Ajuda Urgente Conta Muito Alta

demasiado paranoico mesmo :P

Com 15 caracteres é o suficiente para o gajo estar ali uns anos valentes a tentar crackar... :P
Mas á crackavel powa. O prob vem quando tenho de escreaver a pass nalgum pc, tipo o portatil de um familiar meu que aqui esteve pelo natal.... ao fim de 10 tentativas desisti e leguei um cabo de rede.
De resto acho que se têm de se reger pela velha regra... ñ sabe ñ mexe, ou aprende ou então pede a quem sabe :P É triste um gajo ver routers sem pass ou então com "admin" e redes completamente escancaradas quando com uma simples vista de olhos pelo manual se colocava aquilo decentemente seguro e depois os donos das redes vêm se queixar que isto e aquilo..... fdx é ilegal e tal mas quem anda á chuva sujeita-se.
 
Esta thread acabou por divergir para uma discussão bastante interessante se bem que completamente offtopic do intento do post original portanto tambem vou dar a minha opinião:

@homasa

Sinceramente não há nada que possas fazer alem de participares essa invasão à tua rede no posto de policia mais proximo.
Não adianta nada descobrires quem foi a pessoa que se ligou ao teu router por uma razão muito simples não deves poder apresentar essa descoberta como prova valida em tribunal, pior ainda se usares as ferramentas que por ai te têm sugerido estas tu ainvadir a privacidade da pessoa que se introduziu na tua rede e essa pessa por sua vez poderá apresentar queixa contra ti.
O meu conselho é fecha mas é esse router de uma vez e deixa a investigação para a policia e ministério publico.

Pessoalmente e lamentavelmente acho que não vai dar em nada, mais que não seja pela questão da intencionalidade.

Uma vez estava eu a configurar a rede de um jovem que não percebia nada de wireless e ao fazer a parte da configuração reparei que algo não batia certo, haviam 3 redes wireless com o mesmo SSID e eu não sabia qual delas era a do meu amigo. Perguiçoso como sou em vez de ligar um cabo de ehternet fiz a configuração via wireless e adivinhem, acabei por bloquear uma rede que não era a do meu amigo (provavelmente a de um vizinho). Ou seja eu sem querer entrei numa rede que não era a minha e acabei por dar cabo da ligação a outra pessoa que não tinha nada a ver com aquilo. O acto em si foi criminoso ou contra a lei? Pode-se dizer que sim. Entrei numa rede que não era a que eu queria configurar. Por outro lado apenas por wireless não tinha hipotese de saber qual das redes era a do meu amigo. Escusado será dizer que retirei primeiro a configuração do outro router e depois configurei a ligação do meu amigo primeiro por ethernet.

Esta historia vem toda porquê? Simplesmente mesmo que a pessoa em questão seja descoberta ela pode sempre alegar total desconhecimento da situação, já ouvi dizer que 2000€ de DL é prova de má fé. A questão está em que pode até nem ser. Pode ser um puto que pouco ou nada percebe de ISP's e pode achar que o ISP dele não está a contabilizar os DL, pode até ser um cliente netcabo que nem se da ao trabalho de verificar os consumos por causa da promoção do trafego ilimitado. Só um advogado é que poderá confirmar isto mas acho que se não se provar a intencionalidade do facto fica tudo em aguas de bacalhau (pelo menos é o que eu me lembro do juiz decide)

@Questão de se é legitimo ou não entrar numa rede wireless à qual não se tem autorização de aceder

O conceito de rede informatica na lei está errado. A meu ver não são precisos dois computadores para ser considerada uma rede informatica. A partir do momento em que temos dois equipamentos dentro de uma rede com um determinado IP atribuido essa junção de equipamentos passa a ser considerada uma rede informática sejam esses equipamentos computadores, routers, impressoras, etc. Alias muito me surpreenderia se essa situação não tivesse sido já contemplada num julgamento e não tenha sido criado um precedente legal que a previsse.

