1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Acordo Microsoft e Canonical em andamento??

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por CientistaMaluco, 14 de Agosto de 2008. (Respostas: 23; Visualizações: 1498)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. CientistaMaluco

    CientistaMaluco Power Member

    Fonte: ubuntuforum-pt.org
    http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,38989.0.html

    Não sei se isto é verdade ou se se trata apenas de um rumor mas a verdade é que a confirmar-se trata-se de uma notícia bastante triste para comunidade open-source. Depois da Novell ter feito um acordo com a monopolista Micro$oft, será que a Canonical é a próxima? Se assim for vou equacionar seriamente em desinstalar o ubuntu dos meus 2 pcs e desaconselhar quem aconselhei a usar esta distro :mad:
     
  2. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Não percebo porque raio isto é uma má notícia. A MS está nas lonas e anda em conversações com a Canonincal...big deal
     
  3. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Sinceramente, acho uma boa inciativa. Interoperabilidade é sempre bem-vinda. A questão prende-se agora em que termos estará/será feito esse acordo.


    Na minha empresa temos 3 tipos de OS, ou seja, Win, Linux e Mac (Versoes Server e Desktop). E precisamos de todas estas plataformas. Cada uma tem o seu espaço.


    Vais desaconselhar o Ubuntu por causa disto? :rolleyes:
    Não entendo esse teu sentimento.
     
  4. CientistaMaluco

    CientistaMaluco Power Member

    Armadillo eu entrei para o mundo open source para "fugir" da Microsoft, para me desviar deste mundo monopolista. Na verdade comecei a entrar e a adorar este mundo open-source, se a monopolista da Microsoft entrar a força toda no mundo open-source, como aconteceu no Suse e ao que parece agora no ubuntu, não sei até quando é que vamos poder continuar a chamar estes 2 sistemas open-source porque a Microsoft não dá nada a ninguém, vai querer contrapartidas e é bastante provável o software open-source destas empresas ficar em causa.

    EDIT: Porra que eu disse open-source como o caraças xD
     
  5. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    Vão sempre haver sistemas que fogem à intervenção de grandes empresas monopolisticas, como lhes chamas, é só uma questão de mudares para eles. Se não tens disposição para te ambientares a eles, então é uma chatice...

    Além do mais, isto vai ter alguma implicação directa no SO? Não me pareceu...
     
  6. setekh

    setekh Power Member

    O RLY?

    fonte

    Essa não é, definitivamente, a razão para se estabelecer esse hipotético acordo, como é natural.

    Qual o efeito devastador que a MS teve no Suse? Na verdade, não vejo a Novell, a Microsoft e a comunidade prejudicadas (bolas, eu até uso OpenSuse e gosto bastante daquilo).

    Mas antes de falar sobre este pseudo-acordo, será inteligente esperar até existir (ou não) informação mais palpável que um rumor que chegou por parte do marido de uma secretária de um dos directores :P
     
  7. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Para o teu caso, qual é o problema de a MS ter o monopolio de determinado mercado? Tens pavor ao dinheiro e quota de mercado que uma empresa possa ter?


    Aconselho-te a leres a homepage do Ubuntu:

    Deves achar que eles se alimentam de ar e vento?
    Sinceramente, não compreendo esses sentimentos de revolta e frustração que demonstras.
    Parece que qualquer movimento de aproximação da MS ao mundo Opensource provoca catastrofes e mortes (kidding);). Eu penso que é exactamente o oposto. Se a MS tiver um modelo de negocio em qiue o opensource lhes dê lucro eles sao os primeiros a dizer que andavam errados nos ultimos 27 anos e que o OpenSource é bom para eles. Ainda será melhor se a tal dita "interoperabilidade" for para a frente.
    Isto são optimas noticias!

    cumps
     
  8. CientistaMaluco

    CientistaMaluco Power Member

    Não foi o que o Bill Gaitas disse mesmo depois da Microsoft assinar o acordo com a Novell.

    Talvez isto não passe de um boato. Bem talvez me tenha ficado demasiado stressado com um boato, é do sono.
     
  9. raVemjr

    raVemjr I'm cool cuz I Fold

    ya rly!
     
  10. arconada

    arconada Power Member

    Sempre foi algo que me intrigou... será que estas empresas lucram assim tanto "oferecendo" o seu SO?... está bem que é pegar numas versões e modifica-las... mas será que lucram?
     
  11. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Recapitulando: o único facto objectivo desse texto (e que nem sequer está explícito no próprio texto) é que o Mark Shuttleworth está interessado em que as duas comunidades (KDE e GNOME) trabalhem em conjunto. O resto, enquanto não houver confirmação, são meros boatos.

    Bastaria que as empresas que produzem software respeitassem standards abertos e os problemas mais relevantes desapareciam num instante.
     
  12. setekh

    setekh Power Member

    NO, RLY! (haha)

    Não leste o artigo completo. Eu transcrevo a parte que interessa

    Katching! A MS continua a embolsar (principalmente) com o Vista (ao contrário do que me parece que é o sentimento comum).

