Adium

Quanto ao suporte das mensagens de estado é um problema da libpurple...


Já está implementado há imenso tempo na libpurple, tanto que o pidgin as tem.
Eu acho que os developers ao invés de trabalharem em dois IM's diferentes, deviam-se concentrar num só. Já deu para ver que os recursos humanos disponíveis são insuficientes para dois projectos.
 
Segundo informação dos principais developers do Adium, a implementação da versão 14 do protocolo MSN está demasiado buggy e o desenvolvimento concentra-se agora na versão 15, daí que os developers ainda não tenham tido confiança para incluir estas novas versões no Adium.

Quanto ao comentário do trabalho para dois IMs diferentes, há aqui algo que me está a escapar, o pidgin tem as suas features próprias bem como o adium, mas ambos tem por base a libpurple que é o core essencial de ambos os IMs. Em que é que o Adium ou o Pidgin beneficiariam em ter o desenvolvimento concentrado no mesmo produto ? No actual estado das coisas, não vejo razão para ter apenas um IM.. (assumindo um merge entre o pidgin e o adium) até porque os developers são diferentes...

No entanto, andamos cá todos para o mesmo, ter o maior numero possivel de funcionalidades implementadas no Adium, pelo que vamos aguardar a inclusão do MSN P15 no Adium e depois veremos estas novas funcionalidades no Adium..

Nuno
 
Não sei se actualmente ainda é assim mas, aqui há uns tempos, alguns developers eram comuns aos dois projectos, saindo o pidgin beneficiado no que concerne a features.
Os benefícios de esforços combinados no mesmo produto seriam esses mesmos: concentração num único produto.
Ninguém lhes paga para fazer o que fazem. Eu se soubesse programar não me importava de lhes dar uma mãozinha, infelizmente não sei. Nestas condições cada recurso humano é precioso e andarem-se a dispersar em dois IM's diferentes é, na minha opinião, nonsense.

Por este andar implementam as mensagens pessoais quando sair o live messenger 9 para mac.
 
Se o Tio Bill abrisse o protocolo, ou criasse uma API oficial para o mesmo era mais fácil .... Agora a usar reverse engineering é sempre mais difícil.

Mas isto é um problema que só se coloca a nós ... só nós é que usamos mais o MSN Messenger. Nos Estados Unidos por exemplo, a maior parte do pessoal usa Yahoo Messenger ou AIM, com o Gtalk a aumentar de users a olhos vistos.
 
Não é só problema do tio bill. O facto é que nos foruns do adium, os próprios developers admitem que é dificil andar a programar um protocolo que eles simplesmente não usam.
Se eles usassem, isto andava de maneira diferente.

Isto não é desculpa, a microsoft tem culpa claro, mas é também pouca/má vontade dos developers do adium.
(eu sei que é free e tal mas pronto, mais uma vez eu digo, se não se querem dar ao trabalho que se deixem de coisas e metam cá para fora o pidgin para os x)
 
apareceu me mais uma nova versão beta: a 1.2.5b2.
Novidades: 0
Mais uma vez, é difícil ver novidades (tipo, novidades) em minor releases, são apenas bugfix.
Quando sair uma 1.3 logo se pode ver se há mesmo novidades ou não. Até lá, é apenas correcção de bugs, etc, etc.

@Xkrop, portar o pidgin para OS X também não me parece pêra doce.
Não é fácil integrar (bem) um protocolo que é fechado. Ainda se torna mais difícil se não o vemos com uma alta utilização.

Eu não esperaria grande, grande suporte do MSN até ao Adium 2.0, mas é apenas a minha previsão.
 
Não é só problema do tio bill. O facto é que nos foruns do adium, os próprios developers admitem que é dificil andar a programar um protocolo que eles simplesmente não usam.
Se eles usassem, isto andava de maneira diferente.

Isto não é desculpa, a microsoft tem culpa claro, mas é também pouca/má vontade dos developers do adium.
(eu sei que é free e tal mas pronto, mais uma vez eu digo, se não se querem dar ao trabalho que se deixem de coisas e metam cá para fora o pidgin para os x)


Mas ainda não entendeste que a percentagem de users do MSN Messenger é infima comparado com os outros protocolos (Yahoo e AIM) ?

