Ajuda com escolha de material!

hatelover

Power Member
Viva!

O verão chegou, e com isto a temperatura da minha máquina aumenta bastante, aumentando também o barulho produzido pelas ventoínhas..

Como tenho o pc no quarto, não queria ter de o estar a desligar todas as noites para aguentar sem o ruído produzido...

No fim do verão passado troquei a fonte stock, por uma Thermalrock 450W com fan de 120mm pois parecia-me que o enorme barulho (tipo turbina de avião) vinha da fonte, no entanto após a troca, notei que o barulho vinha do cooler do CPU. Este verão o barulho não é tão intenso, mas sente-se bem..

A minha caixa é uma Thermaltake Xaser III, com 7 ventoinhas de origem de 80mm da TT.

Agora decidi investir uns trocos, para re-estruturar a refrigeração da caixa, com o objectivo principal de reduzir o ruído ao máximo.. Para isso estou a pensar trocar o cooler do cpu, e trocar todas as ventoinhas stock, por ventoínhas de 120mm, low noise..

Antes de mais o meu sistema..

Thermaltake Xaser III V1000A por enquanto..
Asus P4P800-e Deluxe
Pentium IV - 2,8Ghz
Ati Radeon 9600XT
Fonte Thermalrock PPV 450W
2x - Maxtor 200GB Sata

Agora com 75€ de orçamento, estou a pensar comprar o seguinte material:

Cooler para processador

- Zalman 7000B CU
ou
- Zalman 7700 Cu

Fans

1x - NOISEBLOCKER BLACKSILENT X1 80MM RETAIL [para fazer o out take do ar no topo da caixa]
3x - NOISEBLOCKER BLACKSILENT XL1 120MM RETAIL [Uma para trás, outra para a lateral, e outra para a frente.. e talvez uma para os discos]

Gostava de saber o que alteravam nesta configuração, tendo em conta que o objectivo numero 1 é o silencio, sem predujicar claro está o arrefecimento do material..

Abraço
 
Luís Teixeira disse:
Agora com 75€ de orçamento, estou a pensar comprar o seguinte material:

Cooler para processador

- Zalman 7000B CU
ou
- Zalman 7700 Cu

Fans

1x - NOISEBLOCKER BLACKSILENT X1 80MM RETAIL [para fazer o out take do ar no topo da caixa]
3x - NOISEBLOCKER BLACKSILENT XL1 120MM RETAIL [Uma para trás, outra para a lateral, e outra para a frente.. e talvez uma para os discos]

Eu começaria por esquecer a Zalman...Pelos vistos só «presta» para arrefecer GPU's (VF700-Cu VF900-Cu ;))

Com esse orçamento poderias comprar um Scythe Ninja (±45€) mais uma ventoinha razoável e, como queres silêncio, metias uma NB Black Silent XL2 (da XL1 para a XL2 não acredito que tenha um ruído insuportável, e custam o mesmo preço, tendo a vantagem de a XL2 ter mais CFM...Apesar do aumento do ruído, creio que este será mais que aceitável, talvez até quase imperceptível)

Assim acho que não passarias dos 55€, além de que não terias problemas de temperaturas altas...Usa Artic Silver 5 como pasta térmica ;)

Tens a vantagem de poder desligar a ventoinha quando fores dormir pois o Ninja pode funcionar em modo passivo (isto para um cpu sem OC!!!).

Isto se não tiveres nada contra as torres (sim, o Ninja é bem grande...)...

Mas cuidado, não tires o papel que protege o adesivo para colar o backplate à MBoard...No manual diz que em socket 478 não é preciso retirar o RM (módulo de retenção, ou seja, aquilo que prende o stock cooler à MBoard), mas eu substituiria e poria o outro...Porquê tanto cuidado com o adesivo? Vê:




Desculpa o testamento :P

EDIT: Se quiseres ter uma ideia do tamanho dele posso pôr mais uma imagem

PS: O teu cpu tem 1GB de Cache? lol não me parece :X
 
Última edição:
Viva!

Não tenho nada contra as torres, mas depois de ter visto alguns problemas com o Ninja, e não tendo experiência neste tipo de montagens, com pastas térmicas etc, fiquei com um bocado receio na montagem do mesmo.. não sei até que ponto quero arriscar danificar algo!

Quanto à troca que falaste da XL1 pela XL2, há uma diferença de 16 para 21db(A). Uma vez que penso usar mais que uma, ou duas XL1, penso que isso compensaria o menor airflow destas, e manteria um nível de ruído menos baixo..

