Eu passo a explicar a minha visão. A microsoft tipicamente faz algo que as pessoas chamam assim por uma razão: normalmente lança um SO com um conjunto de novas características, métodos de gestão, etc, e normalmente quando sai vem bastante buggy e dá problemas a bastantes pessoas. Normalmente eles aproveitam para corrigir os mesmos ao longo de um bom tempo, e quando sai a próxima versão, que use a mesma base, o SO sai consideravelmente mais estável e dá menos problemas de raíz.
Do que me lembro, tem sido algo do género: o 98 de base foi um SO que deu uns quantos problemas, e tanto assim foi que acabarma por lançar a versão 98 SE que melhorou bastante na estabilidade. Depois, decidiram dar um passo em frente nos drivers e aproveitamento de memória e fizeram o Millenium, que foi uma valente bosta. Quando finalmente afinaram as coisas, o 2000/XP foi lançado com base no anterior melhorado, e foram SO's de grande estabilidade quando comparados com os anteriores. No passo seguinte, decidiram tentar mais umas coisas e criaram o Vista, que por sinal, foi bastante problemático, e até o novo sistema de gestão de memória foi bastante criticado na altura. Quando afinaram bem as coisas, foi na altura que o 7 foi lançado, e uma vez mais, foi bastante mais estável por aproveitar as melhorias baseadas no anterior. Agora, o Windows 8, a meu ver, foi comparativamente mais estável mesmo trazendo novidades bastante grandes.
Sim, o 8 deu problemas ao início, mas a minha visão geral foi que foram menos pesados, e resolvidos mais rapidamente. E tanto assim foi, que a maior crítica feita ainda agora é a interface que muita gente é contra. Quando nos casos do 98/millenium/vista não foi isso, mas sim a instabilidade geral no uso normal.
E note-se, eu usei todos os produtos, com excepção do 2000. Tenho bem em memória as chatices e coisas boas que cada um trouxe. Sim, os maus ao fim de um bom tempo estabilizaram, mas a questão é que o ficavam quando se lançava uma nova versão já consideravelmente melhor de raiz. Não é uma mentira, é apenas parte de um ciclo de produção/optimização. Se os SO's fossem ou estabilizados mais rapidamente, ou tivessem ciclos de vida mais longos, possivelmente estas coisas poderiam ser vistas de outra forma.