Ajuda: telemóvel com WI-FI, VoIP e GPS

pedromsmoreira

Power Member
Boas,

Gostaria de ter ajuda na compra de um novo telemóvel. O meu N73 já não se aguenta muito mais e estou num impasse sobre a escolha de novo telemóvel. As características que pretendo são WI-FI, VoIP e GPS. Tendo em conta estas finalidades, penso que um QWERTY seria bem adequado, no entanto, no que diz respeito a GPS, talvez um touch screen fosse melhor (apesar de já ter tido um 7710 e de não achar o mais prático para escrever mensagens. Tenho MP4 com o qual estou bastante satisfeito, daí que a música seja um factor que não valorizo no telemóvel.

Tenho alguns modelos em vista, tais como N95, 5730, 5800. De Sony Ericsson, HTC não tenho grandes referências, mas se encontrarem algum modelo que satisfaça estes requisitos, digam pf.

A propósito, tenho valor de referência de 300€. Se for abaixo disso, melhor ainda.

Cumps
 
Touch ou não touch...eis a questão :)

Sem touch mas com qwerty: vê o Nokia E71, é grande máquina, qualidade de construção ao melhor nível e com um teclado qwerty porreiro.

Com touch e qwerty: não me estou a lembrar de nenhum...

Com touch e sem qwerty: há muita coisa, em especial no mundo WMobile..HTCs, Samsung Omnia, etc.

Há ainda um smartphone diferente q.b. chamado HTC S740 que não tem touch e aparenta ser um tlm "normal" mas esconde um teclado qwerty em baixo; é muito bonito na minha opinião. Vê aqui: http://www.coolsmartphone.com/article780.html (salta o blablabla e vê os vídeos)
 
Touch ou não touch...eis a questão :)

Sem touch mas com qwerty: vê o Nokia E71, é grande máquina, qualidade de construção ao melhor nível e com um teclado qwerty porreiro.

Com touch e qwerty: não me estou a lembrar de nenhum...

Com touch e sem qwerty: há muita coisa, em especial no mundo WMobile..HTCs, Samsung Omnia, etc.

Há ainda um smartphone diferente q.b. chamado HTC S740 que não tem touch e aparenta ser um tlm "normal" mas esconde um teclado qwerty em baixo; é muito bonito na minha opinião. Vê aqui: http://www.coolsmartphone.com/article780.html (salta o blablabla e vê os vídeos)

com touch e qwerty n t tas a lmbrar de nnhm? nokia 5800, o qwerty n é fisico, mas tm =)
 
já vi esse por acaso, mas tal como já referi, tive um nokia 7710, com qwerty em touch e não me era prático na escrita de SMS. já tive com o 5800 a mão e reparei k tinha dificuldades semelhantes com as k tinha com o 7710. Sei que é um pouco difícil conjugar qwerty físico e touch num mesmo equipamento. De qualquer modo, dou preferência ao qwerty, porque sendo um telemóvel com wi-fi, é mais prático para a navegação. joe_le_taxi, quanto ao E71, não sei se seria o mais adequado, porque tem o teclado mt compacto. O HTC que falaste é grande cena e é o formato semelhante ao de um que já andava inclinado, o Nokia 5730. Tens alguma noção do preço desse HTC?

Cumps.
 
Tive a fazer uma pesquisa avançada e encontrei estes dois modelos: MWg Zinc II e HTC S710. Que têm a dizer sobre estes modelos?
Cumps
 
Última edição:
Esse modelo tem VoIP?

Não percebo nada de WM mas pensava que bastava aceder à net de alguma forma (wifi por exemplo) e ter um software de VoIP (Fring por exemplo). Se tiver a dizer uma grande asneira corrijam-me por favor.

Quanto aos outros modelos que apresentas: não conheço nenhum mas repara na velocidade do processador (esse HTC S710 tem velocidade 201MHz e o HTC S740 "dispara" a 528Mhz...), compara tb as características do hardware (ecrã, teclas, etc) e procura feedback de outros utilizadores aqui no fórum. Boa sorte.
 