@m@xwell

Vais ter de me desculpar mas não podes tentar responsabilizar um ISP pela segurança da rede informática de um cliente seu. Alias eles prevêm isso num ponto do contrato que é assinado pelo cliente a quando da instalação do serviço em que está bem explicito que "o ISP não pode ser responsabilizado por bla bla bla"

Eu sou um profissional de informática e estou farto de dizer isto:

Se eu quero conduzir primeiro tiro uma carta para aprender a trabalhar com o carro. Se eu não tenho uma carta de condução entao ando de transportes publicos ou se tenho um carro então contrato um motorista que tenha essa carta, se ando num carro sem saber trabalhar com ele entao arrisco a espetar-me contra a primeira parede ou a que o motor engasgue no primeiro ponto de embraiagem que tiver de fazer.

Não é por causa da massificação dos carros com mudanças automaticas que as pessoas vão deixar de tirar a carta assim como não é pela massificação dos routers que quem ter uma rede informática em casa tem desculpa de não ter conhecimentos de configuração dessa mesma rede ou não contratar alguem que os tenha para fazer essa mesma configuração.

Alias digo-te mesmo mais os ISP até têm um certo cuidado com esse tipo de situações disponibilizando aos clientes contadores de trafego online onde o cliente pode regularmente verificar a quantidade de trafego gerada, alias se vires o primeiro post vês que o mais natural é que essa ferramenta tenha sido utilizada pela primeira vez quando a conta dos 2000€ apareceu lá em casa.

Responsabilidades a quem as tem...

Ele descobrir os dados do estranho, serve para acelarar as coisas as coisas, já que se ele apresentar queixa os tipos do ISP tem acesso à mesma informação.


E acho que o exemplo de teres de tirar a carta não foi um bom exemplo.

Tu tens de tirar a carta de condução para não colocares em perigo as outras pessoas. Neste caso, uma rede aberta, não representa perigo para ninguem.
 
Última edição:
boas ,
a queixa ja foi formalmente feita e o router desligado até segunda para ver (segundo o meu isp) se n estão a usar o meu macaddress noutro modem e a efectuar downloads algures na net . . . ca stress

sinceramente não pensei que o topico tecesse assim tanta polémica mas ate fico contente pois aprendi umas coisas..

espero que agora a justiça cumpra a sua velha maxima, "dura lex, sed lex" (se n for assim perdoem-me mas ja la vao alguns anos desde que tive direito no 10 ano)

mas por acaso levanto outra questão. só me apercebi do que se passava quando o meu isp sacou o dinheiro da conta mas nem eles me avisaram (como por exemplo tem a netcabo) nem ainda recebi a factura correspondente ao mês de dezembro.. ora perante a lei n deveria primeiro receber a factura e depois então retirado da minha conta o dinheiro ?
 
ah! lolada....

ok ..estao a ver se clonaram o teu cablemodem pra já,
se isso n se verificou entao, sim, pode-se por as culpas no wireless.

bem quem muda o MAC a um CM tb o desblokea e isso sei que eles apanham logo
tipo,,, sacas a 40Mbit (maximo de maioria dos CM) mas no outro dia a conta já ta blokeada

e com 8 megas ng disconfia e já dá pra sacar bastantes gigas por hora.

ontem fiz uma contas... 2000€ sao +- 130 Gigas de trafego adicional nao?
se tens debito directo e ? factura electronica? nao? devias ter 60Gb de trafego internacional e nacional ilimitado para gastar

(há amigos meus que tem 60 Gigas de trafego, com ADSL da sapo, sendo q netcabo tb fez uns
ofertas parecidas...)

Não tens nada assim no teu pack netcabo?
Tens é de ter aderir á factura electronica, e deixas de recebe-la em casa... para ter esses 60 gigas.

Pah! "Diz q...!" Isto foram ofertas para fidelização... não vem nos anuncios dos tafirários normais.
 
Última edição:
Ele não é netcabo.
É pluricanal (Leiria) que sempre teve uns limites manhosos :(
Será que um bacano que eu conheço ainda trabalha lá? é um dos grandes de lá, o que mexe e configura tudo, provavelmente é com ele que tás a falar :)
 
Ele descobrir os dados do estranho, serve para acelarar as coisas as coisas, já que se ele apresentar queixa os tipos do ISP tem acesso à mesma informação.

Mais uma vez repito o que disse não sei até que ponto serão legalmente validos os dados que ele obter dessa forma.
Uma coisa sei no entanto: Se ele se puser a monitorizar dados que não são dele mesmo passando pelo router dele está a cometer um acto ilegal.


