Aderir á NOS para quem vem da VDF

Trance

Power Member
Olá devido ao suporte da NOS á Apple TV e ao Apple Watch celular estou a considerar sair da VDF (fibra) e vir para a NOS.

Estou a falar de fazer malas e bagagens (internet e telemóveis), sair da VDF e ir para a NOS.

Alguém que o tenha feito poderá me descrever os prós e contras de tal decisão na sua experiência?

Ajudaria imenso a decidir.
 
Eu sou cliente dos 2.
Em minha casa tenho VDF FTTH e na minha mãe NOS FTTH

Em matéria do fixo, concordo com a opinião do celituhh. A NOS não fica nada atrás à VDF (é mesmo o contrário, a NOS é bem melhor sobretudo em serviços TV). Eu (cliente VDF) já estava farto de esperar pelo lançamento da app VDF para tvOS que nunca aconteceu e por isso passei a usar o serviço NOSTV da minha mãe na minha casa (VDF FTTH) usando uma VPN site-to-site. Desde então a minha Vbox 4K está na gaveta. A app da NOS para tvOS está mesmo muito boa (também uso a da MEO mas prefiro a da NOS que tem melhor imagem, e mais funcionalidades e além disso tem atualizações frequentes tanto para correcção de bugs como lançamento de novas funcionalidades ao contrario da MEO)

Em matéria de rede móvel, depende muito da zona do pais - na minha zona ambas as redes (VDF e NOS) têm cobertura aceitável
Mas existem zonas onde a Vodafone é melhor e vice versa
Mas a NOS e VDF assinaram um acordo de parceria para partilha das redes móveis - logo em breve as redes de ambos serão muito semelhantes
 
Mas a NOS e VDF assinaram um acordo de parceria para partilha das redes móveis - logo em breve as redes de ambos serão muito semelhantes
Atenção que isso não é assim tão linear...
A partilha, em ambientes rurais, apesar de ser de RAN ativa, não contempla a partilha de espectro (cada uma usa o que tem). Em ambientes urbanos, a partilha é somente de infraestrutura física de suporte ao equipamento de suporte da rede ativa (torres, mastros, telhados...) e não de equipamentos ativos de rádio.
Que ambas melhorem, acredito. Que fiquem semelhantes, duvido.
Além disso, o grande propósito desta partilha também é a poupança de custos ao partilharem a infraestrutura passiva de suporte da rede.
 
Sim, mas nas zonas urbanas e litoral (de norte a sul) o RAN será partilhado. É obvio que não vão partilhar espectro radio (cada um usará o seu espectro que em termos de BW é mais menos semelhante) - logo nessa zona, ambas as redes móveis vão ter coberturas semelhantes
 
Eu tive telemóvel NOS 4 anos num segmento VIP com tarifários que nem não estão acessíveis ao publico, inclusive cheguei a ter 4g para aí um mês antes de ser lançado oficialmente. No entanto a rede a altura não era comparável a Vodafone. Mesmo em Lisboa a nível de sinal a vdd estava milhas acima. Pode ser que entretanto tenham melhorado a coisa, mas...Então a nível de interior de edifícios a NOS era mentira. Mas isto já foi ha uns anos , inclusive acho que na altura a NOS nem estava ainda a operar nos 800mhz em 4g
 
Eu tive telemóvel NOS 4 anos num segmento VIP com tarifários que nem não estão acessíveis ao publico, inclusive cheguei a ter 4g para aí um mês antes de ser lançado oficialmente. No entanto a rede a altura não era comparável a Vodafone. Mesmo em Lisboa a nível de sinal a vdd estava milhas acima. Pode ser que entretanto tenham melhorado a coisa, mas...Então a nível de interior de edifícios a NOS era mentira. Mas isto já foi ha uns anos , inclusive acho que na altura a NOS nem estava ainda a operar nos 800mhz em 4g
A rede NOS hoje em dia está muito, mas muito melhor. Ainda pra mais com toda a modernização em curso neste momento... tens já vários sítios onde se posiciona à frente da concorrência. Dá uma olhada nos tópicos de velocidade e cobertura de rede. ;)
 
Além disso, o grande propósito desta partilha também é a poupança de custos ao partilharem a infraestrutura passiva de suporte da rede.
A NOS é mas é muito esperta, em FTTH e rede móvel partilha as infraestruturas com a Vodafone, no Satélite partilha as frequências com a MEO e é assim que ainda poupa uns milhões. No entanto, esta redução de custos não se nota nos preços praticados já que tendem sempre a aumentar...
 
