AMD/ATI Catalyst Application Profiles & Custom Catalyst Application Profiles (CCAP's)

cesaroco

I'm cool cuz I Fold
Este post vai ser dividido em duas partes, com os Catalyst Application Profiles oficiais da AMD e com os Custom Catalyst Application Profiles do user asder00
Sempre que sair uma actualização para algum destes conteúdos eu vou actualizando este post e informando num post posterior.

Nota: Ou se instalam os CAP ou os CCAP, nunca os dois ao mesmo tempo!


Catalyst Application Profiles:

O que são?

Os Cap da amd são complementos que se podem e devem instalar juntamente com os respectivos drivers (ver pelo número da versão) visto que trazem várias melhorias a nível de performance e de bugs em determinados jogos (ver o changelog de cada versão).
Irei começar com os últimos actuais e depois vou adicionando daqui para a frente.


Downloads:

Ultima Versão:

Catalyst 12.1 CAP3 15/02/12

Versões Anteriores:

Catalyst 12.1 CAP2 8/02/12
Catalyst 12.1 CAP1 3/02/12
Catalyst 11.12 CAP3 18/01/12

Informações Adicionais:

Sempre que sai uma build mais recente, esta todas as modificações contidas nos anteriores, expecto no caso de ser dito o contrário no changelog.

Changelog:

Catalyst 12.1 CAP3 15/02/12
New profiles added to this release:
Alan Wake: The American Nightmare - Improves CrossFire performance
Syndicate – Improves both single GPU and CrossFire performance
Darkness 2 – Improves CrossFire performance
Kingdoms of Amalur: Reckoning – Improves CrossFire performance for the AMD Radeon HD 6000 Series to avoid negative scaling at low resolutions
Natural Selection 2 – Fixes shadow map flickering issue seen with CrossFire enabled
Catalyst 12.1 CAP2 8/02/12
New profiles added to this release:
Star Wars: The old republic: Improves CrossFire performance and resolves flickering seen on Map
Unigine Tropics – Resolves flashing shadow reflections with CrossFire enabled
Wargame: European Escalation: Improves CrossFire performance

New profiles not mentioned in the release notes:
Alan Wake: American Nightmare
Catalyst 12.1 CAP1 03/02/12
New profiles added to this release:
Star Wars: The old republic : Improves CrossFire performance
Oil Rush: Resolves issues with flickering seen in reflections in CrossFire configurations
Catalyst 11.12 CAP3 18/01/12
New profiles added to this release:
Star Wars: The old republic : Improves CrossFire performance
Need for Speed: The Run – fixes flashing in terrain, shadows and bushes
Prototype 2: Improves single GPU and CrossFire performance
Insane 2: Improves CrossFire performance
Syndicate - Improves CrossFire performance
Costume Quest – Resolves image quality issues
DOTA 2 – Enables CrossFire support for this title
Catalyst 11.12 CAP2 05/01/12
New profiles added to this release:
Project C.A.R.S.(DX9 version) : Improves CrossFire performance
Counter Strike: Global Offensive: Improves CrossFire performance

Foram no entanto encontradas mais alterações do que estas sendo elas:

Changes vs 11.12 CAP1:

Modified Battlefield3 Profile
Modified Saints Row 3 Profile
Added Prototype 2 Profile
Added Project C.A.R.S Profile
Added Counter-Strike: Global Offensive Profile
Added Might and Magic Heroes VI Profile
Catalyst 11.12 CAP1 15/12/11
New profiles added to this release:
Anno 2070: Improves CrossFire scaling and fixes image quality issues seen in water, shadows, etc.
Catalyst 11.11 CAP3 07/12/11
New profiles added to this release:
Call of Duty: Modern Warfare 3: Improves CrossFire performance
Saints Row 3 (DirectX 9 version): Improves CrossFire performance
Serious Sam 3: Improves CrossFire performance
Java Control Panel: Fixes black screen corruption seen on single and multi GPU configurations when Anti-Aliasing is forced on through the Catalyst Control Center.
Catalyst 11.11 CAP2 18/11/11
New profiles added to this release:
Saints Row 3: Resolves stuttering seen when playing in CrossFireX mode. Also provides Single GPU and CrossFireX performance improvements when running in lower resolution configurations
Gothic 4 Arcania: Fall of Setarrif: Improves CrossFire performance




Custom Catalyst Application Profiles:

O que são?

