A informática já não é o que era?

ScapeGoat

I'm cool cuz I Fold
Boas colegas,
Eu gostava de iniciar uma discussão aqui (não sei se é o sítio correcto) sobre se a informática que para mim está a perder a sua magia.
Eu não sou muito "velho" mas conheço pessoas que são do tempo dos primeiros DOOM. A informática ainda era algo "underground" e a meu ver era algo mais espetacular.
Eu cá sou do tempo de ainda jogar num pentium 3 e numa riva tnt2 de um colega, o qual tinha comprado usado por um balurdio na altura. Tardes inteiras a jogar em CRT de 15', depois lá vinha a revista mensal da exame informática e lá faziamos mais uns tweaks que eles recomendavam para aquilo ganhar alguma performance e quando saia um jogo novo tinhamos que o experimentar no PC de um colega (eu) que tinha "a máquina das máquina", um P4 a 1.5 e uma GF4 MX4000 :D
Isto foi apenas um pequeno exemplo de como se vivia a informática a apenas uns anos atrás pois antes disso pouco sei.
Hoje em dia já nada é assim, "meninos ricos" que não sabem distingir um slot pci de um socket (e acreditem que são mais do que pensam) gastam 2000 euros num PC montado por uma loja que pode correr os jogos mais recentes e julgam-se superiores por causa disso. É só show-off. Ultimamente a informática tornou-se algo para o mais rico, ou seja, "queres jogar isto compra uma gráfica nova de 400 euros" e o tipo compra e fim da história mas para muitos não é assim.
Não sei se me estão a perceber. De qualquer maneira, deixem a vossa opinião.

Nota: Não quero ofender ninguém com o que disse acima mas se ofendi, peço as minhas desculpas ;)
 
Podes mover para o sítio correcto colega ;)

E gostava bastante de ouvir a tua opinião já que és mais "antigo" e passaste por várias fazes da informática.
 
Boas colegas,
Eu gostava de iniciar uma discussão aqui (não sei se é o sítio correcto) sobre se a informática que para mim está a perder a sua magia.
Eu não sou muito "velho" mas conheço pessoas que são do tempo dos primeiros DOOM. A informática ainda era algo "underground" e a meu ver era algo mais espetacular.
Eu cá sou do tempo de ainda jogar num pentium 3 e numa riva tnt2 de um colega, o qual tinha comprado usado por um balurdio na altura. Tardes inteiras a jogar em CRT de 15', depois lá vinha a revista mensal da exame informática e lá faziamos mais uns tweaks que eles recomendavam para aquilo ganhar alguma performance e quando saia um jogo novo tinhamos que o experimentar no PC de um colega (eu) que tinha "a máquina das máquina", um P4 a 1.5 e uma GF4 MX4000 :D
Isto foi apenas um pequeno exemplo de como se vivia a informática a apenas uns anos atrás pois antes disso pouco sei.
Hoje em dia já nada é assim, "meninos ricos" que não sabem distingir um slot pci de um socket (e acreditem que são mais do que pensam) gastam 2000 euros num PC montado por uma loja que pode correr os jogos mais recentes e julgam-se superiores por causa disso. É só show-off. Ultimamente a informática tornou-se algo para o mais rico, ou seja, "queres jogar isto compra uma gráfica nova de 400 euros" e o tipo compra e fim da história mas para muitos não é assim.
Não sei se me estão a perceber. De qualquer maneira, deixem a vossa opinião.

Nota: Não quero ofender ninguém com o que disse acima mas se ofendi, peço as minhas desculpas ;)

Sou do tempo em que o sistema operativo (Dos 2.0) se carregava através da disquete (3.5 ou de 5 e 1/4)
Fartava-me de mexer nos ficheiros autoexec.bat e config.sys, era tudo a manapula, o meu primeiro upgrade foi a compra de 1 MB de memória que custou 16 contos (80 euros) isto em 1995 ou 96.
Eu era viciado nesse jogo o DOOM, passava o fim de semana a jogar e a tentar descobrir todas as portas secretas.
Para relembrar, na altura o software de trabalho era: WordStar ou Worperfect no processamento de texto; O Lotus 123 na folha de cálculo, o Dbase? na base de dados e depois havia o pctools que funcionava como uma ferramenta auxiliar ao pc, enfim, memórias.
 
Eu era viciado nesse jogo o DOOM, passava o fim de semana a jogar e a tentar descobrir todas as portas secretas.
.


belos tempos, no wolfenstein, de andar a carregar no space contra todas as paredes, para ver se abria alguma coisa.


hoje em dia acho que ninguem teria paciencia para isso :)

A diferença é a fartura.
 
