[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

acho que só quando a Sony pegar num destes paineis é que vamos ter um oled bom para jogos, apesar de que algum pessoal diz que a 930V anda nos 30-50ms que não sendo brilhante já é razoavel.
 
...se as coisas não mudam para melhor rapidamente para a Sony arrisca-se é a fechar a divisão de TVs....o que seria muito mau.

Já vi comentários de 38ms de input lag com a 930V. Eu não jogo por isso não sei dizer, mas os comentários que vejo de pessoal que o faz é positivo a bastante positivo.
 
Sou só eu a achar que este mercado nunca esteve tão incerto como está agora? Para quem quer investir numa TV realmente de qualidade, é difícil saber-se em que tecnologia apostar.


Existe tanta diversidade a nível de tecnologia, que quem (como eu) quer investir uns bons milhares numa TV para uns bons anos, torna-se complicado.

É o plasma que apesar de ser um tecnologia a "morrer" continua a ter preços bons para a qualidade que tem, mas com grandes desvantagens que são sobejamente conhecidas. O OLED/4k que para além de ainda ser caro, existe o problema da falta de conteúdos para aproveitar essa qualidade. Agora a cena mais recente é os quantum dots.

Para um gajo como eu que quer comprar nos próximos 6 meses uma TV de 55/60 polegadas, com um orçamento de 3k (flexíveis), o que recomendam? A melhor qualidade de imagem para usar com box meo e jogar uns joguidos na ps4?

Sinceramente estou perdido neste mercado. Parece-me que há uma grande incerteza no mercado sobre qual a direção a tomar. Nem as marcas devem saber.
 
Começam a aparecer os primeiros preços para a gama de 2015 da Sony.

Não sei até q ponto são fidedignos uma vez q não conheço a loja...

Preços tecnostore.es:

BRAVIA® 4K-tv's

KD-43X8305C: € 1331,01 - RRP € 1400
KD-49X8305C: € 1399,00 - RRP € 1799
KD-55X9005C: € 1999,00 - RRP € 2199
KD-65X9005C: € 2999,00 - RRP € 4999
KD-65X9305C: € 3199,00 - RRP € 5200
KD-75X8505C: € 5000,00 - RRP € 6999
KD-75X9405C: € 6499,00 - RRP € 7499

BRAVIA® Full HD-tv's

KDL-43W805C: € 653,40 - RRP € 799
KDL-55W805C: € 1199,00 - RRP € 1499
KDL-65W850C: € 2199,01 - RRP € 2599
KDL-75W850C: € 2500,00 - RRP € 2999
 
Esses RRP são mesmo uma palhaçada, só servem mesmo para as lojas começarem a anunciar "grandes descontos" ...anyway...

assim por alto no segmento 4k parece que houve uma descida de preços na ordem dos 300€ em relação a 2014, acho pouco se compararmos com 2013»2014
 
Com o mundo financeiro em crise , e a Europa especialmente, se querem ganhar competividade industrial na Europa não é a pedir 7000€ por um OLED de 65 polegadas ainda por cima LG que vão vingar... OLED é melhor que plasma, mas se ainda houvesse stock de VT60 de 65 polegadas por 2500€ , nem pensava duas vezes... A diferença de 7000 para 2500€ , não justifica a diferença de qualidade, para mim a LG está a ir por caminhos perigosos... Basta a Panasonic e a Samsung pegarem no assunto OLED com outros olhos e espetar os seus processamentos de imagem bem superior a LG, e tchau LG... Patentes, há muita forma de dar a volta...

Mais rapidamente dava 2000€ pela 65AX800 da Pana do que 7000€ pelo OLED da LG tanbém de 65 polegadas... Que absurdo...
 
Queria ver se comprava uma Sony de +/- 50 polegadas. Tendo em conta esses preços para 2015, acham melhor optar por uma X8 ou W8? Tendo em conta os factores conhecidos (falta de conteúdo, cores, input lag...).
 
se nao tens interesse no 4k e so queres uma boa tv para uns filmes/series e um pouco de gaming a 55W828 a 880€ é uma boa aquisição e não me parece que as fullhd de 2015 tragam algo de novo, o androidtv talvez, mas em qualidade de imagem nada de novo, alias de 2013»2014 as fullhd estagnaram.
 
É tudo uma questão de mercado e neste momento está tudo virado para o 4K, é inevitável porque é "moda".
Neste momento existem (em termos gerais) 5% de TV á venda que são modelos HD ready, 70% que são Full-HD e 20% UHD.
Hoje o consumidor ao ver uma 4K (que já está ao preço de uma Full-HD) ao lado uma da outra, vai preferir a 4K do
que apenas uma Full-HD até porque a resolução/qualidade é melhor (é inegável, mesmo em up-scalling), o que existir em stock FHD vai ser para ir escoando....
Em 2016, o mercado de TV vai ser 50-60% UHD e o resto FHD, estes ultimos com o preço a descer acentuadamente.

