Análise Windows Millennium - 10 anos depois (Parte 2)

uma boa análise acima de tudo e que serviu para mostrar que apesar de "velho"(digo isto por eu ainda não ter chegado aos 20) o ME serve perfeitamente para o uso quotidiano quer para crianças quer para uso "normal" de navegação na internet e ouvir música assim como edições básicas de imagem e video. É certo que tem sempre uma limitação ou outra devido às inovações que a ele se seguiram(xp, xp sp1, xp sp2, xp sp3, vista, vista sp1, vista sp2, win7, win7 sp1[deixando de parte os win server]) e das novas tecnologias que cada vez mais requerem uma boa base hardware para funcionarem como desejado mas ainda assim completamente utilizável. Parabéns pelo bom trabalho nesta análise e uma boa continuação, caso seja o caso
 
muito boa análise que reflecte o meu uso do Windows Millennium.

estando eu habituado a DOS (na escola), quando comprei o meu primeiro pc, um Celeron 1Ghz com 512MB de RAM com gráfica onboard, adorei o Windows xD

grandes recordações

Cumps
 
My God

vim aqui porque li a tua assinatura.. Grande análise e trabalho aqui tiveste.

Tinhas até boa gráfica. Embora em 2000 já houvesse bem melhor :P

Curti imenso ver o Porshe 2000. Joguei imenso essa shit. AInda hoje gostava de jogar se encontrasse a treta do cd.
mal empregado dinheiro o que isso me custou na altura. mas rendeu imensas horas. Vou pesquisar isso na net. :)

Grande review. Parabéns. Pessoalmente detestei esse ruimdows e instalei logo o 2000.
Se calhar não tive muita paciência para o mesmo. Mesmo os jogos corriam mal.. Até em ms-dos isso encravava.
 
ainda tenho encostado um disco de 8Gb num P3@500Mhz (OC a 800Mhz) com 768 SDRam, Geforce 2 MX220 (vendi a 5200FX), Soundblaster audioPCI 128, com o Windows ME! Deu me muitas alegrias.. e quando tive o Windows XP, voltei ao WinME pq era mais estvel no meu PC!

boas memorias


gosto desta analise
 
Eu recentemente arranjei um Compaq Armada E500, com um Pentium III a 500 MHz, 128 MB de memória, disco de 5 GB (!) e uma gráfica ATI Rage Mobility Pro de 8 MB. E experimentei os vários Windows:

XP - demasiado pesado para aquele PC, lagava como se não houvesse amanhã :P
Millennium - leve mas leve, iniciava em 34 segundos e encerrava em 8 (!!). Não tive qualquer problema com BSOD, excepto há uns dias em que me esqueci de desligar o MP4 da única entrada USB que aquilo tem, e então lá vai disto. Claro que depois não continuou a encerrar, e tive de ir eu lá com o botão xD Ah, também tive problemas porque aquilo era versão inglesa e então toca de andar á procura dos dois pontos e da barra para fazer o D:\ em MS-DOS, cd de arranque, levei meia hora nisso :-D
2000 - sólido como uma rocha, mas inicia em 1 minuto e encerra em meio minuto, é demasiado pesado.
98 - por incrível que pareça, inicia em menos de 30 segundos mas encerra no mesmo tempo!

Mal por mal, fiquei com o Millennium e tem-se provado impecável. Único problema: falta de alguns programas mais recentes, normalmente vou buscar os mais antigos e fica fino. No final da instalação estava a consumir 17,92 MB (!!!!). Com tudo instalado, foi para os 88% de memória livre. Com o Firefox 1.5 instalado, ia para os 82%. Media Player não tinha problemas. Já trazia os drivers para TUDO naquele portátil, ao invés do 98.

Agora, passado X tempo (15-30 minutos dependendo do tempo que o deixe desligado), para e não dá para fazer mais nada. Mas continua ligado, o monitor trabalha, o leitor de CDs também e não há nada de errado com o processador, nem com o dissipador. Acho que é do disco, que quando fazia formatação total dava-me tempos absurdamente altos de arranque naquele PC (5 minutos com o 2000!), sem dizer que parava nos 70% e nos 75% uma eternidade de tempo (mas fazia o resto normal), e que quando formatava rapidamente em NTFS com o CD do XP levava-me 1 minuto e pouco a iniciar.

