75 euros por uma consulta em clínica privada

Ricmann

Portugal@Home Member
Há umas semanas estive em casa do meu primo.
Conversámos sobre o tempo, sobre a subida do nível médio das águas do mar, sobre a filha da vizinha do 1º Dto, etc.
Eis senão quando vem à baila o seguinte:
O meu primo: Sabes, no outro dia mandei o PC para reparação.
Eu: Qual era o problema?
O meu primo: O PC estava sempre a reiniciar e tal.
Perguntei-lhe quanto é que tinha custado "a reparação" e ele disse-me que tinha custado 75 euros.
F***-se !
Mais tarde concluí que na loja só tinham reinstalado o windows xp.

Agora eu pergunto: será possível levar 75 euros por uma reinstalação do S.O.? que durou no máximo uma hora?
Até que ponto isto é legal?
Por todas as vezes que ele já levou o PC à reparação já poderia ter o CD do xp original.

Parece-me que anda para aí uma cambada de chupistas!
 
F****-se mesmo!!
Legal tenho quase a certeza que sim, esses preços so dependem la loja, podem levar o que quizerem..
Agora cabe ao teu primo abrir os olhos e nao voltar a fazer o mesmo.. :p
 
Uma hora não digo... mas duas sim no mínimo!

Mesmo assim!! DASS

devem ter ficado paí quatro horas de volta da máquina não? 75€ sem levar Hardware novo ficou só um "cadinho" caro!
 
É legal com uma licença (presumo que eles só tenham uma licença), instalar o S.O. em várias máquinas?
uma licença uma máquina ;p

e mesmo assim se lhe alterares o HW podes vir a ter problemas.. assim como se por alguma razão deres cabo da caixa tás lixado com F
 
averigua se o windows xp q o teu primo é legal, se nao for ameaça os gajos da loja q chamas inspecção geral das actividades culturais a nao ser q devolvam o dinheiro que eles até se borram todos. E pede o número de tlm da vizinha do 1º direito :P
 
Última edição:
averigua se o windows xp q o teu colega é legal, se nao for ameaça os gajos da loja q chamas inspecção geral das actividades culturais a nao ser q devolvam o dinheiro. E pede o número de tlm da vizinha do 1º direito :P

se não for legal, faço chantagem com os gajos da loja e ainda ganho uns trocos !
 
PC do teu primo tinha o autocolante do windows?
Mesmo assim o preço depende da loja.
Algumas ja tem o preço de instalação do windows tabelado outras levam a hora.
Devia se ter informado digo eu.
 
Não é por nada, mas já tendo feito TI e apoio , não é incomum um bom TI (agora depende se está associado a uma loja, é dessa loja, se há alguma cláusula de apoio ao cliente, etc etc etc) pode levar 40 euro á hora. Por norma até fazem fazem um desconto se forem várias horas.
Logo se demoraram , sei lá, 2h , talvez 3h de volta do pc, não tendo instalado hardware nenhum (se não tens garantia, terias que o pagar) , então está dentro da média. Agora, a loja se fosse séria ter-te-ia pedido o cd do xispe. Ou fornecido e apresentado a conta, a não ser que já o tenham feito quando o pc foi comprado.
Note-se que, o software não tem garantia (a não ser que seja préviamente acordado). Só se há problemas de hardware estando o pc dentro da garantia (e comprado na loja por inteiro, naturalmente) é que não pagas nada, em principio. Se compraste uma placa e levas o pc todo para arranjar, pagas a mão d'obra.

É caro? É. Desde que a coisa seja tudo dentro da legalidade não há que reclamar, só paga quem quer ... mas é ai que se faz muito dinheiro ... :)

PS: como o JuSt_Me_AnD_yOu disse, devia-se ter informado, ou pedir antes um orçamento ... apesar de que muitas lojas pedem €€ por orçamentos (o que pessoalmente , isso sim, acho uma chulice...)
 
Última edição:
É mais ou menos como o TerraMex diz.

Pensem um bocado. Vocês sabem fazer e eu sei fazer mas nem toda a gente sabe. Acham o dentista caro? Pois não tem remédio. Faça vocês mesmo se calhar não é opção.

Se querem credibilizar o técnico de informática o caminho passa por auto-valorização.
 
A min levaram-me ha uns anos para instalar uma placa scsi(quando digo instalar era mesmo so o driver pq a placa ja tinha eu metido) 8 contos,so passado uns tempos percebi como se instalava.....pois na altura pouco ou nada pescava de pcs.
 
Só me preocupava se o windows reinstalado é legal ou não, faça lá as actualizações para instalar o genuine advantage tool, se aquilo berrar é telefonar para lá ou mandar um mail ao IGAE:002:

A via legal, caso o PC veio com um windows pirata é cobrar a instalação de um windows original (OEM ou não) e colar/dar o tal adesivo com a serial, e recusar a "reparação" se o cliente quizer meter um XP pirata...

(para ir a frente com isso, é ter em mãos as provas da "reparação" e ter cuidado para o tiro não sair pela culatra (leia-se soft ilegal na maquina para alem do que veio instalado da loja, visto que pode receber a visita de um inspector e verificar a maquina...)
 
Última edição:
Que LOL!

È pena seres de LX. Porque senão quando o computador do teu primo avaria-se vinhas ter comigo que eu arranjava isso por menos :007:

Enquanto á vizinha ou filha dela se tiver + de 18 anos e for boa não te esqueças de mim.


Referente ao POST em concreto falando a sério agora, quando o teu Primo foi lá buscar o PC á loja não soube perguntar o que tinha o PC e o que foi necessário fazer para o concertar ?
Limitou-se a ir buscar e pagar? Ganda lol.. Estamos em Portugal ok, mas tem limites!
E tu que achas que foi só uma reinstalação do Windows, vais lá á loja e perguntas: " Olhe desculpa quando é que os Senhores levam para fazer uma Reinstalação do Windows" E tipo se ele Responder : " Levamos 40 € " E Tu voltas a perguntar : " Então porque que levaram 75 € ao meu Primo "? E ameaças um processo em tribunal se eles não te devolverem a diferença em dinheiro ou então num vale para comprares qualquer coisa lá na loja..

CUMPS
 
Back
Topo