Pelo preço eu pensava no HP Ipaq 614c.

Se queres mesmo o qwerty fisico para teres algo decente tens de gastar bastante mais do que estavas a pensar... HTC Touch Pro, HTC Tytn II (se bem que o processador já se nota bem) , HTC S740...

Para o que queres fazer não recomendo nenhum telemóvel devido aos ecrãs por vezes mais reduzidos (é chato ver um GPS minúsculo) e se dizes que vais usar o WiFi bastante os PDA's dão-te logo uma navegação bastante diferente.

Quanto ao VoIP qualquer PDA com acesso à Internet pode ter VoIP sem qualquer dificuldade.
 
Pelo preço eu pensava no HP Ipaq 614c.

Se queres mesmo o qwerty fisico para teres algo decente tens de gastar bastante mais do que estavas a pensar... HTC Touch Pro, HTC Tytn II (se bem que o processador já se nota bem) , HTC S740...

Para o que queres fazer não recomendo nenhum telemóvel devido aos ecrãs por vezes mais reduzidos (é chato ver um GPS minúsculo) e se dizes que vais usar o WiFi bastante os PDA's dão-te logo uma navegação bastante diferente.

Quanto ao VoIP qualquer PDA com acesso à Internet pode ter VoIP sem qualquer dificuldade.

Com o qwerty físico, tal como o joe_le_taxi indicou, há sempre o HTC S740, a 325€, que, neste momento, é um dos principais candidatos. É dentro do género que procurava e lembra-me o nokia que me tinha interessado, mas que ainda não se vende, o 5730. Será que vale a pena esperar que esse modelo saia, ou acham que este HTC ou outro o supera?
 
Última edição:
Tinha ideia que o S740 era ligeiramente mais caro.

Sendo assim é certamente das melhores compras que podes fazer 256 RAM/ROM CPU a 528Mhz, Câmara de 3.2Mpixels, GPS, falta-lhe o rádio mas isso já depende se o ias usar ou não.

Tem um defeito que para mim é grave se o vais usar como GPS, tem um ecrã de 2.4" o que é bastante reduzido, contra os 2.8" do TyTn II onde perdes 128Mhz de CPU e 128 de ram (e sim nota-se bastante)

O Nokia 5370 ainda piora, ecrã de 2" e Symbian em vez de Windows Mobile...
 
Última edição:
O S740 tem radio com RDS. Apenas tem de se utilizar o auricular como antena, o que é um aspecto comum à generalidade dos telemóveis. A recepção pode não ser das melhores, mas o facto de ter RDS compensa.

O ecrã apesar de ser 2.4" é muito bom, melhor que o meu nokia de 16 milhões de cores.

O windows mobile 6.1 standard é muito estável e está um nível acima do symbian.

Qualquer dúvida diz.
 
O S740 tem radio com RDS. Apenas tem de se utilizar o auricular como antena, o que é um aspecto comum à generalidade dos telemóveis. A recepção pode não ser das melhores, mas o facto de ter RDS compensa.

O ecrã apesar de ser 2.4" é muito bom, melhor que o meu nokia de 16 milhões de cores.

O windows mobile 6.1 standard é muito estável e está um nível acima do symbian.

Qualquer dúvida diz.


Só não te esqueças é que grande maioria dos testes demonstram que isso nem sempre é assim. Basta uma pesquisa no google em WM vs symbian e vês logo benchmarks e testes a desempenho da bateria com ambos os sistemas e vês que o symbian ganha na maioria. Pessoalmente já pensei que o WM era melhor, no entanto agora sei que não é verdade.
 
Só não te esqueças é que grande maioria dos testes demonstram que isso nem sempre é assim. Basta uma pesquisa no google em WM vs symbian e vês logo benchmarks e testes a desempenho da bateria com ambos os sistemas e vês que o symbian ganha na maioria. Pessoalmente já pensei que o WM era melhor, no entanto agora sei que não é verdade.

