A vossa expriencia com o Windows 8

Vou contar experiência que tive esta semana com o Windows 8.

Tinha o Windows 8 instalado, já há alguns dias, a correr perfeitamente.
A falar com o v3d3ta, aqui no fórum, descobri que existia uma bios nova da Sapphire para a 7950. Como eu já tinha andado a brincar com várias bios na minha gráfica, incluindo as boost originais e uma da 7970, decidi também experimentar esta. Já tinha feito isto no Windows 7, sendo que para flashar a bios da minha 7950, tinha sempre de desinstalar as drivers da gráfica, caso contrário tinha erros no ATIFlash. Mas nada de especial, pois bastava reinstalar as drivers e voltava tudo ao normal no final.

Como costumava fazer, utilizo o ATIFlash e coloco a nova bios na Bios2 da minha 7950. Infelizmente a minha 7950 fez-se de esquisita e não gostou desta bios, pelo que tive de voltar colocar a antiga no seu lugar, algo que já me tinha acontecido com algumas bios, mas que não tinha problema nenhum. Acabo de colocar a bios antiga, reinicio o PC e começo a instalar as drivers, quando o instalador da AMD me dá um erro de instalação. Abro o gestor de dispositivos e começo a tentar instalar as drivers manualmente e obtenho um erro 18 e o windows recusa-se a instalar as drivers. Procuro na net algumas soluções, tento algumas coisas, mas nada. Tento usar o Driver Sweeper, o Diskmax e o Ccleaner, para limpar restos de drivers que possam estar a dar conflitos. Mas mesmo com tudo limpo, continua a dar o mesmo erro. Farto de andar às voltas, decidi que era mais facile rápido formatar e renstalar o Windows 8 do que andar a tentar descobrir a solução.

No dia seguinte, aparece cá em casa um amigo que estava a ter uns problemas no PC. Após resolver a questão dele, estávamos a falar do BF3 e lembrei-me de experimentar a 4890 dele no meu PC, para vermos a diferença de desempenho entre o CPU dele, um E8200 e o meu 2600k. Desinstalo as Cat 12.11 e instalo as Cat 12.6 legacy e aparece o mesmo erro. Ando ás voltas e o erro continua. Tiro a 4890 e volto a colocar a 7950 e o erro persiste. A minha solução, foi instalar o Windows 7 a esquecer o Windows 8.

No Windows 7 já tinha andado a brincar tantas vezes com bios e drivers, cheguei a passar de uma GTX 470 da nVidia para uma da AMD e zero problemas de drivers, ao contrário do Windows 8.
 
Usaste o Driver Sweeper ou o Driver Fusion? É que o Driver Sweeper no Windows 8 não limpa nada e se não correres o Driver Fusion no modo de segurança igualmente pouco limpa.

Qual era o erro de instalação que aparecia? Tentaste os 12.11 Beta 11 com .NET4?

Podias também ter experimentado fazer um refresh, ou em PT-PT "Atualizar o PC sem afetar os ficheiros pessoais", isso de certeza que resolvia :007:
 
Primeiro problema. Entrar no modo de segurança do Windows 8. Para uma opção tão importante para a manutenção do Windows, agora está bem escondida. Entre ter de descobrir o modo de entrar em modo de segurança no Windows 8 e esperar que talvez isso corrigisse o problema, é mais rápido e seguro apenas formatar e limpar tudo.
Segundo problema. No Windows 7 não precisei nunca de entrar em modo de segurança para limpar drivers. Nem quando mudei de hardware entre AMD e nVidia e muito menos para atualizar drivers. Ainda hoje foram as Cat 13.1. e está a funcionar perfeitamente. Por algum motivo o sistema de gestão de drivers no Windows 8 está com problemas graves e não vou andar sempre a aturar estas coisas apenas porque a MS cria erros em vez de os corrigir.
Estes á não são os primeiros problemas que tive com o Windows 8, sendo que dificilmente passei um mês com uma instalação do Windows 8 sem ter de mandar tudo ao ar.

