PlayStation The Last of Us: Part 2 (Naughty Dog)


Incrivel como a propria respiração tem várias analises dependendo da situação na história, com a ellie cansada mas se quando se prepara para o stealh fecha a boca e respira ofegante pelo nariz, isto tudo em gameplay, brutal


Curiosidade
Em parceria com a ND, a sucker punch usou a captura de movimento do cavalo para o GOT

https://twitter.com/Jeremy_Yates/st...-mostra-captura-movimentos-animais_849435.htm

Foi pena ter sido só o cavalo...
O GoT bem que teria beneficiado de um motion capture a trabalho de animação melhor nos personagens. Principalmente na que nos controlamos.

O Spider Man é um excelente jogo!! Um dos que mais gostei de jogar, mas duvido muito que te preencha o vazio! A mim ainda nada preencheu e já joguei 3/4 jogos (incluido Ghost Tsushima). Quanto ao possivel online no TLOU2 é uma excelente noticia :)

Estás com eu...
Já passou mais de um mês desde que larguei o LoU2.
Tenho tentado jogar um jogo aqui e outro ali... mas nada puxa, nada agarra, nada interessa...
Por este andar só volto a desfrutar de jogos na Ps5... :)

Do pouco que joguei do Spider Man tava a curtir.

A cena é que o Last of Us Part II, metendo história de lado que isso é gosto pessoal (pessoalmente amei), tecnicamente o jogo é de uma geração à frente, em todos os aspectos.

Sim também fico contente que venha o modo online, pessoalmente gostei muito do modo no primeiro jogo.

O Spider-Man é muito bom!
Tão bom que na altura comecei a jogar e passado 4 dias estava platinado. :)
Agarrou muito também.
Mas concordo, tecnicamente, nada esta geração, seja em que hardware for chega sequer perto deste LoU2.
 
Quando tempo demorará o jogo a baixar de preço na store? Queria comprar mas nunca dar 60 ou 70 euros... (não é que o jogo não merece apenas acho muito dinheiro por um jogo). Ou então esperar pelo próximo P2L3 da worten e trago este, o ghost of tsushima e o ff7...
 
O Spider Man é um excelente jogo!! Um dos que mais gostei de jogar, mas duvido muito que te preencha o vazio! A mim ainda nada preencheu e já joguei 3/4 jogos (incluido Ghost Tsushima). Quanto ao possivel online no TLOU2 é uma excelente noticia :)
O Spider Man é um jogo mais "engraçado" mas muito bom mesmo. Acho que preenche bem o vazio do The Last of Us Part II.
 
Quando tempo demorará o jogo a baixar de preço na store? Queria comprar mas nunca dar 60 ou 70 euros... (não é que o jogo não merece apenas acho muito dinheiro por um jogo). Ou então esperar pelo próximo P2L3 da worten e trago este, o ghost of tsushima e o ff7...

Já anda pelo olx nos 40 euros asking price.
Já vi por 40 a edição steelbook e tudo.
A esse preço já é mais que merecido.
 
Tendo em conta a quantidade de copias que vendeu, ira descer de preco bastante rapidamente. Similar ao God of war que se encontrava a 30 euros em alguns lados 4 meses depois da saida.
 
O problema e por um lado bom do mercado usado é que o jogo desvaloriza imenso logo após a saida, parece que à um concorrência direta a ver quem vende mais barato, é consequentemente mais rápido.. nos primeiros dias está 5/10€ mais barato mas passado uma semana já anda uns 30€ mais barato.. Nem um mês tinha passado e já vi este jogo no mínimo a 35€ aqui em Lisboa

Vendi o meu steelbock por 45€, nem um mês depois
 
Mostrarem a Abby a ler um livro do David Benioff foi excelente. Um destruiu uma série lendária mundialmente aclamada, outro destruiu um jogo lendário mundialmente aclamado. Foi inesperado ver o nome daquele imbecil na capa do livro mas pelo menos está explicado o declinio vertiginoso na qualidade de escrita deste jogo

Com grande custo motivacional finalmente acabei o jogo, quase 2 meses depois de o começar. Jogabilidade, animações, gráficos, visuais panoramicos, tudo 10/10. Aliás, depois deste TLOU2 considero dificil pegar noutros jogos (em termos de gameplay) quando me habituei à fluidez perfeita deste jogo.

