1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[Ajuda] Escolha DSLR - Sony/Nikon/Canon

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Genotropin, 30 de Novembro de 2008. (Respostas: 36; Visualizações: 2948)

1. Genotropin

Genotropin Power Member

Boas.
    Tenciono dar como prenda uma DSLR e os valores que penso gastar dão-me como alternativas estas 3 máquinas.
    Já li e re-li diversas reviews mas continuo cheio de dúvidas.

Sony Alpha DSLR-A200
    Sony Alpha DSLR-A300X
    Nikon D60
    Canon 1000D

Em termos de bundles pareceram-me interessantes os seguintes:

Sony Alpha DSLR-A200W + objectiva 18-70 mm +objectiva 75-300 mm -> 559€
    Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6 -> 616€

Gosto especialmente destes 2 acima devido à inclusão de 2ª objectiva por um bom preço.

Canon EOS 1000D + objectiva EF-S 18-55 IS -> 457€
    Nikon D60 + AF-S DX Nikkor 18-105 mm f/3,5-5,6 G ED VR - 592€

Entre estas por qual é que optariam e porquê ou sugiram algo dentro dentro dos mesmos preços.

Obrigado. :)

2. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

3. Genotropin

Genotropin Power Member

A gastar perto de 600€ prefiro a Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6.
    Especialmente pelo live view e também pelas reviews que tenho lido, e sinceramente as que li dessa Pentax não foram muito abonatórias face à concorrência descrita acima.

4. Batmuman

Batmuman Banido

Penso que a escolha devería ser entre a Sony A300x e a Canon 1000D

A Canon 1000D na ***** (só corpo) está a 344€, quase lhe metías uma Tamron 17-50mm f/2.8. Chega aos 700€ mas uma lente f/2.8 é outra loiça.

Última edição: 30 de Novembro de 2008
  5. edumad

edumad I fold therefore I AM

A 17-50 e sem duvida uma optima lente. No entanto pergunta-te a ti proprio se consegues fazer a tua fotografia sem as outras distancias focais ate teres dinheiro para comprar outra lente.

6. Almeida100

Almeida100 What is folding?

A ***** tem um pack Canon 1000D + 18-55 + 55-200 por 599 euros. No entanto nenhuma das objectivas tem IS.

7. adolfo dias

adolfo dias Power Member

especialmente pelo live view?
    de certeza que queres comprar uma slr? e o que falta à pentax para ser inferior à concorrencia?

8. Batmuman

Batmuman Banido

Pessoalmente prefiro abdicar de maior distância focal por algum tempo do que ter uma lente a começar nos f/3.5 :)

9. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

Tirando a falta de liveview, a Pentax é melhor camara, mais sólida e completa que qualquer das outras, em aspectos que interessam bem mais para a fotografia que o live-view (que não me pareceu ser uma prioridade para ti, visto também ponderares a D60 e a A200 ). :) As lentes do kit também são melhores que essas da Sony. Se a isso juntares os acessórios extra que mais nenhuma oferece por este preço, vês que aquele pack é sem dúvida o melhor negócio de 600€ que podes fazer.
    Ah, eu não tenho Pentax, não sou fanboy dela, nem de nenhuma em particular. Se continuares a preferir comprar a Sony, be my guest. ;)

10. Batmuman

Batmuman Banido

Eu até compreendo a necessidade de Live View de algumas pessoas. Vieram de compactas/superzooms, estão habituados a olhar para o LCD ou o EVF e fazer por ali os ajustes antes de disparar. É natural que se sintam confortáveis com o facto de numa SLR continuarem a poder olhar para o LCD e ver por antecipação como é que a foto vai sair.

11. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

lol? eu vinha de uma bridge onde usava frequentemente o LCD para verificar as fotografias e acredita que depois de olhar pelo viewfinder da K200D nao quis saber de mais nada.
    outra coisa e que a K200D é a unica maquina desta gama que tem o LCD pequenino em cima que te deixa ver tudo o que tas a fazer com a maquina, e mesmo assim se n gostares tens no viewfinder e no LCD normal a informaçao.
    mesmo assim, se a pessoa continuar a nao axar pratico, a K200 tem uma opçao que se chama digital preview (acho eu que é assim) que te deixa ver como vai ficar a foto antes de a tirares por completo e nessa preview tens toda a informaçao disponivel, desde histogramas e afins.

cumps e boas compras =)

12. Batmuman

Batmuman Banido

Isso é muito porreiro. Mas diz-me uma coisa, quando carregas no preview, a imagem fica demasiado escura, ou demasiado clara, se exagerares na velocidade e abertura? Exactamente igual à foto que iría sair?

13. kadeR

14. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Sim, tens um live view, mas tens um viewfinder optico "A" característica das SLR's péssimo.
    tens tambem lentes más. falo da 18.70 que pelas reviews é bastante mázinha, e a 18-55 e 50-200 da pentax sao muito boas.

PS: Na K200 tens um preview de imagem. Não é liveview nem nada que se pareça mas tem a sua utilidade. E um LCD superior como foi aqui referido.

Última edição: 30 de Novembro de 2008
  15. Genotropin

Genotropin Power Member

Ponderei essas duas devido a estarem bastante bem cotadas e terem preços bastante apetecíveis mas entretanto reparei nos packs existentes com máquinas superiores a preços muito próximos dessas primeiras.

