Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Preciso da ajuda aqui dos entendidos, precisamos de um NAS ou algo parecido aqui no trabalho e meteram-me a mim a procura da melhor solução.

O que precisamos e de uma forma de partilhar documentos entre computadores, com um NAS, guardávamos parte dos documentos onde estivessem acessíveis a qualquer um.

O que tinha pensado era um NAS de duas baías com 2x 2 tb em raid 1(?) não temos grande necessidade de espaço, são documentos pequenos, e algum arquivo fotográfico, no total 1gb era mais que suficiente, mas é preferível investir um pouco mais nos discos, e ficar descansado durante alguns anos, assim como fazer backup dos computadores, serão 4 ligados, penso que é o Raid 1 que faz espelho dos discos para na eventualidade de um ir a vida não perdemos a informação, certo?

O orçamento seria a rondar os 250€, com alguma folga, mas não excedendo os 300€ a não ser que valha a pagina.

Os serviços como acesso remoto não são necessários, mas valorizados, pretendemos apenas que o acesso aos documentos seja fácil nos vários computadores.
 
Estou com o mesmo dilema muito parecido ao teu aqui na empresa, tenho o meu pc a partilhar as coisas para a rede por isso tenho que estar sempre ligado. Queria algo para aceder aos ficheiros sem estar no meu pc e ao mesmo tempo que faça backups e aceder remotamente em qualquer sitio fora da empresa.

Ao inicio pensei que o Western Digital My Cloud EX2 Ultra dava para isso, mas depois com a ultimo update que saiu a que era vulnerável na proteção de dados descartei logo.
 
Depende de como se configurar, como noutras NAS, podes agregar num único volume ou 2 volumes; eu costumo usar em 2 volumes pq assim se um disco falhar, o outro funciona normalmente.

Para se ter ideia das velocidades, a synology tem esta página.
Sim, eu quero 2 volumes separados para o caso de um falhar. Eu não tenho nada critical que precisa de raid 1 always on, já que a minha política de backups e ter sempre 2 cópias (alem dos dados "de produção", logo 3 cópias).

A idéia e usar um disco para backups, downloads e pasta partilhada na rede e o segundo disco para multimédia.
 
Encomendei um DS218j, espero me atender. Não vou fazer de "servidor XPTO", é mais para partilha multimédia e backups. Desde que cumpra fazer 100 MB/s+ pela rede...

Dá para usar um disco 3 TB + 4TB, não pretendo raid1, irá aparecer como na rede?
O q vai aparecer na rede é as pastas que puseres a partilhar e nao os volumes ou discos... Podes criar o nº de volumes q quiseres, tipo particionar o disco em varios volumes, depois a pasta é q tens q dizer a q volume pertence.
 
Sim, é como o QNAP então, mas o discos funcionam independentes, certo? ou seja se avariar ou retirar um, o outros continua acessível normalmente (isso sem estar em raid nem em JBOD)?
 
Supostamente sim, fica é inacessivel o volume correspondente ao disco; no meu (dlink) um dos discos está a atrofiar e é desligado, funcionando a NAS normalmente, e sem acesso à dita pasta partilhada.
 
Encomendei um DS218j, espero me atender. Não vou fazer de "servidor XPTO", é mais para partilha multimédia e backups. Desde que cumpra fazer 100 MB/s+ pela rede...

Dá para usar um disco 3 TB + 4TB, não pretendo raid1, irá aparecer como na rede?
Sabes se com esse Nas, dá para aceder aos ficheiros fora de casa sem andar a fazer muitas configurações ou melhor que seja algo simples?
 
Eu nao aconselhava fazer pelo myqnap... não sei o q tipo de segurança os gajos têm mas aquilo é muito fraquinho. Podem ver nesta thread e tudo, aqui à uns bons tempos, devido a ter registado o NAS no myqnap, tava sempre mas sempre a receber tentativas de intrusão dentro do meu qnap de gajos da china, russia, etc. Depois de ter terminado com o serviço no myqnap, nunca mais recebi algum aviso de tentativa de login no meu qnap.

Mais vale fazer a coisa old fashioned. Aderires a uma conta ddns, abrir a porta (o ideal uma diferente q a porta interna do NAS) pro ip de login do NAS no router e voila. Por acaso se fosse um synology, nao sei se no Qnap da pra fazer, so se agora da, o DSM automaticamente abre as portas dos routers para os diferentes serviços.
 
Última edição:
Sim eu no qnap pelo myqnapcloud todos os dias tenho dezenas de tentativas de intrusão. Não deve fazer grande diferença, mas o que fiz foi por cada 5 tentativas falhadas ele bloqueia o ip. Além disso coloquei daquelas senhas de 20 e tal dígitos todos aleatórios e com símbolos, que mudo de 6 em 6 meses. Até agora sem problemas
 
Pois é que quero colocar um Nas aqui no work (estou inclinado para o Synology) e quero ter acesso aos documentos através de casa sem grandes complicações e simples de configurar.
 
@Onesolo, Não sei pq dizes que é do qnap? Já tentaste com outro DNS como dyndns? Eu posso te dizer que tenho bem menos tentativas com a da qnap que dyndns e outros similares... Mas pronto.
Confirmo o nerds, a nível de segurança.
 
@Onesolo, Não sei pq dizes que é do qnap? Já tentaste com outro DNS como dyndns? Eu posso te dizer que tenho bem menos tentativas com a da qnap que dyndns e outros similares... Mas pronto.
Confirmo o nerds, a nível de segurança.
mas qual outro dns??? Não percebeste do q se tratava? quando usava o myqnap é q tinha os problemas todos de ataques de intrusão... depois quando deixei de usar myqnap e voltei a usar um ddns é q deixei de ter todos os problemas q tinha...
 
Eu utilizo o serviço de DNS da Synology à uns 3 anos e nuca tive nenhuma tentativa de acesso não autorizado. O truque está apenas em desactivar a conta “admin” que acho que desactiva-se automaticamente quando fazemos uma conta na continuação da configuração do NAS.
 
Ok, instalei hoje o meu DS218j com um HD 4 TB, tudo oki doki, bem facil.

Agora... nao aparece no windows explorer e nao consigo mapear uma pasta! (Windows 10). Vou usar ele para guardar as fotos e videos da viagem tambem.

consigo acessar pelo browser na boa
 
Ok, instalei hoje o meu DS218j com um HD 4 TB, tudo oki doki, bem facil.

Agora... nao aparece no windows explorer e nao consigo mapear uma pasta! (Windows 10). Vou usar ele para guardar as fotos e videos da viagem tambem.

consigo acessar pelo browser na boa
Mesma rede/grupo? [emoji16]
Senão mapeia manualmente primeiro (por IP) e depois deve assumir.
 
Ok, instalei hoje o meu DS218j com um HD 4 TB, tudo oki doki, bem facil.

Agora... nao aparece no windows explorer e nao consigo mapear uma pasta! (Windows 10). Vou usar ele para guardar as fotos e videos da viagem tambem.

consigo acessar pelo browser na boa
Att, ao mapear a NAS, se houver vírus no comp. vai também apanhar. Aconteceu-me a um portátil que ficou encriptado e, se não desligasse à bruta a NAS que estava mapeada, os ficheiros iam todos à vida.
Cumps
 
Back
Topo