Mas o mais importante sobre o TLOU é a história...E na minha opinião em termos de história é um completo lixo que quase me deu vontade de cortar os pulsos. Imediatamente desde o inicio que não é credivel e é tudo baseado em incompetência forçada por parte de algumas personagens fulcrais, simplesmente porque o director não teve imaginação para mais.

Pessoalmente decidi evitar os leaks e confiar na produtora que fez aquela obra de arte que se chama TLOU. 100% arrependido de o ter feito, teria poupado muito dinheiro ao comprar o jogo talvez 2/3 anos depois só para me divertir com a jogabilidade.
 
Mostrarem a Abby a ler um livro do David Benioff foi excelente. Um destruiu uma série lendária mundialmente aclamada, outro destruiu um jogo lendário mundialmente aclamado. Foi inesperado ver o nome daquele imbecil na capa do livro mas pelo menos está explicado o declinio vertiginoso na qualidade de escrita deste jogo

Com grande custo motivacional finalmente acabei o jogo, quase 2 meses depois de o começar. Jogabilidade, animações, gráficos, visuais panoramicos, tudo 10/10. Aliás, depois deste TLOU2 considero dificil pegar noutros jogos (em termos de gameplay) quando me habituei à fluidez perfeita deste jogo.

Mas o mais importante sobre o TLOU é a história...E na minha opinião em termos de história é um completo lixo que quase me deu vontade de cortar os pulsos. Imediatamente desde o inicio que não é credivel e é tudo baseado em incompetência forçada por parte de algumas personagens fulcrais, simplesmente porque o director não teve imaginação para mais.

Pessoalmente decidi evitar os leaks e confiar na produtora que fez aquela obra de arte que se chama TLOU. 100% arrependido de o ter feito, teria poupado muito dinheiro ao comprar o jogo talvez 2/3 anos depois só para me divertir com a jogabilidade.
a história desiludiu-me. não vale a pena chover no molhado...
há um diálogo naquela que é a melhor secção do jogo (uma flashback a fazer lembrar o tom do 1º)
em que o Joel diz:
"See, there was a sequel (Jurassic Park). Wasn't as good"

o próprio Neil nestas dicas deve ter sentido o peso que era dar uma continuação ao jogo. precisava?
não.
no outro dia peguei no 1º para jogar um pouco apenas e foi complicado separar as personagens do que lhes acontece na continuação...

Abby-Talking-To-Joel-In-The-Last-Of-Us-2.jpg

tiradas destas...
e no fim ainda há o "I Would Do It All Over Again" numa que parece ser uma tentativa de se auto-convencer da direcção tomada.
A série ficou num ponto... será que vamos ter uma continuação apenas com a Abby e Lev?
Chegam a Santa Catalina para se encontrar com os Fireflies (o ecrã pós-créditos), a Abby descobre que a Ellie é uma das imunes e temos mais uma dúzia de horas do jogo do gato e do rato?
 
Eu não vejo continuação, mas como já tinha dito antes, também não via no primeiro jogo por isso...

Acho exploraram muito bem outras personagens, e são capazes de o fazer de novo.

The last of us não precisa de ser uma saga sempre sobre as mesmas personagens.
 
Cena pós créditos?



Eu não vejo continuação, mas como já tinha dito antes, também não via no primeiro jogo por isso...

Acho exploraram muito bem outras personagens, e são capazes de o fazer de novo.

The last of us não precisa de ser uma saga sempre sobre as mesmas personagens.

O primeiro tinha vários caminhos que se podia percorrer em termos de sequelas.
 
Eu pessoalmente não adorei a história.
Houve coisas que não gostei, houve ações que o jogo me obrigou a fazer e que eu não queria fazer e houve personagens de quem eu não gostei.

No entanto acho que isso está longe de fazer o jogo um mau jogo. Aliás, antes pelo contrario!

O facto de o jogo me colocar a jogar com a Abby e eu não gostar, o facto do jogo me fazer lutar com a Ellie e eu não querer carregar no botão para atacar a Ellie, só prova o poder imenso do jogo. Um jogo capaz de me fazer não querer carregar num botão para fazer uma ação que o jogo quer que eu faça...
No final, depois da viagem, depois de tudo, acho que o grande accomplishment do jogo é esse.

Nós podemos não gostar, e eu próprio não gostei, mas o jogo mexe com o jogador e mexeu comigo a um nível que raramente um jogo mexe.

É como a vida. Nem sempre gostamos de tudo o que nos acontece. Mas as emoções, boas ou más é que nos fazem sentir vivos.
O importante é a viagem. São as emoções e os sentimentos.
E nisso, este jogo é mestre!