E acho que o exemplo de teres de tirar a carta não foi um bom exemplo.

Tu tens de tirar a carta de condução para não colocares em perigo as outras pessoas. Neste caso, uma rede aberta, não representa perigo para ninguem.

Tens de tirar a carta de condução para não te pores em risco a ti nem as outras pessoas, acho que neste caso houve alguem lesado pela rede estar aberta :P
 
homasa,

Se conseguires descobrir dados sobre o "brincalhão" podes sempre participá-los à polícia mas sem dizeres como os descobristes. Dizes que desconfias dele por qualquer motivo. Assim, deixas a parte difícil da prova em cima da PSP e não podem vir a dizer em Tribunal que andaste a arranjar provas de forma ilegal (pois limitaste-te a indicar um suspeito).

No entanto digo-te já que tanto a PSP como a PJ têm mais que fazer do que andar a investigar utilizações abusivas de redes domésticas, pelo que quanto mais prova puderes fazer tu, melhor. O problema neste caso é fazê-la de forma legal.

Confesso-te que desconheço a legalidade ou ilegalidade desses sniffers e coisas do género. Desconfio que não seja legal, embora estejas apenas a analisar o tráfego que passa na *tua* rede.

De qualquer forma não tenho dúvida que o acesso dele foi totalmente ilegal e, ainda para mais, passível de configurar um crime.

Ou seja, o acto de entrar na rede alheia pode dar cana (embora não acredite que algum juiz o fizesse neste caso) e tem também consequências cíveis, nomeadamente, ressarcimento de prejuízos e indemnização.

Terminando sugiro-te outra coisa. Vê se descobres se é um miúdo ou alguém relativamente novo que viva com os papás. Se descobrires isso a forma mais simples de resolver o problema é ires bater à porta com as provas convicentes e o custo da brincadeira. E dizes desde logo que já apresentaste queixa na PSP.

Ah...e se fizeres isso não vás sozinho, leva uma testemunha, de preferência que não seja familiar.

PT
 
Fogo!!
ao menos com o CSI ... era

MAC adress´s guardados

3 antenas direcionais,
Triangulação,
Sniffing do trafego capturado em cada emissor,
identificação dos MAC,
identificação do local, e morada
bater á porta dos burlões acompanhado da swat, um a um.
Prontos! Todos dentro!

episodio pequeno q era...
mas ... toda esta tecnologia existe, isso acredito eu!!

:lol: Too much television!!
 
Última edição:
Por vezes tiro a protecção ao meu router quando tenho cá pessoal em casa com portateis para trabalhos e afins, no entanto, caso algum chico-esperto se ligue ao Router a primeira coisa que faço é pegar no ip dele e procurar por conteúdo partilhado de modo a verificar se consigo saber quem é a pessoa. Se vir que já se ligou várias vezes e tem muito tráfego, como já aconteceu duas vezes, o q sucede é que o "chico" perdeu uns Gbs de documentos e afins que tinha partilhados :)
 
Concordo plenamente. Em casos desses acho que é a única coisa que podemos fazer.
As nossas ondas entram em casa das pessoas, isso é um convite a usarem a rede. A partir do momento em que eles aproveitam o facto da rede estar desprotegida acho que esse tipo de "vinganças" é a única coisa que podemos fazer. ;)
 
Mais uma vez repito o que disse não sei até que ponto serão legalmente validos os dados que ele obter dessa forma.
Uma coisa sei no entanto: Se ele se puser a monitorizar dados que não são dele mesmo passando pelo router dele está a cometer um acto ilegal.




Tens de tirar a carta de condução para não te pores em risco a ti nem as outras pessoas, acho que neste caso houve alguem lesado pela rede estar aberta :P

não é legal o quê, tu podes monitorizar de forma que quiseres toda a tua rede e quem está conectado a ela, se a rede é tua podes controlá-lá e monitorizá-la bem como te der na gana e é completamente legal, se é tua e para uso privado, porque raio havia de ser ilegal monitorizar a rede??
 
não é legal o quê, tu podes monitorizar de forma que quiseres toda a tua rede e quem está conectado a ela, se a rede é tua podes controlá-lá e monitorizá-la bem como te der na gana e é completamente legal, se é tua e para uso privado, porque raio havia de ser ilegal monitorizar a rede??