O que é triste é a escassez de conteudos em 4K e a forma como chegam ás TV's. Em Portugal então é para esquecer.
Se canais portugueses em HD, existe apenas em modo intermitente e talvez com 10% de conteudos HD, somente uma RTP1 HD....

O que vai começar a aparecer mais são media players e Receivers satelite 4K.
 
Mas como está o up-scalling para 4k? A minha pergunta vai no sentido de: na TV em Portugal há pouco conteúdo até para o "antigo" full HD, daí dizer-se que até uma boa full HD é mal aproveitada para os nossos canais.
Se eu comprar uma 4k, esse up-scalling vale mesmo a pena? Ou é apenas um "esticar" de imagem?
 
A questão é essa, o conteúdo 4K é zero. Para fazer up-scalling e ficar uma má imagem mais vale optar por uma full HD, tendo em conta os canais em PT.
Agora se têm conteúdos em full HD secalhar o up-scalling a partir de 1080p não é assim tão mau. Mas novamente a questão, vamos andar a comprar as séries que dão na TV, em Blu-Ray? Eu por mim falo, não! Os preços são absurdos e se já pago Meo para ver séries e filmes não vou pagar mais para comprar os blu-rays.
Enquanto PT não tiver uma espécie de Netflix não vejo muito sentido.
 
Quanto a 4K "baratas", fica um pequeno exemplo de uma grande desvantagem em comprar um 4K apenas por ser moda:

"Motion was where the UE55HU6900 fell apart. With stills and slow-moving images, things appeared pristine, vibrant and sharply detailed, thanks to the TV’s accomplished upscaling and post-calibrated ability to render deep blacks, smooth gamma without undue tonal jumps, and supremely accurate colours. Yet when there’s medium-fast pans, the on-screen picture degraded into a blurry mess."

É fácil conseguir um bom upscale de 1080p para enganar a malta na Worten, mas quando a quantidade de processamento aumenta não há milagres.

O Netflix nem é assim tão dificil de conseguir por VPN mas continua a ser curto para o investimento q o 4K implica.

Pessoalmente acho q o 4K traz de facto uma enorme revolução para um mercado q estava estagnado, mas apenas quando associado ao HDR (p.e. 4K OLED c/ HDR).

Apenas pelo aumento de resolução não penso q compense a compra de uma TV da geração actual, porque passada uma semana já passou wow factor.
 
Sobre o tema do 4K vs 1080p em Janeiro deixei aqui este post e os seguintes que acho pode ajudar nesta discussão: link

É necessário perceber qual a finalidade principal que se quer dar à TV. Se for só para ver canais MEO/NOS/Vodafone, qualquer FullHD é mais do que suficiente, visto que os nossos canais HD são no máximo de qualidade mediana.

Streaming de Netflix/Hulu iTunes ou outro não é muito diferente. O bitrate normal destes serviços para HD anda nos 4 a 6 Mbits/s o que comparativamente aos cerca de 30 Mbits/s de um Bluray é um valor relativamente baixo para se ter uma boa qualidade.

Atenção também que qualquer upscaling para 4K, por muito bom que ele seja (e a maioria é) incorre sempre em alguma (pequena) degradação da imagem, para além de aumentar inputs lag, etc. devido ao processamento extra. Converter algo de 1920x1080 para 3840x2160 são 4x mais dados novos que têm que existir sendo que não é possível criar nova informação onde ela não existe. Não há milagres.
 
Será possivel termos o Netflix em Portugal a médio prazo??

Complicado para já. A evolução para a implementação deste tipo de aplicações passa por uma norma europeia idêntica a todos os países para a distribuição digital. Por enquanto cada país tem as suas regras de distribuição e isto em nada beneficia o consumidor final. Só beneficia as PT; NOS e Vodafone e uns senhores que se dizem reguladores do mercado e vivem à custa disto. Quando existiam pequenos negócios como video-clubes, talvez fizesse sentido, actualmente deixou de fazer sentido quando a distribuição digitalmente é algo que só grandes investidores podem se dar ao luxo.

Quanto ao 4k, não é de todo impossível com o aumento de casas fibradas, débitos de 100 megas para cima e os novos codecs VP9 e o H.265 . 4k é algo que poderia ser uma realidade a médio prazo. Mas será que em Portugal há interesse?

Estamos num país onde em 2015, o Blu-Ray continua a não se impor, os canais generalistas continuam a não ter interesse em emitir em HD e 16:9, os canais de filmes não emitem audio digital 5.1, os VOD são emitidos com imensa compressão e a maioria das pessoas que saca ilegalmente coisas da net, optam por mais conteúdos em SD que HD. Somos um país que tecnologicamente não despertamos muito interesse.
 
E atenção às TV 4k mais baratas porque nem todas suportam H.265 (HEVC)

Pelo que tenho testado o upscale de um bluray 1080p para 4k fica muito bom.

Alguém sabe se a ps4 vai suportar blurays 4k?
 
Última edição:
As tvs 4k de entrada de gama tem que suportar esse codec HEVC ou o VP9? Ou se eles forem Formecidos por uma box por exemplo ja não e necessário???
 
Back
Topo