10 anos - Que linguagem de programação?

O melhor será mesmo algo em .net, já aqui falaram em VB, podias seguir a mesma onda mas em C#.
O VB como todos sabemos está a cair em desuso.
Mas voltando á ideia inicial, o conceito de arrastar objectos e definir eventos é muito bom para aprender.
Acho que noçoes de algoritmia não seria muito boa ideia.
O melhor será mesmo mudar texto, coordenadas cores, esse tipo de coisas simples.
 
Penso que a melhor maneira de começar é mesmo pelo papel. Pseudo-código para resolver os problemas.

Depois de as bases estarem criadas, a aprendizagem de qualquer linguagem torna-se mais fácil. No entanto é preferivel começar com algo simples, tipo o Pascal. Não é aconselhável começar logo com linguagens orientadas por objectos, cria maus hábitos de programação.

Ai é que tu te enganas, convém começar logo orientado a objectos. É mais simples e melhor entender logo o conceito de objectos e reutilização de código essa dos maus hábitos não entendo em que te baseias, e sim aprendi primeiro linguagens funcionais e não concordo, mas na minha altura não havia objectos :p
E todos os maus hábitos que tive dificuldade em largar deveu-se ao facto de ter programação funcional incutida na cabeça.
Não me crucifiquem já pela minha opinião pessoal, mas o facto é que muita gente concorda comigo.
 
Epá, para aprender programação por objectos ele teria de aprender muito mais do que lhe daria jeito (conceitos como encapsulação, hierarquia, classes, subclasses, instanciar objectos, e por aí em diante). Mais vale começar por algo top-down cujo código é muito mais fácil de seguir e compreender.
 
Ai é que tu te enganas, convém começar logo orientado a objectos. É mais simples e melhor entender logo o conceito de objectos e reutilização de código essa dos maus hábitos não entendo em que te baseias, e sim aprendi primeiro linguagens funcionais e não concordo, mas na minha altura não havia objectos :p
E todos os maus hábitos que tive dificuldade em largar deveu-se ao facto de ter programação funcional incutida na cabeça.
Não me crucifiquem já pela minha opinião pessoal, mas o facto é que muita gente concorda comigo.

Digo isto porque penso que, começando por objectos, é mais chato passar para funcionais. O conceito de reutilização de código também pode ser abordado em linguagens funcionais, penso que não é por aí...

Concordo com o que têm dito em relação ao pseudo-código ser chato para um miudo de 10 anos. É preferivel começar com algo que dê resultados práticos cedo, para o motivar.
 
Acho que vocês não entenderam o meu ponto de vista.
Eu não disse que seria bom ele começar directamente com conceitos de programação orientada a objectos, se observarem o meu post acima podem ler que disse tudo menos isso.
Agora no que toca a aprender programação a sério claro que é preferível orientada a objectos.

Mas sim, deixa o rapaz brincar :p
 
Começa com o Boku da Microsoft. A linguagem em si não é importante. O que realmente importa é começar a desenvolver o raciocínio para a algoritmia e ciência da programação. Podes também comprar o robot da LEGO Mindstorms que trás o Labview e com eles podes, de uma forma muito engraçada, cimentar no teu irmão as primeiras fundações desse enorme edifício que é o conhecimento em tecnologias de algoritmia e programação. Quase sempre o que é importante é motivar as pessoas.

Link: Boku
 
Pessoalmente eu diria.... Basic.

Foi por lá que comecei. A linguagem é simples e permite começar a criar coisas básicas só para ir tendo umas noções de programação.

Facilmente faz umas coisas, começa a meter umas cores, a fazer uns desenhos e talvez isso sirva para ele ir ganhando, aos poucos, interesse pela programação.
 
DEIXEM o miúdo BRINCAR, eu com a idade dele só word, e pouco. Ele tem MUITO tempo para aprender.

Mas se quiseres mesmo ensinar-lhe a programar, começa por uma linguagem que produza resultados rápidamente (PHP, Python), é bom para o ego :P. Eu quando tentei C pela primeira vez desisti logo, agora que já sei "programar" (+/-) é muito mais simples aprender novas linguagens.
 
Se ele quiser mesmo aprender a programar, ensinar-lhe-ia Basic. É uma linguagem bastante simples, com muito código esparguete mas que incute noções importantes de algoritmia. Mas lembra-te que a linguagem é a coisa que menos interessa.. ele tem é de saber resolver o problema; codar é a parte fácil.
Se programar não for o que lhe interessa mesmo, não lhe dês nem a bola nem a bicicleta. Apoia-o nos estudos e cria-lhe interesse pelas matérias que estiverem a ser leccionadas.. a programação virá naturalmente com o tempo. É muito importante que ele esteja sempre bem preparado na escola. Vai dar imenso jeito. Depois disso tudo, compra-lhe a bicicleta.
 
Mania do deixem o miúdo brincar, ele lá saberá se o puto quer aprender ou não! Eu também comecei ao 11, bem gostava de ter tido alguém que me desse umas luzes para começar.

Eu estou com o syMMys, compra-lhe (ou convence quem tenha mais algum guito) um Mindstorms, adorava ter tido uma coisa dessas quando era puto. "Linguagem" gráfica, simples de perceber e boa para aprender as bases de execução passo-a-passo e até dá para branching (if, loops, etc).

Agora pseudo-código? Por favor, não ensines o puto como se estiver na escola, é o mais desmotivador que existe, imho. Eu gostava de programar porque escrevia "print Hello" e <b>aquilo imprimia Hello</b>. Aprender código que não faz nada é chato e desmotivante.

Se não poderes dar-lhe o Mindstorms o LOGO (como também já alguém disse) parece interessante (FORWARD 1000 TURNLEFT, etc) e pelos vistos há uma versão em português: http://www.fclar.unesp.br/betalogo/index.php?id=betalogo
 
9-year-old TN girl cracks Microsoft exam
A fourth standard girl from rural Tamil Nadu has become the youngest to qualify the Microsoft certified professional examination. The Microsoft exam, usually taken by techies for better job prospects, measures problem-solving skills and Lavinashree (9) passed it with flying colours. By achieving this feat, she broke the record held by Arfa Karim, a ten-year-old Pakistani girl.
Fonte: NDTV
 
Back
Topo