[Ajuda] Escolha DSLR - Sony/Nikon/Canon

Genotropin

Power Member
Boas.
Tenciono dar como prenda uma DSLR e os valores que penso gastar dão-me como alternativas estas 3 máquinas.
Já li e re-li diversas reviews mas continuo cheio de dúvidas.

Sony Alpha DSLR-A200
Sony Alpha DSLR-A300X
Nikon D60
Canon 1000D

Em termos de bundles pareceram-me interessantes os seguintes:

Sony Alpha DSLR-A200W + objectiva 18-70 mm +objectiva 75-300 mm -> 559€
Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6 -> 616€

Gosto especialmente destes 2 acima devido à inclusão de 2ª objectiva por um bom preço.

Canon EOS 1000D + objectiva EF-S 18-55 IS -> 457€
Nikon D60 + AF-S DX Nikkor 18-105 mm f/3,5-5,6 G ED VR - 592€

Entre estas por qual é que optariam e porquê ou sugiram algo dentro dentro dos mesmos preços.

Obrigado. :)
 
Penso que a escolha devería ser entre a Sony A300x e a Canon 1000D

A Canon 1000D na ***** (só corpo) está a 344€, quase lhe metías uma Tamron 17-50mm f/2.8. Chega aos 700€ mas uma lente f/2.8 é outra loiça.
 
Última edição:
A 17-50 e sem duvida uma optima lente. No entanto pergunta-te a ti proprio se consegues fazer a tua fotografia sem as outras distancias focais ate teres dinheiro para comprar outra lente.
 
A gastar perto de 600€ prefiro a Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6.
Especialmente pelo live view e também pelas reviews que tenho lido, e sinceramente as que li dessa Pentax não foram muito abonatórias face à concorrência descrita acima.

especialmente pelo live view?
de certeza que queres comprar uma slr? e o que falta à pentax para ser inferior à concorrencia?
 
A 17-50 e sem duvida uma optima lente. No entanto pergunta-te a ti proprio se consegues fazer a tua fotografia sem as outras distancias focais ate teres dinheiro para comprar outra lente.
Pessoalmente prefiro abdicar de maior distância focal por algum tempo do que ter uma lente a começar nos f/3.5 :)
 
A gastar perto de 600€ prefiro a Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6.
Especialmente pelo live view e também pelas reviews que tenho lido, e sinceramente as que li dessa Pentax não foram muito abonatórias face à concorrência descrita acima.

Tirando a falta de liveview, a Pentax é melhor camara, mais sólida e completa que qualquer das outras, em aspectos que interessam bem mais para a fotografia que o live-view (que não me pareceu ser uma prioridade para ti, visto também ponderares a D60 e a A200 ). :) As lentes do kit também são melhores que essas da Sony. Se a isso juntares os acessórios extra que mais nenhuma oferece por este preço, vês que aquele pack é sem dúvida o melhor negócio de 600€ que podes fazer.
Ah, eu não tenho Pentax, não sou fanboy dela, nem de nenhuma em particular. Se continuares a preferir comprar a Sony, be my guest. ;)
 
Eu até compreendo a necessidade de Live View de algumas pessoas. Vieram de compactas/superzooms, estão habituados a olhar para o LCD ou o EVF e fazer por ali os ajustes antes de disparar. É natural que se sintam confortáveis com o facto de numa SLR continuarem a poder olhar para o LCD e ver por antecipação como é que a foto vai sair.
 
Eu até compreendo a necessidade de Live View de algumas pessoas. Vieram de compactas/superzooms, estão habituados a olhar para o LCD ou o EVF e fazer por ali os ajustes antes de disparar. É natural que se sintam confortáveis com o facto de numa SLR continuarem a poder olhar para o LCD e ver por antecipação como é que a foto vai sair.

lol? eu vinha de uma bridge onde usava frequentemente o LCD para verificar as fotografias e acredita que depois de olhar pelo viewfinder da K200D nao quis saber de mais nada.
outra coisa e que a K200D é a unica maquina desta gama que tem o LCD pequenino em cima que te deixa ver tudo o que tas a fazer com a maquina, e mesmo assim se n gostares tens no viewfinder e no LCD normal a informaçao.
mesmo assim, se a pessoa continuar a nao axar pratico, a K200 tem uma opçao que se chama digital preview (acho eu que é assim) que te deixa ver como vai ficar a foto antes de a tirares por completo e nessa preview tens toda a informaçao disponivel, desde histogramas e afins.

cumps e boas compras =)
 
Isso é muito porreiro. Mas diz-me uma coisa, quando carregas no preview, a imagem fica demasiado escura, ou demasiado clara, se exagerares na velocidade e abertura? Exactamente igual à foto que iría sair?
 
