Impressora 3D RepRap Prusa

@joao1996f Se tiveres por casa um fonte de 500w comum de 19,90€ serve perfeitamente.

Basta pegares e cortares o conector de 4 pinos e ligares os dois amarelos no conector 1 ( da esquerda pra a direita ) e ligares os dois pretos no conector 2. Depois vais buscar mais 1 fio amarelo e outro preto que pode ser de um conector molex e ligas no conector 3 o amarelo e no conector 4 o preto.

Depois disso terás que fazer um jump do fio verde do conector de 20pinos com um fio preto (terra/ground) para ativar a fonte.

Fica esta imagem para que consigas interpretar melhor.

AtxPsuConvertion-016.jpg


Podes também consultar este site: http://doc.3dmodularsystems.com/atx-power-supply-conversion-for-3d-printer-usage/

Força nisso e boas prints!!!
 
Olá atodos,

Tenho sido um utilizador que tem estado a acompanhar o tópico, de forma silenciosa pelo menos desde Janeiro. Um amigo meu, que também frequenta o forum desafiou-me a montar uma Itopie, uma vez que ele estava que ele também já tinha começado a montar a dele.

Depois de grande parte das peças já terem chegado, chegou a altura de começar a montar a frame. Acabei por ficar com uma frame que o meu amigo tinha a mais. Esta frame foi cortada cortada pelo @ajmartins .

A frame tinha uns bons cortes perfeitos e encaixou tudo numa perfeição, quero deixar aqui um abraço ao @ajmartins e dizer-lhe que ele fez um óptimo trabalho.

Convém também mencionar que esta frame foi impressa com base no modelo modificado pelo @miguelbarroso . Bom trabalho :)

Partilho convosco umas fotos da obra que fizemos ontem.

SuxNaA.jpg


AZ4nct.jpg


8JlwBj.jpg


nMzVqW.jpg


Z3433Q.jpg


hKMNR2.jpg


Já com a primeira de mão de tinta.

HUoJT3.jpg


Agora, é lixar outra vez e passar mais uma de mão e ver se fica toda branca ou de duas cores, logo se vê.

Já agora, alguém me consegue informar de um sitio para comprar os varões de inox calibrados? A BOM do @miguelbarroso tem sido um bom guia para iniciar, reparei que ele comprou os varões de inox no Aires Fernandes Ferragens no Cacém. Alguém tem feedback dos varões comprados lá?

Fiquei contente de ver que o @jbaiao voltou a participar activamente. Muito bom, és uma mais valia para o tópico.

Forte abraço a todos e boas prints :)
 
Última edição:
@brunorivera o eixo X esta mal montado.
Gosto da combinação das cores.

@cabul muito bom aspecto. A meu ver a cor não seria a que eu escolheria. O branco acaba por se sujar. Mas gostos não se discutem. Á que começar a montar.......

Um concelho a quem opte pela itopie. Não façam com a frame do Miguel (obrigado na mesma). A frame esta pensada para ter caixa, no entanto a caixa provoca muita resonancia (por estar em cima da frame) e torna-se a impressora muito grande. Vibrações e resonancia é o que mais sinto nesta frame, mesmo se retirar a caixa, penso que se deve ao facto de ter a base demasiado larga. Estou neste momento a montar outro tipo de frame, tão sólida como a itopie, mas que provavelmente será mais leve e com muito menos resonancia.

Bom trabalho para ambos.
 
@ajmartins Orgulhoso? :D Ficou top o corte um excelente trabalho.

Peço desculpa sei que o tópico não é de vendas mas quem tiver interessado em começar a montar algo falem com o @ajmartins para as frames e com o @jbaiao para as peças eles serão as pessoas perfeitas para vos ajudar.

@jbaiao Eu sabia que havia algo que não estava bem :D A cor foi escolhida pela maria... Era isso ou dormir com o cão hehehe
 
@brunorivera o eixo X esta mal montado.
Gosto da combinação das cores.

@cabul muito bom aspecto. A meu ver a cor não seria a que eu escolheria. O branco acaba por se sujar. Mas gostos não se discutem. Á que começar a montar.......

Um concelho a quem opte pela itopie. Não façam com a frame do Miguel (obrigado na mesma). A frame esta pensada para ter caixa, no entanto a caixa provoca muita resonancia (por estar em cima da frame) e torna-se a impressora muito grande. Vibrações e resonancia é o que mais sinto nesta frame, mesmo se retirar a caixa, penso que se deve ao facto de ter a base demasiado larga. Estou neste momento a montar outro tipo de frame, tão sólida como a itopie, mas que provavelmente será mais leve e com muito menos resonancia.

Bom trabalho para ambos.