Bem isto basicamente é uma versão dos CAP da amd mas feita pelo user asder00 do forum GURU3D, que adiciona profiles aos jogos de forma a obter melhor desempenho sobre os mesmos.
Ele tem actualizado de forma regular e muito rápida por isso a meu ver são melhores do que os da amd.

Downloads:

Ultima Versão:

CCAPs v2.4


Versões Anteriores:

CCAPs v2.1
CCAPs v2.0
CCAPs v1.9


Como instalar:

Remover todos os CAP ou anteriores CCAP e não reiniciar
Instalar o CCAPs e reiniciar


Informações Adicionais:

Sempre que sai uma build mais recente, esta todas as modificações contidas nos anteriores, expecto no caso de ser dito o contrário no changelog.
Os CCAP contem também TODAS as alterações que existem nos CAP originais (por exemplo, como as actuais versões do ccap são baseadas nos 11.11 CAP2, tem todos os profiles do 11.11 CAP2 oficial da AMD, que por sua vez tem TODAS as alterações existentes nos CAP oficiais anteriores tirando nos casos em que os changelog dos cap/ccap digam o contrário)


Changelog:

CCAPs v2.4 (16/02/12 - Base: 12.1 CAP3)
New Base 12.1 CAP3: Imported all my modifications to the new 12.1 CAP3
L.A. Noire: Added profile for DX11 (needs testing)
CCAPs v2.3a (14/02/12 - Base: 12.1 CAP2)
Bugfix: Fixed a bug where it was not possible to add new custom profiles via ccc.
CCAPs v2.3 (09/02/12 - Base: 12.1 CAP2)
New Base 12.1 CAP2: Imported all my modifications to the new 12.1 CAP2
CCAPs v2.2 (03/02/12 - Base: 12.1 CAP1)
New Base 12.1 CAP1: Imported all my modifications to the new 12.1 CAP1
CCAPs v2.1 (19/01/12 - Base: 11.12 CAP3)
New Base 11.12 CAP3: Imported all my modifications to the new 11.12 CAP3
CCAPs v2.0 (05/01/12 - Base: 11.12 CAP2)
New Base 11.12 CAP2: Imported all my modifications to the new 11.12 CAP2
Serious Sam HD: The First Encounter: Removed Crossfire disabled flag and added Crossfire Profile.
Serious Sam HD: The Second Encounter: Removed Crossfire disabled flag and added Crossfire Profile.
Section 8: Prejudice: Added Crossfire Profile.
Blacklight Tango Down: Crossfire Disabled for now.
Sniper Ghost Warrior: Added Crossfire Profile.
Unreal Development Kit: Added Crossfire Profile.
Hydrophobia: Prophecy: Added Crossfire Profile.
Unreal Tournament 2004: Crossfire Disabled.
CCAPs v1.9 (12/23/11 - Base: 11.12 CAP1)
Mount & Blade v1.011: Crossfire disabled to resolve issues.
CCAPs v1.8 (12/23/11 - Base: 11.12 CAP1)
Skyrim: Reverted the gpulimit to 2.
CCAPs v1.7 (12/17/11 - Base: 11.12 CAP1)
Flatout 3: Chaos & Destruction: Switched profile.
CCAPs v1.6 (12/10/11 - Base: 11.12 CAP1)
New base 11.12 CAP1: Imported all my modifications to the new 11.12 CAP1.
CCAPs v1.5 (12/10/11 - Base: 11.11 CAP3)
Flatout 3: Chaos & Destruction: Improves Crossfire performance.
CCAPs v1.4 (12/10/11 - Base: 11.11 CAP3)
Mount & Blade Warband: Crossfire disabled to resolve issues.
CCAPs v1.3 (12/09/11 - Base: 11.11 CAP3)
New base 11.11 CAP3: Imported all my modifications to the new 11.11 CAP3 (except for MW3 now using AMD settings -> well they were very similar to what i did in CCAPs v0.8).
Tribes Ascend BETA: More improvements to Crossfire performance .
Path of Exile BETA: Improves Crossfire performance.
CCAPs v1.2 (12/07/11 - Base: 11.11 CAP2)
Tribes Ascend BETA: Resolves negative crossfire scaling, and improves crossfire performance.
CCAPs v1.1 (12/01/11 - Base: 11.11 CAP2)
Skyrim: Imported 11.11c Profile and removed 2 gpu limit.
Assassin’s Creed Revelations: Imported 11.11c Profile.
Batman Arkham City: Imported 11.11c Profile.
CCAPs v1.0 (12/01/11 - Base: 11.11 CAP2).
Skyrim: Reverted back to the original amd settings.
L.A. Noire: Improves Crossfire performance.
CCAPs v0.9 (11/30/11 - Base: 11.11 CAP2)
Recompile/Cleanup, no need to update.
CCAPs v0.8 (11/29/11 - Base: 11.11 CAP2)
Skyrim: same as CCAPs 0.7 (still waiting for feedback) .
Call of Duty Modern Warfare 3: Improves Crossfire performance (85 fps vs 120 fps [you probably could do more im cpu limited]).
.
CCAPs v0.7 (11/28/11 - Base: 11.11 CAP2)
Skyrim: Crossfire changed profile to oblivion.exe (needs testing) .
Call of Duty Modern Warfare 3: Added crossfire profile.
CCAPs v0.6 (11/27/11 - Base: 11.11 CAP2)
Test Drive Unlimited 2: Removed crossfire disabled flag, replaced with fear profile (needs testing).
CCAPs v0.5 (11/27/11 - Base: 11.11 CAP2)
First public release.
CCAPs v0.2 (11/27/11 - Base: 11.11 CAP2)
Dota 2 Beta: Fixed crossfire flickering and graphical errors.
CCAPs v0.1 (11/26/11 - Base: 11.11 CAP2)
Dota 2 Beta: Improve/fix crossfire scaling.

