5G em Portugal

@night_sign @Clesh Possivelmente deverá ser em todo o País e Ilhas, mas desconheço o planeamento. Já se encontra 3G nos 900 MHz em alguns locais do Sul, Centro e Norte do País. É aguardar.

@RRJoao A decisão da Engenharia da NOS é excelente, ninguém indica que estão a desligar o 2G e o 3G, estão é a realizar o refarming dos 900 MHz para o 3G, permitindo ter-se excelente cobertura indoor e outdoor com o 3G nos 900 MHz, algo que a Vodafone tem há anos.

Podem é existir equipamentos mais antigos 2G / 3G que não suportem os 900 MHz em 3G, por exemplo Bandas Largas Móveis. Telemóveis, tenho uma colecção enorme de equipamentos antigos com apenas 2G e 3G e todos suportam o 3G nos 900 MHz.

Tenho encontrado sites da NOS onde só tinham 3G e 4G que também têm estado a instalar 2G, tenho um assim a poucos metros de casa. Era só 2100 MHz 3G e 2100 MHz 4G, passou a ter 900 MHz 2G, 2100 MHz 3G, 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz 4G e n28 + n78 em 5G.

Nota-se claramente no terreno um grande esforço por parte da NOS em melhorar a rede móvel, antes de ontem estive na CUF Tejo em Lisboa e tinham 5G no piso -3.

A operador móvel que não tem instalado 3G em quase todos os sites novos nos últimos 3 anos é a MEO, zonas rurais tem sido tudo ou quase tudo com 800 MHz 4G e 900 MHz 2G. A nível do 4G há alguns locais no interior do País com LTE 900 MHz na MEO.
 
@night_sign @Clesh Possivelmente deverá ser em todo o País e Ilhas, mas desconheço o planeamento. Já se encontra 3G nos 900 MHz em alguns locais do Sul, Centro e Norte do País. É aguardar.

@RRJoao A decisão da Engenharia da NOS é excelente, ninguém indica que estão a desligar o 2G e o 3G, estão é a realizar o refarming dos 900 MHz para o 3G, permitindo ter-se excelente cobertura indoor e outdoor com o 3G nos 900 MHz, algo que a Vodafone tem há anos.

Podem é existir equipamentos mais antigos 2G / 3G que não suportem os 900 MHz em 3G, por exemplo Bandas Largas Móveis. Telemóveis, tenho uma colecção enorme de equipamentos antigos com apenas 2G e 3G e todos suportam o 3G nos 900 MHz.

Tenho encontrado sites da NOS onde só tinham 3G e 4G que também têm estado a instalar 2G, tenho um assim a poucos metros de casa. Era só 2100 MHz 3G e 2100 MHz 4G, passou a ter 900 MHz 2G, 2100 MHz 3G, 800 MHz + 1800 MHz + 2100 MHz 4G e n28 + n78 em 5G.

Nota-se claramente no terreno um grande esforço por parte da NOS em melhorar a rede móvel, antes de ontem estive na CUF Tejo em Lisboa e tinham 5G no piso -3.

A operador móvel que não tem instalado 3G em quase todos os sites novos nos últimos 3 anos é a MEO, zonas rurais tem sido tudo ou quase tudo com 800 MHz 4G e 900 MHz 2G. A nível do 4G há alguns locais no interior do País com LTE 900 MHz na MEO.
No Colombo tenho melhor 5G n78 que 4G eu sei porque antes do 5G o 4G+ ficava a quase 0 traços e com o 5G tenho muito bom aliás fiz um teste lá e deu 1100mbps eles estão a fazer um esforço mas existe muitas zonas crónicas que vai demorar aqui na zona oeste a nos é conhecida por ser a única que não tem rede alguma numa das praias mais visitadas da região que é paredes da vitória, apesar de eu não fazer praia na mesma sei que se fizesse teria de avisar que não ia ter rede. E já desde 2014 que faço aquela queixa anual de não ter rede lá 😅 a esperança é que quando atualizarem a antena mais perto com 5G metam o 3G em 900mhz e pode ser que com isso exista lá alguma rede
 
Isso é algo sem noção porque vão continuar a disponibilizar o 3G mas numa frequência de 900mhz ou seja vais ter mais cobertura não vão desligar o 3g e onde existe locais que só tem 3G a cobertura vai ainda ser maior, o 3G que está a ser desligado estão a usar para o 4G mas o 3G vai continuar a dar onde dava mas na nova frequência apenas, em relação as chamadas vai dar por 3G na mesma e 2G...
O meu receio é esse mesmo. Eles desligam sempre mais em 2100 MHz do que o que ligam em 900 MHz. Vamos esperar para ver. Se fosse switch direto de uma banda para outra é que estava correto.
 