O que acham? Será o disco que foi á vida mesmo? É que tudo o resto está a funcionar em condições: CPU, memórias, gráfica, som (que, agora que falo nisso, apresentava cortes de som momentâneos a cada 2 segundos com o 2000, com o ME isso acontecia nos primeiros 6, depois andava normalmente), monitor, teclado e rato, baterias, leitor de CD...
 
Estalidos não ouço, no entanto quando formatava e parava nos 70% e nos 75%, ficava minutos e minutos a repetir um som, e aquilo não andava. Só muito depois é que aqulo continuava.

Outra coisa: o disco era originalmente de 6 GB, mas o Windows detectava cerca de 5200 MB... não será uma disparidade demasiado grande?
 
Grande post!
Não experimentei durante muito tempo porque não o tive. Só mexia nele quando ia a casa dum amigo.
Penso que foi um windows feito á pressa e que deixou a consequentemente a sua estabilidade deixou muito a desejar.
 
Estalidos não ouço, no entanto quando formatava e parava nos 70% e nos 75%, ficava minutos e minutos a repetir um som, e aquilo não andava. Só muito depois é que aqulo continuava.

Outra coisa: o disco era originalmente de 6 GB, mas o Windows detectava cerca de 5200 MB... não será uma disparidade demasiado grande?

É normal, isso tem a ver com os sistemas de numeração, os fabricantes dos discos rígidos usam em base 10 e o Windows usa em base 2. Derivado a isso o Windows detecta sempre menos. E a disparidade aumenta, quanto maior for o disco. Por exemplo o meu disco actual é de 750 gigas e para o Windows só existem 684.
 
É normal, isso tem a ver com os sistemas de numeração, os fabricantes dos discos rígidos usam em base 10 e o Windows usa em base 2. Derivado a isso o Windows detecta sempre menos. E a disparidade aumenta, quanto maior for o disco. Por exemplo o meu disco actual é de 750 gigas e para o Windows só existem 684.

Acho que não é normal quando se tratam de disparidades tão grandes. Tenho uma pen com o mesmo tamanho comercial (6gb) e são detectados 5,87 GB.

Tenho um disco de 1 TB e são detectados 931 GB.
 
Bom, de qualquer forma o portátil foi desta para melhor ontem, pelo que vou devolvê-lo à proveniência "pouco confiável" (de acordo com o que me disseram depois) de onde veio este portátil. Enfim...
 
E vai acabar em breve. Foi muito bonito, mas de facto preciso do suporte a NTFS e de ficheiros superiores a 4 Gb, por isso que venha o SO de guerra que por acaso veio da mesma época, Windows 2000 Português.

Ah, e há sempre a patologia DOS que assombrou toda a linha: "Se vais usar 100% do teu CPU, eu irei ser lento e eventualmente crashar porque não gosto que me levem ao limite."

E o clássico "Screen Saver a executar por trás dos jogos e a tornar tudo lento". Again, uma patologia de ser DOS...

Então era por isso que o meu NFS 2000 ficava bem mais lento após 30 minutos! E só descobri agora! xD

Essa patologia do DOS, dos 100% do CPU, só me acontecia quando copiava um CD e estava ao mesmo tempo a gravar outro para o disco... hehehehe

O 2000 vai ficar um mimo aí ;D Até 2009 ainda foi suportado, e ainda há imenso software que o suporta! É daqueles SO mesmo de guerra.
 
