Questões Técnicas e Grafismo dos Canais de Televisão - Discussão Geral

Estou aqui com uma TV 4:3, box vodafone. Acabei de reparar que na BBC world a box faz Pan& Scan ao feed original (16:9) para criar uma imagem 4:3 que de facto preenche o ecrã da TV todo. Na Skynews, mostra o feed original, em 16:9
 
Vi hoje de raspão o programa e até parecia em HD. Não é mas é do melhor SD que se produz por cá, talvez fruto da boa calibração de cor e boa iluminação.

WSqRs5G.jpg


Veja-se a perda de resolução nos brincos ou na cara da moça.

Há coisas em HD a passar na RTP1 HD que não têm esta qualidade:

Hfhcd9g.jpg
 
Última edição:
Vi hoje de raspão o programa e até parecia em HD. Não é mas é do melhor SD que se produz por cá, talvez fruto da boa calibração de cor e boa iluminação.

WSqRs5G.jpg


Veja-se as barras pretas e a perda de resolução nos brincos ou na cara da moça.

Há coisas em HD a passar na RTP1 HD que não têm esta qualidade:

Hfhcd9g.jpg
É verdade sim. Passa-se que as câmaras usadas são realmente HD, o problema é a regie que ainda não suporta essa resolução. No entanto, a SIC está bastante próxima de dar o salto, assim que os novos estúdios de informação forem inaugurados. Andaram a substituir os equipamentos todos no parque Holanda, não acho que tenha sido por acaso.
 
É verdade sim. Passa-se que as câmaras usadas são realmente HD, o problema é a regie que ainda não suporta essa resolução. No entanto, a SIC está bastante próxima de dar o salto, assim que os novos estúdios de informação forem inaugurados. Andaram a substituir os equipamentos todos no parque Holanda, não acho que tenha sido por acaso.
Se for como foi com o 16:9 o que vai acontecer é que o material velho vai para a informação e no lugar dele vêm material novo como este do Programa da Cristina. O que por mim tudo bem porque "velho" no que toca a material de gama broadcast é só um apelido e a falta de conformidade com as normas e resoluções mais recentes, mas eu sempre defendi que se querem poupar dinheiro, metam o material velho na informação, não há assim tanto interesse em ver os pivôts em HD, eles já se vêm muito bem como estão, e as reportagens sempre podiam ser em HD á mesma.

Lembro que sempre que, por altura das férias, alguém famoso vai falar a partir dos estúdios de Faro, pelo menos na RTP, a câmara que eles usam tem á vontade 15 anos ou mais. Eu sei porque fui lá e vi, e eles próprios disseram "esta câmara é mais velha que a outra, por isso é que está aqui" (isto foi no seguimento de mostrarem uma câmara mais recente, essa sim bem moderna e cara, apontada para um green screen, o que é estranho porque na RTP não tenho conhecimento de noticiários a serem transmitidos de Faro.
 
Canal Hollywood renova identidade e grafismo on air


O arranque do novo ano foi o momento escolhido pelo Hollywood para avançar com uma renovação da sua identidade e do grafismo apresentado on air pelo canal detido pela Dreamia. A nova imagem pretende introduzir “uma nova textura e grafismo, uma paleta de cores pop e um maior dinamismo nos seus elementos animados”, descreve o canal em nota de imprensa, onde se refere ainda que “a nova imagem reforça ainda a essência mais icónica do canal graças à estrela do logótipo, o seu elemento mais significativo, que agora se reveste de maior protagonismo e movimento, aparecendo numa grande variedade de novas aplicações”. Azul, verde, laranja e roxo são as cores escolhidas para essa gama de aplicações que se traduzem em “diferentes versões da identidade do canal, em sintonia com a diversidade de géneros cinematográficos” do canal. O projecto de renovação de imagem do Hollywood esteve a cargo da EPS Motion Graphics e abrange quer os suportes on air que off air e digital.

“Começamos o ano com uma marca renovada, novas cores, novas aplicações e principalmente a tão desejada harmonia nos diferentes suportes onde a identidade canal Hollywood se movimenta, mantendo-a fiel à sua essência”, afirma Jorge Ruano, director de marketing do canal da Dreamia.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/01/canal-hollywood-renova-identidade-grafismo-on-air/
 
Canal Hollywood renova identidade e grafismo on air


O arranque do novo ano foi o momento escolhido pelo Hollywood para avançar com uma renovação da sua identidade e do grafismo apresentado on air pelo canal detido pela Dreamia. A nova imagem pretende introduzir “uma nova textura e grafismo, uma paleta de cores pop e um maior dinamismo nos seus elementos animados”, descreve o canal em nota de imprensa, onde se refere ainda que “a nova imagem reforça ainda a essência mais icónica do canal graças à estrela do logótipo, o seu elemento mais significativo, que agora se reveste de maior protagonismo e movimento, aparecendo numa grande variedade de novas aplicações”. Azul, verde, laranja e roxo são as cores escolhidas para essa gama de aplicações que se traduzem em “diferentes versões da identidade do canal, em sintonia com a diversidade de géneros cinematográficos” do canal. O projecto de renovação de imagem do Hollywood esteve a cargo da EPS Motion Graphics e abrange quer os suportes on air que off air e digital.

“Começamos o ano com uma marca renovada, novas cores, novas aplicações e principalmente a tão desejada harmonia nos diferentes suportes onde a identidade canal Hollywood se movimenta, mantendo-a fiel à sua essência”, afirma Jorge Ruano, director de marketing do canal da Dreamia.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/01/canal-hollywood-renova-identidade-grafismo-on-air/

podiam arranjar era outro logo. É horrível, nunca gostei desse.
 
Já não era sem tempo. A questão é podermos erradicar as versões SD das nossas boxs, e assim a lista começava desta forma:
RTP1
RTP1 HD
RTP2
SIC
(mais ou menos) SIC HD
TVI
....
 
Back
Topo