A questão da emulação, ilegal ou algo legal com usos ilegais?

Que eu saiba estamos em Portugal e não nos US, a não ser que tenhamos sido conquistados ou invadidos e não avisaram nas notícias.
Como tal, as leis de lá não são válidas cá.
 
Ou quando as editoras assim o definirem, como a Lucasarts com os jogos em Scumm e a Rockstar
com os GTAs. ;)
os jogos scumm são tudo menos abandonware.
se não não os haveria agora á venda...
e mesmo no caso do GTA (2 se não me engano) tem de ser tirado do site deles, de qualquer outro sitio é ilegal porque não receberam a autorização para distribuição
 
Que eu saiba estamos em Portugal e não nos US, a não ser que tenhamos sido conquistados ou invadidos e não avisaram nas notícias.
Como tal, as leis de lá não são válidas cá.

E conheces a lei de cá? É que se o jogo foi criado no US e registado lá não sei que legislação se aplicará.

A verdade é que muitos jogos vendem-se cá, como por exemplo os KOF, compilações da SEGA, de Street Fighter, de Metal Slug, e até de ATARI.

Os clássicos da Lucas também se vendem cá :P
 
Aqui a porca começa a torcer o rabo, vão ter de me desculpar mas tendo em conta a dificuldade em fazer o dump da bios de uma consola para um PC eu duvido que 1% dos emuladores de consolas de 5ª geração ou acima que estão em funcionamento neste fórum tenham BIOS obtidas de forma legal.

Então tecnicamente,s e tiveres um jogo, mas não tiveres maneira de lhe fazer o backup, ao ires buscar o backup de outra pessoa, que é para todos os efeitos igual ao teu, estás entrar em ilegalidade?
 
Então tecnicamente,s e tiveres um jogo, mas não tiveres maneira de lhe fazer o backup, ao ires buscar o backup de outra pessoa, que é para todos os efeitos igual ao teu, estás entrar em ilegalidade?

Yepp.

Can I Download a Nintendo ROM from the Internet if I Already Own the Authentic Game?

There is a good deal of misinformation on the Internet regarding the backup/archival copy exception. It is not a "second copy" rule and is often mistakenly cited for the proposition that if you have one lawful copy of a copyrighted work, you are entitled to have a second copy of the copyrighted work even if that second copy is an infringing copy. The backup/archival copy exception is a very narrow limitation relating to a copy being made by the rightful owner of an authentic game to ensure he or she has one in the event of damage or destruction of the authentic. Therefore, whether you have an authentic game or not, or whether you have possession of a Nintendo ROM for a limited amount of time, i.e. 24 hours, it is illegal to download and play a Nintendo ROM from the Internet.

Estamos a falar de software protegido por direito de autor portanto seja a BIOS de uma consola ou o ROM de um jogo a meu ver é a mesma coisa.
 
Última edição:
Já percebi que não posso fazer download de roms mesmo tendo cartucho original...

Mas posso fazer dump do tal cartucho para o pc? E nesse caso já posso utilizar a rom gerada para efeitos de emulação?

Mas ao fazer o dump do cartucho fico com uma rom 100% igual a uma sacada da net (se for a mesma versão/região)... E não há maneira de provar que fui eu que fiz o dump, a não ser que ainda tenha o "aparato" montado...


Cumprimentos
 
Última edição:
Acho que é a velha questão de ser legal teres o Regresso da Mumia, que deu na TVI, gravado num DVD mas que, por sua vez, o filme, que obtiveste através do RapidShare, ser ilegal embora, no final, se trate do mesmo filme.

Então, deixa ver se entendi direito, é legal ter uma copia de segurança, desde que criada por nós próprios do que, por sua vez, ter uma copia exacta mas que não foi criada por nós? Entendo onde querem chegar, é um bocadinho para o parvo mas acho que tem a sua logica.

Tenho é pena da forma com que se aproveitam do impulso que este tipo de praticas teve em vários aspectos da industria, o comunicado da Nintendo falava em percas mas eu acho, que foi exactamente o contrario que aconteceu, a emulação permitiu manter certos aspectos do passado dela vivos, assuntos morais e éticos ao lado, é ilegal possuir ROMs...

Tenho pena de ter que voltar a pagar pelos jogos que já possuo noutro formato (Nintendo Virtual Console) mas, também, não é argumento para se cometer ilegalidades, isto é, de um ponto de vista do funcionamento deste fórum e politicas do mesmo, eu cá tenho todos os jogos que alguma vez existiram para todas as consolas da Sega e Nintendo até à Sega Saturn e Nintendo 64 (fora o Virtual Boy)... e com muito orgulho :D
 
Emulação é legal, e pouco mais há a dizer sobre isto.

