Actualizar computador com Mac OS 9 para a ultima versão

Não perdes nada porque a informação da estrutura dos ficheiros está no .SIT e tanto o OS 9 como o X entendem os .sit depois de copiados para o windoze.
 
Sim, já encontrei o iMac Firmware Update na página de suporte da Apple. :D

Assim que puder actualizo. :)

Podem-me ajudar relativamente ao Stuffit? Preciso de uma versão que corra no OS9.
 
Agora que andei mais profundamente a pesquisar a página de suporte da Apple encontrei isto:

http://www.apple.com/macosx/upgrade/ disse:
Three ways to install
When you start the upgrade process, you’ll get to choose one of three ways to install Tiger on your Mac.

Simple Upgrade: This option upgrades all the important components of your old system software while preserving all your personal files and most settings. Could it be any easier?

Archive and Install: This option saves your existing system files in a special archive, then installs Tiger. You can choose to automatically import your user information and settings into Tiger so you don’t have to reconfigure your printers, Mail and other applications.

Erase and Install: This method completely erases the destination volume, then installs a new copy of Mac OS X. You’ll have to copy all your files and re-enter all your account settings.

Eu não sabia que era possível fazer upgrade do OS. Pensava que tinha de se formatar o disco para instalar o OSX. Sendo assim acho que vou optar por uma das duas primeiras opções. É garantido que todos os ficheiros pessoais, como fotos e documentos de texto são guardados?

Sempre me poupava o facto de ter de andar a guardar os ficheiros e definições, mas Por um lado acho que o format era sempre melhor. O que acham?
 
Precisas de bastante espaço no disco, nao sei como estás disso, gostei imenso da versão erase and install..Eu relacao ao Stuffit lamento.... Nao sei nada..
 
6GB chegam para instalar OS X (se escolheres bem as opções, a instalação fica por menos de 2GB).
Os ficheiros assim como o system folder do OS 9 podem ser preservados.
Por enquanto aconselho-te a deixares ficar o OS 9 porque assim, a dona do iMac sempre poderá correr os programas antigos que ainda não tenha arranjado substituto para o X.
Toda a estrutuda de pastas é mantida, só aparecerá é mais umas pastas referentes ao X.
-Applications (para as aplicações do X)
-Library (para diversos componentes de aplicações/sistema)
-System (o sistema em si. Não substitui o System Folder do OS 9.)
-Users (pasta para os diferentes users)

AH! aparecerá é um link na raiz do disco a apontar para o Desktop do OS 9. Se se apagar este link , eu não faço ideia de como se conseguirá chegar ao desktop do OS 9.
 
Os programas que ela mais usa são o Photoshop e o Freehand e esses eu já arranjei as novas versões. Tudo o resto acho que já vem no X, pelo que não seria necessário preservar o OS9. Até porque o disco é pequenino e sempre se poupava o espaço que este ocupa.

Agora, aquelas duas primeiras opções de instalação parecem-me bastante parecidas... Na segunda opção só fala de importar as informações e configurações pessoais. Então e os documentos?
 
Os documentos não são mexidos a não ser que formates o disco.
E o OS 9 não é assim tão pesado. É coisa para apenas 200MB se tanto.
 
Bem, hoje instalei a memória no iMac e ficou sem dúvida mais rápido...

Agora tenho um problema... Para instalar o X, é preciso instalar o último firmware update. Mas para o fazer é preciso ter o OS 9.1 e este computador tem o 9.0.4.

Já tentei fazer download do update a partir da página de suporte da Apple, mas dá-me sempre erro... Assim não consigo actualizar. :(

A página parece estar em baixo. Tentei encontrar algum mirror com o update, mas nada...

EDIT: Mandei um e-mail para a Apple e pelos vistos corrigiram o problema. Vou fazer a actualização.
 
Última edição:
Bem, hoje vou voltar a casa da dona do Mac para fazer a actualização.

No outro dia reparei que o Mac tem o Norton instalado... Queria saber se há mesmo necessidade de instalar um anti-virus no X.
 
axo ke deves sempre instalar um anti-virus... apesar d haverem relativamente poucos virus e malware para mac, pode acontecer um grande azar... na net nunca ninguém se safa... :)

por acaso tb andava a ver kual era o melhor... preciso d arranjar 1 pa o meu mini, daki a uns tempos, knd o comprar :P
 
Pronto... Já actualizei o computador.

Só tive um problema. Primeiro experimentei um upgrade normal do 9.1 para X e ele perguntou-me quais eram as coisas que eu queria instalar, como drivers de impressoras e suporte de línguas. Depois como tudo ficou fixe, e porque o disco é pequeno e nessa instalação tinha ficado apenas com 5 GB livres decidi instalar novamente, mas fazendo "erase and install" e desta vez já não me perguntou o que queria instalar... Conclusão: instalou-me montes de drivers inuteis e suporte para linguas "do outro mundo" :p e basicamente ficou pior... Ficou com apenas 4 GB livres.

Não dá mesmo para personalizar a instalação quando se mete a opção "erase and install"?

Ou melhor, dá para remover essa tralha toda agora que o OS está instalado? Existe algum "add/remove programs"? :P
 
Última edição:
Ao instalar, tens num dos quadros, uma opção do lado direito que diz "Customize". É ai que escolhes o que queres instalar...
Quanto ao Add/Remove... Só "Á_Lá_Pata":)

Boa sorte!
 
Back
Topo