Ok, outro aparte, um jogo pode alocar alguns gigas do sistema e esses nem serem para texturas etc...
O ideal, é não usar a memória de sistema para processos fulcrais do jogo.
Voltando mais ao jogo para sairmos do off topic.
O Horizon Zero Dawn vai ser muito exigente porque:
- Vai poder correr com o dobro da framerate;
- Vai poder ter mais resolução fixa;
- Vai poder ter modelos de texturas com mais detalhe;
- Vai poder ter luz e sombras melhores;
- Vai poder ter mais e melhor ambient oclusion;
- Mais e melhor AA e AF;
-Tessellation de terreno etc..
- Mais draw distance, folhagem dinâmica, NPCs etc...
Claro que não será todo o PC que vai correr o jogo assim. Mas a versão PC, com os melhores recursos activos é um remaster de um jogo PS4 (PRO) e acho que os primeiros da PS5 não serão melhores.
Sim, um jogo pode alocar parte da memória sem a encher de dados imediatamente. Muitas vezes os jogos usam parte da VRAM ou da Ram do sistema, para cache.
O HZD vai ser mais exigente. Mas é preciso ter em conta que o hardware da PS4 é muito fraco.
Mesmo para 2013, o CPU da PS4 é extremamente fraco. Eu já expliquei isto no tópico da PS5, comparando com o Ryzen 2, por isso não vou repetir.
Mas mesmo o GPU da PS4 era apenas um GPU de gama média de 2013.
Depois temos os avanços que foram feitos em gráficas nos últimos anos.
Por exemplo, o GCN 1.1, que equipa a PS4, nem sequer tem "delta colour compression", uma das features que deu um boost enorme de desempenho nas Maxwell da nVidia e que a AMD tentou logo copiar nos GPUs a seguir.
Só esta feature poupa muitos GB/s na largura de banda de memória dos GPUs atuais.
O HZD original é um jogo bonito, por causa do estilo artístico, mas é bastante limitado em termos gráficos.
Tem um draw distance para shadow cascades ridiculamente curto. A resolução das sombras é baixa. Quase não usa tesselation.
A física da vegetação é tão pobre que nem interage com o jogador. Uso de anisotropic filtering de baixa qualidade.
E como se isso não bastasse, corre apenas a 30 fps.