Portanto, entre usar a minha cópia legal do Windows 8 ou a minha cópia pirata do Windows 7, fico-me pelo 7, pois é mais rápido em quase tudo e muito mais estável. Além de que não tem o Metro e aquelas apps e a store a encher o PC.
 
Até agora a utilização do 8 tem sido positiva. Mais rápido e fluido que o 7. Mas há sempre o outro lado da moeda:
- algumas actualizações manhosas não instalavam e o portátil andava "para trás e para a frente" a reverter as actualizações por falha na instalação. Por vezes demorava 5 minutos para poder entrar no W8...
- O modem de banda larga móvel não funciona. Ligo-o na porta USB, abre quase de imediato o software do mesmo, mas aparece sempre "modem não encontrado". Foram feitas reinstalações, modos de compatibilidade, como administrador, etc. Nada. No 7 funciona bem. Este ponto pode ter de me fazer formata-lo. :s
 
Por acaso, também cheguei a ter problemas com os updates. Era capaz de estar durante dias a instalar e a falhar o mesmo update, vezes seguidas.
Algo que nunca me aconteceu no Windows 7.
 
Primeiro problema. Entrar no modo de segurança do Windows 8. Para uma opção tão importante para a manutenção do Windows, agora está bem escondida. Entre ter de descobrir o modo de entrar em modo de segurança no Windows 8 e esperar que talvez isso corrigisse o problema, é mais rápido e seguro apenas formatar e limpar tudo.
Segundo problema. No Windows 7 não precisei nunca de entrar em modo de segurança para limpar drivers. Nem quando mudei de hardware entre AMD e nVidia e muito menos para atualizar drivers. Ainda hoje foram as Cat 13.1. e está a funcionar perfeitamente. Por algum motivo o sistema de gestão de drivers no Windows 8 está com problemas graves e não vou andar sempre a aturar estas coisas apenas porque a MS cria erros em vez de os corrigir.
Estes á não são os primeiros problemas que tive com o Windows 8, sendo que dificilmente passei um mês com uma instalação do Windows 8 sem ter de mandar tudo ao ar.

Portanto, entre usar a minha cópia legal do Windows 8 ou a minha cópia pirata do Windows 7, fico-me pelo 7, pois é mais rápido em quase tudo e muito mais estável. Além de que não tem o Metro e aquelas apps e a store a encher o PC.

O modo de segurança acede-se no mesmo local que o "Refresh" ou "Reset", é o Arranque Avançado.

Se nunca entraste em modo de segurança no Windows 7, nunca limpaste bem os drivers. É necessário entrar no modo de segurança para poder limpar as entradas que, no modo normal, estão a ser carregadas/utilizadas. Não há volta a dar.

Neste caso os teus problemas não é a Microsoft, é a AMD. Prova e exemplo, lançaram esta aplicação, que remove os drivers, mas que corrompe vários outros drivers e até as definições de energia no Windows 8. Ainda mais, os 13.1 não instalam os drivers áudio HDMI. É um problema generalizado.

A AMD é que anda a falhar completamente nos drivers para Windows 8... Talvez os 13.2, que vão incluir várias novidades em termos de latency e de gestão de memória sejam mais trabalhados no Windows 8...

Até agora a utilização do 8 tem sido positiva. Mais rápido e fluido que o 7. Mas há sempre o outro lado da moeda:
- algumas actualizações manhosas não instalavam e o portátil andava "para trás e para a frente" a reverter as actualizações por falha na instalação. Por vezes demorava 5 minutos para poder entrar no W8...
- O modem de banda larga móvel não funciona. Ligo-o na porta USB, abre quase de imediato o software do mesmo, mas aparece sempre "modem não encontrado". Foram feitas reinstalações, modos de compatibilidade, como administrador, etc. Nada. No 7 funciona bem. Este ponto pode ter de me fazer formata-lo. :s

Aqui duas pens Huawei e uma ZTE da TMN, todas funcionaram sem problema, sem ser necessário modo de compatibilidade e semelhantes (Estava a testar a que tinha a melhor performance).