Nesta fase do campeonato, 279 paginais de mensagens e ainda se regem pelos "pausinhos" para falar de sinal? :rcarton:
A NOS está a substituir o 3G 2100 por 900 MHz tão simples como isso! Não é preciso filmes porque o 3G vai morrer primeiro que o 2G.
 
A NOS está a substituir o 3G 2100 por 900 MHz tão simples como isso! Não é preciso filmes porque o 3G vai morrer primeiro que o 2G.
Se for isso menos mal. A questão é se é mesmo. Vamos acompanhando aqui para ver o que acontece nos sites em concreto.

Espero que não sigam o que a AT&T fez nos EUA, que foi deixar o pessoal sem conseguir falar ao telefone. E depois "eles que se amanhem", atitude que estou mesmo a ver as operadoras nacionais a ter igual...
 
A cerca de 1 mes tenho tido bastante dificuldades em usar a internet em casa, vivo no campo por isso 4g e o melhor que tenho ate starlink baixar o preço, mas recentemente teem ficado impossivel de usar 5 em 5 minutos a rede vai a abaixo fui a loja informar e diseram que os testes de 5g estavam em andamento e o 4g tava a ser afetado e eu fiquei mas nao era para ficar melhor e mais rapida parece que me enganei totalmente, zona do algarve silves.
 
A cerca de 1 mes tenho tido bastante dificuldades em usar a internet em casa, vivo no campo por isso 4g e o melhor que tenho ate starlink baixar o preço, mas recentemente teem ficado impossivel de usar 5 em 5 minutos a rede vai a abaixo fui a loja informar e diseram que os testes de 5g estavam em andamento e o 4g tava a ser afetado e eu fiquei mas nao era para ficar melhor e mais rapida parece que me enganei totalmente, zona do algarve silves.
Qual é a operadora? Epa supostamente os testes não deviam afetar assim tanto mesmo sendo para o 5G e o 5G se o pacote for de NET fixa mas via 4G ainda vai demorar um tempinho até chegar
 
Qual é a operadora? Epa supostamente os testes não deviam afetar assim tanto mesmo sendo para o 5G e o 5G se o pacote for de NET fixa mas via 4G ainda vai demorar um tempinho até chegar
primeiramente foi a vodafone agora tentei a meo e o problema persiste. amanha vou passar pela loja para ver se me dao uma resposta.
 
O Algarve tem cada vez mais turistas e no pós-pandemia muitas operadoras estrangeiras optaram por dar grandes planos de dados. Pode ser disso. Claro que aí estamos a falar de Algarve interior...
 
Quase que fico admirado...

Até junho a MásMóvil pode sair de Portugal ou negociar uma parceria com a Digi (Dixarobil), acreditam os analistas. Alexandre Fonseca, co-CEO do grupo Altice, responsabiliza a Anacom pelo cenário de consolidação que se avizinha e respetivas consequências.

Restante notícia aqui.
 
Se for isso menos mal. A questão é se é mesmo. Vamos acompanhando aqui para ver o que acontece nos sites em concreto.

Espero que não sigam o que a AT&T fez nos EUA, que foi deixar o pessoal sem conseguir falar ao telefone. E depois "eles que se amanhem", atitude que estou mesmo a ver as operadoras nacionais a ter igual...
Mas o @FODMAP mostrou precisamente que foi isso que a NOS fez: switch de uma banda para a outra mantendo o espectro. Antes, tinham 15 MHz 4G + 5 MHz 3G nos 2100 MHz e agora ficam aí com os 20 MHz todos para o 4G e os mesmos 5 MHz do 3G passam só para a banda do 900 MHz... ou seja, a imagem que ele pôs comprova que o switch manteve a quantidade de espectro que eles já tinham alocado ao 3G nos 2100 (5 MHz)
A minha questão é: é possível colocar assim mais 5 MHz (do 3G) ali na banda dos 900 MHz sem "comer" no espectro do 2G? Pensava que a banda de 900 MHz já estava muito ocupada e sem grande espaço onde enfiar mais espectro... Até tinha ideia de que a ANACOM teve de andar a aproveitar migalhas que havia nos 900 para vender mais espectro à NOS para o 2G
 
@tomas_loeps nesse sentido até percebo. A NOS adquiriu mais quase 5 MHz nessa faixa dos 900 MHz, que é exatamente o que usa em 3G. Ficam 10 MHz uplink + 10 MHz downlink ao todo nessa faixa e um dia poderá ser aproveitada para o 4G/5G, sendo que neste momento percebo porque não faz sentido ainda. O @FODMAP explicará isso melhor
 
Última edição:
Back
Topo