Ajuda para compra de PDA+GPS.

kepeso

Membro
Caros amigos. Sou motorista de longo curso e tenho usado até aqui o meu portátil com o Route Europa 2005 para me guiar por essa Europa fora.
O problema é que o portátil sempre que está com o ecrân aberto, em cima do tablier do camião, está sujeito a grandes pressões, e já não é a 1ª vez que se fecha com uma velocidade estonteante. Visto querer têr o portátil por mais uns anos, resolvi tirá-lo do tablier e dar-lhe a função mais conveniente ( guardá-lo em andamento e usá-lo quando estou parado. )
Mas vou precisar de um PDA c/ telem. + GPS, c/ sirf III. (PDA com telemovel para evitar têr vários suportes e carregadores espalhados pelo camião ). E é aqui que peço a vossa ajuda.
Não queria gastar mais de 500 eur nas duas coisas. ( PDA+GPS ) Agradecia que me informassem as melhores marcas e melhores modelos até este valor.
Outra dúvida que tenho ( e perdoem-me a ignorância ), prende-se com o facto de têr que utilizar os mapas todos da Europa Ocidental. Ora eu estive a vêr que o TomTom 6 vem num CD c/ 3,8 Gb, se nos PDA se utilizam cartões c/ 512Mb, 1GB e até 2GB, como é que este TomTom6 vai caber nesses cartões? Terei que têr vários cartões?
Obrigado.
 
Para não gastares muito dinheiro em cartões diferentes, compras um com uma boa capacidade e à medida que vais necessitando de novos mapas, trocas aqueles que não precisas por aqueles que vais necessitar!

Ou isso, ou tens vários cartões com software igual e mapas diferentes ou então fazes aquilo que te disse!
 
Para não gastares muito dinheiro em cartões diferentes, compras um com uma boa capacidade e à medida que vais necessitando de novos mapas, trocas aqueles que não precisas por aqueles que vais necessitar!

Ou isso, ou tens vários cartões com software igual e mapas diferentes ou então fazes aquilo que te disse!

Então vamos lá vêr que tipo de cartão preciso, para enfiar lá estes mapas:

Portugal; Espanha; França; Itália; Alemanha; Holanda; Bélgica; Suíça; Andorra; Austria e Luxemburgo. Estes são os destinos que mais utilizo ( excepção à Suiça ). Um cartão de 1 ou 2 GB aguenta com isto tudo? Mais o software?

Todas as semanas ( conforme a viagem ) vou para destinos diferentes. Por isso é muito aborrecido andar sempre a trocar de cartões. Além do mais, se eu tiver que ir à Holanda ( por. ex. ) tenho que enfiar os mapas que vou precisar, ou seja:
Portugal; Espanha; França, Bélgica e Holanda. Têr que fazer isto todas as viagens, é dose.
 
Os mapas variam muito de tamanho, só tu podes ver que tamanho cada mapa te ocupa, mas duvido que isso te caiba tudo no cartão!

O meu conselho seria:
- metes no cartão o software e os mapas que necessitas
- copias o conteudo do cartão para uma pasta no PC
- apagas os mapas do cartão e colocas novos mapas
- copias o cartão para outra pasta

Depois, basta colocares um nome para a pasta decente e é só apagares o cartão e meteres o conteudo da pasta X.

Se não queres ter trabalho de andares a copiar para o cartão, tens mesmo de comprar vários cartões!

PS- se és um motorista de longo curso, pk não optas por um sistema de GPS mais sério?
 
Os mapas da Europa do Tomtom 6 cabem todos num cartão de 2GB e ainda sobra espaço... Não recomendo uma alternativa à opção original (PDA+telefone+GPS) pq é bem mais versátil que uma solução apenas de GPS.
Quanto a PDAs, tens o QTEK 9090 que tem um visor maior do que qualquer opção só de GPS. O ecrã é excelente mas só como telefone, pode tornar-se demasiado grande. Depois há os QTEK 9100, S100, etc que têm o ecrã mais pequeno mas ainda dão conta do recado. Tb há um PDA+telefone já com GPS: o HTC P3300 mas como não conheço como se porta o GPS incorporado, não posso dizer se é bom.
Quanto a receptores GPS, compra um com SIRF star III tipo BT-388 (por €100 +/-).
 
Eu de facto estou inclinado para este HTC P3300, mas gostava de têr opiniões de quem já tem. Alguém?

Parece-me ser a melhor opção no mercado para já, mas atenção, espera pra ver criticas do pessal porque ultimamente os aparelhos da HTC têm dado um pouco de raia. Recomendo-te dar um salto ao pockept.net.
 
p3300

Por mim vai para o htc p3300
Nem vais mais precisar do portatil
Tem tudo o precisas apenas arranjares um sw de navegaçao com o mapa da europa eu prefiro o tom tom.
No meu p3300 tenho o ndrive com mapa de portugal e digo-te que qd vou de viagem sem o gps nao saio de casa.
E uma boa compra, pelo menos tou muito satisfeito.:x2:
 
Back
Topo