Os emuladores das máquinas mais antigas, exigiam apenas uma coisa, os roms. Agora, para estes serem legais teriamos que fazer Dump das nossas cassetes. Sacar um Rom que não passa de um backup de uma cassete que não possuimos (podemos ter a cassete do mesmo jogo, mas não temos aquela que corresponde ao Rom), é ilegal (penso eu). É mais provável ver um OVNI do que encontrar alguém que jogue um Rom que seja backup da sua cassete.

Falando dos emuladores das consolas de 32 bit's para cima, em diversos casos precisamos de mais uma coisa além do jogo (Rom/CD/DVD), a tal Bios. A Bios acaba por ser a mesma situação das Roms (á pouco tempo discuti isto com o Morais e tive uma opinião contrária, mas pensei melhor e acaba por ser igual), e a esta aplico a mesma probabilidade que referi anteriormente para os Roms.

Sem querer justificar a emulação - neste caso até vou justificar de certa forma - pois acredito que esta existiria de qualquer maneira, mas na maioria das vezes os chamados exclusivos funcionam como catalizadores dos mesmos, acelarando e aumentando a necessidade dos mesmos. Eu pessoalmente sou contra exclusivos 3rd Partys, pois acho que toda a gente tem o direito de jogar um titulo independentemente da consola que escolheu - claro que também precisamos ser sérios, como é obvio as capacidades das consolas têm que ser semelhantes.

Os emuladores acabam por ser algo positivo na minha opinião, pois tornam imortais muitos jogos que neste momento já teriam morrido há muito tempo.

É preciso referir que também existem alguns emuladores de consolas mais modernas que já nem exigem a BIOS (existe um de Playstation e outro de Dreamcast), ou seja, a pessoa pode jogar jogos destas plataformas de forma perfeitamente legal, tendo apenas que adquirir os jogos da mesma forma. Provavelmente estes emuladores em questão devem ter embutidos de certa forma no seu código as BIOS ilegais, mas isto já não é problema do consumidor, mas sim dos criadores do Emulador.

Eu sou utilizador habitual dos emuladores (embora ultimamente este uso ter diminuido algo pois adquiri uma PS2), pois assim consegui jogar muitos exclusivos que iam obrigar-me a comprar várias consolas. Em alguns destes casos tive que recorrer a coisas ilegais Bios/Roms, assim como 99,9% do pessoal que usa emuladores.
 
Última edição:
É preciso referir que também existem alguns emuladores de consolas mais modernas que já nem exigem a BIOS (existe um de Playstation e outro de Dreamcast), ou seja, a pessoa pode jogar jogos destas plataformas de forma perfeitamente legal, tendo apenas que adquirir os jogos da mesma forma. Provavelmente estes emuladores em questão devem ter embutidos de certa forma no seu código as BIOS ilegais, mas isto já não é problema do consumidor, mas sim dos criadores do Emulador.

Nesse caso, então, o próprio emulador já será ilegal...
 
Por acaso nessa frase acabei por me contradizer de certa forma. Eu não sei como os developers eliminaram a necessidade da Bios, acredito que tenham embutido a mesma no código do programa, o que torna o emulador ilegal, mas como não estou por detrás da criação dos mesmos não posso dizer que é ilegal sem saber o que eles fizeram ao certo.
 
Mas nalguns casos, a bios pode ser apenas um "placebo" em termos de funcionalidade, lá vou eu buscar a megadrive mais uma vez (é a consola que tenho e conheço o seu hardware)... No caso desta a bios não passa de um pequeno programa que verifica se o cartucho tem a string "SEGA" nos bytes #256~259 e, se tiver escreve uma mensagem no ecrã a dizer
Código:
   PRODUCED BY OR
 UNDER LICENSE FROM
SEGA ENTERPRISES LTD.
(se não tiver, o cartucho é desactivado e o cpu pára)

Ora isto não serve para nada em termos de emulação, porque os emuladores de megadrive por aí correm a rom do jogo logo, esta mensagem nem aparece nos emus (faz parte da bios, não dos jogos) e os emuladores não têm nada que faça parte da bios (também não precisam)

BTW as megadrives piratas/versão 0 da original não mostram a mensagem, correm logo o código do cartucho


Cumps
 
Última edição:
É um assunto muito discutivel, até porque muitas leis sobre esta temática contradizem-se e isto acaba por não facilitar isto. De qualquer maneira, não acredito que ninguém vá condenar alguém á pena de morte ou a 1 ano de prisão por usar um rom ou uma Bios que nem 1 Mega têm e já são mais velhinhos que o c***r.

Se formos a ver toda a gente tem pelo menos um MP3 ilegal no PC, Pocket PC, Leitor MP3, Telemovel, CD, etc... e estamos a falar de ficheiros de 3 MB ou mais.

Claro que não são os Megas que tornam um crime deste género pior ou melhor, mas penso que aqui também entra o bom senso das pessoas.
 
Back
Topo