400GB optical disc invented by Pioneer

Dr.No.pt

Power Member
400GB optical disc invented by Pioneer


Got a big archiving project you’ve been itching to do?
Pioneer’s latest development could help you keep all your data in one nice, little circular package.
The Japanese electronics maker has been working on an optical disc, which, like Blu-ray, can store 25GB of data in a single layer.
But Pioneer says it’s one-upped the high-definition format to the sixteenth degree.

Pioneer16-layerdisc_270x202.jpg


The company announced today that it has a single disc that contains 16 layers of storage, at 25GB each. That adds up to 400GB of data capable of being stored on a single disc.
Blu-ray comes in single layer (25GB) and dual-layer (50GB) flavors. Pioneer does say that because the lens specification for reading the discs is similar to Blu-ray, “it is possible to maintain compatibility” between its disc and Blu-ray discs.
That’s not saying it will be compatible, but it would make sense since Pioneer is one of the original Blu-ray Disc Association members. However, plans for that archiving project will have to be put on pause if you want to use this technology.
Pioneer is going to demonstrate it at an industry conference next week, but for now the disc is read-only.
Eventually, they’ll add write capability as well.

FONTE
 
bem se um blu ray vai quase pra 20€ , 4 discos de 25GB ficam por 60€ um disco rigido de 500gb fica por 60€ é regravavel, posso usar internamente no pc ou comprar caixa externa. nao me parece q um disco de 400gb fosse ter um racio preço/GB muito bom. isto é bom pra tecnologia avançar mas com o preço dos discos nao acho q seja aplicavel nos proximos anos.
 
Bem, 16layers no mesmo espaço é muita fruita. Agora se demorar metade do tempo que o blu ray demorou a chegar até aos dias de hoje, são 4anos à espera. Ou aceleram as coisas ou não vale a pena :b
 
Agora a sério... é bom saber que a evolução continua... isto vai ser para o Super Full HD ou coisa assim!
 
Última edição pelo moderador:
Nada mau, para backups.

bem se um blu ray vai quase pra 20€ , 4 discos de 25GB ficam por 60€ um disco rigido de 500gb fica por 60€ é regravavel, posso usar internamente no pc ou comprar caixa externa. nao me parece q um disco de 400gb fosse ter um racio preço/GB muito bom. isto é bom pra tecnologia avançar mas com o preço dos discos nao acho q seja aplicavel nos proximos anos.

E está tudo dito. Os discos rígidos estão tão baratos que são a forma mais barata hoje de fazer backups. Ainda uso DVD's, por estarem baratos, mas para coisas que não tem uso constante, do resto já uso um disco de 250 gb só para backups de dados mais críticos :P

Mas é bom que a tecnologia optica evolua, visto que este é retrocompatível com o blu-ray, logo um simples update de firmware das drives actuais e futuras vai tornar compatível.

A gravar que deve demorar "séculos". Seria interessante se pudesse gravar as 16 layers em simultâneo :D
 
a tecnologia esta a envoluir de numa rapidez.
acho em muito pouco tempo vamos dizer adeus cds e viva blu ray depois com 1 preço acessivel
e que os preços dos gravadore blu ray e diminuem e apareçam mais baratos se nao vamos estar a comprar leitor200€ + blu ray 400gb (70€ penso eu) mais vale comprar os disco externos 750gb por 80 €
 
Se com 4.7GB se consegue fazer um jogo com 50 pistas e mais de 700 carros (GT4), quem sabe se não poderemos fazer um mapa de Portugal detalhado mais todos os carros do Mundo... Consequencia:

1 dia de loading times...
1 dia para gravar um disco
Para quê termos um disco de 400GB e gravarmos cada um deles a 10MB/s?
 
nao me parece de grande utilidade ! um cd \ dvd ou blu ray ha sempre um risco grande de riscar
ou danificar muito facilmente ter 400 GB é sempre um risco muito grande de ficarmos sem nada !
 
Não era eu que metia 400gb de dados num suporte optico ... vem um risco ... adieu 400gb de informação. Os discos IDE são taaaaaaao baratos de momento, que compensa largamente, eu proprio tenho uns poucos
 
discos tb se avariam .. e um disco de 1 tera ja esta abaixo dos 150€ .. a ideia sera é aumentar a velocidade de transferencia isso é que puxava ...
 
Back
Topo