Gostaria de agradecer ao asder00 por ter dado permissão para postar aqui o seu trabalho e espero que gostem.

Se quiserem que o asder00 faça um profile para algum jogo em especifico, podem ir lá ao forum (fonte abaixo) e pedir para tentar fazer o profile e lançar na versão seguinte dos ccap.

Fonte
 
Última edição:
Já estive a testar no Skyrim, e até pode ser psicológico, mas agora corro em Ultra High com uma fluidez fantástica, coisa que antes não acontecia.
 
Já estive a testar no Skyrim, e até pode ser psicológico, mas agora corro em Ultra High com uma fluidez fantástica, coisa que antes não acontecia.
Fico contente por o post já estar a ajudar :D
E duvido que seja psicológico porque isto realmente faz diferença... como muita gente mesmo fazendo update aos drivers não conhece isto eu decidi colocar aqui para ver se ganham conhecimento e começam a estar atentos porque isto realmente melhora a performance em muitos casos :)
 
Isto é mais para o crossfire certo?

Cumps
Não, é para single gpu e crossfire... Depende da versão obviamente mas para isso podem ver o changelog, está lá explicado o que melhora ;)
Só para relembrar que por exemplo não precisam de andar a procura de um cap anterior, uma vez que por norma (a não ser que no changelog diga o contrário) todas as instruções dos CAP anteriores estão presentes nos mais recentes. No caso dos CCAP, estes tem todas as instruções dos CAP (da versão em que são baseados... Esta informação podem encontrar no changelog dos CCAP) e também dos CCAP anteriores a não ser mais uma vez que no changelog diga o contrário.
 
Última edição:
Muito bem explicado, sim senhor, parabéns!
Já me tirou dúvidas que tinha :p

Só para relembrar que por exemplo não precisam de andar a procura de um cap anterior, uma vez que por norma (a não ser que no changelog diga o contrário) todas as instruções dos CAP anteriores estão presentes nos mais recentes...

portanto, quando sair um driver novo , ex:tipo o 12.11, ele vai conter todas a actualizações dos CAP dos 11.11? se não conter e compatível instalar um CAP/CCAP anterior num driver mais recente?
 
boas! antes de mais parabéns pelo post...
mas não estou a entender muito bem para que serve! eu normalmente instalo apenas os drivers mais recentes da ATI e mais nada, esses CCAP's fazem exactamente o quê ? e depois de instalar não temos de configurar nada?
por ultimo se jogar jogos que não sejam citados nos CCAP's não vale a pena instalar ?
 
nao consigo fazer o download... fica em processing download request e nao passa dai
Humm parece que algo se passa com o host eu vou fazer upload noutro lado e já actualizo :)

Muito bem explicado, sim senhor, parabéns!
Já me tirou dúvidas que tinha :p



portanto, quando sair um driver novo , ex:tipo o 12.11, ele vai conter todas a actualizações dos CAP dos 11.11? se não conter e compatível instalar um CAP/CCAP anterior num driver mais recente?