Ainda falta muito trabalho e ainda não sei se a vou deixar ficar toda branca, em principio não. Durante a semana ainda arrisquei levar o frame para a cozinha, mais o kit de lixas e a tinta para dar mais uma de mão ao final do dia.

Tentei passar de fininho sem que a patroa me visse, mas não tive sorte... Levei logo com um "para onde é que vais com isso a esta hora? Não me vais lixar a casa.". Tive que ir logo arrumar tudo no lugar antes que fosse comer arroz de trombas o resto da semana. :facepalm:

Já tenho uma boa parte das peças, outras continuam a caminho, mas sem grandes pressas... O importante é fazer boas escolhas e ir aprendendo o máximo pelo caminho.

Neste momento estou a começar a pensar nas peças impressas. Quero montar a minha impressora já com leadscrews, que já estão encomendados. O que acham desta opção para o eixo dos X? http://www.thingiverse.com/thing:1103976

Quanto ao extruder: http://www.thingiverse.com/thing:723803

O resto das peças seriam os da Itope:

Eixo dos Y
1x iTopie_y_belt_holder
1x iTopie_y_endstop_flag

4x iTopie_y_lm8uu_holder
1x iTopie_xy_bearing_idler

Eixo Z
1x iTopie_z_rod_holder_left
1x iTopie_z_rod_holder_right

Está a faltar-me alguma coisa?

Relativamente ao eixo dos Z o que é que podem aconselhar para substituir dos da itopie e obter um maior estabilidade aos leadscrews.
 
@cabul, só vou deixar a minha opinião em relação ao eixo X, que é semelhante às restantes prusas I3!
Prefiro que as outras peças possam ser validades por alguem que esteja mais dento da Itopie do que eu.

lead screws, acho um bom upgrade, mas como no caso das cartesianas o eixo x tem pouca massa, para encostar a nut completamente ao perfil dos screws, tenho montado também as molas anti- backlash *****, com mt bons resultados. ( pessoalmente, recomendo com 2mm pitch, 2mm lead e porque nao existem porcas backlash para 1/1mm senao iria para esta medida) se forem acme, tambem nao te preocupes mt , no problem.

Quanto ao X, o meu amigo tem bom olho! Esse efectivamente é dos meus favoritos em termos esteticos, até o imprimi, mas nao instalei !

Acabei por instalar este :
http://www.thingiverse.com/thing:1315535

Porque me permitia aproveitar peças , ao nivel do tensor , do eixo original hephestos, e porque principalmente me parecia ser mais sólido a este nivel também.

ATenção, ambos os eixos incluem o que eu considero ser essencial - anti tensao varoes lisos Z - este efeito de empeno ocorre principalmente quando começamos a fazer prints mais longas em tempo e em altura, por isso mais vale prevenir do que depois remediar!

EDIT: Se encontrares isto no thingui ( http://www.thingiverse.com/thing:1811083 ) , nao uses... foram uns testes que fiz em tempos com o baiao, mas que por algumas razoes , ( folgas nas nuts impressas ao longo do tempo e a colocacao do sensor na traseira retirava-me Area de impressão) deixei de usar! Mas foi Fun hehehe! Aproveita daqui a knob!

EDit 2 : Vais ver que quando comecares a fazer uns portas chaves e outros miminhos para a Patroa ela deixa de te ameaçar com o rolo da massa! Tens é de comprar filamento cor de rosa!
Abc
 
Última edição:
Há uma coisa que sempre me causou alguma confusão, que é as correias fazerem força radial no veio do motor.
Com as correias bem esticadas o eixo do motor começa a inclinar. Não percebo de motores, mas parece-me que isto não é bom para os motores, muito menos para as correias, que vão desgastar mais depressa. As próprias acelerações poderam causar oscilações no veio, o que parece que vai causar um desvio na impressão.

Faz sentido adoptar uma solução deste tipo, em que o motor tem o veio apoiado?
addon.php



Ou então um suporte deste tipo?
https://www.thebigbearingstore.com/pillow-block-bearings/
UCP__43033.1417807101.1280.1280__05377.1421175208.262.262.gif
 
Sou franco, nunca vi o eixo dos nemas a empenar, pelo menos em cartesianas, nem me recordo de ter lido sobre o assunto.
Quanto a outros modelos, nao posso dar opiniao.

empenei foi, com toda a facilidade, o liso Z do lado direito devido à tensão da belt, situação resolvida com o eixo impresso acima. O eixo do nema, manteve-se e mantem-se direitinho , mesmo quando isto ocorreu!
 
Última edição:
Bom dia, é possível substituir estas roldanas em plástico, por umas em metal? Qual é o nome em inglês?
A impressora é uma i3 prusa hephestos.
Obrigado
56bad7203399f703588167940e34192a.jpg
fb39fc30601012bd6c76993522278059.jpg
 
Back
Topo