[Ajuda] Escolha DSLR - Sony/Nikon/Canon

Pessoalmente prefiro abdicar de maior distância focal por algum tempo do que ter uma lente a começar nos f/3.5 :)

...e a acabar nos f/5.6 (a minha 18-70 acaba no f/4.5 e já acho muito pouco). Só depois de meter uma bela prime f/1.4 na DSLR é que senti que comecei a tirar partido da máquina. E só voltei a dar uso à lente do kit depois de comprar o flash. Mas pronto, eu sou um bocado maluco...
 
Ponderei essas duas devido a estarem bastante bem cotadas e terem preços bastante apetecíveis mas entretanto reparei nos packs existentes com máquinas superiores a preços muito próximos dessas primeiras.

As criticas ao Jpeg da Pentax são mais que muitas, embora isso não seja assim tão relevante quanto isso, e também à IQ no geral, o que me deixa mais desviado de escolher a Pentax.



Este pack parece-me interessante mas a questão de ambas as objectivas não terem IS deixa-me com algumas dúvidas.
A diferença e problemas que poderão surgir devido à não existência de IS são notórios facilmente e são suficientes como defeito para não adquirir este pack?



Qual é a diferença desse preview possivel na K200 para um liveview como deve ser?
E já agora um link para review acerca da má qualidade das lentes disponiveis no pack da A200/A300.


Obrigado a todos.

Como o Rui marto disse, as sony tambem têm JPG's más. Se queres que te diga, a que tem melhor gestão de JPG's é a olympus, mas não é a que tem a melhor qualidade de imagem, pelo contrário.

Além do mais, podes regular os jpg's para ficar mais ao teu gosto. E claro, sempre há o RAW ;)


Não se deve tomar o liveview como característica indispensável, quando há tanta outra coisa mais importante para a fotografia que ver a imagem no lcd.

Explico melhor cá em baixo:

O que a máquina faz é tirar uma fotos sem a gravar no cartão, não faz muito sentido, mas deve ter alguma utilidade.


A máquina no doppreview tirate a foto, nao te guarda (se quiseres guardar, pedes e ela guarda)
É instantaneo, e podes mexer na foto logo ali com as informacoes todas, mexes num RAW basicamente. Se tirares as fotos vês a imagem e pronto.

É uma função boa.
 
rui depende, pk no "digital preview" a imagem fica-te instantaneamente no ecran com histograma e o que la mais quiseres meter, nao precisas de andar a clicar em botoes e afins para a imagem te aparecer com a info que te aparece no "preview".

e complicado explicar, se algum dia tiveres com uma pentax na mao, configura o dof preview como digital e nos menus seguintes tens la a info que te falo.

cumps

Eu quanto tiro uma foto, essa foto também me aparece logo no ecrã com histograma de luminosidade, histograma de canais separados RGB, velocidade, abertura, ISO, etc. Não tenho que carregar em nada, é tirar a foto e olhar para o ecrã. E fica logo guardada, se fizer questão disso, tenho tempo de a apagar.
 
Eu quanto tiro uma foto, essa foto também me aparece logo no ecrã com histograma de luminosidade, histograma de canais separados RGB, velocidade, abertura, ISO, etc. Não tenho que carregar em nada, é tirar a foto e olhar para o ecrã. E fica logo guardada, se fizer questão disso, tenho tempo de a apagar.

Até a D40 faz isso :cool: (que eu faço questão de desligar, é profundamente irritante).

A máquina no doppreview tirate a foto, nao te guarda (se quiseres guardar, pedes e ela guarda)
É instantaneo, e podes mexer na foto logo ali com as informacoes todas, mexes num RAW basicamente. Se tirares as fotos vês a imagem e pronto.

É uma função boa.

Isso não é a mesma coisa que tirar a foto, e aparecer o preview automático, com a info toda? Se quiseres apagar, apagas.
 
Última edição:
Porque é que dizes que é irritante? Eu até gosto disso, vejo logo toda a info e se quiser ver maior é só dar um toque no zoom (que na Canon está logo por baixo do polegar, por isso é instantâneo).

Porque na D40 isso está um pouco mal implementado (ou então não, e eu é que não gosto mesmo desta funcionalidade). Tiro uma foto, aparece o preview (durante uns 10 segundos, e aí podes ver a info), agora se for tirar outra foto sem que o preview se tenha ido embora e tentar mudar a velocidade de disparo ou a abertura ou qq outra coisa com a "wheel" ele passa-me para a foto seguinte/anterior/whatever, em vez de fazer o que quero (porque o LCD ainda não se desligou)

Como a definição de tempo do preview é fixa, tem que se carregar no botão "Play" (que serve para aceder às fotos) para retirar o previw do lcd mais rapidamente e assim já se pode tirar outra foto à vontade.

Não sei se dá bem para perceber o "problema", a estas horas o discurso não sai tão fluido :), mas a mim irrita-me, e portanto simplesmente desligo essa função ...
 
Porque na D40 isso está um pouco mal implementado (ou então não, e eu é que não gosto mesmo desta funcionalidade). Tiro uma foto, aparece o preview (durante uns 10 segundos, e aí podes ver a info), agora se for tirar outra foto sem que o preview se tenha ido embora e tentar mudar a velocidade de disparo ou a abertura ou qq outra coisa com a "wheel" ele passa-me para a foto seguinte/anterior/whatever, em vez de fazer o que quero (porque o LCD ainda não se desligou)

Como a definição de tempo do preview é fixa, tem que se carregar no botão "Play" (que serve para aceder às fotos) para retirar o previw do lcd mais rapidamente e assim já se pode tirar outra foto à vontade.