Sim quando sair o 11.12 eles já trazem todas as actualizações dos cap, portanto depois até sair um cap novo (11.12cap1 e seguintes) não vale a pena instalar cap uma vez que já estão presentes nos drivers em si. Podem no entanto instalar os ccap nessas ultimas versões mesmo que sejam mais antigos uma vez que são um trabalho a parte e tem modificações para mais jogos... Dependendo claro dos jogos que abrange o driver seguinte. Por exemplo se a diferença entre o cap e o ccap é apenas melhorias no skyrim e batman, se depois o driver 11.12 trouxer melhorias nestes dois jogos obviamente que não vale a pena, mas se por exemplo só trouxer para o skyrim vale a pena instalar o ccap por causa do batman (atenção que isto foi um exemplo aleatório pois não sei as melhorias dos próximos drivers nem nada que se pareça)

boas! antes de mais parabéns pelo post...
mas não estou a entender muito bem para que serve! eu normalmente instalo apenas os drivers mais recentes da ATI e mais nada, esses CCAP's fazem exactamente o quê ? e depois de instalar não temos de configurar nada?
por ultimo se jogar jogos que não sejam citados nos CCAP's não vale a pena instalar ?
Tipo isto são suplementos aos drivers, que ajudam na performance de certos jogos sem ter de esperar pelos próximos drivers... são uma espécie de actualização mais rotineira.
Em relação à segunda questão, podem haver mais alterações do que as que estão contidas no changelog (já aconteceu), mas por norma as alterações que se sentem são as que estão no changelog por isso nesse caso se não jogas nenhum jogo mencionado no changelog não vale muito a pena... Mas não perdes nada por instalar e podes ter uma surpresa :)
De resto não, não tens de configurar nada... É só instalar e está bom :)


E já agora deixo mais um aviso que vou adicionar ao primeiro post...
Ou se instalam os CAP ou os CCAP, nunca os dois ao mesmo tempo...
 
Última edição:
...Podem no entanto instalar os ccap nessas ultimas versões mesmo que sejam mais antigos uma vez que são um trabalho a parte e tem modificações para mais jogos...

Mais uma vez obrigado, na realidade nunca tinha pensado em instalar um CAP, pois nunca percebi realmente o que era...:facepalm:
e esses ccap antigos são totalmente compatíveis com os drivers mais recentes e oficiais da amd??
 
Mais uma vez obrigado, na realidade nunca tinha pensado em instalar um CAP, pois nunca percebi realmente o que era...:facepalm:
e esses ccap antigos são totalmente compatíveis com os drivers mais recentes e oficiais da amd??
Atenção que os ccap existentes são recentes... eu estava a falar na possibilidade de por exemplo sair os 11.12 da amd (drivers) e ainda não existirem os CCAP baseados na versão 11.12 CAP1 (que normalmente só saem passado prai 1 semana depois dos drivers. Depois de sair passado prai 1 dia já sai a versão ccap correspondente a essa versão dos cap). No caso de isto acontecer eles são compatíveis sim, mas como disse convém terem em atenção as modificações dos drivers porque pode não justificar a instalação dos CCAP uma vez que por serem de uma versão anterior (só no caso que eu estou aqui a "inventar") podem não ter nada de novo em relação aos drivers... Mas podem ter e nesse caso podem e devem ser instalados até sair uma nova versão dos CAP (desde que justifique também) ou dos CCAP
 
Última edição:
então por exemplo eu estou a usar 11.11c os caps mais indicados seria v1.1?
eu jogos mais jogos online la deves em quando e que do jogatana no assassines etc...
 
Última edição:
então por exemplo eu estou a usar 11.11c os caps mais indicados seria v1.1?
eu jogos mais jogos online la deves em quando e que do jogatana no assassines etc...
1.1 não são cap mas sim ccap... mas sim os mais indicados seriam os ccap 1.1 porque são os 11.11cap2 com mais algumas melhorias
 
Back
Topo