Certamente estás a brincar :) Não têm sequer comparação... Especialmente mesmo no tempo de resposta... Se o Symbian tem mais autonomia ? Aí é que duvido ainda mais depois de ter experimentado o N95 um dia a fazer o mesmo que o Asus faz normalmente...

MMC por acaso tinha visto no Gsmarena as specs e lá não tinham o Rádio daí o comentário... Mas continuo a achar que as 2.4" são muito pequenos para GPS, os "telefones" que uso têm 2.6" e 2.8" e mesmo assim acho pequenos para GPS...
 
O ecrã é realmente pequeno para o GPS. Mas 2.6" e 2.8" não é muito melhor. É sempre possível utilizar as instruções por voz... Mas está longe de ser uma solução.

Para o resto o ecrã é suficiente, porque jogam com a resolução.

O que destaco neste telemovel é mesmo o interface especifico da HTC. É possível realizar as principais funções do telemovel sem entrar em qq menu. Existem vários videos a demonstrar o seu funcionamento na net. Para mim, muito melhor que o symbian 9.x (Utilizo os dois).

Normalmente estes PDA trazem baterias de maior capacidade, agora não sei qual o mais eficiente. A bateria do s740 dá para dois dias e é possível saber a capacidade actual em percentagem, em vez traços apenas.
 
Certamente estás a brincar :) Não têm sequer comparação... Especialmente mesmo no tempo de resposta... Se o Symbian tem mais autonomia ? Aí é que duvido ainda mais depois de ter experimentado o N95 um dia a fazer o mesmo que o Asus faz normalmente...

MMC por acaso tinha visto no Gsmarena as specs e lá não tinham o Rádio daí o comentário... Mas continuo a achar que as 2.4" são muito pequenos para GPS, os "telefones" que uso têm 2.6" e 2.8" e mesmo assim acho pequenos para GPS...


Procuraste no google como disse? Isto encontrei numa pesquisa de 10 segundos.

http://www.allaboutsymbian.com/feat...compared-Symbian_OS_8_vs_Windows_Mobile_5.php

http://www.letsgomobile.org/en/review/0037/symbian-windows-mobile/page3/
 
Estive a fazer pesquisa acerca do S740.

Vi numa review deste modelo "O GPS interno do S740 (rose) possui um chip Qualcomm semelhante ao que podemos encontrar num HTC Touch Pro ou Diamond. A nível de prestações, rapidez de captação de satélites não é muito rápido, demorando até 5 minutos a captar satélites com o carro em movimento, não capta sinal dentro de um autocarro, nem de um comboio, no entanto a esse nível estará consideravelmente superior ao receptor de GPS de um Samsung i780 por exemplo.
A nível de precisão é eficiente, e a nível de consumo energético não é dos mais gastadores.
A experiência de navegação é divertida mas não é funcional, digamos que este tipo de equipamento nunca poderá ser uma solução realmente eficaz quando falamos em navegação no carro, a única aplicação pratica que encontro é ao nível da navegação pedestre."

http://www.pocketpt.net/forum/index.php?showtopic=25457

Gostaria de saber se alguém que tenha este modelo desse o seu parecer acerca desta afirmação, uma vez que o GPS é uma das características que pretendia.

Entretanto, pesquisei e encontrei estes modelos: ASUS M930, ASUS P750, SGH-i780, MWg Zinc II, HTC S620. Se me souberem dar algumas indicações acerca deles, os preços são chamativos.

Cumps.
 
Última edição:

Talvez por teres demorado 10s é que não viste bem a altura da Review... PDA's mais velhos que algumas paredes da minha casa com Windows Mobile 5 quando já está aí o 6.5...

Realmente o Windows no 3.1 não era grande coisa, mas hoje em dia provavelmente já usas XP/Vista ou até Seven não ?

O Asus P750 é uma máquina excelente, infelizmente o teclado não é qwerty e aí entra em comparação directa com o HP que referi anteriormente...

O GPS do S740 não é mau, pelo contrário e é realmente bastante equilibrado, mas o monitor de 2.4" e o próprio formato não me parece o mais adequado para usar no carro como referem acima...
 
Back
Topo