Invasão de privacidade, talvez?
 
acho que se está a trocar as coisas
então ele está a pagar por um serviço de internet ao qual alguém está a aceder ilicitamente e ainda era invasão de privacidade ele monitorizar a rede DELE e ver o tráfego do cromo que lhe está a roubar a net

:zzz:
 
LOL e tembém deitava logo fora a placa de rede... já agora :joker:

Ista conversa da treta serve toda para reafirmar o que eu já tinha dito anteriormente. A rede está aberta, logo estás a partilhá-la. A rede está fechada, logo é privada. Será assim tão difícil de compreender estes dois conceitos?

As pessoas fazem um uso errado das redes wireless, e aí é que está o problema. E depois vêm para aqui fazer comparações estúpidas, com carros, mini saias e sofás ... Não se comparam coisas que nada têm a ver, mas sim situações idênticas, e mesmo assim cada caso é um caso.

Vamos fazer uma analogia mais ou menos correcta. Eu estou num jardim público, com o meu laptop, sentadinho num banco. Ligo a placa wireless. Aparecem-me 4 ou 5 redes, uma das quais aberta. Quem é que me impede de entrar nessa rede e aceder à internet? Quem é que me diz que essa rede está desprotegida porque é mesmo para acesso público? Quem é que me diz se essa rede é de alguém que foi comprar o router wireless à *****, chegoua casa, ligou e nem sequer querem saber do resto? Eu posso pensar estar a aceder a uma rede pública, uma vez que está ali escarrapachada, aberta para todos ...

Outro exemplo? Este é não teórico. Aqui em casa apanho qualquer coisa como 13/14 redes wireless. Uma delas é de acesso público, disponibilizada pela cidade, e está desprotegida. Mas apanho outras 5 ou 6 desprotegidas. Só não entro nelas porque não quero ...

Conclusão da minha ideia. Quem tem uma rede desprotegida está a concordar, mesmo que inconscientemente, que outras pessoas acedam a essa rede. E isto é que importa frisar e tem interesse jurídico. Está tudo muito explícito na lei da criminalidade informática.

É proibido aceder a uma rede informática sem que tenha autorização para isso.

Se a rede está aberta, está autorizado a entrar. Ponto final. Caso se aceda a uma rede fechada (através de qualquer método) sem que para isso tenha autorização é crime, e mesmo só a TENTATIVA é crime.

Parem com as comparações estúpidas, e leiam a lei, que já foi aqui posta várias vezes ...

n sei q idade tens mas quem fala assim n parece ser mt vivido... espero q melhores
De volta a analogia com os transportes:
És tacanho o suficiente para fexar o carro cada vez q o estacionas.
Um dia que te eskecas das chaves na ignição... pela tua ordem de ideias, ... qualquer individuo pode entrar nele, dar a chave, porse ás voltinhas pela cidade, e espremer-lhe quantas rotações o motor consiga dar ate antes de partir e dp, voltar a deixá-lo no mesmo sítio, que não te afectaria em nada, certo?
E disseste tambem que; as vezes encontras os carros das pessoas abertos e, só n vais dar uma joy-ride...porque... "porque não quero". Certo?

Se o que escreveste, é o que querias dizer, então a analogia que acabei de fazer tambem é verdadeira, no ponto de vista de propriedade e usufruto da mesma.

A rede estando aberta, tem um proprietário, e este possui-a para obter usufruto (uso proprio...) tal como uma viatura. Se queres subverter isto então acho q tens mentalidade de criminoso/delinquente, ou simplesmente garoto.
Sem ofensa. Devias ter vergonha de falar assim.



Invasão de privacidade, talvez?

Penso que praticas "Invasão de privacidade" justificadamente para inquirir sobre a identidade do criminoso que praticou o proprio crime de "Invasão de privacidade" ou "Propriedade Alheia" , antes. Ou seja... não é um crime, é um acto que resulta da necessiade apuramento da identidade do criminoso, e quem é suspeito perde o direito a ter os seus dados protegidos neste caso, conforme julgará um qualquer juiz, ao emitir o "mandato de busca e etc..." ou ordenar uma investigação.

