5G em Portugal

Pode ser coincidência, até porque a amostra do fórum (users que vão colocando imagens) não é suficientemente representativa de todo o país. No nPerf estão as 3 operadoras mais ou menos iguais, a Vodafone com mais presença no Porto, o MEO em Aveiro e a NOS em Lisboa.

Na NOS há sites com 5G na maior parte das localidades do Distrito de Lisboa.

Porto e Matosinhos com imenso 5G da Ericsson.

Portalegre, Aveiro e Coimbra e em expansão. O que aparece no nPerf não representa a realidade do que já existe de 5G em Portugal. Da NOS há muito mais do que aparece no nPerf.
 
Na NOS há sites com 5G na maior parte das localidades do Distrito de Lisboa.

Porto e Matosinhos com imenso 5G da Ericsson.

Portalegre, Aveiro e Coimbra e em expansão. O que aparece no nPerf não representa a realidade do que já existe de 5G em Portugal. Da NOS há muito mais do que aparece no nPerf.
Eu continuo com a minha ideia de que a NOS é quem mais precisa do 5G, e isso tem-se refletido no terreno. Eles querem mesmo melhorar a rede de uma vez por todas, e o que se tem visto são passos largos nesse sentido.
 
Se a NOS meter DSS em tudo o que não é urbano (custos) mais vale estar quieto.

Meter cobertura nos 3.6ghz vai implicar muitos mais antenas

Na minha área de residência tenho visto muito n28 e n78 montado com o Swap que está a decorrer.

5G DSS ainda não vi nada, mas há rumores que tanto a NOS como a Vodafone estariam em testes com o 5G DSS desde Março deste ano.
 
Carcavelos com alguns sites 5G da Vodafone. Quando lá regressar de novo partilharei fotos.

E56suTnX0AQ_ctB.jpg
 
Eu tenho uma questão, neste momento tenho 4g como rede fixa em casa e a antena esta a cerca de 5 km e ja apanha mal 5 megas em dias bons, o 5g a 5 km vai funcionar melhor ou 5 km ja e impossivel com om 5g
 
Eu tenho uma questão, neste momento tenho 4g como rede fixa em casa e a antena esta a cerca de 5 km e ja apanha mal 5 megas em dias bons, o 5g a 5 km vai funcionar melhor ou 5 km ja e impossivel com om 5g
Tudo depende da frequência utilizada. Quanto menor mais longe chega. Se usarem 700MHz nessa torre provavelmente chega!
 
Eu tenho uma questão, neste momento tenho 4g como rede fixa em casa e a antena esta a cerca de 5 km e ja apanha mal 5 megas em dias bons, o 5g a 5 km vai funcionar melhor ou 5 km ja e impossivel com om 5g
O 5G vai funcionar quase igual.
O 700 é praticamente o 800, só melhorará se for 700+800 mas isso tens de investir uns 300-400€ num router para fazer agregação dessas bandas.
 
Na minha área de residência tenho visto muito n28 e n78 montado com o Swap que está a decorrer.

5G DSS ainda não vi nada, mas há rumores que tanto a NOS como a Vodafone estariam em testes com o 5G DSS desde Março deste ano.
Zonas urbanas presumo? N78 por zonas rurais vai implicar multiplicar infraestrutura.

3.6ghz vai cobrir que área? Um 3-4 km2? (Estou a perguntar e não a afirmar)
 
Ui, ainda menos do que pensava, só mesmo zonas urbanas então. Nem serve para vias rodoviárias.

Estranho não ter sido licitado todos os lotes dos 700Mhz, ou é muito caro ou os operadores vêm o 4G como solução a longo prazo para as zonas rurais.
 
Ui, ainda menos do que pensava, só mesmo zonas urbanas então. Nem serve para vias rodoviárias.