Só nós tugas e os espanhois é que usamos MSN Messenger...

É a mesma coisa com o Hi5 ... Ninguém usa sem sermos nós.
 
Como tens tanta certeza disso?
e é mau nós usarmos o msn e o hi5?

Ele não fez um juízo de valor sobre a utilização. Apenas constatou, tanto quanto sei correctamente, que era pouco utilizado no sítio onde vive quem programa o Adium. Assim, naturalmente, o MSN não é uma prioridade para eles.

Quanto ao juízo de valor, não o fez ele mas faço-o eu. O hi5 é mau, o seu interface é pobre e os servidores estão constantemente a morrer. O MSN é um protocolo inferior a muitos outros, é fechado, está nas mãos de uma só empresa que pode fazer dele o que quiser – imaginemos que começa a ser pago – e constantemente lhe acrescentam funções que parecem desenhadas para crianças que cada vez mais me parecem ser o público-alvo do MSN.
 
@shello eu sei que portar o pidgin o outra qualquer aplicação não é fácil... Mas andam aí métodos para o usar em osx, mediante o recurso a gtk. Posto isto, porque não simplesmente usar o know how que eles têm em relação ao adium (porque os developers são os mesmos) simplesmente portar o pidgin?

Só assim naquela da curiosidade, adium 1.3svn + msnp14 enabled, para quem quiser testar. here
 
Eu vou testar esse 1.3svn.. Ver no que dá, mas admito que quando fiz o switch havia (e há) um grande hype relativamente ao Adium e ao fim ao cabo vou a ver e é pior mesmo que o Messenger:Mac...

A ver vamos o que sai daqui agora..

Daqui a uma semana or so a ver se venho deixar a minha opinião.
 
Eu vou testar esse 1.3svn.. Ver no que dá, mas admito que quando fiz o switch havia (e há) um grande hype relativamente ao Adium e ao fim ao cabo vou a ver e é pior mesmo que o Messenger:Mac...

A ver vamos o que sai daqui agora..

Daqui a uma semana or so a ver se venho deixar a minha opinião.

Quanto ao hype sim, concordo, quanto a ser pior já não concordo. Para mim tem umas coisinhas a mais e pronto, também curto o aspecto mais minimalista.
Em termos de features mesmo relativas ao protocolo msn sim, é inegável.
 
Como tens tanta certeza disso?
e é mau "nós" usarmos o msn e o hi5?
Picture%20360.jpg


Outra (grande): http://farm3.static.flickr.com/2190/2293895242_ce1f5381ea_o.gif

Como podes ver dai, práticamente só nós e alguns paises latino-americanos (em que pouca população tem acesso à net) usa o hi5 como social network principal.

Quanto ao MSN Messenger é mais que sabido que o Yahoo Messenger e o AIM da AOL são muito mais utilizados que o MSN Messenger. Alias, o número de pessoas que usa o Hotmail comparado com o pessoal que usa Yahoo Mail e AOL Mail é ínfimo.

Ele não fez um juízo de valor sobre a utilização. Apenas constatou, tanto quanto sei correctamente, que era pouco utilizado no sítio onde vive quem programa o Adium. Assim, naturalmente, o MSN não é uma prioridade para eles.

Quanto ao juízo de valor, não o fez ele mas faço-o eu. O hi5 é mau, o seu interface é pobre e os servidores estão constantemente a morrer. O MSN é um protocolo inferior a muitos outros, é fechado, está nas mãos de uma só empresa que pode fazer dele o que quiser – imaginemos que começa a ser pago – e constantemente lhe acrescentam funções que parecem desenhadas para crianças que cada vez mais me parecem ser o público-alvo do MSN.


Subscrevo estas palavras, ainda que não tenha feito juízo de valor no post anterior.
 
Bem, afinal um dia chegou para fazer o teste e chegar às minhas conclusões...

Não mostra os contactos todos, portanto já está a falhar e só por isso não vou prosseguir com a utilização do Adium..

Se, e quando, houver uma versão mais "madura" posso cá vir novamente deixar a minha opinião, mas quando testado em 2 Macs diferentes o resultado foi sempre o mesmo..

Cumps.
 
Back
Topo