As criticas ao Jpeg da Pentax são mais que muitas, embora isso não seja assim tão relevante quanto isso, e também à IQ no geral, o que me deixa mais desviado de escolher a Pentax.

Este pack parece-me interessante mas a questão de ambas as objectivas não terem IS deixa-me com algumas dúvidas.
    A diferença e problemas que poderão surgir devido à não existência de IS são notórios facilmente e são suficientes como defeito para não adquirir este pack?

Qual é a diferença desse preview possivel na K200 para um liveview como deve ser?
    E já agora um link para review acerca da má qualidade das lentes disponiveis no pack da A200/A300.

Obrigado a todos.

16. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Numa SLR, o Live-View só é útil em algumas situações específicas. No resto do tempo, acaba maioritariamente por trazer desvantagens a vários níveis. As SLR são o que são, em grande parte, devido ao facto de NÃO usarem o live-view como forma de utilização normal. Normalmente usa-se um viewfinder óptico, que é precisamente a razão pela qual as SLR foram inventadas.
    Depois há que notar que uma das lentes desse kit (a outra não conheço) é bastante fraca. E as lentes são talvez das coisas mais importantes nas SLR.

Se por outro lado achas que o live-view é importante, digo-te que na minha opinião é muito provável que estejas a cometer um enorme erro ao comprar uma SLR. Para isso vê a Sony A350. Não é grande coisa, mas em funcionamento é a mais parecida com uma compacta/superzoom (e em parte é mesmo por isso que não é grande coisa).

As críticas à falta de IQ das máquinas da Sony, especialmente em ISOs altos, assim como da lente de kit, também são mais que muitas. E sinceramente acho bem pior que o JPEG, visto que nunca o uso. Só o tenho usado recentemente porque estou a fazer um trabalho em que me foi exigido que usasse JPEG.

Acho o IS apenas importante em focais elevadas (para cima dos 50mm). No entanto a lente 18-55 sem IS é bastante má, por isso, mesmo dispensando o IS nessa lente, compraria a 18-55 com IS.
    Também compraria a 55-250 com IS, porque aí sim, acho que o IS faz muita diferença.

Pelo que disse abaixo, acho que não tem nada a ver com Live-view e não tem utilidade alguma.

PS: Nenhuma SLR tem um live-view "como deve ser". A que mais se aproxima disso é a A350, mas mesmo assim o live-view de uma compacta ou superzoom é melhor.

Erm... Qual é mesmo a utilidade disso?
    Se ela te vai dar uma imagem, é porque vai abrir o shutter, ligar o sensor e captar alguma coisa. Para isso carrego no botão de disparo e tiro a foto, não? É que a máquina tem o mesmo trabalho, eu vejo as mesmas informações (histograma e afins) e a foto fica logo tirada...

Última edição: 1 de Dezembro de 2008
  17. Batmuman

Batmuman Banido

A K200D aceita lentes Tamron, Sigma, etc, ou só Pentax?

E porquê que o Live View das SLR não é tão eficaz como o das bridge?

18. edumad

edumad I fold therefore I AM

A K200D, tal como todas as Pentax aceita lentes da Sigma e Tamron feitas para o seu mount (entre outos produtores de lentes). A Sigma e Tamron fazem grande parte das suas lentes para Canon, Nikon, Sony e Pentax (nao sei se fazem muito para Olympus), a Tokina faz para Canon e Nikon (acho que pouco para Pentax).

Side Note:
    E alias a companhia com maior backwards compatibility com as suas proprias lentes, seguida seguida da Nikon. Em termos de aceitar lentes de outros mounts a melhor e Canon (encaixa mais variedade de mounts sem necessitar conversoes opticas).

Quanto ao live-view, tive uma Sony V1 onde quase nunca usei o VF e tenho a FZ18 onde tentei usar algumas vezes o EVF. Pensei que poderia ser um problema estar habituado a olhar para o ecra... Agora que uso uma DSLR (K10D), uso o VF (bastante razoavel na K10D) e sinceramente nao sinto falta nenhuma do ecra... Parece mais natural numa SLR, ou talvez seja eu que me habituo facilmente. Engracado, fui ontem visitar o Castelo de Edinburgo (feriado, era a borla) e pediram-me para tirar uma foto, deram-me uma Casio exilim para a mao e nao e que eu ia por aquilo ao olho... quase me parti a rir...
    (BTW, casio exilim... so mesmo pro ser fina porque sinceramente....)

Última edição: 1 de Dezembro de 2008
  19. kadeR

rui depende, pk no "digital preview" a imagem fica-te instantaneamente no ecran com histograma e o que la mais quiseres meter, nao precisas de andar a clicar em botoes e afins para a imagem te aparecer com a info que te aparece no "preview".

e complicado explicar, se algum dia tiveres com uma pentax na mao, configura o dof preview como digital e nos menus seguintes tens la a info que te falo.

cumps

20. Pentrite

Pentrite Banido

O que a máquina faz é tirar uma fotos sem a gravar no cartão, não faz muito sentido, mas deve ter alguma utilidade.

Partilhar esta Página