Estranho não ter sido licitado todos os lotes dos 700Mhz, ou é muito caro ou os operadores vêm o 4G como solução a longo prazo para as zonas rurais.
O 3500 é para zonas urbanas ou algumas zonas suburbanas. O problema maior do 700 não é só o custo, é caro mas é um preço fixo. O problemas maior é que 10 MHz implica obrigações de 100 Mbps de meta para população nos concelhos assinalados. E 100 MHz já é muita fruta...
Mais outra espertice da ANACOM.
 
Então muito provavelmente aqueles 4 lotes de 700 licitados são 1 para cada, considerando uma nova. Só para fugirem a essa obrigatoriedade vejam bem...
 
O 3500 é para zonas urbanas ou algumas zonas suburbanas. O problema maior do 700 não é só o custo, é caro mas é um preço fixo. O problemas maior é que 10 MHz implica obrigações de 100 Mbps de meta para população nos concelhos assinalados. E 100 MHz já é muita fruta...
Mais outra espertice da ANACOM.
:facepalm: a ANACOM anda desfasado da realidade.
 
Ahhh! Jogada de mestre da ANACOM obrigar a quem obtenha dois lotes de 2x5Mhz nos 700Mhz fornecer 100Mbps porque sabiam que nenhuma operadora o iria fazer o que permite que a nova concorrência obtenha parte desse espectro.

Portanto, 5 lotes nessa frequência foram licitados, um por operadora. Falta saber qual é a quinta operadora.
A confirmar - se é de facto de mestre... Que com essa jogada a anacom (que diz querer melhores serviços para a população) impeça uma parte significativa do país de ter melhores serviços que actualmente.
 
Ter melhor serviço inclui também o preço que pagas pelo mesmo, algo que a ANACOM está a tentar combater ao terem colocado mecanismos que fomentam a concorrência no leilão.

As três operadoras móveis principais têm 10Mhz nos 800Mhz que estão em uso no 4G e que poderão ser utilizadas para o 5G DSS e no futuro para o 5G em pleno logo poderão fornecer o serviço a uma parte significativa do país o que continua a dar-lhes uma vantagem significativa comparado com as novas concorrentes, mesmo com a obrigatoriedade do roaming nacional.
Adianta de muito o serviço ser mais barato (que ainda por cima provavelmente não vai ser) se não lhe tiveres acesso...

Pensar em usar os 800mhz em DSS significa que terás mau 5G e pior 4G que atualmente. Claramente os clientes saem beneficiados...
 
Ahhh! Jogada de mestre da ANACOM obrigar a quem obtenha dois lotes de 2x5Mhz nos 700Mhz fornecer 100Mbps porque sabiam que nenhuma operadora o iria fazer o que permite que a nova concorrência obtenha parte desse espectro.

Portanto, 5 lotes nessa frequência foram licitados, um por operadora. Falta saber qual é a quinta operadora.
Realmente nem tinha pensado nisso haha
Com 5MHz de 700MHz e em condições normais que velocidades conseguiremos obter?
Safam-se dessa obrigação mas se a Anacom quiser arranja forma de os obrigar a fazer outra coisa qualquer...
Adianta de muito o serviço ser mais barato (que ainda por cima provavelmente não vai ser) se não lhe tiveres acesso...
Até podem não vir com bons preços mas se não os tiverem a aderência também será pouca ou nula. O cliente pensará que é mais do mesmo e simplesmente quererá ficar como está.
 
Realmente nem tinha pensado nisso haha
Com 5MHz de 700MHz e em condições normais que velocidades conseguiremos obter?
Safam-se dessa obrigação mas se a Anacom quiser arranja forma de os obrigar a fazer outra coisa qualquer...

Até podem não vir com bons preços mas se não os tiverem a aderência também será pouca ou nula. O cliente pensará que é mais do mesmo e simplesmente quererá ficar como está.
O pior é que pelo caminho se impediu que os operadores tivessem condições técnicas de explorar todas as potencialidades do 5G.
 
Back
Topo