp. (pelo menos alguns aspectos)

A meu ver, não é só uma questão de optimizações: detecta hardware que detectava no XP mas não detectava no Windows, o XP-Mode está bem melhor que no vista, e mesmo em testes de performance se aproxima muito mais do XP que do Vista.

Aquilo em que o Vista era melhor com o XP era na segurança, com a implementação de várias features. (ponto que se ia manter, óbvio)

De facto, mostra ser um melhoramento do Vista. Mas tantas parecenças com o XP..

De qualquer maneira, admito que a minha afirmação anterior pode não ser a mais correcta, mas afinal é para isso que aqui estamos (aprender e trocar opiniões :D)
 
Bem o xp quando saiu, tinha muitos bugs e as máquinas da altura, corriam-no mas aos soluços, ainda me lembro de ver a máquina do my system (p4 1.7, com 256MB sdram) a correr o xp, mas nota-se um ligeiro soluço a mover ou maximizar janelas. No meu ponto de vista o 7 está muito mais leve para os pcs actuais do que o xp para os pcs da altura.

Isso do hardware é relativo, o vista detectava-me impressoras hp, automaticamente enquanto o xp era preciso o cd.

Pronto e acabando com o offtopic, vamos retomar o assunto do windows 8, antes que os moderadores se chateiem.

Cumprimentos.
 
Isto pode parecer offtopic de inicio.. mas não é.

Bem, o pessoal que fala tão bem do XP, de certeza, mas absoluta, que não o começou a usar assim que ele saiu.

Eu comecei a usá-lo 3 semanas após o lançamento do mesmo (ainda em inglês). Foi uma desgraça completa até á saída do 1º Service Pack. Os drivers eram problemáticos e escassos, tinha bugs intermináveis (gastei tanto dinheiro ainda com o modem 56k, a procurar soluções...lol) e dava BSOD's como ninguém consegue imaginar. Por causa disso, na altura o win98 ganhou o estatuto que o XP adquiriu após o lançamento do Vista, de leve e fiável em relação ao seu sucessor! Muita gente não queria mudar tal e qual como muita gente não quis mudar do XP para o Vista.

Garanto por experiência própria que o Vista não teve metade dos problemas que o XP teve ao seu lançamento. Um dos problemas maiores com o Vista foi a falta de drivers de 3ºs... o que não se compreende quando temos HW que funciona perfeitamente bem no 7 e que não tinha drivers para o Vista. E claro... o peso do mesmo (o que é relativo, dependia da máquina).

A questão é que a maioria das pessoas só mudou para o XP quando este já se encontrava estabilizado e este SO esteve tanto tempo no mercado que as pessoas foram "obrigadas" a adaptarem-se e a saber lidar com os problemas do mesmo, pois este existia em casa, no trabalho, na escola.. basicamente em todo o lado. Entretanto o HW também desenvolveu-se bastante bem o que ajudou na ideia do XP ser leve. Assim sendo, as massas ficaram com a ideia que o XP sempre foi robusto como no seu "final de vida".

Acho que o que a microsoft quer fazer com intervalos de lançamento mais breves, é terminar com esta habituação que as pessoas ganharam ao XP, que agora é uma autentica pedra no sapato, milhões de clientes (empresariais e caseiros) continuam agarrados ao XP e não mudam para um novo, aposto que a MS continua a ter uma enorme despesa com o suporte ao XP.
Então se eles forem lançando mais regularmente pode ser que terminem com este ciclo.

Se eles lançassem mais vezes e a preços mais reduzidos parecia-me muito bem, agora tinham era de existir garantias que era estável a cada lançamento, assim como o 7 o demonstrou ainda antes do seu lançamento.
 
Última edição:
O XP foi o melhor compromisso entre o 98 e o 2000, um vocacionado para uso doméstico e outro para uso na lavoura e tal. Só sei que o 98 era limitado na altura e agora, mesmo usando o 7, o XP continua a dar para tudo o que eu preciso.
 
Para quem diz que o XP é que é (ou era) eu só digo falo no famoso "Blaster". quem não sabe que procure e argumente.

onde já se viu um sistema operativo que se diz seguro, após 2 minutos de ligação na internet apanhar ganda virose logo ?

enfim.. e eu sempre achei isto, em termos de bugs o vista até não é mau, o problema foi mesmo a optimização de recursos. corrigido e bem corrigido no windows 7 entretanto.

e eu sou suspeito, isto porque para "jogar" ainda uso o XP. porquê? olhem para o meu sistema... estou dependente de drivers da intel. só isso... no meu computador noto bem a diferença entre o desempenho "a serio" no XP e no 7. depois se falarmos em velocidades a copiar as coisas dentro do disco ou para fora, redes wireless, o volume do som para certas aplicações.. enfim são coisas que já não vivo sem elas. até a velocidade da net é bem diferente entre os SOs (versões MSNDNA).

quanto ao windows 8, espero entretanto arranjar uma máquina nova para entrar na era dos 64bit... e, por mais que se diga que o 7 é perfeito, o 8 vai ser ainda melhor!!!

fkb
 
Back
Topo