ABIT Fatal1ty F-I90HD

paulo_tec

Power Member
Hoje decidi colocar esta board no meu pc :wah:
coloquei tambem um cpu Intel Core2Duo 4300
quero fazer um overclock potente e ja consegui chegar 3Ghz mas não estão estáveis
coloquei um dissipador Artic Cooling Freezer 7 Pro e 2Gb DDR2 667Mhz
alguem tem algumas ideias como tornar mais estavel ?

thanks
 
Boas.. da única experiência que tive com essa board em OC, cheguei à conclusão que ela dá mesmo muito pouco FSB :\

Eu testei-a com um E6400 se não me engano.. e só consegui pô-lo a 2.8GHz estáveis! ou seja.. FSB 2800/8 = 350
 
esta a default vc
nao sei se colocando a outra voltagem da mais
esta de momento a 3Ghz
mas nao estao estaveis
no superpi esta a dar 20s
 
está estável a 330fsb x 9 = 2970mhz
não consigo arrancar com o vcore a 1.4v >(>(
as memórias que estou a usar são umas buffalo a 667mhz que tambem não consigo arrancar se fizer um oc para 800
 
está estável a 330fsb x 9 = 2970mhz
não consigo arrancar com o vcore a 1.4v >(>(
as memórias que estou a usar são umas buffalo a 667mhz que tambem não consigo arrancar se fizer um oc para 800

Tenta cortar as memorias, para n irem sincronas com o cpu, ou relaxa-lhes o timmings.
 
esta a trabalhar a 330fsb com as memorias a 667 e está estável
mas não consigo por mais do que essa velocidade
os timings das mems são 5-5-5-15 :wvsore:
 
esta a trabalhar a 330fsb com as memorias a 667 e está estável
mas não consigo por mais do que essa velocidade
os timings das mems são 5-5-5-15 :wvsore:

Bem 3.0ghz com menos de 1.4v é bastante bom.
qual é o Vdimm?
Eu tive umas buffalo mm ranhosas e davam os 412mhz.
Infelizmente dpx vi as mesmas buffalo style oem na vobis com chips Micron d9...:'(
 
Última edição:
nao acho que 3ghz com menos de 1.4v seja muito bom, eu tenho 2 e4300 e ambos fazem 3ghz a 1.35, desconfio que um deles até fará a 1.325v.

agora sem mexer no vcore default, aí já é muito bom. se tens cooler para isso, deves conseguir espremer o e4300 relatviamente bem. tendo em conta que os meus, ambos semana 40 (um deles comprado em fevereiro outro comprado depois do price drop), nao vão muito a cima dos 360 fsb que deve ser o maximo que essa board tambem dá.

ainda assim essas mems a 1:1 devem conseguir acompanhar esse processador relativamente bem, pelo menos até aos 3ghz.

tás a usar a grafica onboard?
 
estou com a grafica onboard
e tenho uma ASUS 7600gt top para colocar la, so que queria aproveitar o HDMI para o LCD .
notei que quando utilizo uma grafica sem ser a onboard o superpi aumenta de tempo quase 2s8|
as memorias teem a voltagem em default e o vcore tambem em default e esta a correr a 2970mhz, mas queria aumentar um pouco acima dos 3ghz, receio que alguma coisa não esteja a altura desse meu desejo
 
estou com a grafica onboard
e tenho uma ASUS 7600gt top para colocar la, so que queria aproveitar o HDMI para o LCD .
notei que quando utilizo uma grafica sem ser a onboard o superpi aumenta de tempo quase 2s8|
as memorias teem a voltagem em default e o vcore tambem em default e esta a correr a 2970mhz, mas queria aumentar um pouco acima dos 3ghz, receio que alguma coisa não esteja a altura desse meu desejo

Deixa o Vcore em default e aumente o vdimm para 2v, e tem espremer o maximo do cpu com vcore default.
Isso tem divisores na bios, tipo fixares o valor tipo 667mhz, assim vias por enquanto o max do cpu com vcore default sem te preocupares com a ram.
 
com a gráfica onboard vais estar sempre a sobrecarregar mais o chipset pois tem mais um dispositivo com quem partilhar a ram, entre outras coisas. isso vai-te limitar o overclock. se tens uma placa pci-e podias tentar usá-la só para veres se a gráfica onboard te está a limitar isso.

ainda assim, 330 fsb para uma board com gráfica integrada e ainda por cima a usar essa mesma gráfica integrada nao é nada de se deitar fora.. o record dessa board anda nos 380 de fsb senão me engano, isto com uma gráfica externa.

parece tambem que tens um bom e4300, faz lá o sacrificio de por a gráfica só para um ligeiro bench e assim descobrires qual o limite da board e do cpu :biglaugh:

vê tambem as temps do processador, esses e4300 sao quentinhos e esse cooler, apesar de bom, nao é propriamente topo de gama.
 
as temp estao em 42ºc em full penso que estão boas
tenho montadas 2 noiseblockers uma x1 na frente e uma s2 na retaguarda para melhorar a temperatua
 
eu tenho o meu sistema como está no my system, para quem não quiser ir ver:

  • Modelo: E4300
  • Motherboard: ASUS P5W DH Deluxe Intel® P975X, BIOS 2004
  • Cooling system: Stock Cooler
  • Frequencia: 3000 Mhz (333 x 9); 1.35v [estável]
  • Temperaturas: 28º (idle) 47º (full)

como podem ver apenas 1.35 no vcore, e memorias com divisores 1:1
 
Consegui colocar a 350fsb estáveis :wah::wah:e as memórias a 800mhz

tenho o bicho a funcionar a 3150Mhz com vcore a 1.4v e a vdimm 2.0v e com a 7600gt:beerchug:

mas curiosamente agora no superpi os valores são mais lentos :zzz: não consegui baixar dos 20s

as temps estão 45º full e o freezer na máxima rotação (2500rpm)
 
Back
Topo