    E a última parte da notícia nem faz sentido! A empresa que detém 90% de market share em termos de SO vai lançar tudo às urtigas para se ajoelhar perante um competidor com menos de 5%? Há que analisar o FUD com espírito crítico ;)
     
  13. bseixas

    bseixas Power Member

    Quase q aposto q se isto der em alguma coisa, para alguns "puristas", o Ubuntu, deixará de ser a 8ª maravilha do mundo...a sorte é q existem mais distros "limpas"... :-D

    Tanto drama e o openSUSE, nunca esteve tão bom com a sua última versão, a 11...

    E antes q venham com "filmes" de windows fanboy ou whatever, uso Windows XP SP3, Windows Vista SP1, Linux Mint, openSUSE 11 e estou a escrever este post do "Caixote Trágico 12", por isso (e só n uso OS x pq n tenho drivers wireless para ele)... :-D

    Parece-me haver coisas mais importantes neste momento neste mundo da tecnologia, OS e internet, q os acordos da Microsoft, se Linux n progredir mais, n será tanto pelo q a Microsoft acorda, mas sim pelos recursos espalhados pelas 1001 distros, quando deviam canalizar esses recursos, para 3 ou 4 distros (aquelas q realmente interessam)...
     
  14. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Só por curiosidade, podes enumerar as '3 ou 4 distros' que 'realmente interessam'?
     
  15. John Silva

    John Silva Power Member

    O impacto do acordo entre a MS e a Novell só se sentirá a médio prazo. É perfeitamente natural que o OpenSuse não seja para já afectado mas preparem-se para ver em breve programas exclusivos dessa distro. made by MS ! Será positivo ? Seremos nós a decidir e enquanto tivermos por onde escolher, não há crise alguma.
    Não quero de modo algum que haja um "MS Linux" com poder suficiente para adulterar os princípios básicos deste SO pois como se sabe pelas experiências anteriores, a MS é como um cancro, corroi pelo interior sem que nos apercebamos, e quando damos por ele, pode ser tarde demais. A IBM e a Apple que o digam... mas existem muitas outras empresas que foram completamente aniquiladas pelas "boas intenções" da MS......

    Caso seja verdade, vejo com muitas reservas esse tal acordo já que a interoperabilidade não implica de forma alguma que existam acordos bi-laterais. A "boa vontade" de MS não me convence nem nunca me irá convencer já que o seu principal objectivo é o monopolismo e a aquisição ou destruição de quem lhe faz frente. No "saco" da MS já constam nomes como o Xandros, Novell, Freespire... quem é o sr. que se segue ? Ubuntu ? Mandriva ? Red Hat ? hummm....

    A compatibilidade entre o KDE e Gnome para mim seria excelente já que aprecio imenso programas tipo Amarok e o K3B que não rodam bem no Gnome... Lamento é que o KDE não tenha e mesmo princípio que o Gnome, ou seja, 100% gratuito e sem royalty fees.
     
  16. vjoe

    vjoe Power Member

    Exacto. Se há problemas de compatibilidades, estes foram causados pela Microsoft que sempre quis impingir os seus formatos e (praticamente) nunca está em conformidade com os standards.

    Relativamente à questão do KDE e Gnome, penso que é sobrevalorizada. Agrada-me poder escolher entre dois DE diferentes, feitos com libs distintas, uma vez que a concorrência motiva a evolução.
     
  17. setekh

    setekh Power Member

    Exacto! Essa definição não tem sentido (e vai contra os esforços da comunidade).

    Não vejo o grande problema, para ser franco. OpenSuse começa a aparecer com programas do diabo (o que não me parece fazer grande sentido, mas pronto). Não gostas de usar OpenSuse com programas do diabo, mudas de distro. Simples, limpo e prático. E isto é válido para Ubuntu também, e qualquer outra distro.

    Essa cruzada contra a MS faz tanto sentido como qualquer outra cruzada - nenhum. Existe espaço no mercado para cada um dos concorrentes.
     
  18. vjoe

    vjoe Power Member

    Já agora, não era o Suse que era da Novell? Tinha ideia que o OpenSuse era totalmente livre. Um pouco como a relação entre Red Hat e Fedora.
     
  19. CR_

    CR_ Power Member

    Vocês ainda têm paciência para falar de um boato lançado por um user qualquer sem qualquer log/registo/noticia que suporte minimamente as suas afirmações num fórum?
     
  20. Romani48

    Romani48 Power Member

    isto não tem nada a ver com a MS estar ou não estar nas lonas (não estou a afirmar ;)) ou ter algum receio (até pode ter)

    A MS é que já de à algum tempo para cá vem dizendo que está a considerar licenças open source em diversos produtos. Aliás, parece que até anda por ai um Sistema operativo Open source da mesma.. eu já postei algo semelhante já faz algum tempo no Windows World... por isso não me parece tão novidade quanto isso
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página