Eu recentemente arranjei um Compaq Armada E500, com um Pentium III a 500 MHz, 128 MB de memória, disco de 5 GB (!) e uma gráfica ATI Rage Mobility Pro de 8 MB. E experimentei os vários Windows:

XP - demasiado pesado para aquele PC, lagava como se não houvesse amanhã :P
Millennium - leve mas leve, iniciava em 34 segundos e encerrava em 8 (!!). Não tive qualquer problema com BSOD, excepto há uns dias em que me esqueci de desligar o MP4 da única entrada USB que aquilo tem, e então lá vai disto. Claro que depois não continuou a encerrar, e tive de ir eu lá com o botão xD Ah, também tive problemas porque aquilo era versão inglesa e então toca de andar á procura dos dois pontos e da barra para fazer o D:\ em MS-DOS, cd de arranque, levei meia hora nisso :-D
2000 - sólido como uma rocha, mas inicia em 1 minuto e encerra em meio minuto, é demasiado pesado.
98 - por incrível que pareça, inicia em menos de 30 segundos mas encerra no mesmo tempo!

Mal por mal, fiquei com o Millennium e tem-se provado impecável. Único problema: falta de alguns programas mais recentes, normalmente vou buscar os mais antigos e fica fino. No final da instalação estava a consumir 17,92 MB (!!!!). Com tudo instalado, foi para os 88% de memória livre. Com o Firefox 1.5 instalado, ia para os 82%. Media Player não tinha problemas. Já trazia os drivers para TUDO naquele portátil, ao invés do 98.

Agora, passado X tempo (15-30 minutos dependendo do tempo que o deixe desligado), para e não dá para fazer mais nada. Mas continua ligado, o monitor trabalha, o leitor de CDs também e não há nada de errado com o processador, nem com o dissipador. Acho que é do disco, que quando fazia formatação total dava-me tempos absurdamente altos de arranque naquele PC (5 minutos com o 2000!), sem dizer que parava nos 70% e nos 75% uma eternidade de tempo (mas fazia o resto normal), e que quando formatava rapidamente em NTFS com o CD do XP levava-me 1 minuto e pouco a iniciar.

O que acham? Será o disco que foi á vida mesmo? É que tudo o resto está a funcionar em condições: CPU, memórias, gráfica, som (que, agora que falo nisso, apresentava cortes de som momentâneos a cada 2 segundos com o 2000, com o ME isso acontecia nos primeiros 6, depois andava normalmente), monitor, teclado e rato, baterias, leitor de CD...

O meu primeiro PC tinha configurações IGUAIS e o XP funcionava muito bem.. nada como uns tweaks aqui e ali.. e para esse sistema na altura o que encontrei sendo mesmo o melhor SO foi o Windows 2000. Mas tive muito tempo com o millenium nele
 
Já a muito tempo que já não ouço falar sobre o windows 2000/ME, aliás, qualquer edição para baixo do windows xp. Foi um dos melhores sistemas operativos, (quase a mesma coisa que o Windows xp, tirando parte da segurança e dos temas).
É pena a Microsoft corp ter acabado com o suporte de actualizações do windows 2000, aliás o windows xp irá perder o suporte em 2014.
 
Bom tópico, isto deve ter dado imenso trabalho mas ainda me diverti um pouco a ler as experiências. No meu caso nunca dei ao Windows ME hipóteses. Depois de 1 mês no meu PC P3 800Mhz, foi trocado pelo Windows 2000 professional. Posso dizer que nunca tinha estado tão impressionado com um Sistema Operativo. É verdade que nessa altura arranjar drivers e programas que funcionassem em NTFS era difícil. Tinha que ter cuidado que versão do programa instalar (procurava programas compatíveis com o Windows NT) e os drivers eram um pouco manhosos, mas depois de estar a funcionar nunca mais tive problemas de estabilidade, a Internet funcionava às mil maravilhas (tinha acabado de fazer o upgrade da linha RDIS para Internet por cabo (Netvisao) a 512kb e estava pela primeira vez a sacar a mais de 12kb/s (mais precisamente a 60kb/s) que era um espectáculo.

Nessa altura pensava que nunca seria preciso ter uma net mais rápida, já que conseguia por um mp3 a sacar e podia imediatamente usar a função de play, já que o sacava mais rapidamente do que a música acabava de dar, logo não parava mais.

Isto são apenas algumas das minhas memórias do tempo em que o Win ME saiu. Infelizmente para este artigo não consigo contribuir com relatos de maravilhas desse sistema operativo, já que na transição usava o Win 2000 e depois passei logo para o Windows XP professional.
 
Última edição:
Back
Topo