Um juiz pode achar esse ter acto de monitorização como um acto jurisprudente. i.e. um crime deve ser punido, e esse acto respeita isto.

Mais simples será pensar que... se estas dentro de minha casa a roubar-me e encapuçado, ( sem meu consentimento .. lol), tenho o direito de saber quem és e fazer por isso por exemplo, pode incluir ter de te agredir, até te conseguir destapar a cara. Acho que te posso partir todo sem me chatear mt. (LOL) Porque nenhum delegado do ministério público vai iniciar um processo contra mim por isso.
A não ser que .... apresentes tu queixa por agressão e te sujeites tu a conseguir ir a tribunal... ou não.
Claro que, se te agredisse ao ponto de te matar ai certamente era eu q tinha problemas. Ng pode matar ng por estarem a assaltar-lhe propriedade privada. Ai ia logo dentro.

Ou seja... só se no decurso da minha monitorização eu te conseguir formatar o disco do pc e consigas depois provar que te lesei (no teu património) nos dados que perdeste ( e .. ya tinhas de ser tu a processar agr...) é que terias razão em dizer "isso"(= ver quote) .

Não achas?



Triston, a seguir és tú... LOL ... a levar na cabeça...

vou jantar agr... :x2:
 
Penso que praticas "Invasão de privacidade" justificadamente para inquirir sobre a identidade do criminoso que praticou o proprio crime de "Invasão de privacidade" ou "Propriedade Alheia" , antes. Ou seja... não é um crime, é um acto que resulta da necessiade apuramento da identidade do criminoso, e quem é suspeito perde o direito a ter os seus dados protegidos neste caso, conforme julgará um qualquer juiz, ao emitir o "mandato de busca e etc..." ou ordenar uma investigação.

Um juiz pode achar esse ter acto de monitorização como um acto jurisprudente. i.e. um crime deve ser punido, e esse acto respeita isto.

Mais simples será pensar que... se estas dentro de minha casa a roubar-me e encapuçado, ( sem meu consentimento .. lol), tenho o direito de saber quem és e fazer por isso por exemplo, pode incluir ter de te agredir, até te conseguir destapar a cara. Acho que te posso partir todo sem me chatear mt. (LOL) Porque nenhum delegado do ministério público vai iniciar um processo contra mim por isso.
A não ser que .... apresentes tu queixa por agressão e te sujeites tu a conseguir ir a tribunal... ou não.
Claro que, se te agredisse ao ponto de te matar ai certamente era eu q tinha problemas. Ng pode matar ng por estarem a assaltar-lhe propriedade privada. Ai ia logo dentro.

Ou seja... só se no decurso da minha monitorização eu te conseguir formatar o disco do pc e consigas depois provar que te lesei (no teu património) nos dados que perdeste ( e .. ya tinhas de ser tu a processar agr...) é que terias razão em dizer "isso"(= ver quote) .

Não achas?



Triston, a seguir és tú... LOL ... a levar na cabeça...

vou jantar agr... :x2:

Olho por olho e o Mundo ficava cego...

Acho que não é por alguém estar a utilizar a tua internet que te estão a invadir a privacidade, agora se utilizares esse tipo de meios (snifers, etc) para descobrir informações pessoais acerca dessa pessoa já estás a invadir a sua privacidade. Não é por essa pessoa também te ter lesado de forma criminosa que tens o direito a invadir a sua privacidade, apenas as autoridades competentes podem fazer isso, e penso que mesmo assim necessitam de um mandado de um juiz.
 
eu continuo a dizer: uma rede aberta, e que foi assim criada de raíz, é uma rede a que qualquer pessoa pode aceder livremente (duh, é aberta). se o criador da rede não queria que mais ninguém acedesse, fazia uma rede fechada.

tão simples quanto isto.
 
eu continuo a dizer: uma rede aberta, e que foi assim criada de raíz, é uma rede a que qualquer pessoa pode aceder livremente (duh, é aberta). se o criador da rede não queria que mais ninguém acedesse, fazia uma rede fechada.

tão simples quanto isto.

Não te esqueças que uma coisa é o que tu consideras certo e outra é aquilo que as leis ditam.

E por favor, deixem-se de analogias completamente disparatadas.
 
Back
Topo