PC Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games)

Claro que não será todo o PC que vai correr o jogo assim. Mas a versão PC, com os melhores recursos activos é um remaster de um jogo PS4 (PRO) e acho que os primeiros da PS5 não serão melhores.

Vamos ter também aqui um comparativo muito bom para fazer.

Se o jogo fica melhor a 1080p com os settings gráficos em ultra, ou se fica melhor numa PS4 Pro a 4K com os gráficos em "Original".
 
Ok, outro aparte, um jogo pode alocar alguns gigas do sistema e esses nem serem para texturas etc...
O ideal, é não usar a memória de sistema para processos fulcrais do jogo.

Voltando mais ao jogo para sairmos do off topic.

O Horizon Zero Dawn vai ser muito exigente porque:

- Vai poder correr com o dobro da framerate;
- Vai poder ter mais resolução fixa;
- Vai poder ter modelos de texturas com mais detalhe;
- Vai poder ter luz e sombras melhores;
- Vai poder ter mais e melhor ambient oclusion;
- Mais e melhor AA e AF;
-Tessellation de terreno etc..
- Mais draw distance, folhagem dinâmica, NPCs etc...

Claro que não será todo o PC que vai correr o jogo assim. Mas a versão PC, com os melhores recursos activos é um remaster de um jogo PS4 (PRO) e acho que os primeiros da PS5 não serão melhores.

Sim, um jogo pode alocar parte da memória sem a encher de dados imediatamente. Muitas vezes os jogos usam parte da VRAM ou da Ram do sistema, para cache.

O HZD vai ser mais exigente. Mas é preciso ter em conta que o hardware da PS4 é muito fraco.
Mesmo para 2013, o CPU da PS4 é extremamente fraco. Eu já expliquei isto no tópico da PS5, comparando com o Ryzen 2, por isso não vou repetir.
Mas mesmo o GPU da PS4 era apenas um GPU de gama média de 2013.
Depois temos os avanços que foram feitos em gráficas nos últimos anos.
Por exemplo, o GCN 1.1, que equipa a PS4, nem sequer tem "delta colour compression", uma das features que deu um boost enorme de desempenho nas Maxwell da nVidia e que a AMD tentou logo copiar nos GPUs a seguir.
Só esta feature poupa muitos GB/s na largura de banda de memória dos GPUs atuais.

O HZD original é um jogo bonito, por causa do estilo artístico, mas é bastante limitado em termos gráficos.
Tem um draw distance para shadow cascades ridiculamente curto. A resolução das sombras é baixa. Quase não usa tesselation.
A física da vegetação é tão pobre que nem interage com o jogador. Uso de anisotropic filtering de baixa qualidade.
E como se isso não bastasse, corre apenas a 30 fps.
 
Se o Death Stranding é um bom indicador e mais recente de como é capaz de correr no PC este motor Decima nao vai ser problema para correr mesmo em PC mais datados,espero mesmo que provavelmente baixando uma ou outra setting para high em vez de Ultra que consiga 60fps a 1440p como parece ser o caso no DS que ainda nao o joguei,de qualquer maneira quinta ja recebo a Key para fazer o Pre-load e logo se vê:D
 
Vamos ter também aqui um comparativo muito bom para fazer.

Se o jogo fica melhor a 1080p com os settings gráficos em ultra, ou se fica melhor numa PS4 Pro a 4K com os gráficos em "Original".


Olha, o Final Fantasy XV com absolutamente tudo no máximo nem uma GTX 1080 chega para correr a 1080p @ 60fps.


Mas com efeitos extra aplicados como:

- Hair Works;
- VXAO;
- Turfeffects;
- Shadows Libs;
- Pack de texturas de alta qualidade (só para isso pede gtx 1080 ti no mínimo);

É um salto qualitativo e de exigência de processamento enorme. É um remaster "quase". Nem é muito justo comparar porque o PC pode usar recursos bem mais avançados aos usados na PS4. É o mesmo jogo, porém com outro nível de detalhe... Basta dizer, que o high das consolas, neste jogo, é equivalente ao médio do PC. E com os extras, é acima de ultra, é exótico (2020).

O Horizon Zero Dawn, ficará sempre melhor no PC. De certeza absoluta que o decima engine ainda tem muito para a escalar. O que vimos na PS4 foi uma amostra limitada. E se for como FFV, nem uma gtx 1080 chega para 1080p com o "full potential" do decima.

Se compensa uma resolução maior, ou ver todos os recursos? Eu jogo numa 4k e 8.9tflops são curtos para tudo.
Mas para 4k "aldrabado" (algum tipo de upscale e reconstrução), com 60fps em médio (até com 1 ou outro setting em "alto" (sem extras exóticos), não é impossível. E já notas...
 
Última edição:
E se for como FFV, nem uma gtx 1080 chega para 1080p com o "full potential" do decima.

O Final Fantasy XV tinha mesmo muitos efeitos extra.

Quando o joguei com a 1070 Ti, a 1080p, só activei os efeitos do pêlo nos animais e o da vegetação. Desativei o das sombras e o vxao que era os que notava menos diferenças visualmente.

Os 4 juntos faziam um peso fora do normal no Gpu.
 
O FOV:wow:e os 60fps é logo outra coisa,versao Steam a fazer pre load (70.23GB)que estranho vêr:Dvenham mais para PC.
 
Última edição:
Ao ver esse último vídeo com o arco e flecha, ainda pensei que o jogava de comando mas estou a ver que tenho que ir para rato e teclado. Ou então faço uma misto dos 2 como fiz com o Tomb Raider.
 
Ao ver esse último vídeo com o arco e flecha, ainda pensei que o jogava de comando mas estou a ver que tenho que ir para rato e teclado. Ou então faço uma misto dos 2 como fiz com o Tomb Raider.
Só o rato e teclado vale tanto ou mais que qualquer melhoria gráfica.

É outro gameplay, na minha opinião.
 
Ao ver esse último vídeo com o arco e flecha, ainda pensei que o jogava de comando mas estou a ver que tenho que ir para rato e teclado. Ou então faço uma misto dos 2 como fiz com o Tomb Raider.
Esse gameplay até assusta de tão mal jogado que o jogo está a ser:'(
Só o rato e teclado vale tanto ou mais que qualquer melhoria gráfica.

É outro gameplay, na minha opinião.
Em outros jogos realmente faz a diferença para melhor para quem está habituado,não é o caso neste jogo pelo menos das reviews que já vi em que todas dizem que se joga melhor com comando,mas quem jogar com teclado/rato não vai ter qualquer problema, é bom poder escolher não faz mal a ninguém e agrada a todos.
 
Aparentemente a otimização do jogo não é das melhores, devendo estar ao nível de um Detroit Become Human.
Compilação dos Shader de 10-15 min (1x e depois só se houverem alterações de gráfica ou de drivers), algumas animações a 30 fps.

Acredito que com o Day One Patch e mais alguns fique no ponto.
 
Auch que borrada:facepalm:aquela performance sub 30fps na 1060 com optimised settings:freak3:Nvidia que lance drivers e os dev patch se nao vai ser bonito:-DREFUND REFUND:1361:
 
Última edição:
Back
Topo