Boas!
Eu sou novo no forum e novo de idade, mas penso que tem razão. Eu tenho um bom pc (pelo menos eu considero que sim) e percebo mais ou menos de pc's (pelo menos distinguir uma slot pci de uma socket :P), mas tenho colegas meus que têm bons pc's e jogam tudo ou quase tudo mas quando perguntamos que grafica têm respondem apenas que uma ATI. Ou nem sequer saber que cpu têm.

Tem toda a razao nisso, mas nao e so na informatica que isto acontece, é em muitas mais coisas.


:009:Cumps :009:
 
Na minha opinião é bom que haja uma grande divulgação da informática, para que todos beneficiem desta grande ferramenta.

Quanto a isso de meninos ricos, pá a vida é assim, pode ser com um carro pode ser com uma TV mas lá no fundo até eles têm direito a ter as suas coisas independentemente portanto não sei o que dizer sobre isso.
Mas também sinto muito os efeitos da nostalgia principalmente a nível do cinema e dos jogos, parece que hoje em dia é só quantidade e não se vêm títulos como o Final Fantasy VII que tinham grandes historias e muitos segredos e desafios para conquistar.

Resumindo a nostalgia faz parte da vida e eu agora aos 17 anos parece que já a começo a sentir ;P
 
Ainda me considero da era recente... 90's... onde ia buscar o fifa em 48 disquetes divididas pelo arj, depois ao juntar tudo tínhamos um erro na 25 disquete, lá tinha-mos de ir buscar tudo de novo, e lá no meio vinha o virus cavaco só para chatear...o meu primeiro pc pentium 100mhz c/ turbo lol, ainda o tenho completo :) a funcionar.

Hoje em dia é a normal evolução, tudo está mais simples, a informática massificada, um jogo hoje não nos fascina pela quantidade de labirintos nem oficiais da gestapo a gritar "mein lieben" quando morrem, nem passar corredores inteiros a clikar no espaço a tentar procurar locais secretos, mas sim grafismos, simulações, história etc...

A diferença vai sempre lá estar, os felizardos dessa altura olham para a informática de forma diferente.

Existem informáticos, sempre existiram, agora os requisitos são diferentes e estão muito mais simplificados. O nível de conhecimentos não se mede pelo valor que eles gastam num computador, nem se tornou algo para os mais ricos... apenas está mais simples e massificada, uma pessoa que gasta 2000 num pc para show off e não compreende o pc, não é, nem nunca foi informático, é consumidor. Mas também acho que um informático que ficou parado no tempo em 1980, e não evoluiu com o tempo, também deixou de ser informático, pois acho que o que nos move é a curiosidade, e todo o bom informático é muito curioso e sedento por informação.

Saudações
ArtD
 
400 euros numa gráfica?

Caixa Atx Asus TA-863 - 23.20
Disco Duro Seagate 500 Gb - 54.50
Gravador Asus DRW-2014S1T 20x - 23.90
Fonte
LC-Power LC420H V1.3 420W - 21.50
Dimm 2x2 Gb Kingston DDR2 PC6400 - 37
Motherboard Asus M2N68-AM - 45.50
Processador AMD Athlon 64 Dual Core 6000+ 3.10 Ghz SktAM2 - 74.70
Placa Gráfica PowerColor Ati HD4670 PCS 512 Mb GDDR3 - 70.95


Por 350 tens uma torre para jogar quase tudo.

Corre perfeitamente qualquer jogo, aliás, olha para o meu my system. Mas não no máximo, era isso que referi.
Mas -> http://www.*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=38038

Quando me referi o pessoal a gastar balúrdios em PC's tem todo o seu direito mas penso que perceberam o que quis dizer com isso, pois a informática perda a sua piada quando se torna algo que seja gastar resmas de dinheiro e já está.
 
eu anda me lembro do meu primeiro pc.... Pentium MMX 166MHz... windows 95... é claro... uma CRT 15'' e as vezes trocava as cores que a porta vga estava meia estragada... :D

a jogar todo tolo MotoRacer e Tomb Raider 3... ainda tenho os jogos.... lol

:D
 
O meu primeiro PC foi um 133 (c/ Turbo LOL) com 16mb de ram, disco de 1.2gb e uma S3 Trio de 1mb! Lembro-me que custou um autêntico balurdio ao meu pai! Mesmo assim durou uns anos valentes e deu muito mas muito mais gozo do que qualquer aplicação/jogo de hoje.

Está tudo massificado e o tempo de vida do hardware está cada vez mais curto... Tenho o computador que tenho e sei que daqui a 1 ou 2 meses já começam a sair jogos que metem o meu PC de rastos... Um PC novinho em folha, e a meu ver, bastante potente.

Hoje em dia de meio em meio ano saem novas gráficas, processadores, etc... Sempre foi preciso investir na informática mas não aos niveis de hoje.

É incrivel como os QuadCore que não são ainda aproveitados pra i por 90% (ou mais) de software existente já estejam quase desactualizados visto que brevemente vão sair processadores com 8 e 12 cores (ou mais lol)!!