A NOS é mas é muito esperta, em FTTH e rede móvel partilha as infraestruturas com a Vodafone, no Satélite partilha as frequências com a MEO e é assim que ainda poupa uns milhões. No entanto, esta redução de custos não se nota nos preços praticados já que tendem sempre a aumentar...
no meu entender a partilha faz sentido, até devia era ser partilhado entre todos os operadores, era da forma que chegavam mais rápido a todo o território e além disso ja nao se via por aí tanto cabo pendurado nos postes
 
A NOS é mas é muito esperta, em FTTH e rede móvel partilha as infraestruturas com a Vodafone, no Satélite partilha as frequências com a MEO e é assim que ainda poupa uns milhões. No entanto, esta redução de custos não se nota nos preços praticados já que tendem sempre a aumentar...
A comparar com a concorrência, nem vejo a NOS praticar preços assim tão elevados. Aliás, uma operadora que fatura sempre mais de mil milhões ao ano e que acaba com um lucro de 140 milhões a distribuir pelos accionistas, nem vejo onde está aquela ideia de que eles só sabem é meter ao bolso. Para se ter uma ideia, a quota de mercado da NOS é maior que a da VDF, mas nas quotas de receitas a VDF já tem mais que a NOS... Não podem querer ter a operadora a praticar dos preços mais baixos e depois queixarem-se de partilhar infraestruturas.
 
A comparar com a concorrência, nem vejo a NOS praticar preços assim tão elevados. Aliás, uma operadora que fatura sempre mais de mil milhões ao ano e que acaba com um lucro de 140 milhões a distribuir pelos accionistas, nem vejo onde está aquela ideia de que eles só sabem é meter ao bolso. Para se ter uma ideia, a quota de mercado da NOS é maior que a da VDF, mas nas quotas de receitas a VDF já tem mais que a NOS... Não podem querer ter a operadora a praticar dos preços mais baixos e depois queixarem-se de partilhar infraestruturas.
Exatamente. A NOS não é, de todo, a operadora que mais mete ao bolso.
Para um país que se diz tão pobre, existe uma certa tendência de quererem pagar ainda mais por telecomunicações... É o "deixa andar". Vejo isso por familiares, que escolhem pagar balúrdios só para não ter o trabalho de fazer alguma pesquisa de mercado.
 
A comparar com a concorrência, nem vejo a NOS praticar preços assim tão elevados. Aliás, uma operadora que fatura sempre mais de mil milhões ao ano e que acaba com um lucro de 140 milhões a distribuir pelos accionistas, nem vejo onde está aquela ideia de que eles só sabem é meter ao bolso. Para se ter uma ideia, a quota de mercado da NOS é maior que a da VDF, mas nas quotas de receitas a VDF já tem mais que a NOS... Não podem querer ter a operadora a praticar dos preços mais baixos e depois queixarem-se de partilhar infraestruturas.
??? Não concordo contigo @tomas_loeps . Olha os dados https://www.anacom.pt/streaming/Factos_numeros1T21.xls?contentId=1667621&field=ATTACHED_FILE

Penso que estejas só a falar da quota de receitas de telemóveis isolados fora do pacote*, porque se falares no mercado de pacotes de serviço (multiple play) a quota de receitas da NOS é muito maior do que a quota de clientes (e bem superior à quota da Vodafone). O que só pode querer dizer uma coisa:

A NOS cobra mais do que a média do mercado em cada contrato


* Estes dados dos serviços móveis não são comparáveis porque tu não sabes quantos telemóveis fora de pacote cada operador tem.
 
no meu entender a partilha faz sentido, até devia era ser partilhado entre todos os operadores, era da forma que chegavam mais rápido a todo o território e além disso ja nao se via por aí tanto cabo pendurado nos postes

Além de que o mercado das telecomunicações já devia há muito ser liberalizado como é o da electricidade.
Sem fidelizações e mudar em qualquer altura, talvez ai houvess mais concorrência.
 
Além de que o mercado das telecomunicações já devia há muito ser liberalizado como é o da electricidade.
Sem fidelizações e mudar em qualquer altura, talvez ai houvess mais concorrência.
Mas, como é que seria possível rentabilizar uma instalação técnica, se, daqui a 1 mês, o cliente trocasse para outro?
 