Podiam ter optado por uma sequela mais segura sim, mas não ia ter toda esta dimensão emocional.
E vindo do primeiro jogo, a sequela segura acabaria por ser muito mais vulgar e esquecivel passado pouco tempo.
 
Cena pós créditos?





O primeiro tinha vários caminhos que se podia percorrer em termos de sequelas.

o @O_NP está a falar do cenário de fundo (uma praia com o casino de Catalina) no menu inicial com que ficamos depois de passar o jogo.

Eu pessoalmente não adorei a história.
Houve coisas que não gostei, houve ações que o jogo me obrigou a fazer e que eu não queria fazer e houve personagens de quem eu não gostei.

No entanto acho que isso está longe de fazer o jogo um mau jogo. Aliás, antes pelo contrario!

O facto de o jogo me colocar a jogar com a Abby e eu não gostar, o facto do jogo me fazer lutar com a Ellie e eu não querer carregar no botão para atacar a Ellie, só prova o poder imenso do jogo. Um jogo capaz de me fazer não querer carregar num botão para fazer uma ação que o jogo quer que eu faça...
No final, depois da viagem, depois de tudo, acho que o grande accomplishment do jogo é esse.

Nós podemos não gostar, e eu próprio não gostei, mas o jogo mexe com o jogador e mexeu comigo a um nível que raramente um jogo mexe.

É como a vida. Nem sempre gostamos de tudo o que nos acontece. Mas as emoções, boas ou más é que nos fazem sentir vivos.
O importante é a viagem. São as emoções e os sentimentos.
E nisso, este jogo é mestre!

Podiam ter optado por uma sequela mais segura sim, mas não ia ter toda esta dimensão emocional.
E vindo do primeiro jogo, a sequela segura acabaria por ser muito mais vulgar e esquecivel passado pouco tempo.

Para mim a história foi horrivel e não tem nenhuma salvação. Há tanta coisa sem lógica nenhuma que é dificil levar o jogo a sério. Por exemplo:

- Após ter sido salva dos zombies, a Abby tortura o Joel (vale a pena falar do facto do Tommy e do Joel conhecerem um grupo de estranhos perigosamente perto da cidade deles e a primeira coisa que fazem é dizer-lhes alegremente quem são e onde vivem?) sabendo que o que o Joel fez também ela faria se lhe quisessem matar o pai. Aliás, ela conhece 2 crianças de uma facção inimiga e em menos de 2 dias já está a exterminar completamente os Wolfs (que a acolheram) para as salvar. Mais, qual foi a razão para o torturar/matar em frente à Ellie? Ficamos mais tarde a saber que ela não é uma personagem sádica... Não faz sentido nenhum e é um instrumento barato para levar para a frente o enredo cliché de vingança (btw, somos todos boas pessoas...vamos deixar o irmão e a filha dele vivos. de certeza que não nos vão querer perseguir e matar depois de o verem ser horrivelmente torturado e morto)

- A Ellie decide que se quer vingar da morte horrivel do Joel. Mais tarde no jogo sabemos que ela nem sequer dorme e come porque não aguenta com o sofrimento da morte do pai adoptivo enquanto a Abby não morrer. No percurso até ao climax final, a Ellie mata umas 500 pessoas sem problema nenhum, seja com tiros na cabeça, queimadas vivas, amputadas etc. Quando chega a altura da tão esperada "vingança", deu-lhe um flashback de 2 segundos do Joel a tocar guitarra e esqueceu-se de que a Abby matou o Joel, deu um tiro na cabeça do Tommy, matou o Jesse, quase que matava uma Dina grávida, e deixou-a ir embora dando mais valor à vida dela do que aos inumeros cadaveres que deixou para trás.

- A luta final entre a Ellie e a Abby... okay, deu para perceber que a Ellie foi obrigada a ter o handicap daquela ferida lombar + joalhada etcetc para haver uma luta equilibrada... mas a Abby estava subnutrida há 2 meses antes de a deixarem morrer, e estava a poucas horas de ficar mais um dos cadáveres nos pilares, e é suposto acreditar que mesmo nessas condições ela consegue lutar com uma Ellie equipada com uma faca? O que de certo modo me faz lembrar do descarado plot armor que existe ao longo da história para com a Ellie e a Abby...