As actualizações no Windows 8 ainda não me aconteceu tal problema mas acredito que sim, é possível, já me aconteceu em todas as outras edições do Windows. Normalmente é um algo third-party, que corrompe qualquer coisa. Nos portáteis é bastante importante encontrar um fórum dedicado ao modelo, onde sejam colocados os últimos drivers disponíveis.


É também possível, que uma vez que ambos partilharam o problema das atualizações, que a instalação do Windows 8 estivesse corrompida, e os problemas originam daí. A solução seriam experimentarem um "Refresh" antes de voltar ao Windows 7 por esses problemas, é uma das boas funcionalidades do Windows 8...
 
Última edição:
Vou relatar a minha experiência com o Win8. Em primeiro lugar, sou tenho um Sony Vaio que não é suportado pela Sony relativamente ao upgrade do Win7 para o Win8. Num tópico aqui nesta board, segui o conselho de alguns users (aos quais agradeço a ajuda), nomeadamente ao Paulosaints pelos esclarecimentos. Basicamente, se fizesse uma clean install do win8, o software e os drivers do Vaio nunca funcionariam, no entanto, se fizesse um upgrade do win7 para o win8, a maior parte das coisas ficariam a funcionar.
Foi precisamente isso que eu fiz. Depois do upgrade notei um windows 8 lento, com BSODs a torto e a direito, tendo tido um "cmos error". Vistas as coisas e como eu tinha todos os dados guardados, optei por fazer uma clean install do windows 7 home premium com a partição de recuperação do Vaio. Mal acabei com a instalação, sem instalar software algum, espetei-lhe com um upgrade para o Win8.
O resultado foi simplesmente fantástico! O Win8 está tremendamente rápido (o boot demora uns 15/20 segundos se tanto) e para mim o mais importante, tudo ficou devidamente a funcionar e a fazer update (desde todas as combinações das teclas FN, até ao software da Sony).
Ora bem, concretamente acerca do Win8, acho-o muito simples de utilizar. Sem eu antes o ter experimentado, adaptei-me muitíssimo bem ao novo iniciar e ainda não percebo o porquê de tanto alarido à volta desse assunto, pois parece-me que o antigo menu iniciar deixou de ser vertical, para ser horizontal. Não vejo diferença alguma sem ser essa.
Sinceramente, acho que o meu portátil ganhou outra vida, mais rapidez e sobretudo mais estabilidade.
 
A minha experiência foi má. Achei pouco intuitivo todo o sistema operativo. Perdia muito tempo à procura das coisas, bem como falta de compatibilidade com alguns programas (apps) com os quais não passo sem eles. Enfim, esta experiência só durou cerca de 15 min.
 
Última edição:
A minha experiência foi má. Achei pouco intuitivo todo o sistema operativo. Perdia muito tempo à procura das coisas, bem como falta de compatibilidade com alguns programas (apps) com os quais não passo sem eles. Enfim, esta experiência só durou cerca de 15 min.
~
Lol também deste muito tempo ao sistema ...
 
Pois, mas repara que desde que foi criado o paradigma "Alto", que não têm havido mudanças radicais no interface, com o rato como interface com icons, janelas, pastas e deskop. Já sao 40 anos de "Alto".
O Metro por si só, é uma mudança radical deste paradigma e que no desktop funciona mal, especialmente comparado com o seu habitat natural, os tablets e telemóveis, com interface de toque.
 
Pois, mas repara que desde que foi criado o paradigma "Alto", que não têm havido mudanças radicais no interface, com o rato como interface com icons, janelas, pastas e deskop. Já sao 40 anos de "Alto".
O Metro por si só, é uma mudança radical deste paradigma e que no desktop funciona mal, especialmente comparado com o seu habitat natural, os tablets e telemóveis, com interface de toque.