A gastar perto de 600€ prefiro a Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6.
Especialmente pelo live view e também pelas reviews que tenho lido, e sinceramente as que li dessa Pentax não foram muito abonatórias face à concorrência descrita acima.


Sim, tens um live view, mas tens um viewfinder optico "A" característica das SLR's péssimo.
tens tambem lentes más. falo da 18.70 que pelas reviews é bastante mázinha, e a 18-55 e 50-200 da pentax sao muito boas.


PS: Na K200 tens um preview de imagem. Não é liveview nem nada que se pareça mas tem a sua utilidade. E um LCD superior como foi aqui referido.
 
Última edição:
Tirando a falta de liveview, a Pentax é melhor camara, mais sólida e completa que qualquer das outras, em aspectos que interessam bem mais para a fotografia que o live-view (que não me pareceu ser uma prioridade para ti, visto também ponderares a D60 e a A200 ). :) As lentes do kit também são melhores que essas da Sony. Se a isso juntares os acessórios extra que mais nenhuma oferece por este preço, vês que aquele pack é sem dúvida o melhor negócio de 600€ que podes fazer.
Ah, eu não tenho Pentax, não sou fanboy dela, nem de nenhuma em particular. Se continuares a preferir comprar a Sony, be my guest. ;)
Ponderei essas duas devido a estarem bastante bem cotadas e terem preços bastante apetecíveis mas entretanto reparei nos packs existentes com máquinas superiores a preços muito próximos dessas primeiras.

As criticas ao Jpeg da Pentax são mais que muitas, embora isso não seja assim tão relevante quanto isso, e também à IQ no geral, o que me deixa mais desviado de escolher a Pentax.

A ***** tem um pack Canon 1000D + 18-55 + 55-200 por 599 euros. No entanto nenhuma das objectivas tem IS.

Este pack parece-me interessante mas a questão de ambas as objectivas não terem IS deixa-me com algumas dúvidas.
A diferença e problemas que poderão surgir devido à não existência de IS são notórios facilmente e são suficientes como defeito para não adquirir este pack?

Sim, tens um live view, mas tens um viewfinder optico "A" característica das SLR's péssimo.
tens tambem lentes más. falo da 18.70 que pelas reviews é bastante mázinha, e a 18-55 e 50-200 da pentax sao muito boas.


PS: Na K200 tens um preview de imagem. Não é liveview nem nada que se pareça mas tem a sua utilidade. E um LCD superior como foi aqui referido.

Qual é a diferença desse preview possivel na K200 para um liveview como deve ser?
E já agora um link para review acerca da má qualidade das lentes disponiveis no pack da A200/A300.


Obrigado a todos.
 
A gastar perto de 600€ prefiro a Sony Alpha DSLR-A300X + objectiva DT 18-70 mm F3,5-5,6 + objectiva DT 55-200 mm F4-5,6.
Especialmente pelo live view e também pelas reviews que tenho lido, e sinceramente as que li dessa Pentax não foram muito abonatórias face à concorrência descrita acima.
Numa SLR, o Live-View só é útil em algumas situações específicas. No resto do tempo, acaba maioritariamente por trazer desvantagens a vários níveis. As SLR são o que são, em grande parte, devido ao facto de NÃO usarem o live-view como forma de utilização normal. Normalmente usa-se um viewfinder óptico, que é precisamente a razão pela qual as SLR foram inventadas.
Depois há que notar que uma das lentes desse kit (a outra não conheço) é bastante fraca. E as lentes são talvez das coisas mais importantes nas SLR.

Se por outro lado achas que o live-view é importante, digo-te que na minha opinião é muito provável que estejas a cometer um enorme erro ao comprar uma SLR. Para isso vê a Sony A350. Não é grande coisa, mas em funcionamento é a mais parecida com uma compacta/superzoom (e em parte é mesmo por isso que não é grande coisa).