Outra coisa que me supreende é que hoje em dia tem de estar tudo em harmonia. Alguém se lembra dos tempos em que era só trocar a placa gráfica e tá a andar? Não era preciso pensar no processador, rams, board, etc....

Hoje, ao trocarmos uma peça que seja no sistema, somos quase obrigados a trocar tudo.. De certeza que muitos de nós já investimos um balurdio numa gráfica para depois percebermos que o processador fica-lhe muito atrás... Toca a trocar de processador, motherboard, rams....
 
Última edição:
Nirvana91 penso que ninguém pode negar as afirmações que fizeste. Concordo plenamente tudo o que disseste no teu post e só me resta sublinhar.
PS: Concordo até que seja uma resposta ao tópico ;)
 
Também sou do tempo do Wolfenstein. Foi uma serie inesquecível até hoje.

O meu primeiro pc foi um Pentium a 90MHz com 16MB de RAM e disco de 600MB de capacidade com o Windows 95 :) .
Foram tempo muito bons.

Ainda me lembro quando ficava a olhar para o desfragmentador antigo com os blocos a passar. Jogava quake I, Hi-octane, brincava no Paint quando podia, fazia apresentações estranhas no Power Point (ainda tenho o meu primeiro ficheiro de power point aqui guardado!

Antigamente nem precisava de comprar novos componentes. Era ligar o computador e está a dar.
Hoje em dia... Comprei uma nova placa gráfica e já estou com bottleneck extremo por causa do processador. :rolleyes: Outro problema é a falta de dinheiro. Não se pode ter tudo por isso tenho de me aguentar ate ter poupado.

Cumprimentos.
 
concordo com tudo o que foi dito até agora!
o meu primeiro pc foi um p3 500Mhz, com 64mb de memoria e uma rage pro de 8mb, na altura tambem custou um balurdio aos meus pais, lembro-me na altura de virem amigos meus ca a casa só para ver o pc...

quanto a isso dos meninos ricos, comprar o que ta no topo e não se preocupam com mais nada, não acho piada nenhuma. Eu estou sempre atento as novidades de hardware, mas na altura que estou para fazer upgrade vivo praticamente a fazer diferentes configurações, andar sempre em cima das noticias a ver quando desce o preço e quando sai para o mercado. Isto na minha opinião é o mais divertido, e depois quando compramos as coisas ficamos sempre com aquela sensação de que poderiamos ter uma configuração melhor pelo preço que demos, e isso obriga-nos a ir novamente ver tudo e mais alguma coisa.

Mas la esta, para mim é divertido porque pertenço a este meio e sei algumas coisas, mas quem não sabe tem que se limitar a pc's ja feitos...

cumps
 
Isso de meninos ricos que nem sabem o que compram sempre os houve.
Mas não cheguei a perceber bem o ponto de discussão deste tópico.

PS: Mas acabei por recordar os dias de puto em que andava com caixas de disquetes cheias de jogos para DOS, belos tempos.
 
o meu primeiro pc ... ou com aspecto disso foi um spectrum.. depois amiga ..... 286 .... e por ai adiante ....

qt aos jovens de 17 anos que se sentem nostálgicos .... isso deve ser da meteorologia deprimente ... não pensem mais nisso daqui a nada chega o verão e a praia vai estar cheia de mulheres ... decerto q se esquecem da nostalgia ( é mais da depressão provocada pelo desequilibro hormonal)

qt à informática estar um pouco morta ... sempre foi assim ....

o pessoal andava com um 286 "ás costas" maravilhoso enquanto outros tinha o belo 486 dx4 100/120Mhz com uma s3 trio 64 que era uma bomba e custava um pc destes uns 500 cts na altura .... sempre houve quem tivesse mais para gastar ... mas isso não é motivo para mandar certas "bocas" .....

o facto de sentires inveja de alguns dos teus conhecidos terem €€€€para gastar em coisas que nem percebem o que são tratando -as como caixas negras não é de um facto de motivo para discussão ....

eu tb gostava de ter algo melhor mas tenho de continuar agarrado ao tijolo que tenho .... apesar de me passarem óptimas maquinas pelas mãos ... não há €€€€ e existem prioridades ....

como em tanta coisa na vida o que interessa não é a máquina mas sim quem a opera ... e um pc não é ´so uma "máquina de jogos" .. para isso toda a vida existiram e existirão as consolas de jogos .....
 
qt aos jovens de 17 anos que se sentem nostálgicos .... isso deve ser da meteorologia deprimente ... não pensem mais nisso daqui a nada chega o verão e a praia vai estar cheia de mulheres ... decerto q se esquecem da nostalgia ( é mais da depressão provocada pelo desequilibro hormonal)
É um idade critica, tenta compreender :p.
 
Back
Topo