Estou a tentar ver se algúem tem estes dois modelos, para poder confirmar se vale a pena a troca ou não :)
 
Luís Teixeira disse:
Viva!

Não tenho nada contra as torres, mas depois de ter visto alguns problemas com o Ninja, e não tendo experiência neste tipo de montagens, com pastas térmicas etc, fiquei com um bocado receio na montagem do mesmo.. não sei até que ponto quero arriscar danificar algo!

Eu quando tentei montá-lo pela primeira vez pensava que não dava, porque a backplate+módulo de retenção que tenho é são do XP-90C e parecia que o MR era baixo demais para o Ninja...Depois comparei com o MR de origem e vi que tinham a mesma altura :lol: mas só uma semana depois é que o montei...Não é difícil...Deve ser mais chato limpar cpu e pôr pasta térmica como deve ser do que montar o Ninja (achei eu...)

Luís Teixeira disse:
Quanto à troca que falaste da XL1 pela XL2, há uma diferença de 16 para 21db(A). Uma vez que penso usar mais que uma, ou duas XL1, penso que isso compensaria o menor airflow destas, e manteria um nível de ruído menos baixo..

Bem de 16 para 21 já é uma boa diferença :X mas podes sempre arranjar um controlador de ventoinhas :) para por exemplo pores no máximo quando não estás na divisão da casa onde está o PC ou quando não estás em casa...
 
O zalman também nao é a desgraca que pintam, eu tenho excelentes prestacoes com ele... mas sim existem melhores opcoes no mercado, como o Ninja ou o Bigtyphon

Eu gostas das florzinhas mas nao abusem :P
 
atlante disse:
O zalman também nao é a desgraca que pintam, eu tenho excelentes prestacoes com ele... mas sim existem melhores opcoes no mercado, como o Ninja ou o Bigtyphon

E em termos de ruído em "full power"?! É barulhento, ou caladinho?
 
As minhas temps sao entre 23 e 35, é silencioso e trás um regulador manual se nao quiseres ter em automático, que dá um jeitao
 
Hmm não tinha noção que essa diferença era tão pequena.. sendo assim ainda torna mais difícil a escolha..

Vou ter que dar uma olhada melhor nessas reviews! Obrigado pelo link! :)
 
Parece-me a mim que o preço do 9500Cu não faz jus à sua performance...Só se for mais barato em Viena :P

E pelo que sei os Zalmans para CPUs são barulhentos@12V
 
Qual o cooler que nao é a 12V, depende da fan ok, logo também podes mudar a fan se nao agradar, o que mais gosto mesmo é do fan mate

Em termos de performance já sei que ninja e bigtyphoon sao ligeiramente melhores

já levei muito na cabeca sobre isso do God_Lx LOL

Apenas vejo falarem mal deles, mas olha que quem tem nao fala assim tao mal tal como as reviews feitas, mais uma vez... já sei que o ninja é melhor... :P
 
atlante disse:
Qual o cooler que nao é a 12V, depende da fan ok, logo também podes mudar a fan se nao agradar, o que mais gosto mesmo é do fan mate

E por acaso podes mudar a ventoinha do teu 9500Cu? :lol:

atlante disse:
Em termos de performance já sei que ninja e bigtyphoon sao ligeiramente melhores

já levei muito na cabeca sobre isso do God_Lx LOL

Podes riscar o ligeiramente.


atlante disse:
Apenas vejo falarem mal deles, mas olha que quem tem nao fala assim tao mal tal como as reviews feitas, mais uma vez... já sei que o ninja é melhor... :P

Se calhar quem tem vai pelo prestígio da marca e provavelmente nunca experimentou outros...Não estou a ver esse 9500Cu a passar o XP-90C com uma ventoinha igual...E sai mais barato o XP-90C (60€ por um cooler inferior...haja dinheiro :P)
 
Não esquecer que eu estava inclinado para o Zalman 7000B CU..