Não sei se dá bem para perceber o "problema", a estas horas o discurso não sai tão fluido :), mas a mim irrita-me, e portanto simplesmente desligo essa função ...

:eek: Claro que dá para perceber o problema... Bem estava a estranhar não gostares daquilo, mas não me ocorria que a implementação disso pudesse ser tão má. Na minha, o LCD passa o tempo quase todo apagado, por isso quando acende com qualquer coisa, é o mesmo que nada. A máquina está sempre "a trabalhar para a foto", a menos que carregues no play. A info no LCD traseiro são da foto que tiraste, a info no LCD superior e viewfinder são da foto que vais tirar.
 
:eek: Claro que dá para perceber o problema... Bem estava a estranhar não gostares daquilo, mas não me ocorria que a implementação disso pudesse ser tão má. Na minha, o LCD passa o tempo quase todo apagado, por isso quando acende com qualquer coisa, é o mesmo que nada. A máquina está sempre "a trabalhar para a foto", a menos que carregues no play. A info no LCD traseiro são da foto que tiraste, a info no LCD superior e viewfinder são da foto que vais tirar.

Eu agora só uso o LCD com o Play, mas se tiver isto activado, de cada vez que se tira uma foto ele liga e mostra a foto tirada, e depois podes rodar pelas várias indos disponíveis da foto, o problema é que ainda fica ali um bocado e se for tirar uma foto com aquilo ainda ligado acontece o que descrevi (só se mexer na wheel, obviamente). Outra maneira de tirar o preview da foto do lcd mais rapidamente é carregar no obturador até meio e depois largar (só técnicas maravilhosas, como podes ver).

Mas até ao fim da semana a coisa vai mudar :D
 
:eek: Claro que dá para perceber o problema... Bem estava a estranhar não gostares daquilo, mas não me ocorria que a implementação disso pudesse ser tão má. Na minha, o LCD passa o tempo quase todo apagado, por isso quando acende com qualquer coisa, é o mesmo que nada. A máquina está sempre "a trabalhar para a foto", a menos que carregues no play. A info no LCD traseiro são da foto que tiraste, a info no LCD superior e viewfinder são da foto que vais tirar.

:x2: tb nao estava a perceber qual era o problema, na minha tb n incomodava absolutamente nd...

pois assim e chato, o dial so devia avancar e recuar fotos se a makina estivesse em modo play e nao em review dps de tirar 1 foto.

outra coisa boa e conseguir apagar a foto sem ter de entrar no modo play, i.e. assim k tiras uma foto e ves o review, podes apagar a foto. no entanto se tirares algumas consecutivas tb so consegues apagar a ultima, as anteriores so indo ao modo play.

e se colocares o review em 1-2secs?
 
:x2: tb nao estava a perceber qual era o problema, na minha tb n incomodava absolutamente nd...

pois assim e chato, o dial so devia avancar e recuar fotos se a makina estivesse em modo play e nao em review dps de tirar 1 foto.

outra coisa boa e conseguir apagar a foto sem ter de entrar no modo play, i.e. assim k tiras uma foto e ves o review, podes apagar a foto. no entanto se tirares algumas consecutivas tb so consegues apagar a ultima, as anteriores so indo ao modo play.

A D40 também permite isso de apagar logo a foto no preview, o problema é que quando está a mostrar o preview ela basicamente está no modo Play, mas automaticamente. É uma cena irritante, pelo menos para mim ...
 
Após ter andado de volta das máquinas todas que listei no inicio do tópico estou bem decidido a comprar a Canon 1000D mas tenho uma dúvida.

Qual o melhor preço em loja física PT(lojas online estão fora de questão) que já viram da Canon 1000D com os seguintes packs
(entre parênteses é o melhor preço que encontrei e onde):

Canon 1000D + 18-55 IS + 75-300 IS + estojo = 599€ (*****)
Canon 1000D + 18-55 IS = 449€ (Worten ou *****)

Devido à pouca diferença estaria bem mais interessado no pack com as duas lentes mas de qualquer das maneiras caso apareça um excelente negócio para a 1000D com uma só lente é esse que escolherei.

Agradeço a ajuda. :)
 
deve ser esta lente: http://www.*****.com/pt/pt/3079/art/canon/objectiva-ef-75-300-iii-f.html

estas a comprar a lente por 150€, mt sinceramente preferia dar mais um pouco e comprar a 55-250IS.
 
deve ser esta lente: http://www.*****.com/pt/pt/3079/art/canon/objectiva-ef-75-300-iii-f.html

estas a comprar a lente por 150€, mt sinceramente preferia dar mais um pouco e comprar a 55-250IS.
 
75-300 IS? Não terás visto mal das lentes do kit da *****?

Pois esse kit da ***** não tem IS. Também andei de olho nele :P.

Correcto, foi lapso meu quando copiei o modelo das lentes.

Assim sendo vou optar pela Canon 1000D + 18-55 IS por 449€ + 10% desconto (El Corte Inglés) pois até agora não encontrei mais barato em lado algum.
Depois mais tarde logo comprarei uma teleobjectiva.
 
Última edição:
Back
Topo