Eu também devido confessar que passo grande parte do meu tempo no Metro.

Aliás, quando sair o Tapatalk para W8, vai ser esmagador o uso do Metro.
 
Uma pergunta mesmo de noob, eu com o meu portátil Samsung que já vinha com o W8, tenho grandes dificuldades em ver uma qualquer página na internet. Cada vez que mudo de página ou de site, tenho que andar constantemente a carregar no F5. As páginas ou não se carregam totalmente, ou ficam que tempos a tentar carregar. Faço-lhe notar que a net é a mesma que tinha com o ACER com o Vista Home e aqui não tinha qualquer problema. Com o W8 é quase nojento ter que andar sempre a actualizar páginas. Alguém pode dar alguma dica aqui ao noob, agradecido.
 
Esta manhã aconteceu algo curioso.

Como sempre ligo o computador, faço login na minha conta e abro o Firefox. Vou ler os jornais e tal... de repetente, o scroll fica extremamente lento. Fechei o FF pensando que assim resolveria o problema. Ao abrir em vez de aparecer o navegador surge uma janela do próprio FF cuja mensagem não recordo mas que sugeria fazer uma cópia de segurança ao navegador. Fecho a janela e tento abrir de novo o FF, aparece a mesma janela. Hum... deixa ver se reiniciando o PC resolvo o problema... e assim fiz, só que no momento de fazer login o Windows diz que a minha senha está errada (!!!!) e assim não conseguia entrar no meu computador. Na mensagem dada pelo SO aparecia um link para ir à nossa conta Microsoft e alterar a senha. Assim fiz, peguei no Netbook, mudei a pass, recebi código de segurança no smartphone, confirmei a nova pass e finalmente consegui entrar no meu PC. Desinstalei o FF, corri o Windows Defender, corri o Malwarebytes... zero resultados. Reinstalei o FF, sincronizei tudo com o FF do Netbook e pronto.

Mas que raio?!?!?
 
Uma pergunta mesmo de noob, eu com o meu portátil Samsung que já vinha com o W8, tenho grandes dificuldades em ver uma qualquer página na internet. Cada vez que mudo de página ou de site, tenho que andar constantemente a carregar no F5. As páginas ou não se carregam totalmente, ou ficam que tempos a tentar carregar. Faço-lhe notar que a net é a mesma que tinha com o ACER com o Vista Home e aqui não tinha qualquer problema. Com o W8 é quase nojento ter que andar sempre a actualizar páginas. Alguém pode dar alguma dica aqui ao noob, agradecido.

Já me aconteceu o mesmo recentemente, mas era em todos os PC's da casa independentemente do SO e do Browser. Vim a descobrir que o problema era o Router. Este estava ligado há vários dias (mesmo muitos) e estava a precisar de ser reiniciado (desligar, deixar o miúdo descansar uns minutos, e voltar a ligar).

José Alberto, realmente é estranho e cheira bastante mal também :S
 
Boas,

Tenho até amanhã para comprar o Win8 por ~15Eur, mas ainda não decidi se compro ou não.
Eu trabalho muito bem com o win7, já instalei o win8 numa maquina virtual e, com excepção do menu iniciar, não notei grandes diferenças, mas também não tentei explorar muito o ambiente metro!
Será que vale a pena investir?

cumps,
 
Boas,

Tenho até amanhã para comprar o Win8 por ~15Eur, mas ainda não decidi se compro ou não.
Eu trabalho muito bem com o win7, já instalei o win8 numa maquina virtual e, com excepção do menu iniciar, não notei grandes diferenças, mas também não tentei explorar muito o ambiente metro!
Será que vale a pena investir?

cumps,

Tenho a mesma dúvida...
mas, estou mais inclinado para me manter com o win7,
Ou mesmo para quem tem um disco SSD, como é o meu caso, essa diferença de velocidade seria notória?
 
Back
Topo