Há mais coisas que me irritaram ao longo da história que agora não me recordo mas no geral este jogo sofre por ser a sequela de uma obra de arte. Se fosse um jogo standalone em que as personagens tivessem outro nome seria um jogo cem vezes melhor. Para mim, as expectativas eram muito altas e este jogo não correspondeu de todo. Tiveram 7 anos para elaborar algo muito melhor que isto. Este jogo foi basicamente um pobre atrelado do TLOU.

"Podiam ter optado por uma sequela mais segura sim"

Para mim esta foi das sequelas mais seguras e previsiveis que poderiam ter feito. Aliás, ficas a saber o objectivo final do jogo 1 hora e meia depois de o começar... Tem tanta complexidade no enredo como um Call of Duty banal. Mas com viagens no tempo a toda a hora.

E aquele momento forçado de sexo foi só triste e degradante. Gostava de saber o que ia na cabeça do Neil Druckmann quando escreveu e gravou aquela cena. (btw, era suposto sentir-me mal pelo Owen? lmao)

EDIT - ah lembrei-me agora que quando a Ellie encontra o Joel a ser torturado, entra de uma forma na sala como se fosse uma turista curiosa. Como assassinar as caracteristicas fundamentais das personagens principais do TLOU em 2 minutos...
 
Última edição:
É curioso ver o impacto do jogo em cada jogador.

Existe os dois extremos, se isto chegar a goty vai alimentar muitas discussões.

É muito provavel que chegue a goty. Apesar de haver os dois extremos por parte dos jogadores, por parte da critica especializada a critica foi quase (salvo uma ou outra excepção) unânime, obra-prima. Um jogo com mais de 100 análises e com média de 94/100 demonstra bem isso.

Eu pessoalmente não adorei a história.
Houve coisas que não gostei, houve ações que o jogo me obrigou a fazer e que eu não queria fazer e houve personagens de quem eu não gostei.

No entanto acho que isso está longe de fazer o jogo um mau jogo. Aliás, antes pelo contrario!

O facto de o jogo me colocar a jogar com a Abby e eu não gostar, o facto do jogo me fazer lutar com a Ellie e eu não querer carregar no botão para atacar a Ellie, só prova o poder imenso do jogo. Um jogo capaz de me fazer não querer carregar num botão para fazer uma ação que o jogo quer que eu faça...
No final, depois da viagem, depois de tudo, acho que o grande accomplishment do jogo é esse.

Nós podemos não gostar, e eu próprio não gostei, mas o jogo mexe com o jogador e mexeu comigo a um nível que raramente um jogo mexe.

É como a vida. Nem sempre gostamos de tudo o que nos acontece. Mas as emoções, boas ou más é que nos fazem sentir vivos.
O importante é a viagem. São as emoções e os sentimentos.
E nisso, este jogo é mestre!

Podiam ter optado por uma sequela mais segura sim, mas não ia ter toda esta dimensão emocional.
E vindo do primeiro jogo, a sequela segura acabaria por ser muito mais vulgar e esquecivel passado pouco tempo.


Na realidade acho que foi esse o principal objectivo do Neil Druckmann ao fazer este jogo. Seguir por caminhos bastante audazes de forma a provocar incómodo no jogador.

Na minha opinião a história do jogo foi genial e a maneira como foi contada revela extrema coragem. É como dizes e bem, uma sequela mais segura seria possível, mas nunca na vida teria o mesmo impacto no jogador como este está a ter.

Por mim que venham mais jogos assim, gosto de histórias que nos desafiem em vários aspectos.
 
Last-Of-Us-2-Post-Credits-Start-Screen-Title-Menu-Domed-Building-Meaning.jpg


ecrã pós-créditos. ao fundo podemos ver um dos pontos que identifica que esta praia é a de Catalina onde a Abby quereria encontrar-se com os fireflies. o barco seria onde ela partiu com o Lev. Ponto real:

Catalina_Pariswi-Tewari_staff.jpg


é fácil pensar que uma continuação poderia ter a Abby a perseguir a Ellie em mais uma tentativa de se descobrir uma tal vacina. dá pano para o jogo se estender por uma dúzia de horas. este ponto da vacina já é um atropelo grande aos procedimentos científicos, mas aceita-se porque quase que assombra a história desde o original. aí talvez se encontrasse um derradeiro desfecho para estas personagens.
a série pode continuar com outras personagens.
gostar ou não da história # bom ou mau jogo
se tivesse que pender para algum lado seria sempre para o lado de haver mais jogos que gerem todas estas discussões com outra regularidade.
 
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