De qualquer maneira, estive a ler agora rápido, e ao que me parece, o Ninja torna-se interessante a trabalhar em passivo com um bom airflow na caixa, porque por testes que tive a ver, com fans a cerca de 1500/1700 rpm's o ruído medido estava à volta de 57db(A) o que é um bocado exagerado.. then again.. devia ser provavelmente da fan :)

Na minha ideia, comprando o ninja ia usa-lo com uma XL1 ou XL2 quando em full load, e em passivo em idle durante a noite.. a questão é, será que vale a pena o ninja em vez do zalman.. isto é, na minha ideia o zalman pode ter pior performance, mas tenho ideia de ser silencioso.. pelo menos tenho essa ideia, será que o ninja pode ser melhor que isso ?
 
atlante disse:
OK

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/5-cool_24.html

nao quero ser chato mas compara

Agora por favor nao batas mais no ceguinho que ja fui massacrado por ter opiniao diferente, nao me tentes convencer de que nao estou contente com o meu, mas ja disse que o outro é mais performante

é so um gajo gostas do zalman cai tudo em cima, nao batas mais :)

1º Se foste por uma questão estética, tu é que sabes :P mas ele não pediu um cooler bonito, simplesmente disse que queria arrefecer o cpu com o mínimo de ruído...

2º Essa comparação leva-me à mesma conclusão: se a performance é igual à dos outros (e na verdade não é, é inferior :P), para quê dar 60 em vez de 45€+ventoinha? Só mesmo pela estética (digo eu...)

3º Eu não disse que era crime usar um 9500Cu, só acho que para o orçamento dele e requisitos (ruído) não seria a melhor opção...Até posso estar enganado :X

Usa e abusa do teu 9500Cu à vontade

PS: Amanhã espero pôr um VF700-Cu da Zalman numa gráfica :004:
 
Última edição:
Luís Teixeira disse:
Não esquecer que eu estava inclinado para o Zalman 7000B CU..

De qualquer maneira, estive a ler agora rápido, e ao que me parece, o Ninja torna-se interessante a trabalhar em passivo com um bom airflow na caixa, porque por testes que tive a ver, com fans a cerca de 1500/1700 rpm's o ruído medido estava à volta de 57db(A) o que é um bocado exagerado.. then again.. devia ser provavelmente da fan :)

Na minha ideia, comprando o ninja ia usa-lo com uma XL1 ou XL2 quando em full load, e em passivo em idle durante a noite.. a questão é, será que vale a pena o ninja em vez do zalman.. isto é, na minha ideia o zalman pode ter pior performance, mas tenho ideia de ser silencioso.. pelo menos tenho essa ideia, será que o ninja pode ser melhor que isso ?

:002: Sem querer puxar a brasa à sardinha...
Uma coisa que adoro no Zalman é a Fan Mate 2 (tb com 7700) super simples, max para OC min para everyday.

Outra é a simplicidade de instalacao/desinstalacao

Se isso nao for tao importante para ti escolhe o Ninja
 
WindWalker disse:
1º Se foste por uma questão estética, tu é que sabes :P mas ele não pediu um cooler bonito, simplesmente disse que queria arrefecer o cpu com o mínimo de ruído...

2º Essa comparação leva-me à mesma conclusão: se a performance é igual à dos outros (e na verdade não é, é inferior :P), para quê dar 60 em vez de 45€+ventoinha? Só mesmo pela estética (digo eu...)

3º Eu não disse que era crime usar um 9500Cu, só que acho que para o orçamento dele e requisitos (ruído) não seria a melhor opção...Até posso estar enganado :X

Usa e abusa do teu 9500Cu à vontade

PS: Amanhã espero pôr um VF700-Cu da Zalman numa gráfica :004:

1. Fui pelas comparacoes de temps db's e simplicidade

2. Se achas que a performance nao é de 10/6 1 14/6 pago-te um jantar em tavira se ganhares e umas cervejas se perderes, ainda nao vi uma review que nao teja nos 3 melhores

3. Tu nao disseste que era um crime mas ja sao tantos a baterem em mim por isso... :P... sim é caro

PPS: Ando indeciso se ponho esse na gráfica ou vou WC all the way

Cumps
 
O socket478 deve ser o de mais fácil instalação para um Ninja...É só pegar naquela coisa grande, meter a ventoinha antes ou depois (parece que o melhor é antes), aplicar a pasta térmica e fixar...Eu diria mesmo que não tem nada que saber...

Não percebi essa da performance :X...De qualquer maneira, não moro em Tavira :-D quando muito Loulé e só em Agosto :) (férias)
 
Última edição:
Eu sei que nao.... moras

Olha outro que nao gosta de jantares à borla, :)

bom ja vou na setima göser

ONTOPIC

Sim... NO 478 é fácil quase todos utilizam a cena de plastico do stock cooler, tava numa de comparacao pura, deixa lá isso que ao menos o amigo Luis Teixeira já tem muito que ler e escolher ela lá sabe o que é melhor para ele, ao menos já leu opinioes diferentes, viva a democracia

PS; Nao beber Göser quando se escreve ou se entorna no teclado
 
Back
Topo