Ponderei essas duas devido a estarem bastante bem cotadas e terem preços bastante apetecíveis mas entretanto reparei nos packs existentes com máquinas superiores a preços muito próximos dessas primeiras.

As criticas ao Jpeg da Pentax são mais que muitas, embora isso não seja assim tão relevante quanto isso, e também à IQ no geral, o que me deixa mais desviado de escolher a Pentax.

As críticas à falta de IQ das máquinas da Sony, especialmente em ISOs altos, assim como da lente de kit, também são mais que muitas. E sinceramente acho bem pior que o JPEG, visto que nunca o uso. Só o tenho usado recentemente porque estou a fazer um trabalho em que me foi exigido que usasse JPEG.

Este pack parece-me interessante mas a questão de ambas as objectivas não terem IS deixa-me com algumas dúvidas.
A diferença e problemas que poderão surgir devido à não existência de IS são notórios facilmente e são suficientes como defeito para não adquirir este pack?

Acho o IS apenas importante em focais elevadas (para cima dos 50mm). No entanto a lente 18-55 sem IS é bastante má, por isso, mesmo dispensando o IS nessa lente, compraria a 18-55 com IS.
Também compraria a 55-250 com IS, porque aí sim, acho que o IS faz muita diferença.


Qual é a diferença desse preview possivel na K200 para um liveview como deve ser?

Pelo que disse abaixo, acho que não tem nada a ver com Live-view e não tem utilidade alguma.

PS: Nenhuma SLR tem um live-view "como deve ser". A que mais se aproxima disso é a A350, mas mesmo assim o live-view de uma compacta ou superzoom é melhor.

mesmo assim, se a pessoa continuar a nao axar pratico, a K200 tem uma opçao que se chama digital preview (acho eu que é assim) que te deixa ver como vai ficar a foto antes de a tirares por completo e nessa preview tens toda a informaçao disponivel, desde histogramas e afins.

Erm... Qual é mesmo a utilidade disso?
Se ela te vai dar uma imagem, é porque vai abrir o shutter, ligar o sensor e captar alguma coisa. Para isso carrego no botão de disparo e tiro a foto, não? É que a máquina tem o mesmo trabalho, eu vejo as mesmas informações (histograma e afins) e a foto fica logo tirada...
 
Última edição:
A K200D, tal como todas as Pentax aceita lentes da Sigma e Tamron feitas para o seu mount (entre outos produtores de lentes). A Sigma e Tamron fazem grande parte das suas lentes para Canon, Nikon, Sony e Pentax (nao sei se fazem muito para Olympus), a Tokina faz para Canon e Nikon (acho que pouco para Pentax).

Side Note:
E alias a companhia com maior backwards compatibility com as suas proprias lentes, seguida seguida da Nikon. Em termos de aceitar lentes de outros mounts a melhor e Canon (encaixa mais variedade de mounts sem necessitar conversoes opticas).


Quanto ao live-view, tive uma Sony V1 onde quase nunca usei o VF e tenho a FZ18 onde tentei usar algumas vezes o EVF. Pensei que poderia ser um problema estar habituado a olhar para o ecra... Agora que uso uma DSLR (K10D), uso o VF (bastante razoavel na K10D) e sinceramente nao sinto falta nenhuma do ecra... Parece mais natural numa SLR, ou talvez seja eu que me habituo facilmente. Engracado, fui ontem visitar o Castelo de Edinburgo (feriado, era a borla) e pediram-me para tirar uma foto, deram-me uma Casio exilim para a mao e nao e que eu ia por aquilo ao olho... quase me parti a rir...
(BTW, casio exilim... so mesmo pro ser fina porque sinceramente....)
 
Última edição:
rui depende, pk no "digital preview" a imagem fica-te instantaneamente no ecran com histograma e o que la mais quiseres meter, nao precisas de andar a clicar em botoes e afins para a imagem te aparecer com a info que te aparece no "preview".

e complicado explicar, se algum dia tiveres com uma pentax na mao, configura o dof preview como digital e nos menus seguintes tens la a info que te falo.

cumps
 
Back
Topo