??? Não concordo contigo @tomas_loeps . Olha os dados https://www.anacom.pt/streaming/Factos_numeros1T21.xls?contentId=1667621&field=ATTACHED_FILE

Penso que estejas só a falar da quota de receitas de telemóveis isolados fora do pacote*, porque se falares no mercado de pacotes de serviço (multiple play) a quota de receitas da NOS é muito maior do que a quota de clientes (e bem superior à quota da Vodafone). O que só pode querer dizer uma coisa:

A NOS cobra mais do que a média do mercado em cada contrato


* Estes dados dos serviços móveis não são comparáveis porque tu não sabes quantos telemóveis fora de pacote cada operador tem.
Algo de errado não está certo :D
Desde já, obrigado pela partilha porque me fez perceber que afinal os dados mostram outra realidade e que estava enganado.
Mas também não é o cenário inverso que relatas. Pelo menos, a minha interpretação dos números é diferente da tua.
O que eu vejo é que, tirando o serviço móvel standalone, como dizes e bem, no serviço fixo parece-me que as quotas de assinantes e quotas de receitas estão relativamente bem alinhadas e relacionadas, ou seja, parecem-me proporcionalmente associadas uma à outra nos 3 operadores.

No 3P, a NOS tem 27% dos assinantes e uma quota de receitas correspondente de 26,8%. A Vodafone tem 28,3% de assinantes para 27% de quota de receitas para o mesmo mercado. No 3P há uma alinhamento muito grande nas duas.

No 4P/5P, a NOS tem 40% dos assinantes e uma quota de receitas correspondente de 44%. A Vodafone tem 12,4% de assinantes para 11% de quota de receitas para o mesmo mercado. No 4/5P a NOS mete mais ao bolso, mas não na proporção que apontas.

Resumindo, a Vodafone, ao contrário do que eu dizia, não tem uma quota de receitas superior à quota de mercado, mas a NOS também não está a encher o bolso como dizes (quando afirmas que "a quota de receitas da NOS é muito maior do que a quota de clientes")
 
Última edição:
@tomas_loeps sim. A quota não e muito maior, mas é maiorzinha vá, que se traduz em 3,8% de diferença no multiple play. Considerando que o mercado vale 442 milhões (segundo o mesmo link) estamos a falar num ganho de 16 milhões de euros (0.038 x 442) para lá da média do mercado - receita média por assinante.

Depois de impostos estamos a falar talvez de quê 12 milhões (?) por ano. Não é muito num mercado como este mas já é qualquer coisa.
 
Comparei os preços de pacotes com TV+Internet+Móvel da NOS com a VDF e sim a NOS parece-me dois ou 3 euros mês mais caro com menos banda larga no telemóvel (30GB na VDF, 20GB na NOS). A VDF também ofereceu AMZ e HBO por 24 meses. Creio que será uma questão de negociar.

Se não fosse o suporte Apple TV aparentemente bom e Apple Watch não consideraria a NOS e ficava pela VDF. Ainda em estudo. Só tenho que me decidir em Outubro.

PS: Em 6 anos nunca tive problemas com a VDF com ligações á Internet. O router sempre funcionou … creio que houve umas duas ou 3 vezes problemas na rede. Mudei na altura da MEO com vários problemas nessa âmbito. Dito isto de facto a UI da Setopbox da VDF não é de todo bom.

Não percebo, a VDF Alemã e outras como UK suportam Apple TV e Apple Watch … em PT …

Mas pronto … quem não “inova” … comigo acaba por ficar para trás.
 
Última edição:
Comparei os preços de pacotes com TV+Internet+Móvel da NOS com a VDF e sim a NOS parece-me dois ou 3 euros mês mais caro com menos banda larga no telemóvel (30GB na VDF, 20GB na NOS). A VDF também ofereceu AMZ e HBO por 24 meses. Creio que será uma questão de negociar.

Se não fosse o suporte Apple TV aparentemente bom e Apple Watch não consideraria a NOS e ficava pela VDF. Ainda em estudo. Só tenho que me decidir em Outubro.

PS: Em 6 anos nunca tive problemas com a VDF com ligações á Internet. O router sempre funcionou … creio que houve umas duas ou 3 vezes problemas na rede. Mudei na altura da MEO com vários problemas nessa âmbito. Dito isto de facto a UI da Setopbox da VDF não é de todo bom.

Não percebo, a VDF Alemã e outras como UK suportam Apple TV e Apple Watch … em PT …

Mas pronto … quem não “inova” … comigo acaba por ficar para trás.
Se verificares o tópico das negociações da NOS, verás que consegues pacotes bem mais baratos que na VDF. Esquece o que está no site...
 
Back
Topo