Abril de 1998: arranca Net por cabo em Portugal

Ricardo P.

Power Member
Internet por cabo arranca em Abril
06/Mar/1998 - O operador de canal Bragatel irá começar a fornecer acessos Internet pela sua rede de cabo em meados do próximo mês. Embora não seja considerado prioritário, o operador irá também ter um servidor próprio exclusivo para os seus assinantes.

Os acessos internos irão processar-se a velocidades reais entre 64 a 256Kbps enquanto que a ligação a sites externos se fará entre 64 a 128Kbps. Em termos de preços, a Bragatel ainda está a estudar os valores a aplicar.

A TV Cabo está mais atrasada no seu projecto mas irá começar testes em 1000 lares de Lisboa e Porto durante o mês de Maio. Em paralelo, decorre a reconversão do seu sistema para a bidireccionalidade de forma a dispensar o uso dum modem analógico para o envio de dados do assinante para a central. O início do serviço está previsto para o primeiro trimestre de 1999 e deverá fornecer uma velocidade de acesso dez vezes superiores à do RDIS. A TV Cabo tem um ambicioso plano de criação de conteúdos multimédia próprios para o seu server estando neste momento em contacto com as principais firmas nacionais dessa área.

O operador de Setúbal CaboVisão assinou esta semana um acordo com a Esotérica para fornecimento de linhas e criação de servers e na próxima terça-feira divulgará os pormenores do seu plano de implementação do acesso de Internet por cabo

Fonte: http://domelhor.net/foinoticia.php

Como o tempo passa, já lá vão onze anos... nesta altura estava eu a fazer contas à vida para ver comprava um modem V.90 com uns espantosos 56Kbps :-)

E por esta altura a Telepac estava a "brincar" com o ADSL:

Telepac testa ADSL em segredo
20/Fev/1998 - Desde há algum tempo que a Telepac tem estado em fase de testes de equipamento ADSL - dispositivos que permitirão o acesso à Internet a um ou mais megabits. O operador público de dados não respondeu ao nosso pedido de informações adicionais mas as nossas fontes revelaram que ainda não existe um plano de implementação e comercial definido. Estranhamente, os testes têm decorrido com algum secretismo pois dentro da firma poucos sabem da sua existência. Por seu lado, a própria Portugal Telecom já usa equipamentos ADSL da Alcatel internamente e poderemos especular com alguma segurança que estes irão substituir o equipamento terminal nas linhas dedicadas.
 
Última edição:
realmente como o tempo passa... ainda me lembro quando navegava a 56kb... depois passei para 128 e de seguida 512 por cabo... só então fui para 2 MB da sapo..
 
tinha 7 anos! xD

mas ainda me lembro das conexões a 256/512kbps da sapo!

mais longe que isso nao me lembro lol.. só mesmo de o meu pai ter uma ligação por telefone que se pagava um balurdio xD
 
Maus tempos em que contas de telefone chegavam aos 10 ou por vezes 20 contos e com tempos infinitos de espera, lol!!!

Depois chegou o cabo (cabovisão), sempre tivemos upgrade para 128kbps e com uma conta mais reduzida :P

Depois foi a vez de testar ADSL na oniduo com 2mb... Não gostei voltei para CV até onde estou hoje com pacote 20mbps...
 
Meu Deus belas recordações com esta thread, 1º velocidade 128kb's na altura bem bom.. (download's a 13kb's excelente) limites de trafego 5GB nem me lembro se a CV já disponibilizava as HH (se sim eu não usava lol já era uma hora tardia..) como jogava bastante online ainda me lembro de x em x tempo tinha que ir ver o consumo porque como vocês sabem 5GB era rápido de se gastar mais tarde troquei para o pacote de 256kb's meu deus .. que diferença :)
Bons velhos tempos sem duvida nenhuma.
cump's.
 
Como o tempo passa...

Alguém arranja aí o som do modem de 56kbps a marcar? Uma vez vi um vídeo a gozar com isso, no youtube, mas já não sei onde pára.
 
uma altura tinha prai 13/14 gastei uns balurdios de net 56k k tive de evitar passar mts vezes perto dos meus pais looll

espectaculo
 
eu ainda me lembro dos modems da bragatel custarem 80(?) contos e parecerem autênticos blocos de ferro fundido. claro que não era meu :002:
 
Ainda tenho o "ruído" dos modems 56Kbps todinho na cabeça :D:D:D

Grandes tempos, quando víamos um download de 5MB, tínhamos de pensar 2 vezes antes de o efectuar, e com uma velocidade de 3/4KB's. Por vezes de manhã chegava aos 7KB/s era a festa :D ^^
 
Última edição:
A Netcabo começou com um pacote de 640kbps e SEM LIMITE DE TRÁFEGO (verdade!)

Depois quando quiseram impor limite de 1GB internacional aos clientes que tinham aderido nas condições antigas (que não mencionavam qualquer limite)... foi um escândalo :002:

Ah... e os clientes que podiam ter bidireccional eram uns sortudos invejados por todos...
 
Já que é uma thread de curiosidades aqui fica a minha evolução na Cabovisão, deve ser semelhante a muitos que aqui andam. :D

Código:
 .Mar 2009 - Ilimitado(?)      20Mb/  1Mb
 .Set 2008 - 40 GB [HH 1h-9h]  20Mb/  1Mb (+)
 .Fev 2008 - 40 GB [HH 1h-9h]  15Mb/768Kb (+)
 .Mai 2007 - 40 GB [HH 1h-9h]   8Mb/512Kb
 .Mar 2007 - 40 GB [HH 1h-9h]   8Mb/512Kb (Upload Ilimitado até Maio)
 .Fev 2007 - 30 GB [HH 3h-9h]   8Mb/512kb
 .Out 2006 - 30 GB [HH 3h-9h]   8Mb/256Kb (*)(+)
 .Jun 2005 - 20 GB [HH 3h-9h]   1Mb/256Kb (+)
 .Ago 2004 -  8 GB [HH 3h-9h] 256Kb/128Kb (*)
 .Jul 2004 -  5 GB [HH 3h-9h] 128Kb/128Kb
 .Mai 2004 -  5 GB [HH 0h-8h] 128Kb/128Kb
 .Dez 2003 -  5 GB            128Kb/128Kb
 .Set 2000 -  3 GB/1 GB       128Kb/128Kb

 * - Migrações pelo Cliente
 + - Migrações pela Cabovisão
 
o primeiro modem que comprei - avançadissimo - era de 14k. havia uns de 8 creio. lá para 1995.

depois naveguei muito com os 56 da telepac e ip.

a ligação netcabo foi de facto a jacto; a 640k.

bons tempos em que ainda se discutia se a internet iria ou deveria ser paga ou gratuita.

creio que - genericamente - venceu o gratuito.
 
Back
Topo